1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Discussão Full-frame Mirrorless

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por strobe, 5 de Setembro de 2018. (Respostas: 22; Visualizações: 599)

1. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Com um novo sistema já anunciado oficialmente (Nikon Z) e mais dois a serem anunciados muito em breve (Canon e Panasonic), parece que em menos de um mês iremos passar de apenas um sistema mirrorless full-frame (Sony FE) para quatro.

O objetivo deste tópico é ir sintetizando os prós e os contras de cada sistema, tendo em conta a informação disponível mas sem entrar em clubismos.

Para começar a discussão deixo aqui um artigo bastante equilibrado (embora com um ligeiro bias para o video):
    4 way battle – rating the chances of Panasonic vs Canon vs Nikon vs Sony full frame mirrorless systems

2. Vivemos tempos incríveis.

A partir de agora veremos o quão rápido (ou não) será a transição total para as mirrorless.
    Uma coisa é certa, concorrência nunca é demais. E outra coisa é também certa...finalmente a Sony tem de dar corda aos sapatos e isso deixa-me com boas expectativas!

A minha próxima FF era de caras uma Olympus...mas os tipos parece que não querem ir por aí! :P

3. aventurinha

aventurinha Power Member

4. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Bom, nos últimos dois anos a Olympus registou patentes para 7 objetivas FF... De recordar que a Panasonic lançou a sua primeira m43 um ano antes da Olympus. Quem sabe se não se voltam a aliar para FF. Segundo menciona o artigo que citei, esta aliança seria o melhor para os consumidores.

Não será bem 47% porque há muito tempo que a A7II não é vendida ao MSRP. E provavelmente será por pouco tempo (só para esgotar as últimas unidades em stock da Amazon). Mas não deixa de ser uma queda apreciável:

evolução preço amazon a7mkII.png

5. MEIA

MEIA Power Member

Finalmente temos ai as MirroLess em força.
    Eu nunca me importei muito com a qualidade dos sensores, quando entrei na fotografia já eram muito bons. Depois de comprar a primeira máquina comecei-me a importar muito mais com a ergonomia e focagem automática, dois pontos em que para mim estão longe de ser o forte das mirrorless. Estou curioso para ver o que sai nesta fornada.

Não percebo de coisas muito técnicas, mas acho que a Canon está a ficar com demasiados encaixes, neste momento tem 4(?) e desde o principio que não percebi muito bem o encaixe M, era para fazer as máquinas o mais pequeno possível ? Gostava de saber quantos mm pouparam com ele em relação ao RF.

6. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Da wiki:

Canon RF: 20mm de flange, 54mm diâmetro
    Canon EF-M: 18mm de flange, 47mm diâmetro

Para comparação:

Nikon Z: 16mm de flange, 55mm diâmetro
    Sony FE: 18mm de flange, 46.1mm diâmetro

Olhando para estes números, se quizessem mesmo, até conseguiam meter FF no EF-M. Mas o vidro disponível para EF-M não justifica e assim ganham mais liberdade em termos de design das objetivas (por causa do diâmetro maior).

7. Drackey

Drackey Power Member

Funciones y detalles

Precio mínimo ofrecido por este vendedor en los 30 días anteriores a la oferta: 1138.15€

Parece que está mais cara... Pelo menos lendo a descrição diz que esteve mais barata :) espero bem que os preços baixem para eu aproveitar :)

8. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Chegaste tarde. A promoção já foi. Esteve a 949€. Nunca antes tinha estado a esse preço (na Amazon ES).

9. Drackey

Drackey Power Member

Não há problema eu quero aproveitar as descidas mas é na a7sIII :p

10. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Ainda é bocadinho cedo para isso. Primeiro terá de ser lançada!

11. Drackey

Drackey Power Member

Haha enganei me é a a7iii o S realmente não há.... Estava mesmo com ideia que o levava...

12. jjmaia

jjmaia What is folding?

Neste momento o APS-C mirroless só tem fuji e Sony, certo?

13. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Ainda não se percebe bem o que a Canon quer fazer com o seu EF-M...o sistema ainda só tinha uma lente decente (22mm f/2), e quando pareceu que vinha uma oportunidade de encostarem com ele e passarem tudo para o novo mount, lançam uma 32mm f/1.4 que é melhor do que todas as lentes que alguma vez saíram para as DSLR APS-C. Aliás, já a 22mm f/2 o era. Nunca fizeram uma lente com abertura maior do que f/2.8 para o mount EF-S.

2018 está a ser um ano interessantíssimo...

14. MylleZ

MylleZ Power Member

A Canon anda meia perdida, mas pronto...
    Esta história do novo mount, sendo que já tinham um mount mirrorless, não dá com nada.
    Têm uns quatro adaptadores - começa a ser muito confuso/dispendioso.

2018 está a ser, sem dúvida, muito interessante para as mirrorless FF, mas a Canon, para apanhar o comboio, teve que se marimbar para o mount EF-M e criar um novo (não sei porquê, não entendo muito destas coisas da física dos mounts).
    Parece-me que a Nikon criou o Mount mais "future proof", mas só o tempo dirá.

Ainda estou curioso (muito) para ver o que a Panasonic vai fazer.

Cumps

15. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

O meu palpite em relação à Canon é que eles devem querer continuar a não permitir muitas trocas de lentes entre full-frame e APS-C, e tendo dois mounts diferentes garantem isso mesmo.
    O lançamento da 32mm f/1.4 nesta altura é a afirmação de que o EF-M está para ficar.
    Os adaptadores achei óptimos, sinceramente. Especialmente aquele com os controlos tácteis.

Dentro do meu pouco conhecimento sobre isso, penso que os dois estão quase ao mesmo nível, mas sim, com vantagem para a Nikon

Eu digo que 2018 está a ser um ano interessante até mesmo duma forma geral em termos de fotografia. No espaço de um mês temos uma autêntica revolução no mercado, com 5 marcas (três em conjunto) a anunciarem novos sistemas. O mercado está ao rubro :biglaugh:

16. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

O que há a perceber é:
    • Quanto menor a distância da flange, melhor (menor tamanho, mais espaço para adaptadores).
    • Quanto maior o diâmetro do mount, melhor (mais espaço para o elemento traseiro de objetivas, logo mais flexibilidade no design de objetivas).
    Neste post já sumariei as características destes mounts.

O RF. tem maior (não menor) distância de flange que o EF-M. A única razão que vejo para isto é mesmo impedir que as objetivas EF-M possam ser adaptadas no RF. Infelizmente isto é típico da Canon.

O RF tem maior diâmetro que o EF-M, o que definitivamente é uma vantagem, especialmente considerando que o sensor é maior.

A Sony, numa situação parecida (mas com muito mais vidro disponível) optou por reutilizar em FF o seu mount APS-C.

Porreiro era a Canon ter-se lembrado disto tudo antes de criarem mais um mount APS-C condenado ao abandono (EF-M) e criar um sistema mirrorless a pensar em eventualmente reutilizar em FF.

17. MylleZ

MylleZ Power Member

Pois, acho que anda meia perdida em "guerras" com ela mesma :P
    É que ainda por cima não tem, nem muitas lentes, nem lentes de jeito (a não ser uma ou outra) para EF-M...

Vai acabar por cair no esquecimento, quase que aposto.

18. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Com esta nova 32mm f/1.4, sinceramente, duvido...

I mean...até a mim me dá vontade :biglaugh:

Uma EOS M5 (a irmã da 80D) com adaptador e:
    • uma nativa 11-22mm (eq. 18-35)
    • uma nativa 15-45mm (eq. 24-70)
    • uma nativa 22mm f/2 (eq. 35mm) - pancake
    • uma nativa 32mm f/1.4 (eq. 50mm)
    • uma adaptada 85mm f/1.8 (eq. 135mm)
    • uma teleobjectiva adaptada (fica ao gosto de cada um)

Eu ficava nas nuvens. Só aquelas duas primes nativas sozinhas já fazem crescer água na boca :biglaugh:

Claro que isto não é um kit profissional, mas para hobbie? Acho o material adorável.

19. MylleZ

MylleZ Power Member

Mas essas zooms são boas?
    A 15-45 é 2.8?

Só as primes é que parecem ser boas aí no meio.

Cumps

Partilhar esta Página