Full Frame

Ebay e esse site neste momento não vejo nenhum anúncio que seja equivalente aos que vejo cá em Portugal. No uk ainda tem lá 2 com preços semelhantes aos daqui mas acho que não compensa estar a mandar vir de fora neste momento
 
geralmente em quanto ficam estes arranjos? não tenho noção dos preços...
Provavelmente outro tanto, 300 e tais ou 400.
@AfonsooCosta tu reparaste a tua 6D há pouco tempo, não foi? E ela até morreu bem cedo, não foi?



tem 345 mil disparos (levou obturador e cortinas novas à 2 anos) - o novo tem cerca de 145 mil disparos
Parece-me um caso semelhante à dos 115k.

OPÇÃo 2 - 6D + Grip + bat original 1800mah + 2 baterias marca branca 1400mah + 2 baterias Patona 2040mah + carregador + caixa de origem - 450€ - 36888 disparos - ainda estou à espera de resposta à mensagem que enviei - no mapa do olx diz que estou a cerca de 120km de distância.
Parece interessante, talvez não tenha tido uso profissional.

OPÇÃo 4 - 6D + bateria + carregador - 400€ - 145 mil disparos - não enviei mensagem ainda, mas honestamente pelas fotos fico com a ideia que a máquina já tem várias pequenas marcas e na roda onde se ajusta o tempo de exposição até me parece que tem uma teia de aranha... não acho que seja uma opção viável... - 70km de distância
Meto no mesmo saco do que a de 115k e a de 345k

OPÇÃo 3 - 6D + Grip - 80mil disparos - 350€ negociável (não inclui mais informações, seja sobre baterias, carregadores, nada) pelas fotos do anúncio há duas coisas que me saltam à vista: falta a borracha do OVF e a roda onde escolhemos o modo não tem nada na parte de cima. ou seja, para saber em que modo estou teria que me guiar pelo ecrã - distância 200km
Idem aspas. E o anel do selector de modo costumas conseguir comprar no eBay.

OPÇÃo 5 - 6D + 2 baterias originais + 1 bateria hahnel de 1700mah + cabo de disparo. 350€ - 115mil disparos - comprada em 2014 e nunca fez nenhuma revisão. o visor para ter alguns riscos mas nada de mais. o resto do corpo da máquina parece estar em bom estado e com poucas marcas. - 70km de distância.
Esta é a tal, certo?


A razão porque estou a simplificar tanto isto é porque a quantidade de disparos, apesar de ser uma informação útil, não é vinculativa.
A própria marca dá apenas uma expectativa/esperança de vida dela, não uma garantia de que vai fazer pelo menos X disparos.

Podes ter uma câmara com 9.000 disparos que realmente não teve uso.
Podes ter uma câmara com 9.000 disparos que o dono nunca tirou a lente de kit fora e andava sempre com ela na praia.
Podes ter uma câmara com 9.000 disparos que está toda torrada porque foi muito usada para vídeo.
Podes ter uma câmara com 90.000 disparos que foi tratada como um bebé e vai fazer mais outros 90.000.
A mesma câmara tratada como um bebé pode apenas fazer mais 15.000.
Podes ter uma câmara com 45.000 disparos que te vai morrer nas mãos ao fim de 3 semanas.

Isto é quase como o motor dum carro: podes olhar para tudo à volta, mas a menos que abras o bloco, nunca irás saber verdadeiramente como é que aquilo está lá dentro.
Mas esse é o inconveniente, ou o risco, de comprar usado, e tu podes ou não sentir-te bem com esse risco. Se não sentires, o meu conselho é que compres novo. Se isso for o que te faz dormir melhor à noite, pois então seja.
 
de facto o número de disparos não quer dizer a máquina faz X ou Y disparos. é como disseste, o fabricante diz que em teoria/média deverá dar para fazer XXX disparos. no entanto pode perfeitamente até fazer metade disso como fazer o dobro (o que muito provavelmente não fará)...

na minha opinião, as opções que tenho mais em consideração neste momento são as que descrevi como opção 1, 2 e 5.
e destas três ainda estou à espera de ver o que é que o vendedor da opção 2 (menos de 40mil disparos) diz quando me responder, embora seja mesmo esta que esteja mais inclinado em comprar, até pq traz 5 baterias,não que as vá usar todas e tenho o grip, coisa que valorizo.
das outras duas opções nenhuma delas tem o grip e só a opção 5 tenho baterias extra.
mas como tu disseste, ela passado meia duzia de disparos pode vir a morrer, mas é um risco que corremos sempre nos usados e, sinceramente, estou disposto a correr esse mesmo risco
 
ora bem, um update...

relativamente à opção 3, o dono diz que a máquina nunca caiu e que o eyecup caiu durante um trabalho e que a parte de cima do seletor de modo também saiu e que não sofreu nenhuma queda. acho estranho ter simplesmente saído, mas ok. contudo ele diz que não baixa dos 350€

relativamente à opção 2, o dono da 6D com menos de 40mil disparos disse-me que que o eyecup da máquina precisa de ser substituído (coisa que é irrelevante visto que na amazon se arranja isso por menos de 10€ e disse também que o dial frontal (ver imagem) não funciona. as setas funcionam e o botão set também, apenas a roda é que não.

como é algo que não tenho na minha 750D penso que também não é por isso que vou pôr esta camara de parte. vou tentar negociar e ver o que é que isto vai dar.
 
O que está assinalado nessa imagem é o dial traseiro.
Eu não abriria mão dele, é importante. Aliás, não estou a ver como é que ele regula a abertura sem ter que ligar o ecrã traseiro, dessa forma. Deve ter que aceder ao menu do INFO e usar as setas, presumo eu.

Quanto ao eyecup, se tivermos o hábito de pôr e tirar, ganha folga. Já tive que apanhar aquilo do chão no passado e, às vezes, com a câmara a tiracolo, ele saía-me do sítio. Não me surpreende.
 
O que está assinalado nessa imagem é o dial traseiro.
Eu não abriria mão dele, é importante. Aliás, não estou a ver como é que ele regula a abertura sem ter que ligar o ecrã traseiro, dessa forma. Deve ter que aceder ao menu do INFO e usar as setas, presumo eu.

eu na minha 750D ou vou ao menu de acesso rápido ou carrego no botão que diz AV (por cima do botão de acesso ao menu rápido) considero esta ação fácil e rápida.
O dono desta máquina está a vendê-la juntamente com uma 50mm 1.8 e com as baterias e o grip, pois a lente por vezes deixa de funcionar, mas desencaixando a lente e voltando a encaixar ela funciona normalmente.

O dono desta máquina até me mandou um vídeo a mostrar os problemas que referiu e como os contornar.
@m4ndr4ke Se quiseres e poderes ver o vídeo, fica aqui


Não acho que seja um deal breaker...
 
carrego no botão que diz AV (por cima do botão de acesso ao menu rápido) considero esta ação fácil e rápida.
Essa combinação é só nas câmaras que não têm um dial dedicado à abertura. Nas gamas acima (a partir da 760D) não existe tecla AV com a qual possas fazer isso, pois todas têm esse dial dedicado onde ajustas directamente com o polegar, sem precisar de mais teclas.
Ou seja, se nessa câmara o rear dial não funciona, a única forma que tens para alterar a abertura é ligando o ecrã traseiro no [Q] ou INFO e navegando com as setas até chegares à abertura.

Esse dial também é utilizado na navegação nos menus, existindo zonas onde os valores das definições são ajustados com ele (pelo menos na minha 6D2 é assim). Na minha ainda posso contornar uma limitação dessas com recurso ao ecrã táctil, mas a primeira 6D não tem.

EDIT: aquilo que ele faz no vídeo para mudar a abertura é usar a compensação de exposição. Não é um ajuste directo da abertura mas sim um workaround.
 
Última edição:
De qualquer das formas eu não considero que seja umum deal breaker, pois eu 95% (para não dizer mais) fotografo na abertura máxima da lente. Ainda mais na 50mm 1.8. Só quando faço paisagem mexo na abertura...
 
Okay... Acho que estou a perceber o que queres dizer... No entanto, se a compensação de exposição resolve o problema, pq é que não deveria de aproveitar este negócio?
 
Já te justificaram com toda a paciência porque acham que não deves aproveitar esse negócio. É uma câmera manca.

Se achas que para ti, as deficiências não são relevantes, então aproveita.

Porque tens que ter aprovação de alguém para avançar?
 
Boa tarde pessoal,

Desculpem estar aqui novamente a incomodar.

Tenho andado a acompanhar o mercado dos usados e encontrei aquilo que me parece ser um negócio interessante, mas queria saber a vossa opinião antes de efetivamente avançar.

o negócio envolve a Canon 6D1 (cerca de 80 mil disparos) + 4 baterias, todos de marca branca + 2 carregadores (1 da canon e outro de marca branca) + grip da Neewer e diz ainda que oferece uma canon 50mm 1.8 STM apesar de eu lhe dizer que não quero a lente por já ter uma ( LOL ). o vendedor diz que não vende por menos de 420€ o conjunto, sendo que não vende sem incluir a lente.

qual a vossa opinião?

Obrigado e desculpem mais uma vez estar a incomodar
 
Última edição:
pelo que vi pelas fotos, a máquina apenas tem as normais marcas de uso do dia a dia. leves marcas no ecrã, sendo que no resto do corpo da máquina não encontro nada a apontar.
ele disse-me que o sensor tem alguma sujidade, mandou-me uma foto e tem lá realmente qualquer coisita, mas nas fotos não se nota nada, inclusivamente tirou foto numa parede branca e eu não notei nada na foto.
 
Back
Topo