Fujifilm X-T20 ou X-T100

Depois da vossa ajuda estou em duvida nestas seguintes máquina, Panasonic G80 e voltamos a primeira escolha pelo tamanho e beleza da máquina Olympus E-M10 Mark II ou Olympus E-M5 Mark II (se valer pelo preço e kit). Nas Olympus que kit aconselham.
 
A Olympus E-M5 Mark II é capaz de ser a melhor máquina em termos de preço/funções/qualidade da Olympus. Mas se estás com ideias da G80 compra essa, não vás ficar com aquela sensação de arrependimento caso compres outra, ambas são boas máquinas.
 
A Fuji que te propuseram é mais máquina, com melhor lente.

Qualquer lente de kit é fraca, sendo a menos fraca a 12-50, mas também a maior (lá se vai a vantagem do tamanho). Na mesma filosofia tens a 14-150 que é uma lente razoável que dará para teres alguma versatilidade e perceberes que tipo de fotografia gostas. Como a lente de kit é quase oferecida, mais vale ires para a mais barata. Uma lente zoom boa para uma Olympus deve ser uns 500 €, a 700 €... Depois tens boas primes de 300 a 400 €.

Com a Olympus e a Panasonic ou usas primes, ou tens de abrir os cordões à bolsa para teres qualidade. Como para um iniciante não acho primes uma boa opção (são lentes muito especificas e não dá a pessoa perceber que distâncias focais gosta mais), acho que tens de esquecer a qualidade por agora.

Das Olympus a E-M5 II é a melhor (como saberás). Na altura que comprei a minha E-M10 II, achei que não valia a diferença (a E-M10 II é uma entrada de gama, mas é o melhor bang for the buck). Actualmente não sei qual é a diferença, mas provavelmente mais vale guardares o dinheiro da diferença para comprares uma boa lente qualquer dia para poderes tirar partido da máquina.

EDIT:
A Olympus E-M5 Mark II é capaz de ser a melhor máquina em termos de preço/funções/qualidade da Olympus. Mas se estás com ideias da G80 compra essa, não vás ficar com aquela sensação de arrependimento caso compres outra, ambas são boas máquinas.

Discordo completamente, como referi acima.
 
Meje E com as outras marcas não se passa o mesmo? Vidro de qualidade em qualquer marca se paga. No sistema m43 tens uma enorme variedade/oferta para todos os gostos e carteiras assim como na Canon, Nikon etc. Além disso há bastante oferta nos usados, para qualquer sistema, que talvez compense mais que comprar novo, mas são gostos e opções de cada um.

Pessoal das Fuji o que acham da xt20 ou mesmo a t100. Também são uma possibilidade. Visto que os kit por norma são dos melhores.
São ambas boas possibilidades.

Na prática são máquinas que são todas semelhantes, umas melhores para uma coisa outras para outra... Tenta ir a uma loja e pegar, testar ver aquela que gostes mais e compra. Depois no futuro facilmente trocas de máquina e vais buscar outra mais adequada às tuas necessidades.
 
@PsySkinner
Em retail prices, são 450€ de diferença entre a EM5 e a EM10. Num mercado mais competitivo, que sejam 250 a 300 €. O que é que a EM5 tem de tão superior que valha 250 €. Estabilização um pouco melhor, ecrã totalmente articulado vs inclinável (selfies?), wheather seal (só é util com lentes caras que também sejam) e pouco mais. Não acho que valha essa diferença, mais vale agarrar nessa diferença e comprar uma boa lente que vai trazer muito mais resultados práticos. Não questiono que a EM5 II seja melhor, mas custa significativamente mais. Se o dinheiro não é problema, então uma EM1 II seria uma excelente escolha, que realmente tem um desempenho notavelmente superior à restante gama Olympus.

Nas dSLR o vidro de qualidade não custa tanto. Se gastares 650 € € numa lente podes podes comprar uma sigma 18-35 1.8. Se quiseres gastar entre 300 € a 400 €, consegues uma Sigma 17-50 2.8, uma Tamron 70-300 ou uma Tokina 11-16 Pro II por exemplo. Onde arranjas isso em qualquer sistema mirrorless? Arranjas quase todo o tipo de lentes (excepto lentes para desporto e macro talvez), abaixo de 500 € para uma dSLR Nikon ou Canon.

Quando olho para os preços de lentes de mirrorless nos usados, quase sempre sai mais barato comprar em Grey Market (novas), já com lentes para dSLR, consegues encontrar melhores negócios, porque a oferta é enorme.
 
Não sei como é em Portugal, mas aqui a oferta de usados MFT é muito grande.
Comprei muita coisa nos usados, a muito bons preços.

Cumps
 
Eu só via (já não vejo há algum tempo) no ebay, no Olx e num outro fórum e acho que nunca vi nada muito abaixo de preço de Grey market.
 
Meje Certo... estava a ver preços usados e grey market, nas lojas por cá sim ainda estão caras.


Não sei como é em Portugal, mas aqui a oferta de usados MFT é muito grande.
Comprei muita coisa nos usados, a muito bons preços.

Cumps

Por aqui vai surgindo alguma coisa mas os bons negócios desaparecem logo e não aparecem com tanta frequência.
 
Boa tarde pessoal. Não quero que se zanguem por minha causa. Apenas quero um ajuda para não me mandar a maluco e depois investir para nada. Depois de várias avaliações e conselhos estou decidido para as Fujifilm pois os kit são melhores um pouco. Agora estou apenas indeciso na x-t20 ou x-t100 está sei que é uma entrada de gama mas recende. Os entendidos que me dêem uma opinião. Para melhor decidir.
 
Aconselham alguma loja online para compra da máquina, vou comprar a fujifilm x-t20. Não tenho possibilidade de testar a maquina bem como pegar nela pois as loja ca em Braga não tem exposto.
 
Por acaso também estava a pensar aguardar mais um tempo pois não tenho presa na compra. Os entendidos em lentes que me ajudem um pouco e melhor uma lente xc ou xf da Fuji.
 
Sugiro-te procurares no google comparações entre a X-T20 e a X-T100 e ver qual mais se adapta ao que procuras.

Em relação às lentes assumo que estejas a falar das de kit? Estás em dúvida entre quais?
 
XC 16-50: plástico, mais leve, mais barata, mais pequena, sem aperture ring, qualidade de imagem ligeiramente inferior (há quem diga que não)
XF -18-55: melhor construção, mais pesada, mais cara, maior, com aperture ring, qualidade de imagem ligeiramente superior (há quem diga que não)

No meu caso escolhi a 16-50 pela portabilidade e por perferir ter os 16mm em vez dos 55m, mas é uma questão pessoal.

Agora também tens as XC 16-45 mas são com zoom electrónico e nem toda a gente se habitua ao delay. Pessoalmente nunca experimentei esta.
 
Obrigado pela ela explicação. Gostava era de ver a câmera em mão mas aqui por Braga não esta fácil. Mas acho que vou mesmo para a 16-50 só se apanhar uma boa promoção nos outros kits. Como não tenho pressa vou aguardar pela black friday.
 
Back
Topo