1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fujitsu-Siemens V5515 (e-oportunidades) -Tutoriais/Dúvidas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por uterrorista, 3 de Dezembro de 2007. (Respostas: 42; Visualizações: 9698)

1. uterrorista

uterrorista Suspenso

Rede
    • Ethernet: SiS191 Gigabit Ethernet (PCI ID: 1039:0191)
    • Wireless : Atheros wireless (PCI ID: 168c:001c)
    Para usar a placa de rede e wireless devem usar o Ndiswrapper ( que permite usar os drivers windows )
    Passos: - Adicionem ao ficheiro /etc/modprobe.d/blacklist os módulos "ath_pci" e "sis190"
    Código:
    sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist
    e adicionar
    Código:
    blacklist ath_pci
    blacklist sis190
    - Fazer Unload aos módulos com modprobe -r
    Código:
    sudo modprobe -r ath_pci
    sudo modprobe -r sis190
    - Fazer download dos Drivers para Windows XP do site da Fujistu-Siemens ("WN2302A-F4 13ch. mPCI WLAN IEEE802.11 b/g" e "SiS 196"), extrair as pastas e colocar por exemplo numa Pen USB para aceder no Ubuntu
    - Instalar o Ndiswrapper. Este pacote está disponivel no cd do Ubuntu. Colocar o CD na driver, e pela consola correr o comando:
    Código:
    sudo apt-get install ndiswrapper-common ndiswrapper-utils-1.9
    - Actualizar as dependências dos módulos com depmod -a
    Código:
    sudo depmod -a
    - Instalar ambos os drivers com ndiswrapper -i <caminho para o driver ficheiro .inf> (net5211.inf e sisgbe.inf). - Verificar com"ndiswrapper -l":
    Código:
    net5211 : driver installed
    device (168C:001C) present (alternate driver: ath_pci)
    sisgbe : driver installed
    device (1039:0191) present (alternate driver: sis190)
    - Carrega o módulo ndiswrapper com modprobe ndiswrapper (avançado: vê com o comando dmesg se houve algum erro a carregar os drivers).
    Código:
    sudo modprobe ndiswrapper
    - Agora, fazendo "ifconfig" iram aparecer 2 dispositivos: wlan0 e wlan1. Configure them with Gnome network manager or with the tools you prefer and test your connection.
    - Grava a configuração do ndiswrapper com o comando ndiswrapper -m e adiciona "ndiswrapper" a lista de módulos a correr no arranque do portátil no ficheiro /etc/modules.
    - Reiniciar

fonte: guiaubuntupt

------------------------------------------------------------------------

Gráfica ???
    Sis Mirage 3 - 671/672

#UPDATE:
    DRIVERS 2D PARA UBUNTU 8.04 (e similares)

http://www.box.net/shared/mqbk9avwgk
    Instruções:

Última edição: 8 de Julho de 2008
  2. uterrorista

uterrorista Suspenso

A placa gráfica é uma Sis Mirage 3 aka Sis 771/671
    Se alguém souber de algum tutorial ou de driver que diga qualquer coisa.
    A resolução actual que apresenta é 1280x768.
    não consigo alterar para 1280x800...

3. esquiso

esquiso Power Member

um dpkg-reconfigure xserver-xorg, com os drivers vesa não funcionará?

4. crazy-rap

crazy-rap Power Member

eu tou agora a volta deste portatil e nao consigo por a resoluçao 1280x800, so a 1280x768. ja fiz o dpkg-reconfigure xserver-xorg. e nao consigo por a resoluçao, default...

5. greetings
    alguem obteve alguma responta do barroslee? eu ja lhe enviei um mail (tanto para o mail dele da sis como o da gmail) e ainda nao tive sorte. utilizo o ubuntu para o meu trabalho, e se conseguisse os drivers 2D ja era muito fixe. se alguem os tiver e me pudesse enviar (lonesco at gmail dot com) ficava muito agradecido.
    hasta ppl

6. Última edição pelo moderador: 10 de Dezembro de 2007
  7. como é que faço pra instalar essas drivers 2D...
    N entendi muito bem se alguem me podesse explicar eu agradecia...

8. uterrorista

uterrorista Suspenso

copias os ficheiros:
    sis_drv.la e sis_drv.so
    para a pasta:
    /usr/lib/xorg/modules/drivers/

9. olhem tenho uma duvida... Onde encontro essa pasta? podiam me dizer? é que nao entendo la muito disto.

Obrigada

10. dalailama

dalailama Banido

Pessoal preciso da vossa ajuda!!!
    quero instalar o ubuntu no portatil eescolas ( fujitsu siemens V 5515 ), mas durante a instalação a resolução do ecrã não passa dos 800 x 600, que ao acontecer, não me dá a hipótese de instalar, pois não consigo clicar no avançar, porque devido á resolução do ecrã , não consigo aceder á parte de clicar para avançar
    Agradeço desde já a vossa ajuda
    Um abraço

11. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Aqui vai a solução para instalar o Ubuntu, muda a barra a baixo de posição, para o lado, e ja podes carregar no botão :p

12. dalailama

dalailama Banido

mais uma vez peço ajuda ao pessoal, mas informo que googlei, mas não consigo, por aqui estou, instalei o ubuntu 8.04 no portatilç acima referido, detectou, as placas de rede, tenho net e por ai, mas não consigo aoutra resolução a não ser a de 800 x 600, estive a ver que só utilizando o MODO VESA, mas não sei como é que é isso, peço desculpa pela ignorancia, mas ajudem-me nesta situação. expliquem-me tudo tintin por tintin. senão eu não vou lá
    Obrigado a todos

13. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

14. iGama

Para o Ubuntu 8.04 não há solução para a gráfica!

Os drivers que existem ( e estão neste tópico ) só suportam até o Ubuntu 7.10.

Por isso se têm um portatil destes, fiquem-se pelo Ubuntu 7.10 ( por enquanto )

15. pintasart

pintasart Power Member

Boas.

Instalei o Ubuntu 8.04 e não consigo resolução maior que 1280x... Já se consegue maior?
    Trabalho com um ACER Aspire M1610 que tem uma SiS Mirage 3 e tenho um Display ACER P193w que aguenta uma resolução de 1440x900@ 75 .

Como posso resolver?

16. iGama

Se tem SiS esqueçe. Esse tipo de fabricantes tem um suporte de maravilha.

se consegues os 1280 já vais bem servido.

17. uterrorista

uterrorista Suspenso

#UPDATE:
    DRIVERS 2D PARA UBUNTU 8.04 (e similares)

http://www.box.net/shared/mqbk9avwgk
    Instruções:

Partilhar esta Página