Fujifilm X-T20 ou X-T100

Oscar Maia

Power Member
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina Panasonic DMC G80 12-60
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? 800€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, desporto.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual.
  6. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online.
 
Ainda não à muito tempo a g80 esteve a €599 com a 12-60 na *****... pelo que tenho visto as promoções são relativamente comuns, embora nunca a tivesse visto a um preço tão baixo.
 
Para começar é uma câmera boa ou é muita área para mim. Quero algo compacto e está entre as Olympus acho que me agradou mais.
Se arranja-se a esse preço era uma boa compra. Na ***** está a 799
 
Vou fazer-te uma pergunta que queria que tentasses responder com a maior sinceridade possível, porque acho que é muito importante para perceber o que seria melhor para ti: Porque motivo escolheste a G80?

Outra questão importante é qual é a marca e modelo da tua compacta atual.
 
O motivo pela qual escolhi a g80 foi que já a algum tempo que ando a namorar uma olympus em10 Mark 3 mas como li aqui o fórum alguém com dúvidas entre um olympus em5 mark 2 é uma g80 e como o preço não está muito longe da g80 acho melhor a g80 em comparação com a em10 mark 3. Segundo vou ter um filho agora e vou querer registar o crescimento dele e penso que com uma máquina melhor se consegue tirar fotografias melhor.
A minha câmera compacta e uma Sony cyber-shot DSC-W530.
E como queria algo compacto achei está porreira
 
Com 800€ se calhar podes ponderar uma X-T20 também...

A G80 é uma bela máquina, mais do que suficiente para fazer bons registos, mas 800€ parece-me puxado.

Para uso misto (foto e video), acho que as Panasonic são muito equilibradas.
As Olympus são melhores para fotografia (pela minha experiência).
A X-T20 também se safa em vídeo, e usa um sensor um bocadinho maior.

Tenta experimentar as máquinas (mesmo que estejam desligadas, o feeling de as ter na mão é sempre diferente).
A nível de qualidade de construção, ainda não vi nada melhor do que as minhas Olympus (E-M5 e PEN-F).

Cumps
 
Acho que estás a fazer escolhas pouco conscientes e acima de tudo poderás estar a comprar algo que não vais saber usar e isso pode fazer com que tires más fotos com uma excelente máquina. Por exemplo, há algum tempo passou alguém pelo fórum que pensou ter um problema na máquina fotográfica e o problema era ter uma lente boa demais, que ele não sabia usar.

Vou tentar falar um pouco de alguns tipos de máquina que existem e que acho relevantes para a tua escolha:

- Compactas "simples" - Aquilo que tu tens. São pouco melhores que um bom telemóvel. Fazem tudo em modo automático. Se estás a tirar uma foto com pouca luz, a máquina vai subir o ISO muito e vais ter fotos cheias de grão. Se tiveres pouca luz e movimento, a máquina não como saber que estás a fotografar algo em movimento e vais ficar com as fotos arrastadas. Se tem muita luz (e boa luz), as fotos vão ficar muito boas, tal como num bom telemóvel. Esta máquina tenta adivinhar o que estás a fotografar e tenta colocar parâmetros pré-definidos para tirar uma foto em condições com o sensor minúsculo que tem (sensor de 1/2,3", que capta muito pouca luz).

- Compactas avançadas - São máquinas muito pequenas, embora normalmente um pouco maiores que as simples, que têm hoje em dia sensores maiores (a maior parte de 1", alguns de 4/3" e até alguns APS-C). Têm bons modos automáticos, têm todo o controlo manual que uma máquina semi-profissional tem, para quando o modo automático não consegue tirar uma foto com pretendes, poderes ser tu a "dizer à máquina" o que estás a fotografar. Por exemplo, se estiveres a fotografar um bebé que se mexe um pouco, com luz artificial da tua casa, vais ter que usar uma abertura baixa, ISO alto e testar uma velocidade de obturador que não te deixe a foto com arrasto e vais ter óptimas fotos. Uma boa compacta avançada anda pelos preços que pretendes gastar. Por exemplo uma Panasonic LX100, uma Sony RX100, uma Canon g7x, etc... Normalmente estas máquinas têm uma lente boa (não excelente).

- Mirrorless - semelhantes às compactas avançadas, mas permitem trocar de lentes e normalmente são um pouco mais complicadas e com mais funcionalidades. Os sensores em média são maiores (captam mais luz, logo consegues mais fotos boas em condições de pouca luz), começando em 4/3" e indo até FF. É aqui que se enquadram as Olympus e Panasonic que referiste. Eu tenho uma Olympus EM10 II e posso dizer-te que tem tantas definições e modos que até eu que sou um aficionado de fotografia me perco bastante com tantas opções. O problema aqui é que estas máquinas têm lentes intermutáveis e de origem quase nunca vêm com uma lente de kit que tire partido da máquina (lá se vai o teu orçamento se quiseres uma boa lente para fotografar um bebé). Em geral a lente de kit de uma mirrorless é inferior à lente que uma compacta avançada tem. Para teres ideia, lentes sem zoom, começam nos 300 € para estas máquinas e depois lentes as 600 ou 800 € é mato. A Fuji que o Myllez referiu tem um sensor maior (APS-C), logo terá um desempenho superior com pouca luz e tenho ideia que as Fuji costumam trazer das melhores lentes de kit destas gamas amadoras.

- dSLR - São as máquinas que permitem trocar de lentes, mais tradicionais e que estão progressivamente a perder terreno para as mirrorless. Os menores sensores que existem nestas máquinas são APS-C, que é um sensor com o melhor desempenho nestas gamas amadoras. Estas máquinas têm uma enorme vantagem, que é o mercado de lentes mais barato e e próprio peço das máquinas. Eu tenho uma Nikon D5200 que sem dúvida me permite tirar melhores fotos com pouca luz que a minha Olympus, mais recente. Quando a minha filha nasceu comprei esta máquina com uma lente de 200€, uma nikon 35mm 1.8 e foi um conjunto perfeito para fotografar a minha filha, mesmo com pouca luz. Hoje em dia deves comprar uma D3400+ lente de kit 18-55 (fraquita) + 35mm 1.8 por 600 €! Vais conseguir tirar muito melhores fotos com uma d3400+35mm 1.8 do que com uma G80 com a lente de kit. Estas máquinas sofrem também do problema que não é uma máquina para fotografar em auto e precisas de saber alguma coisa de controlos manuais.

Há muito mais para dizer, mas já vai extenso. Espero que te ajude a perceber melhor as diferenças.

Para o teu caso não acho uma mirrorless a melhor opção, a menos que queiras gastar uns 1.200 € ou mais.

Se tens vontade de aprender fotografia e evoluir, acho que uma dSLR com uma prime (lente sem zoom) rápida (abertura de 2.0 ou 1.8) será a melhor opção. Se queres uma máquina boa para usar predominantemente em modo manual, aconselho uma compacta avançada.
 
Última edição:
Obrigado pelos concelhos e pela rápida explicação do que são as máquinas.
Queria algo para depois evoluir um pouco mais na fotografia e por isso falei neste tipo de máquina mirrorless, por serem mais compactas e terem a possibilidade de serem trocadas as lentes.
Penso que as compactas avançadas não é permitido fazer a troca de lentes.
 
Numa compacta avançada não podes trocar lentes (embora as lentes que elas trazem geralmente já sejam muito boas).

O que preferes:
1) Mirrorless com lente fraca
2) dSLR com lente boa
3) aumentar o orçamento

É sempre melhor uma máquina mais fraca com uma lente melhor do que uma máquina muito boa com uma lente mais fraca (uma análise engraçada a esse tema
)
 
A Fuji que o Myllez referiu tem um sensor maior (APS-C), logo terá um desempenho superior com pouca luz e tenho ideia que as Fuji costumam trazer das melhores lentes de kit destas gamas amadoras.

O problema é que o AF de uma G80 facilitará muito mais fotografar uma criança do que qualquer Fuji (excluo a X-T3, porque não conheço).
 
Quanto a lente para começar gostaria de ter uma que desse para abranger um pouco de tudo, tipo uma multifunções para não comprar logo outra.
Quando falei na criança não a vou fotografar só a ela mas é para esse efeito também.
 
As lentes kit das Fuji são muito fixes, não têm nada a ver com as de kit DSLR (falo apenas das usuais Canon e Nikon). Em grey market a X-T20 com 16-50 fica no teu orçamento e com a 18-55 passa ligeiramente. Não vais sentir necessidade de fazer upgrade tão cedo e vão-te permitir evoluir. Tens também a mais recente X-T100 mas o kit vem com a 15-45 que pelo que tenho lido, embora tenha bastante qualidade há malta que não se habituou ao facto de ter electronic zoom. É questão de experimentares.

Mas se queres só ligar e disparar então mantem-te na escolha inicial e compra uma compacta fixe.
 
Não quero compacta, quero sim algo para evoluir e a dar dinheiro prefiro comprar algo melhor um pouco mesmo que me de mais trabalho para aprender.
Eu inclinei na Panasonic pois aquela pega agrada-me ainda que não tenha visto nenhuma mas estive estes dias com um g7 acho que o tamanho pareça o mesmo g80. Mas estou aberto a outras sugestões dentro as mirrorless.
 
As D-SLR parecem me maiores e mais pesadas, pode ser impressão minha. Esta g80 não e assim tão grande, apenas tem a pega que ajuda comparada com algumas mirrorless.
 
Também ponho em cima da mesa mais cara um pouco a Olympus E-M5 Mark II ou mesmo a Olympus E-M10 Mark III que acho que para começar e e pelos kits e preço era o melhor
 
Back
Topo