1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Funcionamento com Macintosh

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por SimpleFriend, 7 de Março de 2004. (Respostas: 6; Visualizações: 2021)

  1. SimpleFriend

    SimpleFriend Power Member

    Boas pessoal

    A mha namorada tem um Macintosh, e como toda a gente sabe akilo n lê ficheiros .exe. Sei q há um programa q permite que o sistema funcione com os ficheiros .exe.

    Gostaria de saber qual o nome desse programa, e já agora algumas dicas de kem percebe de Mac's, pq eu pesco pouco dakilo.

    Já me disseram q há um programa que até permite instalar lá o Windows, n o vou fazer, acho q seria uma afronta, mas... n deixa de ser uma hipótese, um bocado drástica é certo, passar de um sistema tão estável como o Mac, para o Windows, fikei fascinado com a estabilidade do SO.

    Já agora, se um dia for preciso como formato akilo? Tem linha de comandos? Para instalar um novo SO é tipo Windows? Ou basta fazer um upgrade e tudo funciona bem?

    Onde fica o Adicionar/Remover Programas?

    Ficam algumas perguntas, principalmente para os expert utilizadores de Mac.

    Obrigado a todos pela ajuda

    Cumps
     
  2. SimpleFriend

    SimpleFriend Power Member

    Virtual PC for Mac, n sei se é este mas acho q sim. Alguém tem conhecimentos de Macintosh?

    Aguardo pela vossa preciosa ajuda!
     
  3. Savage

    Savage Power Member

    Boas, sim o programa que procuras é o virtual pc for mac, e tens mesmo que lá instalar o windows se quiseres correr .exe (embora o ideal seja procurares uma versão igual, ou um programa idêntico em versão nativa Mac).
    Para adicionar/remover programas:
    Se o programa tiver um instalador, basta dares dois clicks para o instalares (e seguires as restantes instruções), se não tiver(que é a grande maioria) basta arrastares a pasta para a localização desejada.É que no Mac não há registos nem dll's nem tretas semelhantes. Como tal, regra geral, para instalares um programa basta copiares a pasta para o disco, e para desinstalares um programa basta deitares a pasta respectiva para o lixo!(por exemplo, se eu tiver um programa instalado no meu Mac que tu queiras basta copiar a respectiva pasta para um Cd/dvd/pen drive/zip/whatever, que quando o passares para o teu ele fica a funcionar impecável.)
    Quanto ás restantes perguntas, só de posso responder se especificares qual o SO que utilizas, é que o processo de formatação/instalação do SO varia bastante do MacOS 9.x para o MacOS 10.x.
    Qualquer dúvida que tenhas sobre Mac's posta aqui ou manda PM.
    Boa sorte!:)
     
  4. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Falou e disse :D
    Eu n diria melhor ...

    Já agora, o normal, é ter os programas todos na pasta aplications, que é onde estão os acessórios do macOS.

    Abraço
     
  5. SimpleFriend

    SimpleFriend Power Member

    Ela tem o MacOS 9.x, já agora, quais as principais diferenças do 9.x para o 10.x? Posso fazer o upgrade?

    Já alguma vez experimentaste o Virtual PC for Mac? N fica lento?

    Vou postando as mhas dúvidas à medida q surjam.

    Muito obrigado ;)
     
  6. Savage

    Savage Power Member

    Há inúmeras diferenças do 9.x para o 10.x... O 10 é muito mais estável, e "amigável", e é baseado no OpenBSD. É um sistema completamente diferente do MacOS 9... Podes ver melhor as diferenças no site da Apple.Mas aviso-te que em certos sistemas arrasta-se um bocado.
    Não só podes fazer o upgrade, como também podes instalá-lo no mesmo disco e alternar entre ambos.

    Em relação ao sistema é muito simples:
    Se não quiseres formatar, e apenas quiseres reinstalar o sistema sem perder informações,(admitindo que tens todos os cd's que vêm de origem com o computador), usas o Cd System Restore. Só tens que reiniciar o computador apartir do cd (inseres o cd, reinicias o sistema e carregas na tecla C enquanto o sistema arranca).
    Depois convém salvaguardar(só pelo sim pelo não) a pasta Extensions e a pasta Fonts que estão na System Folder, deitar fora a System Folder e copiar por arrasto a pasta que está no cd System Restore.
    Se por acaso quiseres formatar o disco, fazes o boot pelo cd Install OS, selecionas o disco e escolhes Special -> Erase Disk, depois é só instalar o cd do sistema (têm um instalador, e é só seguir as instruções).
    Se quiseres particionar o disco, arrancas do cd Install OS e dentro do cd, tens um utilitário para particionares o disco dentro da pasta Applications -> Utilities -> Drive Setup.

    Quanto ao VPC, só o instalei uma vez por curiosidade, numa altura em que a versão mais avançada do Windows era o 98se, nunca o utilizei muito a sério, por isso não sei bem. Suponho que seja um bocado lento, mas isso também depende da máquina.
    Bao sorte.
    :)
     
  7. kidloco

    kidloco Power Member

    Isso nao funciona em todos os casos. Há programas que instalam coisas na library...o quicktime/imovie/etc por ex. É certo que a maioria dos programas funcionam como dizes, mas como disse, há excepções. No maximo o que acontece será o programa não abrir (mto raro)...na maioria dos casos, o programa simplesmente cria de novo o que estava na library (preferencias e afins)...mas se o programa tiver plugins ou coisas do genero já pode nao funcionar como deve de ser ou ficar incompleto.

    ps: o iDVD por ex nao conseguimos passar pra um G5 que aqui esta por causa de conflitos da library...ou mesmo o FinalCut...anyway, o G5 em causa já tá todo "mamado" com users e permissões.
     
    Última edição: 21 de Fevereiro de 2005

Partilhar esta Página