1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvidas Funções da caixa ATI (ited2)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por sonic r3, 29 de Setembro de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 4016)

1. Boas pessoal, estou a construir uma moradia e está a chegar a altura de fazer marcações para colocar todos os cabos (electricidade, telefone, dados, etc...)

Tenho o projecto ited 2, que obriga a ter a caixa ATI e CATI (caixa de apoio).

Agora as minhas duvidas são as seguintes:

A caixa ATI serve para fazer a distribuição do sinal de tv, telefone, dados e internet pela casa certo?

A caixa ATI serve para mais alguma coisa?

Para fazer a distribuição da net vou ter de colocar um router (por exemplo na caixa de apoio CATI), ligar a um switch e do switch fazer a distribuição através dos cabos que vem dar à caixa ati?

Se não quiser net em alguma divisão e quiser só telefone é só deixar esse mesmo cabo ligado na caixa ati a parte do telefone?

Posso por exemplo ligar o router ao meu desktop e ao switch e a partir daí fazer uma rede domestica? Ou à outra maneira mais simples?

Dicas e sugestões são bem-vindas, mesmo em termo de outros cabos e afins que deva ou possa colocar em casa e que talvez um dia mais tarde venham a fazer falta.

São algumas (muitas) duvidas que surgem, se estiver aí alguma ideia completamente estúpida desculpem.

Desde já agradeço as vossas respostas.

Abr.

2. ricponte

ricponte Power Member

Sim

Sim, podera passar por ai tambem, o video-porteiro, CCTV... Dá uma vista de olhos ao manual ITED2 que se encontra no site da anacom, é so descarregar

Sim, tem de colocar um router pode ser na CATI ou no ATI, se o ATI possuir espaço para 2 equipamento activos não necessitas de CATI, deves consultar as especificações do fabricante para ver se o ATI tem espaço para isso ou não.

Sim, existem muitos modelos, desde selecção por pachcord ou por switch, penso que a Teka ou a JSL tem um modelo de ATI´s que cada saida para tomada tem um pequeno switch aonde podes selecionar a opcção que queres.

Não entendi a tua pergunta

Boas, se quiseres que dê uma olhadela ao projecto, tas a vontade.

3. varejo

varejo Power Member

Boas, o projecto ITED tem de ser seguido pelo instalador, se quiserem fazer alterações podem fazer mas têm de avisar o projectista para fazer o aditamento ao projecto inicial.

A ANACOM anda em força nas auditorias... convém tudo bater certo, para não serem entalados!

4. Obrigado pelo esclarecimento "ricponte", em relação à pergunta que não entendeste, basicamente eu quero saber se posso ter um pc central, de onde consiga aceder a outros computadores que estejam ligados a net.

Segue também o projecto ited, já vou trocar a zap de sitio, vai ficar onde esta escrito a lápis, pois ai é que vou colocar a tv e os outros aparelhos, em relação ao ati penso que esta num bom sitio, fica central e como estou a pensar em colocar la o router, penso que seja a melhor opção.

https://dl.dropbox.com/u/6771810/Planta ited2.jpg

Em relação as alterações é como dizes, posso e vou fazer umas quantas alterações, depois de estar tudo certo, vem o projectista fazer um projecto de alterações que depois segue para aprovação.

5. varejo

varejo Power Member

Boas, isso já não tem a ver com ITED, mas sim com gestão de rede.
    Mesmo sem saber o que pretendes ao certo, desde que bem configurado funciona!

6. ricponte

ricponte Power Member

Boas, como o varejo respondeu, é uma questão de gestão de redes, mas se tiver bem configurada não havera problema.
    A nivel de desenho penso que esteja tudo bem. O diametros estão correctos... deverás então comunicar a alteração da localização ou o instalador, para que não haja inconformidades, não deverá haver stress pois a distancia ao ATI mantem-se.

Alguns conselhos, eu pessoalmente não gosto das tomadas mistas, não sei se o varejo partilha da mesma opinião. Se cada espelho tiver uma caixa I1, no futuro poderás acrescentar, sei la uma fibra ou mais um cabo, se a tomada for mista partilha a I1 e a nivel de instalação tornasse mais dificil.
    O mesmo recomendo para a ZAP, no minimo 3 tubos de 25 cada um a ir a cada um das 3 caixas I1 (eu pessoalmente gosto de 4 I1) 2 caixas I1 para cada tomada TV, 1 caixa I1 para 1 tomada dupla de Tele, e 1 caixa I1 para um dupla de fibra. A efapel tem um espelho unico que consegues fazer a ZAP com 2 caixas I1, fica mais condensado mas dificulta muito a instalação.
    A nivel da fibra, fala com o instalador, as fibras pre-conectorizadas de fabrica ficam muito mais baratas dos que faze-las no local.
    Não esquecer o descarregador de sobretensões nas antenas... muitas vezes esquecem-se porque são caros e dá trabalho pois tem de existir uma rede terra das ITED (feita pelo electricista).
    Um abraço.

7. Ok, obrigada pelo esclarecimento, vou ter essas dicas em atenção ricponte, são pequenos pormenores que fazem a difrença.
    Abraço.

8. varejo

varejo Power Member

Boas, não gosto de tomadas "mistas", mas o projecto refere tomadas mistas, não no sentido de na mesma tomada ter coaxial e par-de-cobre, mas partilhar o mesmo espelho, ou seja 1 tomada par-de-cobre + 1 tomada coaxial em 2 caixas I1, mas com espelho duplo.

No projecto as "TM" tem o dobro do tamanho das "P" ou "C"!

9. ricponte

ricponte Power Member

Boas, o varejo tem razão, não tinha reparado nesse pormenor. Como não vi a simbologia parti do principio que seria espelho com as 2 tecnologias. Sendo assim é um espelho duplo com duas I1, portanto está porreiro, com alguma facilidade no futuro podes colocar mais um cabo, se necessario.
    Um abraço e boa obra.
    P.S. Não te esqueças de pedir varios orçamentos e com material detalhado de preferencia.

10. Ok, obrigado pelo esclarecimento, já estou a tratar dos orçamentos.
    Grande abraço.

11. [_Rafeiro_]

[_Rafeiro_] Power Member

Vamos lá desenterrar isto.

Instalaram-me meio ADSL em casa mas com o router dentro do cat1 mas não tenho wireless em toda a casa. Como tal quero tirar o router e colocar na sala onde tenho 2 saidas (para ligar telefone e ligar o router ao quadro novamente e fazer distribuição por todas as ligações da casa). Mas preciso de ajuda para as ligações.
    O meu quadro e quiterios RC PC 8 v3.2.

Obrigado

12. ricponte

ricponte Power Member

Se poderes coloca ai um desenho da instalaçao e uma foto do painel para ser mais facil a ajuda

Partilhar esta Página