Problema Fungos na Lente

Depois de ler esta thread e com o investimento em material a aumentar, resolvi fazer a minha Dry Box. Estou apenas a aguardar a Silica e o Higrometro para meter na tampa que estao a caminho.

ZoVKZpp.jpg


EMT4Adr.jpg


VcNY59R.jpg


hZ719O0.jpg


vL0SE0E.jpg


vCPwnss.jpg
 
como vais manter isso selado? A minha maior dificuldade é arranjar um recipiente hermético. Arranjei um mas acho que a tampa fecha mal. A sílica ainda não chegou, por isso não sei até que ponto vou conseguir manter uma humidade decente.
 
Vi alguns tutoriais de malta que usava estas caixas do ikea. A própria descrição das caixas diz que são herméticas. Também tenho as minhas dúvidas, mas só vou descobrir qd receber a sílica e o higrometro.
 
Então depois dá um update da situação, que se funcionar eu passo lá também. A sílica vai meter nessa parte vazia por baixo do material fotográfico? O material cinzento também compraste no ikea?
 
como vais manter isso selado? A minha maior dificuldade é arranjar um recipiente hermético. Arranjei um mas acho que a tampa fecha mal. A sílica ainda não chegou, por isso não sei até que ponto vou conseguir manter uma humidade decente.


A silica tem que retirar mais humidade do que ela entra por fora, se a caixa nao for bem isolada. Nunca vais querer uma caixa 100% isolada, pois a humidade vai estar sempre a desçer até aos 0%. Com silica quanto basta e a caixa não tiver 100% isolada, consegues manter por exemplo 30% humidade com estabilidade. Mesmo que a caixa nao seja hermetica, o que importe é a quantidade de silica que metes na caixa, ou o quanto ela está seca, para conseguir vencer a humidade que entra por fora.
 
Então depois dá um update da situação, que se funcionar eu passo lá também. A sílica vai meter nessa parte vazia por baixo do material fotográfico? O material cinzento também compraste no ikea?

Descobri hoje que o ikea não tem fechos para estas caixas mais pequenas, tenho de ver se consigo adaptar os fechos das grandes. Quando tiver a sílica dou feedback.

Sim, a sílica irá ficar naquela caixa que está em baixo.

Aquele material cinzento é aquele piso de ginásio que vende na dechatlon e eu tenho aqui por casa umas sobras. É mto fácil de moldar com um x-ato e uma régua.
 
Nunca vais querer uma caixa 100% isolada, pois a humidade vai estar sempre a desçer até aos 0%
Não...o que importa é que regules a quantidade de sílica na caixa de forma a que a humidade fique no nível que pretendes.
A caixa só vai aos 0% se puseres sílica a mais. Aí, a sílica fica a absorver enquanto houver vapor de água no ar contido dentro do recipiente. Vai até não dar mais.

Se meteres menos sílica, os seus grãos irão absorver apenas até ficarem saturados, o que pode ser com 0% de humidade na caixa, ou com 30, ou mais, é o que for.

Vais mesmo querer é que a caixa seja 100% isolada, de forma a que o nível de humidade seja constante. Assim, passe uma semana ou passe meio ano, desde que a caixa não seja aberta, o nível de humidade mantém-se. Caso contrário, se não usares uma caixa 100% isolada, quando os grãos de sílica ficarem saturados passam a não estar a fazer nada lá dentro.
 
Última edição:
Não...o que importa é que regules a quantidade de sílica na caixa de forma a que a humidade fique no nível que pretendes.
A caixa só vai aos 0% se puseres sílica a mais. Aí, a sílica fica a absorver enquanto houver vapor de água no ar contido dentro do recipiente. Vai até não dar mais.

Se meteres menos sílica, os seus grãos irão absorver apenas até ficarem saturados, o que pode ser com 0% de humidade na caixa, ou com 30, ou mais, é o que for.

Vais mesmo querer é que a caixa seja 100% isolada, de forma a que o nível de humidade seja constante. Assim, passe uma semana ou passe meio ano, desde que a caixa não seja aberta, o nível de humidade mantém-se. Caso contrário, se não usares uma caixa 100% isolada, quando os grãos de sílica ficarem saturados passam a não estar a fazer nada lá dentro.

E sempre que abres a caixa, tens de secar a sílica? eu só seco a minha sílica de longe a longe(meses). A minha caixa não é 100% isolada, e mesmo assim vai abaixo dos 10%, dependendo se seco muito ou pouco a sílica. Mas se quiser ando entre os 30 e 40% durante semanas/meses e abro a caixa quantas vezes eu quiser, porque depois o ar que entra de fora, entra em equilíbrio com a sílica e mantém sempre a mesma percentagem, se nunca abrir a caixa demora mesmo muito até a sílica ficar saturada.
 
Eu acho que no meu caso, como vou abrir a caixa com alguma regularidade, não é assim muito relevante ser 100% hermética, só quero que ter a humidade mais ou menos controlada e acima de tudo, ter as lentes a apanhar luz, sem estarem a apanhar pó.

Entretanto descobro que fazendo algum "modding" aos fechos das caixas do ikea grandes, eles servem nas caixas pequenas. Talvez no próximo fim de semana me agarre à dremel.
 
Eu acho que no meu caso, como vou abrir a caixa com alguma regularidade, não é assim muito relevante ser 100% hermética, só quero que ter a humidade mais ou menos controlada e acima de tudo, ter as lentes a apanhar luz, sem estarem a apanhar pó.

Entretanto descobro que fazendo algum "modding" aos fechos das caixas do ikea grandes, eles servem nas caixas pequenas. Talvez no próximo fim de semana me agarre à dremel.

Isto, ser hermética é desnecessário. O que conta é a quantidade de sílica e seca-la bem para durar semanas/meses. Desde que a humidade esteja controlada é o que conta.
 
E sempre que abres a caixa, tens de secar a sílica?
Não...porque não tenho a sílica toda na caixa. Aliás, dentro da caixa tenho pouco mais de 10% da sílica que tenho.

Uma só daquelas caixinhas do eBay já dá para secar recipientes bem grandes.

Normalmente troco os grãos a cada meia dúzia de aberturas da caixa. Quando quero tirar/pôr alguma coisa da/na caixa, no espaço de tempo que ela está aberta, a humidade pouco sobe. Quando já está no ponto de não descer abaixo dos 50/50 e tal, troco aqueles grãos por mais uma dose de grãos secos.

mesmo assim vai abaixo dos 10%
Novamente...isso é porque tens sílica a mais na caixa. Se tens uma caixa de, vamos supor, 10 litros, e metes sílica capaz de secar uma caixa de 20 litros...vais bater nos 0% num instante.
Deves adequar a quantidade de sílica à caixa que usas.


Tenho secado os grãos à volta de 3x por ano. E como a caixa é mesmo hermética, posso deixá-la parada o ano inteiro, que não irá subir o nível de humidade.
 
Mesmo que meta a silica para me meter a caixa a 30%-40%, posso abrir varias vezes e só lhe seco de longe a longe. Neste momento tenho a caixa a 12% estáveis, se nunca abrir a caixa fica sempre nos 12% por semanas, mesmo não sendo hermética. Portanto isso do ser hermética ou não, penso que é demasiado perfeccionismo. Desde que a caixa esteja na humidade que eu quero tou me a marimbar para isso.
 
Pois, mas 12% já é demasiado baixo para o material. É aí que está o erro. Tanto a câmara como as objectivas têm lubrificantes e borrachas. Com níveis de humidade tão baixos estás a secá-los.

Não é à toa que se recomenda 30 a 60% de humidade, e não 0 a 60.
 
Eu sei disso, mas nunca tive probs com os plásticos e os lubrificantes, mas sei que o seguro era manter sempre entre os 30%/40% só que desmazelo-me.
 
Boas

update, consegui arranjar uma caixa praticamente hermética. Deixei lá a silica, abaixou para 52% e depois foi abaixando devagarinho até 45-48%! Aprovado! Espaço não tem muito, mas cabe o corpo e até 3/4 lentes, embora terá que ficar em pé, dado que é alta.

Hoje fiz mais uma regeneração de sílica, foi até ficar azul vivo em 90% dos grãos! tenho que ver se dá para manter sem ter um camião lá dentro... É que a humidade é tanta (74%) que ela começa logo a absorver mal sai do microondas...
 
Por aqui as coisas também têm funcionado bem. Fiz uma vez regeneração no micro. E também não consegui que ficassem todos azuis.
Normalmente consigo manter as coisas à volta dos 30% a 60% sem grandes dificuldades.
 
Sim, não dá para regenerar tudo, mas se for a maioria, óptimo.

Mas fez efeito, caiu para 30%! Está bom ou devo deixar subir um pouco mais? E os grãos ficaram quase todos rosa claro :D
 
Desenterando um pouco, como vão as vossas drybox?

Eu tenho que regenerar em média uma vez por mês, é muita humidade mesmo (Nunca cai abaixo de 65%).

Pior que tem outras coisas a levar com fungos, estes dias era uma ventoinha de 120 mm e hoje uns jogos PS3 que estou a vender também tem fungos na maioria deles... fonix.

Ter jogos em DVD/BR também tem que guarda-los em drybox :D
 
Back
Topo