Full Frame

leatavsan

Power Member
Boa noite,

Desde há algum tempo que tenho andado com a ideia de "experimentar" máquinas full frame.
O objetivo disso seria obter um melhor desempenho em ambientes menos luminiosos (por exemplo eventos familiares) e também conseguir uma menor profundidade de campo (para retratos)

A minha ideia seria comprar uma máquina FF mais antiga em 2ª mão, como por exemplo uma 5D Mark I, 5D Mark II ou então uma 6D Mark I.

Neste momento a máquina seria para usar unica e exclusivamente com uma 50mm 1.8 STM

Com isto que disse, gostava de saber a vossa opinião sobre o assunto e que me aconselhassem a fazer uma boa escolha. Além disso e se possível, queria que me podessem dizer o que seria um bom preço para os modelos das máquinas que referi.

Obrigado!

P.S. possuo o equipamento que se encontra na assinatura
 
5D clássica conforme á chamam esquece para baixa luz. Desfizme dela por causa disso
Para fotos durante o dia até iso1000 max. é brutal.
 
É assim, com uma 5D das primeiras não vais ter a melhoria no desempenho ISO, mas vais certamente ter o look de full-frame nas fotos, por isso acho que depende um bocado do que preferes, isto é, daquilo a que dás prioridade.
Se é pelo look das fotos, realmente qualquer uma serve, incluindo uma 5D das primeiras.

Se é pelo desempenho em ISO elevado, de facto um sensor um pouco mais recente oferece benefícios significativos, e aí penso que uma 6D das primeiras seria o patamar mínimo recomendável para notares alguma diferença.





Ainda assim, agora é que vou de facto dar a minha opinião...

Não penso que o teu problema com situações de pouca luz esteja relacionado com a câmara ou tamanho do sensor, mas sim com as lentes.
  • Se juntasses aí uma 17-50mm f/2.8, 17-55mm f/2.8 ou 18-35mm f/1.8 ficavas muito mais bem equipado do que a passar para um corpo FF e só poder usar lá uma lente prime
  • Em conjunto com um flash (mas tenho ideia que já compraste flash...não já?).

Com um flash rebatido no tecto fotografas dentro de casa mesmo na boa em ISO 400/800 em APS-C a f/2.8 com uma lente zoom. Isso já dá para tudo, e com essa abertura nem precisas de mandar flashadas muito fortes. Além disso, com o flash fazes preenchimento das sombras no rosto, o que te vai dar resultados esteticamente mais apelativos do que se ficares a usar só as lâmpadas do tecto.

Como muitos já sabem, eu passei recentemente para full-frame e, sinceramente, não foi dentro de casa que notei a diferença entre as duas câmaras. Aliás, dentro de casa não noto nada, os ficheiros já saíam limpos com a câmara anterior, e com a nova continuam a sair.


Por último, quando à profundidade de campo...depois de se considerar isto tudo, depende do quanto a valorizas. Jogar com as distâncias pode ser o suficiente. Com uma full-frame as tuas fotos com a 50mm vão sair diferentes, verás mais do fundo na foto. Fica mais desfocado, mas o ângulo de visão tem uma maior amplitude. Não sei até que ponto será essa a resposta para o que queres.


Uma nota final:
O meu conselho está a ser adaptado ao teu contexto. Tens uma câmara APS-C que é competente, duas zooms de kit APS-C, e uma prime baratinha que é compatível com FF. Se estivesses num cenário em que todas as tuas lentes fossem compatíveis com FF provavelmente eu dava-te outra resposta, mas montar um sistema FF implica todo um outro patamar de custos.
 
5D Mark II ou então uma 6D Mark I.
Estas duas são excelente opções para o que tu queres fazer.
Principalmente a 6D que já se encontra a preço bastantes acessíveis e com poucos disparos, quando comparado a 5D mark II (já para não dizer que muitas das 5D Mk2 já tem o seu "desgaste", já que muitas foram já utilizadas para vídeo)
 
@m4ndr4ke o que eu dou mais importância neste momento é a profundidade de campo.
em ambientes menos luminosos, como disseste (e bem) posso usar o flash (coisa que já faço) e muitas das fotos já saem com o "look" que pretendo, mas para interiores não sinto que a maior necessidade seja uma lente mais luminosa (se bem que ajudava claro)

por esta altura as lentes que uso mais são a 50mm 1.8 (para retrato) e a 55-250 IS STM para fotografar desporto (atletismo que também é a modalidade que pratico). daí estar a dizer que uma lente zoom de abertura constante como sa que referiste não sejam aquilo procuro...

@RCSantos / @m4ndr4ke - tanto para uma 6D como a 5D Mk2 quais achas que seriam preços justos? claro que depois o número de disparos irá influenciar um pouco
 
@m4ndr4ke o que eu dou mais importância neste momento é a profundidade de campo.
em ambientes menos luminosos, como disseste (e bem) posso usar o flash (coisa que já faço) e muitas das fotos já saem com o "look" que pretendo, mas para interiores não sinto que a maior necessidade seja uma lente mais luminosa (se bem que ajudava claro)
Depende.

Por um lado, a potência de flash reduz imenso com a abertura. Nesse sentido, a lente zoom luminosa oferece-te mais benefícios do que o sensor maior sem lentes, especialmente sendo uma de abertura constante, pois permite-te fazer zoom sem seres duplamente penalizado como és nessas lentes que tens, pois aí perdes luz ao fazer zoom (por causa da abertura variável) e perdes luz do flash ao afastares-te.
Essa é uma das razões pela qual a zoom luminosa de abertura constante te pode ajudar. Ganhas na lente, e ganhas no flash.

Depois...
a 55-250 IS STM para fotografar desporto (atletismo que também é a modalidade que pratico). daí estar a dizer que uma lente zoom de abertura constante como sa que referiste não sejam aquilo procuro...
Pois bem pelo contrário.
Primeiro, porque com o sensor APS-C tens mais alcance com um custo relativamente reduzido, o que imagino que te seja útil.
Depois, é para o look? Queres poder fotografar atletas e isolá-los, é isso?
O ideal seria tanto o sensor maior como a lente luminosa, mas no caso de não poderes pagar os dois (aí estaríamos a falar de quatro dígitos no investimento), ficas mais bem desenrascado com uma zoom luminosa na APS-C, pois vais separar mais do que separas agora, sem perderes tanto no alcance como perderias se passasses para full-frame.

Ou seja, por aquilo que estás a dizer, parece-me é que tens duas necessidades diferentes. Eu resolveria as duas com dois medicamentos do mesmo género, que são não uma, mas duas zooms de abertura constante. Uma standard tipo 17-50 f/2.8 e uma 70-200 f/2.8, mas ponho a 17-50 como facultativa, se dizes que muitas vezes as fotos já saem com o look que queres.

Eu estou a assumir que não podes pagar agora um corpo FF + 24-70mm f/2.8 + 70-200mm f/2.8 e se calhar outra lente ainda mais longa, porque a 70-200 em FF dá-te apenas metade do alcance que tens com a 55-250 em APS-C. Estarei certo ao pensar assim?

Tens também que pensar que uma coisa é separar fundos no exterior, mas outra é fazê-lo no interior.
Em interiores, muitas vezes nem com zooms f/2.8 em FF consegues, porque as distâncias são todas muito curtas.
 
Última edição:
, porque com o sensor APS-C tens mais alcance com um custo relativamente reduzido, o que imagino que te seja útil.
Depois, é para o look? Queres poder fotografar atletas e isolá-los, é isso

Não, não é essa a minha intenção.
O que pretendo é continuar com a minha 750D a fazer par com a 55-250 para fotografar desporto (não necessito de uma zoom de 2.8) a lente que tenho satisfaz me a 100% e sinceramente não me vejo a trocá-la tão cedo.
Depois seria para usar uma FF (5D2 ou a 6D) juntamente com a 50mm 1.8 para retratos (quando falo em retratos, refiro me a sessões)
Estás a perceber a minha intenção com a possível compra de uma FF?

Edit: qual seria um bom preço para uma 6D?
 
Última edição:
Eu comprei a minha 6D por 500 paus, arredondado, aqui no UK com 8k disparos e em excelente estado com 1 ano de garantia.

Não sei se serve de muita coisa uma vez que estás em Portugal e não sei como funciona o mercado de usados.
 
Tenho em vista uma 6d por 350 mas ainda não negociei para baixar o preço. Em contrapartida a máquina já tem 115mil disparos... Não sei até que ponto será bom negócio
 
Oh, mas então se é assim metade da conversa não interessa pá :biglaugh:

Falaste em retratos, falaste em momentos familiares com pouca luz, e falaste em atletismo, indicando que a prioridade era o controlo da profundidade de campo. Eu respondi-te levando tudo isso em conta :P

Mas se afinal a 750D serve para tudo à excepção dos retratos, e até mesmo nas situações de pouca luz é competente, então só queres mesmo é melhorar a parte dos retratos e no resto já estás servido :)

Se é assim, portanto, se é só pelo look, como eu disse lá em cima, o meu conselho é que vás para uma 5D das primeiras e está feito. Gastas 200 e tal euros num corpo, já estás servido em termos de lente com a 50mm, e ficas pronto a disparar. Ou seja, ir pelo mais barato que seja digital.
 
Se usas flash e isso, se calhar a 5D classic chega. Atenção que a 5D classic tem um problema com o mirror. Pesquisa sobre isso pois houve um batch que saiu com o mirror uma porcaria (cai ao fim de alguns actuações). Depois faz testes a diversas aberturas pois pode ter front ou back focus e isso pode causar problemas se quiseres retratos que enfatizem a separação do background e o sujeito. Como a 5D classic nao tem AFMA ficas agarrado. Aconteceu me com uma das 5D classic que tive.

Cumps.
 
@m4ndr4ke relativamente ao que disseste, sim, basicamente é o que disseste.
@Natto já ouvi dizer que a 5D classic também tem problema com o ecrã que por vezes dava problemas... Até já encontrei anúncios em que os vendedores referem que o ecrã realmente tem problemas. Além disso o ecrã não permite uma pré-visualização de como a foto vai sair (como acontece na minha 750D)

A 5D2 já tem tudo o que pretendo, assim como a 6D, sendo que esta última é uma máquina muito mais recente e consequentemente o seu desempenho em ISO's elevados é muito superior.

A 5D2 encontro a preços ligeiramente mais baixo que a 6D. No entanto daquilo que já tenho acompanhado neste último mês, a diferença é mínima, pois o preço que pedem pela 5D2 parece me um pouco exagerado. Só vejo anúncios de pessoal a pedir no mínimo 300€ sendo que já cheguei a ver deles a 500...
Agora uma 6D por 350 não parece ser mau negócio... Acham que vale a pena apesar dos 115mil disparos?
 
Nao sei tudo iria depender do estado da maquina e como foi utilizada, o que e' difícil de prever. Podem estar. mentir como dizer a verdade.
Pessoalmente acho que não comprava, mas isto sou eu.
 
Pelas fotos do anúncio a máquina parece estar em bom estado e não apresenta desgaste.
Também já tinha visto um outro anúncio de uma 6D com o grip pelo mesmo preço e com 80mil disparos, mas esta é muito longe de (cerca de 200km de distância) e por isso não tenho possibilidade de a experimentar
 
@the_killer a questão aqui não tem haver com lentes para retrato. há lentes mais sharp que a minha 50mm 1.8, mas para já é o que pretendo usar até que eventualmente comece a conseguir tirar retorno deste hobbie
de qualquer forma, obrigado pelo feedback
 
mas na nikon a 50mm safa para retrato mas uma 80-200 2.8 (ou identica) é outra coisa para retratos..
Ele não está a falar de nitidez, mas do look
Com uma full-frame as tuas fotos com a 50mm vão sair diferentes, verás mais do fundo na foto. Fica mais desfocado, mas o ângulo de visão tem uma maior amplitude.
Por causa disto.


Entre 5D2 ou 6D eu mais depressa iria para uma 6D, pelo facto de as 5D tipicamente terem sido sujeitas a mais desgaste (mais vocacionadas para sector profissional).

Quanto a essa dos 115k disparos, podes perguntar se já levou novas cortinas, mas se dizem o número de disparos sem nenhuma outra nota em particular é pouco provável que tenha levado.
Isso aí é como tudo, depende da sorte. Na teoria estaria em fim de vida. Na prática, há sempre câmaras que ultrapassam a sua esperança de vida.
Se fosse eu e para mim, querendo mesmo uma 6D, era capaz de comprar (talvez negociasse um pouco), aceitando mesmo a hipótese de ela me morrer nas mãos porque, se isso acontecesse, depois eu mandá-la-ia reparar. Eu estaria disposto a isso, se ficasse satisfeito ao ver a câmara.
Agora depende é do quão confortável, ou desconfortável, te sentes com isso.
Em caso de dúvida, tens sempre a opção de procurar uma com menos disparos e por mais euros. Se isso for o que te deixa mais tranquilo, porque não?
Ainda não disseste quanto queres gastar...
 
Entre 5D2 ou 6D eu mais depressa iria para uma 6D, pelo facto de as 5D tipicamente terem sido sujeitas a mais desgaste (mais vocacionadas para sector profissional).

sim, essa ideia já eu a tinha e tenho levado isso em consideração. o que me leva a estar também mais inclinado para a 6D, no entanto, caso surja uma 5D2 a bom preço, não vou deixar de aproevitar a aportunidade.

Quanto a essa dos 115k disparos, podes perguntar se já levou novas cortinas, mas se dizem o número de disparos sem nenhuma outra nota em particular é pouco provável que tenha levado.

já perguntei e o dono disse-me que de facto nunca levou cortinas nem fez nehuma revisão à máquina

eu mandá-la-ia reparar.

geralmente em quanto ficam estes arranjos? não tenho noção dos preços...


neste momento as opções que tenho em cima da mesa são as seguintes:

OPÇÃo 1 - 6D + bateria + bateria extra + caixa , Preço 400€ mas ainda negociável - tem 345 mil disparos (levou obturador e cortinas novas à 2 anos) - o novo tem cerca de 145 mil disparos. A pessoa que a está a vender ainda me ficou de dizer durante o dia de hoje em quanto fica uma possível reparação do obturador e cortinas) - no mapa do olx diz que estou a cerca de 45km de distância.

OPÇÃo 2 - 6D + Grip + bat original 1800mah + 2 baterias marca branca 1400mah + 2 baterias Patona 2040mah + carregador + caixa de origem - 450€ - 36888 disparos - ainda estou à espera de resposta à mensagem que enviei - no mapa do olx diz que estou a cerca de 120km de distância.

OPÇÃo 3 - 6D + Grip - 80mil disparos - 350€ negociável (não inclui mais informações, seja sobre baterias, carregadores, nada) pelas fotos do anúncio há duas coisas que me saltam à vista: falta a borracha do OVF e a roda onde escolhemos o modo não tem nada na parte de cima. ou seja, para saber em que modo estou teria que me guiar pelo ecrã - distância 200km

OPÇÃo 4 - 6D + bateria + carregador - 400€ - 145 mil disparos - não enviei mensagem ainda, mas honestamente pelas fotos fico com a ideia que a máquina já tem várias pequenas marcas e na roda onde se ajusta o tempo de exposição até me parece que tem uma teia de aranha... não acho que seja uma opção viável... - 70km de distância

OPÇÃo 5 - 6D + 2 baterias originais + 1 bateria hahnel de 1700mah + cabo de disparo. 350€ - 115mil disparos - comprada em 2014 e nunca fez nenhuma revisão. o visor para ter alguns riscos mas nada de mais. o resto do corpo da máquina parece estar em bom estado e com poucas marcas. - 70km de distância.


Neste momento ainda não sei para qual estou mais inclinado, sendo que a 1ª opção tem muitos disparos, mas a pessoa, mostrou-se muito prestável e aparentemente sincera, a proximidade também me permite experimentar a máquina antes de comprar. a 2ª também me parece ser uma forte possibilidade devido ao reduzido número de disparos e por ter várias baterias e grip (gosto de usar o grip na minha 750D e para mim é quase como um "must have"). a 3ª opção tenho um pouco o pé atrás por causa da roda do modo estar com aquele defeito (será indicativo de alguma queda? ). 4ª o explicado em cima. 5ª não sei bem o que dizer desta, mas o vendedor deixou-me de responder quando me "queixei" do nº de disparos para ver se ele descia o preço (também ainda não viu a mensagem mas jáa esteve online)

opiniões são bem-vindas :bigrinbo:

edit: desculpem o texto! ;)
 
Back
Topo