1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Função SMART nos HDD

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Benjamin Breeg, 2 de Março de 2008. (Respostas: 45; Visualizações: 5495)

?

Usas a função S.M.A.R.T. nos discos rigidos?

Poll closed 7 de Março de 2008.
  1. Sim

47 vote(s)
    82,5%
  2. Não

10 vote(s)
    17,5%
  1. Benjamin Breeg

Benjamin Breeg Power Member

Boas,

A função S.M.A.R.T. nos discos rígidos diminui a velocidade dos mesmos?
    Qual o melhor programa para monitorizar os discos

2. José Alberto

José Alberto Power Member

Outra questão, em sistemas RAID0 convém ter esta opção ligada?

3. Sway

Sway To fold or to FOLD?

na minha board o SMART nao funciona com raid. nao sei se é geral mas suspeito q sim.

4. José Alberto

No BIOS tenho desde ontem a opção SMART em Enabled.

5. Jonybat

Jonybat Folding Member

Isso não faz sentido nenhum...porque é que deveria abrandar a velocidade?
    O S.M.A.R.T ou Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology, são nada mais que um conjunto de informações guardadas no disco sobre o funcionamento do mesmo...coisas como a quantidade de falhas de leitura/escrita, o número de horas de funcionamento, o número de vezes que foi ligado, etc...

Sobre os programas...não precisa de ser nenhum em especial, basta que tenha a capacidade de ler esses dados do disco...até o Everest verifica isso ;)

S.M.A.R.T. in Wiki

6. José Alberto

Acabei de desligar essa opção. O arranque do Vista ficou extremamente lento! será por ter RAID0?

7. Jonybat

Jonybat Folding Member

Deverá é ser porque a maior parte dos sistemas operativos recentes já traz suporte nativo para o S.M.A.R.T...e inclusive, fazem verificação...

Logo, o Vista deve-se estar a armar em esquisito porque a opção está desligada e ele deve estar a tentar arrancar o dito programa de verificação

Mas como já disse acima, não vais perder nada por ter essa opção ligada...só ganhas...em avisos prévios ;)

8. oscarolim

oscarolim Power Member

Yap, vale a pena ter ligada. Já me avisou com antecedência que um disco estava quase a falhar. Se tivesse desligado teria perdido a informação lá contida.

9. José Alberto

Se é pelos avisos, o Intel Storage Manager não será suficiente (no meu caso)?

10. Jonybat

Jonybat Folding Member

Estás te a referir ao Matrix?...Tens RAID por software?

De qualquer maneira...se a opção tiver desligada na bios nenhum programa tem acesso a ela...não podendo assim avisar de alguma falhar relacionada com um daqueles parâmetros...agora pode detectar outras coisas, mas só se for relacionado com o RAID.

11. Alex_extreme

Alex_extreme I'm cool cuz I Fold

Sim, tenho sempre o SMART activo.

Já agora para aproveitar o topic. Eu costumava ter um programa para monitorizar os HDD's mas não me lembro do nome. Acho que era HDD life. alguem conhece um bom programa para monitorizar os HDD's? Free ou payed.

12. José Alberto

Não. O RAID foi criado antes de instalar o Windows, mas tenho essa ferramenta instalada e ela mostra o estado do RAID:

[​IMG]´

Já me aconteceu ter problemas e ser avisado por ela.

13. Jonybat

Jonybat Folding Member

Pronto...até pode ser que ele consiga detectar algumas falhas/problemas...mas não é a partir do S.M.A.R.T., se este estiver desactivado na BIOS...

• smartmontools — open-source para Windows, Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris, Darwin e OS/2
    • DiskView — shareware para Windows. Integra-se comWindows Explorer
    • DriveSitter — shareware para Windows
    • HDDlife — shareware para Windows
    • DiskCheckup — uso pessoal gratuito para Windows.
    • SMART Disk Monitor — shareware para Windows, Linux, Mac OS X, e a maioria das variantes UNIX
    • ActiveSMART — shareware para Windows
    • HDD Health — freeware para Windows
    • SpeedFan — freeware para Windows, permite controlar a freqüência de rotação dos ventiladores do computador.
    • HD Tune — freeware para Windows
    in Wiki

O melhor penso que seja mesmo o HDDLife...mas como disse anteriormente...isso é igual em todos, o que muda é só a maneira de apresentar os dados...nenhum programa vai mostrar mais informação do que o disco tem.;)

14. lfernandes

lfernandes Power Member

eu tenho-o activado tanto no desktop como no portatil e até agora nunca notei nada

15. José Alberto

Isto é um bocado off-topic mas descarreguei o HDD Tune e tive estes resultados:

[​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]

Como interpretar a 1ª imagem? os discos estão bons?

16. Jonybat

Jonybat Folding Member

O separador Healt é onde era suposto aparecerem os valores do SMART...mas como está desactivado não aparece...normal

Agora o benchmark é que está com um valor um bocado estranho...os teus discos (supostamente iguais ao meu) em RAID 0 era suposto terem um resultado para perto do dobro da taxa de transferência...mas o mesmo não se verifica...

O que se passa é que em relação a transferências estão tal e qual como se não estivessem em RAID 0...e o burst está estupidamente mais baixo

Eu não sei o que se passa aí, mas também não entendo muito do assunto (RAID's)...mas acho que tu estás mesmo a fazer RAID por software:confused::confused::confused:

Cumps ;)

17. José Alberto

O meu RAID foi criado num menú igual a este (a imagem não é minha):

O que posso fazer?

Vou ligar o SMART no BIOS para ver a saúde dos discos.

Mesmo com o SMART ligado no BIOS não aparece nenhuma informação no separador Health.

Começo a ficar um bocado preocupado.

*a tal ferramenta que tenho instalada.

Última edição pelo moderador: 5 de Março de 2008
  18. Jonybat

Jonybat Folding Member

Pronto...eu não tinha reparado, mas agora acabei por perceber...e tinhas razão, se o S.M.A.R.T. estiver activado e se tiveres um RAID, ele não vai mostrar os dados...mas vai continuar a funcionar ;)

Agora sobre o RAID...alguém que te explique, mas eu acho que esses resultados não são normais :confused:

19. rav3n

rav3n Power Member

os meu seagate 160GB sata 1 estão assim

no separador health tb nao aparece nada do raid
    só tem info relativa ao outro disco, seagate 120 GB IDE

20. Jonybat

Jonybat Folding Member

Pois...não percebo...fui ao HD Tune para confirmar e os resultados foram semelhantes...semelhantes como quem diz, porque o HD Tune sempre foi mais esquisito (podem chamar exigente):

Mesmo com esses "picos anormais" tenho melhor resultado que os RAID's...:confused::confused::confused:

EDIT: FS2004 pôe mas é aqui uma print do resultado do HD Tach...visto que este programa cada vez me inspira menos fiabilidade...prova (efectuado 5 minutos depois do anterior...com os mesmos programas a correr, mas nada que puxe pelo CPU ou HD) :(

Última edição: 4 de Março de 2008

Partilhar esta Página