Problema Fungos na Lente

A sílica compra-se em pacotes aí de 1 KG
Arranjas no ebay umas caixinhas de plástico com sílica vindas da China por uns 2 ou 3€, que têm aí umas 20 ou 30 gramas. Essa quantidade já serve para várias utilizações na caixa. Antes desta caixa, tive outra de 4 litros e tal, e bastava-me o equivalente a uma colher de chá para ter o nível de humidade no ponto.

Pode-se deixar uma lente sempre na máquina?
O ideal é armazenar tudo sem tampas, e o corpo sem objectiva, de forma a que o corpo também possa apanhar luz na sua dimensão real, em vez de apanhar luz sujeita à graduação da lente.

será necessário "apanhar sol" todos os dias?
Não, de todo. Simplesmente acabas por poupar trabalho se tiveres um sítio fixo para a caixa, onde ela possa ter um bocadinho (só um bocadinho) de luz solar regularmente.

oh @m4ndr4ke tu meteste filtros na caixa?!
Tenho os filtros todos na caixa, sim. Eles também podem ganhar fungos. Nos filtros é perfeitamente exequível a limpeza, se eles os ganharem, mas se eu evitar que eles ganhem, evito ter que limpar depois :P
 
Arranjas no ebay umas caixinhas de plástico com sílica vindas da China por uns 2 ou 3€, que têm aí umas 20 ou 30 gramas. Essa quantidade já serve para várias utilizações na caixa. Antes desta caixa, tive outra de 4 litros e tal, e bastava-me o equivalente a uma colher de chá para ter o nível de humidade no ponto.
Isso no Brasil demora a chegar, logo tem que comprar local e como disse até é barato se não fosse os portes (tentar encontrar em alguma loja)

O ideal é armazenar tudo sem tampas, e o corpo sem objectiva, de forma a que o corpo também possa apanhar luz na sua dimensão real, em vez de apanhar luz sujeita à graduação da lente.
deixa o corpo também sem tampa?

Não, de todo. Simplesmente acabas por poupar trabalho se tiveres um sítio fixo para a caixa, onde ela possa ter um bocadinho (só um bocadinho) de luz solar regularmente.
Sim, mas como disse não entra sol no meu quarto, apenas por cima da cama a tarde, logo um local inviável para por a caixa

Tenho os filtros todos na caixa, sim. Eles também podem ganhar fungos. Nos filtros é perfeitamente exequível a limpeza, se eles os ganharem, mas se eu evitar que eles ganhem, evito ter que limpar depois :P
yup, 3 filtros meus já tinham alguns fungos, precisamente por estarem muito tempo à sombra...
 
Isso no Brasil demora a chegar, logo tem que comprar local e como disse até é barato se não fosse os portes (tentar encontrar em alguma loja)
Mas alguma das outras plataformas é mais rápida? Como o *****, por exemplo? Qualquer coisa serve, é onde for mais barato :biglaugh:

Eu tenho uma caixinha assim (vê-se na foto, no lado direito):
71pj%2BvOQdiL._SX355_.jpg

Isto já tem sílica suficiente para várias utilizações. Só tenho precisado de renovar os grãos (secar no forno ou micro-ondas) duas a três vezes por ano.
Vou acumulando os grãos saturados à parte e, quando já não tiver mais por utilizar, junto-os todos e seco-os.


deixa o corpo também sem tampa?
Dentro da caixa, sim. Tudo sem tampas. O corpo também pode ganhar fungos e/ou manchas de humidade.
 
Mas alguma das outras plataformas é mais rápida? Como o *****, por exemplo? Qualquer coisa serve, é onde for mais barato :biglaugh:

Eu tenho uma caixinha assim (vê-se na foto, no lado direito):

Isto já tem sílica suficiente para várias utilizações. Só tenho precisado de renovar os grãos (secar no forno ou micro-ondas) duas a três vezes por ano.
Vou acumulando os grãos saturados à parte e, quando já não tiver mais por utilizar, junto-os todos e seco-os.

Tudo que vem da China demora 3-4 meses para chegar, independente da loja.

Tem o "mercado livre" mas em muitas vezes os portes ficam muito caros, mas vou ter que comprar daí mesmo...

Até vi numa "drogaria" um "cabide" que dá para tirar as pontas e também pode ir ao microondas, mas custa o equivalente a quase 20 €, mas se calhar é a solução mais rápida e prática e sempre posso depois usar no armário se arranjar outra coisa.

Dentro da caixa, sim. Tudo sem tampas. O corpo também pode ganhar fungos e/ou manchas de humidade.

Hum, o corpo também sem tampa? mas queria evitar deixar virado para cima para evitar poeira, que mesmo com caixa fechada sempre tem alguma. E de momento não consigo "por em pé".

ou posso deixar virado para baixo?

Bom, já arranjei a caixa e um higrómetro digital. Cortei a tampa para encaixar o dito cujo:

DL-tujMWkAAZWTN.jpg:large


Amanhã vou ver se arranjo a sílica. os intervalos ideais de humidade é tipo o que? min 30 e máximo 60?

Eu se calhar vou fazer outra desta mas para por hardware (discos, pens drivers, etc)
 
Última edição:
Amanhã vou ver se arranjo a sílica. os intervalos ideais de humidade é tipo o que? min 30 e máximo 60?
Sim, é por aí, com preferência para os valores mais baixos desse intervalo ;)

Está a ficar com bom aspecto. Certifica-te que a caixa está isolada (especialmente na zona onde fizeste o corte para meter o higrómetro).

Eu deixo o corpo sem tampa, mas na minha caixa ele cabe na vertical. É verdade que virado para cima, em teoria, está mais sujeito à entrada de poeiras, mas isso também vai sempre depender um pouco do quão bem isolada fica a caixa. No teu lugar eu, se calhar, também deixava tapado. Pelo menos algumas vezes.
 
Já coloquei a sílica e vou ter que arranjar outra caixa...

Não abaixa para menos de 65% e hoje até subiu para 69% dado que está a chover.

A volta do higrómetro passei silicone mas não fez diferença
 
Não consegui encontrar recipiente hermético em lugar algum, só aqueles cilíndricos para guardar arroz, macarrão, etc. Só cabe as lentes...

Comprei uma caixa normal. Vedação que não tem, nem consegui encontrar, até porque a caixa já é difícil de fechar sem vedação, imagine sem...

Mas terei que ver isso porque não abaixa de jeito nenhum alias até subiu para 71%, se calhar já saturou a sílica.

Vou deixar tudo no sol hoje a tarde e ver.
 
Eu tenho uma caixa hermética, para alimentos, comprada no supermercado, na zona dos acessórios para a cozinha e etc.
Levei a câmara comigo e fui experimentando as caixas até encontrar uma onde a câmara coubesse na vertical.
Não ficou cara, foi tipo 3 euros e tal da primeira vez, e quando troquei por outra maior foram 4 ou 5 euros.
 
Pois, foi uma destas que tentei procurar, mas não encontrei nem em hipermercado.

enfim, Brasil tem disso, pouca variedade e caro. Aquela caixa custou o equivalente a 4 €
 
No mercado livre, procurando bem, consegue-se encontrar quase de tudo...

Pesquisa Caixa Estojo Estanque Impermeável. Só não são transparentes.

Só não são transparentes. Se pesquisares por tapperwere, também encontras algumas coisas.
 
Eu por acaso nunca tive esses problemas de Fungos assim a nascer cá em casa. Já comprei uma objectiva com eles desmontei, limpei, testei e despachei por mais uns cobres nada de outro mundo, já tive problemas com a minha VR II de ter apanhado areias nas pistas do Zoom que aos 35mm ficava muito perra e simplesmente desmontei a objectiva completamente e limpei sem dramatizar ;) também tive um problema com uma 50mm AF-D 1.8 Esta bem mais simples que a 18-55 mas a mesma situação.... Já tive um problema que nimguém sabia a causa num AF 75-300 que ninguém sabia porque de repente deixava de focar no infinito apartir dos 135mm só sabiam que a Nikon cobrava 100€ há 4/5 anos para resolver a questão, a mesma situação, foi a minha primeira cobaia nestas andanças e a questão ficou resolvida e ironicamente é algo tão ridículo que nem sei como alguém perdia tempo em enviar para a assistência, tenho o material num estante na dala há vista de todos e de tudo e nada de especial nada de fungos. Agora claro de vez em quando longe a longe lá faço uma inspeção e vou vendo como andam as coisas. não têm porque ficar preocupados, têm objectivas com fungos não dramatizem com calma desmontem, marquem tudo sigam uma lógica, desinfetem todos os plásticos, todas as borrachas com álcool limpem os circuitos com um bom spray de placas electricas e contactos, e álcool no grupos ópticos para terem a certeza que aniquilam pequenos aglomerados por formar ainda e de seguida finalizem com um produto para elementos ópticos isto sempre ir limpando e montando tendo certeza que não deixam gorduras, marcas, pó etc na peças que estão a montar . Qualquer coisa disponham... :D
 
AleReauseo Pah, mas sabes que nem toda a gente tem as nossas mãos...

Eu faço reparações de equipamentos no dia-a-dia...e já vi (e continuo a ver) várias pessoas a começar a fazer estas coisas desde a sua primeira vez, e noto que o utilizador comum de facto não tem noção de como proceder. Boa parte da malta nem faz ideia de como são as coisas por dentro, pois nunca as viram nem na net.
É isso, é a precisão nas mãos, é a organização dos componentes (perder/não perder peças, trocar/não trocar peças, e ser-se metódico para organizar os componentes que se tira de forma a saber montar novamente), é o ser-se meio trapalhão ou não ser, é o saber quanta força aplicar ou quanta força é demais...Pah, vejo que as pessoas realmente não têm conhecimento.

Não acho que se deva fazer soar fácil...por causa disso é que alguns estragam dispositivos que se metem a tentar arranjar.
 
quanto tempo vcs deixam no microondas para regenerar a sílica?

Deixei uns 4 minutos agora e aquilo era só vapor a sair!!!
 
Como são 2 sacos brancos não consigo ver a cor dos grãos.

Mas estava bem saturado, depois de por lá dentro caiu de 72% para 32%!!!

Entretanto tirei de lá, já que esta humidade também já é ruim.

Por isso que uma caixa bem hermética era bom, porque bastava tirar e assim mantinha a humidade baixa (claro que ao abrir a caixa há alguma troca de ar, subiu logo para 37%).

entretanto, lembrei que tenho 2 placas de acrílico aqui sem uso, uma preta e uma transparente. Só arranjar para fazer as laterais e já deve dar para uma caixa bakana e mais protegida.
 
Última edição:
Tenho uma caixa transparente que a tampa até veda bastante bem, mas mesmo assim calafetei-a na tampa e ficou impecável. Mas coloquei 25 gramas de sílica lá dentro, a humidade estava a 65% na caixa. Passadas 3 horas está a 65%...

Sílica saturada? Mandei vir do ebay e supostamente deveria estar "nova"... Any thoughts? :( :(
 
Back
Topo