Full URL Masking

ngm

Power Member
Olá,

Eu tenho algum espaço em servidor que o meu ISP me "oferece": qqcoisa.planetaclix.pt. Na raíz do meu espaço tenho a pasta folder a qual contém o ficheiro ficheiro.html.

qqcoisa.planetaclix.pt/folder/ficheiro.html

Entretanto estou a planear lançar um site e já registei o domínio pretendido (qqcoisa.com) através do godaddy.com.

O godaddy.com permite URL masking e já configurei o domínio para apontar para qqcoisa.planetaclix.pt.

Assim, sempre que introduzo www.qqcoisa.com no browser vou para a página qqcoisa.planetaclix.pt e o meu domínio permanece na barra de address do browser.

O problema começa quando navego no site... em vez de aparecer www.qqcoisa.com/folder/ficheiro.html mantém-se sempre a máscara original: www.qqcoisa.com .

Espero que tenham percebido o meu problema. Alguém me consegue dar uma ajuda?

Muito obrigado.
 
Aparicio disse:
Tens que por no target do link, para abrir na mesma frame, julgo que é _self se não me engano.

Viva Aparício, obrigado pela tua resposta.

Mas não percebi muito bem a tua explicação. Estás a dizer-me que em todas as hiperligações do meu site terei que colocar <a ... target="_self" />?

Vou experimentar... já volto! ;)
 
Pera ai, percebi mal, o que eu disse faz exactamente a mesma coisa que tens, se usar uma frame.

Não sei se isso dá para fazer.
Quando vais para o dominio, deve abrir a página com o conteudo numa frame, certo?
 
Já experimentei e não dá! :(

Sim, quando eu coloco o domínio na address bar, entra no site através de uma frama. Se eventualmente pedires para ver a source, o ficheiro não corresponde à source original mas a uma frame.

O que eu queria que aparecesse era tipo aqui o fórum da techzone:

http://www.techzonept.com/newreply.php?do(...)

Tens o domínio e estás a aceder ao ficheiro newreply.php. No meu caso aparece sempre:

www.dominio.com mesmo que estejas a aceder a um ficheiro que não o index.html

//eu até percebo que o que peço não seja possível mas, tenho lido alguns users que afirmam que o ideal é ter o domínio registado numa empresa e o alojamento noutra. Se assim for, os seus sites têm sempre o mesmo problema que eu estou a ter: nunca mostra o PATH total do URL!
 
Se é assim é impossivel.
Porque a página onde os utilizadores estão é sempre a mesma, só muda o url da frame.

Mas para que queres que aparece o url todo?
Até não é bom que fique assim, só o dominio?
 
Não aparicio... isso assim não tem lógica nenhuma.

Imagina que o meu site era uma galeria fotográfica.

Eu dizia-te: "Olha Aparicio, dá uma vista de olhos no meu site. O URL é www.fotosfixes.com."

Tu ias visitar o meu site e encontravas lá uma foto de uma gaja boa boa boa e queiras mostrar ao teu irmão mais velho que era uma pessoa muito ocupada.

É muito mais fácil dizeres ao teu irmão: "olha, visita este url: www.fotosfixes.com/galeria/gajaboa.html" do que dizeres: "olha visita este site: www.fotosfixes.com e procura lá no meio uma gaja boa, olhos verdes, boa tranca, boa prateleira!"

Percebes? ;)
 
Quem é que não percebe essa explicação. :)

Pois mas para isso não se pode usar frames.
É a desvantagem de se ter um dominio à parte do hosting.
 
Eu estive a pesquisar e cheguei à seguinte explicação:

htlmforum.com disse:
How it usually works…
• Get a hosting account setup for the name.com domain.
• Put your website files in the space given to you by the host.
• You then go into your domain registration controls and change the nameserver settings to point to the nameservers of your host company.
Once the new nameserver details propogate (can take up to 72hrs), anyone typing in name.com will be taken to the files stored in your hosting space.
• If you have applications that current refer to your provider/com/user/name location, you need to rewrite them to point to the relevant files at name.com.
Rather than spread certain functions across two different domains (name.com and provider.com/user/name/), get all the files you need to run the website stored and referenced within the name.com website/hosting space.
I hope that helps get you on the right track.
-
Alternatively, if everything works, but it's just that the provider.com/… url is showing in the address bar, then look at using the 'url masking' offered by your domain registrar.
This is a quick, but amateurish way to have the 'good' domain name appear in the address bar when the user is actually viewing files stored at provider.com/user/… web space.
It does this by displaying the pages from provider.com/… within a frameset stored on the name.com domain account.
If you can afford to get a proper hosting account, it is better and more professional to do so. Hosting is extremely cheap now, so it's something you should really consider.
Frames come with a certain amount of problems for users, which is just another reason why you should avoid using url masking and go for a proper hosting setup.

Aparentemente, quando se paga por hosting, é-nos atribuido um nameserver, o qual deveremos configurar na nossa gestão do domínio.

Alguém me poderia explicar melhor este processo? qqcoisa.planetaclix.pt é um nameserver?
 
Pelo que percebi do post original do htmlforum.com, é o que disse antes, é muito melhor pagares um hosting que já venha com o dominio.


If you can afford to get a proper hosting account, it is better and more professional to do so. Hosting is extremely cheap now, so it's something you should really consider.
Frames come with a certain amount of problems for users, which is just another reason why you should avoid using url masking and go for a proper hosting setup.
As frames só trazem problemas, como esse de não se poder ir direcamente para um página em especial devido ao url masking.
 
Sim... mas se um colocar o meu URL do Clix: qqcoisa.planetaclix.pt como nameserver no painel de configurações do godaddy.com será que resulta?

Também já li que os nameservers vinham na forma: servername.host.com!

Experimento?
 
Nameserver

Boas,

Quanto à tua dúvida sobre os name server, esquece isso, um name server não é mais que um gestor de DNS (trocando por miudos).

Imagina que por exemplo usas um gestor de DNS tipo dnsmadeeasy, que basicamente premite configurares/gerires todos os teus dominios.

Ao comprares um xpto.com no godaddy, e o quiseres gerir no dnsmadeeasy, apostas esse dominio no godaddy para outro "name server", neste caso o da dnsmadeeasy, e passas a gerir o dominio dai.

Espero ter sido explicito.
Cumps,

Voltaire
 
A forma mais fácil de fazeres o que pretendes é comprares uma conta de alojamento. São tão baratas hoje em dia que não justifica estares com todo esse trabalho só para usares o espaço que o clix te dá. Além disso podes um dia querer mudar de ISP e ficas agarrado. Se comprares uma conta de alojamento não estás dependente do ISP. Desde 10 ou 15 Euros podes comprar um alojamento sem publicidade.
 
Mas continuo sem perceber certas questões:

Como funcionam os nameservers?

Quando compramos alojamento, é-nos atribuído um nameserver na forma: ns.host.com, certo? Esse ns varia de user para user? Tipo, imaginando que eu adquiro um alojamento na AMEN (nhec), caso não tenha domínio, para aceder ao conteúdo que colocar no AMEN deverei escrever no browser: o_ns_q_m_derem.amen.pt?

E imaginando que eu tinha um servidor? Que não necessitava de alojamento? Não poderia ter todo o URL PATH no browser?

Sei que alguns users aqui do fórum têm grandes sites publicados na internet. Será que me poderiam indicar "passo por passo" como configuraram o domínio?

Obrigado.
 
Nada mais simples: Quando comprares a conta de alojamento, o fornecedor indica-te os nameservers (ex: NS1.SERVIDOR.COM e NS2.SERVIDOR.COM). Depois vais à tua conta no Godaddy.com, seleccionas o teu domínio e tens lá uma opção que é "set nameservers". Nos DNS primário e secundário escreves os 2 DNS fornecidos pelo fornecedor de alojamento. A propagação dos DNS no Godaddy é quase imediata, por isso logo que tenhas o os ficheiros no alojamento, começa a bombar. :)
 
Última edição:
Quanto ao problema que é apontado inicialmente, é possível. Eu tenho um domínio .INFO na Amen e apontei-o para um alojamento grátis que tenho noutro sítio. O que eu fiz foi apontar o domínio para o endereço IP correspondente ao meu alojamento. Duvido MUITO que a Clix forneça os IPs do seu alojamento...

Aliás, Clix é para pôr meia-dúzia de páginas para mostrar aos amigos 3 vezes ao ano, não para alojar um site "com domínio". O Lagaffe tem toda a razão: compra um alojamento, eles hoje em dia são baratos. E não precisas obrigatoriamente de ter o alojamento e o domínio juntos para fazer aquilo que queres (como aqui foi dito).
 
Eu estou plenamente de acordo convosco... um "verdadeiro" site requer alojamento minimamente profissional com todas as funcionalidades que daí advéem.

Na verdade, eu não me expliquei bem no meu post inicial... o site que pretendo alojar ainda está em fase de "verde" desenvolvimento!! Por exemplo, o site irá ter scripts de PHP e bases de dados mySQL e o CLIX não suporta tão pouco PHP (quanto mais bases de dados). :)

Logo que tenha este site minimamente visualizavel, planeio subscrever um plano de hosting profissional com todas as funcionalidades e garantias.

No entanto, também é verdade que sou webmaster de um site de uma associação juvenil com sede numa faculdade de engenharia portuguesa. Instituição que nos fornece alojamento gratuito nos seus servidores.

Ora, há tempos registei um domínio para essa associação e não estou a conseguir mostrar o full PATH (URL) no browser.

O nosso espaço está num servidor LINUX e o URL que nos foi disponibilizado está na forma:
server_name.faculdade.pt/~associacao

Com este URL não vou a lado nenhum, pois não? Mas a faculdade disponibiliza o endereço DNS na forma de um IP address.
 
Deve ser complicado fazeres o que queres só com um IP. Para os domínios .pt, basta um IP, mas para os .com, os registrars obrigam a ter 2 registos de DNS, por isso deves precisar de 2 IPs. Nunca tentei enganar o Godaddy, mas se quiseres, podes tentar a ver se ele te deixa. Se souberes o IP (2 seria o ideal) podes tentar criar os teus próprios registos de dns

(Painel de gestão Godaddy)
1º - Clicar no domínio
2º - Clicar (no menu da direita) no sinal '+' que antecede 'Domain Host Summary'
3º - Clicar em 'Click here to see details or to modify.'
4º - Escrever ns1.dominioregistado.com e ns2.dominioregistado.com com os IPs dos nameservers, que neste caso seriam os IP's que te fornecem (tendo só um é complicado,mas podes ver se ele aceita o mesmo IP address para os 2 dns records - provavelmente não)
5º - Com os nameservers criados basta depois coloca-los como NameServers no domínio.
 
Back
Topo