1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fujitsu Siemens Esprimo Mobile V5515

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Herege, 5 de Dezembro de 2007. (Respostas: 71; Visualizações: 45439)

1. Herege

Herege Power Member

Boas!

Ficam aqui algumas dicas, sobre o supre-citado portátil, para quem não está muito à vontade com informática.

Para quem quiser desinstalar o Sistema Operativo Vista que vem com o portátil e instalar o Windows XP

Previamente fazer download para um disco externo ou outro PC das drivers "Audio" e "Graphic" em http://www.fujitsu-siemens.com/support/linkapplication.html?LNG=EN&ID=3815

1- Inserir o CD do Windows XP
    2- Reiniciar o PC
    3- No arranque carregar na tecla F12 e escolher em primeiro lugar a respectiva drive do leitor DVD, de modo a que o arranque seja feito a partir da drive de DVD
    4- Formatar as 3 partições e instalar o Windows XP numa partição
    5- Inserir o CD do Service Pack 2 para o Windows XP
    6- Instalar o Service Pack 2
    7- Instalar o Office (aconselho a instalar somente o Word, Powerpoint e Excell)
    8- Instalar o modem ZTE MF620

Caso tenham problemas em reconhecer o modem sigam estes passos:
    a- Tirar a bateria do modem
    b- Ligar modem sem bateria via USB ao PC
    c- Instalar o Software, se o sofware sugerir reiniciar o PC , optem por não reiniciar
    d- Após o Software instalado , inserir o número PIN que veio com o cartão (4 dígitos)
    e- Fechar software e desligar o modem do PC
    f- Colocar a bateria no modem e voltar a ligar o modem ao PC
    g- Abrir o sofware
    h- Ligar à internet (primeira opção no canto superior esquerdo)

9- Ir ao Start - programas - windows update
    10- Escolher a opção "critical Updates"
    11- Fazer download dos 85 critical updates para o windows XP

Estas dicas destinam-se a professores e alunos que não estão muito à vontade com a informática , quanto aos outros aconselho pura e simplesmente "queimar" um ficheiro ISO num CD ou DVD criado com o http://www.nliteos.com/

Esta sugestão do Nlite tem muitas vantagens porque é possível colocar num só CD/DVD tudo o que necessitamos para ficar com o PC completamente operacional, ou seja, num só ficheiro ISO podemos ter: o Windows XP, SP2, todos os critical updates, as drivers para o som e gráfica e MS Office e mais coisas que queiram tipo Winrar, etc. Além disso o tempo de instalação é muito mais reduzido e ficamos sempre com o CD ou DVD pronto a reinstalar em caso de necessidade.

Caso conheçam alguém que esteja à vontade com o Nlite, peçam para gravar um ISO para CD ou DVD com o que referi.

No fim disto, ficam com um portátil estável, rápido e limpinho, pronto para trabalhar :)

*** Atenção , parto do princípio que possuem LEGALMENTE todo o software que referi :)

Última edição: 6 de Dezembro de 2007
  2. nickie

nickie Power Member

Não tenho este portátil e por isso por isso posso só estar a criar confusão mas já agora, algumas questões (esclarecimento):

- pq apagar as 3 partições? Em principio bastará apagar a partição associada ao c: e instalar o XP nessa partição. As outras partições (se for igual ao meu PC), uma não terá nada (normalmente usada para colocar os documentos) e outra será a partição de instalação do SO (vista). Ou apagarem a partição do Vista, perdem a possibilidade de voltar a instalar o Vista "on-the-fly", ou seja, bastando carregar num F qq e pedir para fazer a recuperação do sistema. Convém dizer isto às pessoas, principalmente se forem pessoas que, como dizes, não têm prática em informática.

- não são "drives" mas drivers. Drives são os leitores de CDs, DVDs, disquetes e afins. Drivers são os programas que controlam o funcionamento dos componentes do computador.

- A história do Nlite podia estar melhor explicada. O que ele faz é de facto criar um ficheiro que serve de muito pouco para o objectivo em causa, a não ser quando gravado num cd. Devias dizer "num só CD podemos ter...", mas isso são preciosismos da minha parte.

3. Herege

Herege Power Member

Realmente também acho um preciosismo, além disso o Nlite é MUITO útil neste caso concreto, basta pensar que ficamos com TUDO instalado de uma só vez e em metade do tempo ( às vezes ainda menos, depende dos casos)

4. DekkeR

DekkeR Power Member

Não esquecendo o facto que, quase de certeza, ao arrancares pelo CD do XP ele não vai detectar o disco SATA do portátil.

5. Herege

Herege Power Member

Quase de certeza que estás errado :)

Tudo o que referi no meu post, foi testado previamente por mim.

6. DekkeR

DekkeR Power Member

Lá está, eu disse quase :p

Se eles configuraram na BIOS a opção para usar o disco SATA como IDE, não há esse problema.. mas como deves saber mais de 90% dos portáteis com discos SATA não são reconhecidos com o CD do XP ;)

7. Herege

Herege Power Member

Seja como for vale a pena verificar essa situação do SATA. Quando tiver novidades ponho aqui a informação.

Caso esteja a funcionar como IDE, vou ter que arranjar drivers para SATA e alterar a Bios.

8. -M4-

-M4- Power Member

Tenho uma pergunta. Este modelo vem com uma placa SiS Mirage 3 Graphics, pelo menos o do programa E-escola. No entanto, quando tento inicializar o Age of Empires 2, diz-me que o DirectDraw não está correctamente instalado/configurado. Quando tento inicializar o Age of Empires 3, diz que o Direct 3D ou não está correctamente instalado, ou a placa não o suporta ou está corrompido. Já verifiquei usando o dxdiag.exe(ou assim uma coisa) e diz-me que essas duas funcionalidades estão activadas e a funcionar bem. Alguem sabe qual pode ser o problema?

9. Migael

Migael Banido

É IDE... :P ele reconheceu-o logo. Aliás foi a primeira coisa que fiz quando recebi este siemens foi instalar o XP.

10. Herege

Herege Power Member

Só com essas informações é difícil ajudar. Tenta colocar aqui mais informações sobre o software que tens instalado, e que sistema operativo tens.

11. -M4-

-M4- Power Member

O PC está exactamente como veio, com Windows Vista, o Office etc. Re-instalei o DirectX, a pensar que era aí que estava o erro mas continuou sem dar.
    Também já fiz o download da driver da placa gráfica e continua sem dar... Embora não tenha a certeza que tenha sido a certa, mas foi a que apareceu quando fui ao site da Fujitsu Siemens e pus o modelo do PC... O ficheiro chama-se FSC_Embedded_in_SiS_M672_7_14_10_5070__1017093.zip

12. moscavem

moscavem Power Member

Hoje instalei no meu o sistema operativo xp foi simples e noto que é mais rápido...

13. Hoje formatei o meu e decidi experimentar o Windows XP. Uma das coisas que reparei foi que não tem o software de energia que vinha originalmente. Como posso arranjá-lo? É que agora tenho o PC em modo de longa duração de bateria...

14. Uma boa questão, também gostaria de saber isso...

15. prismatix

prismatix Power Member

chegou-me esta semana um v5515 a bateria tem autonomia de uma hora ... =X é mesmo assim ?

16. fr0st

fr0st Power Member

Por favor é o vista. Ele iniciou o AoE II no Vista, com uma gráfica interna. Há que pensar?

17. JarimbaG1S

JarimbaG1S Power Member

Não sei se isto ajuda, mas podes tentar. Ver aqui.

18. Migael

Migael Banido

Uma Hora e Quarenta minutos se não estou em erro.

19. problema de bateria do portatil

Eu recebi um portatil da tmn e instalei o windows xp sp2 , mas agora aparece que nao consegue carregar o instalador da bateria e nao sei o que fazer.
    Digam alguma coisa
    Obrigado

20. Funcionou comigo :) ty.

Partilhar esta Página