1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fujitsu - 200Gb Sata 16Mb 7200rpm 2.5" - que tal?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por bintoito, 1 de Abril de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 713)

1. bintoito

bintoito Power Member

Boas,

alguém que tenha metido este disco no seu portátil? que tal?
    E comparativamente com o de 5400 rpm, em termos de barulho, performance real, diminuição do tempo de bateria etc..?

tenho o wind tuga com o WD Scorpio Blue de 80 GB - estou a ponderar adquirir este, não pelo aumento de espaço que 80 gb chegam-me perfeitamente neste, mas pelo possível aumento geral de velocidade, sem dar mto cabo do tempo de bateria.

Que acham?

Thx desde já

2. slowdive

slowdive Power Member

Se souberes o modelo exacto é mais fácil de procurar feedback e benchmarks.
    Eu fiz esse upgrade, mas com um disco da Western Digital.
    A diferença de velocidade foi "abismal", mas isso também se deveu ao facto de o meu disco da Hitachi ser exageradamente lento. Se eu tivesse um bom disco de 5400 rpm se calhar já não notava tanto a diferença.

Aumento de temperatura ou ruído não notei. A única vez que usei o disco apenas com a bateria bati o meu record de autonomia...
    Mas acabei por devolver, pois a vibração que causava era exagerada.

EDIT : Arranjei uma tabela com o comparativo de vários discos.

Última edição: 1 de Abril de 2009
  3. bintoito

bintoito Power Member

Boas,

É este:
    http://www.fujitsu.com/global/services/computing/storage/hdd/mhdd/mhz2080bj-mhz2320bj.html

o WD que meteste é que estava a vibrar mto? estranho...

supostamente (agr nãoa tenho os valores de cabeça), mas este até seria equivalente ao WD scorpio black e acho que até gasta um pouco menos de W.

..ainda tenho de investigar mais; n keria nada ter uma trabalheira desgraçada a backups, etc, etc. para depois me arrepender, uma vez que a trocar era só mesmo para o aumento de velocidade.

Última edição: 2 de Abril de 2009
  4. slowdive

slowdive Power Member

O 7200 rpm que tive era um scorpio black de 160 GB (WD1600BEKT).
    O problema pode ser do meu portátil (mau isolamento).
    Já não é a 1ª vez que leio algo do género, em resposta aos receios do pessoal que vai fazer o upgrade:

Não vi nada de relevante sobre o disco que queres.
    É muito pouco falado.

5. bintoito

bintoito Power Member

Pois..as reviews que vi eram sobre o "mano" de 320 GB; mas como não eram nada más, supus que este fosse parecido e olha, já cá canta! Tb aproveitei e comprei uma caixa pó WD que cá tenho neste momento.

Vou agr começar a fazer alguns backups prá outra drive externa, e com calma (que já nãoo tenho a pachorra que tinha para formatar, instalar, etc, etc) vou montando o novo.
    O mais tardar amanhã volto com resultados.
    abraço

6. Fli4l

Fli4l Power Member

e então? q tal se porta o disco? estava a pensar comprar um para mim

7. bintoito

bintoito Power Member

Boas,

desculpa não ter voltado a esta thread, mas andava a falar sobre este noutra thread...

acho que é boa compra, especialmente tendo em conta a quanto o arranjei (38€).
    como tinha dito na outra thread, o netbook está bastante melhor.
    em valores, com o WD scorpio Blue de 80 GB no crystalDiskMark 2.2, fazia, no teste padrão (5 testes; 100MB):
    Read:
    Seq - 36,82 MB/s; 512 k - 18,96 MB/s; e 4k - 0,28 MB/s
    Write:
    Seq - 36,5 MB/s; 512 k - 25,6 MB/s; e 4k - 1,08 MB/s

com este estou a fazer:

Read:
    Seq - 64,2 MB/s; 512 k - 29,66 MB/s; e 4k - 0,464 MB/s
    Write:
    Seq - 59,5 MB/s; 512 k - 28,9 MB/s; e 4k - 1,596 MB/s

Acho portanto uma melhoria boa.
    Quanto ao tempo de arranque do XP - até um determinado ponto que é o que eu contabilizo sempre (quando o chapeu de txuba do Avira Premium abre) está a poupar-me, nºs redondos, 20 segundos!! (francamente não estava à espera)

Como tinha dito na outra thread, neste momento estou é com uma cópia integral do meu disco antigo, tendo usado o norton ghost. Espero que qnd tiver o problema do SD card com a recuperação do SO e ao formatar e reinstalar tudo direitinho, estes valores ainda melhorem um pouco.

Quanto a barulho e vibrações:
    Vibs - nada a apontar comparativamente ao WD scorpio blue
    Barulho - a funcionar (ler, escrever) algo mais silencioso que o WD que fazia uns clickes tipo gotas de agua, MAS qnto ao barulho normal dele ao girar, é BASTANTE mais audível que o WD (não é incómodo, parece....sei lá, um sopro (whisper) constante.(peço desculpa pela descrição tosca, mas é o que me recorda)
    bateria - ainda não testei; estou convencido que há-de gamar um pouco mais, apesar de pela comparação dos HDD's este até ser mto semelhante - superior (mas já se sabe que estes valores nem sempre serão mto fiáveis)

http://www.wdc.com/pt/products/products.asp?driveid=506
    e
    http://www.fujitsu.com/kr/services/peripherals/hdd/lineup/mobile/mhz2320bj/ (agr só encontrei este link que não é bem para o meu modelo MHZ2200 BJ, mas as specs em termos de consumos, ruídos, tempos de acesso etc, são iguais)

8. Fli4l

Fli4l Power Member

só uma duvida, e em relação às temperaturas? achas este mais quente que o scorpio ou é ela por ela?

9. bintoito

bintoito Power Member

Boas,

se fôr mais quente, não há-de ser mais que 2 ou 3 graus...não acho notório.

inté

Partilhar esta Página