Problema Fungos na Lente

Sim também acho que são um bocado puxados em termos de preço. Até era gajo para tentar comprar um frigorífico avariado e tentar fazer dele um armário destes. Mas acho que ainda ia gastar uns bons € em materiais, e ainda mais trabalho. Acho que ia ficar mais caro.

Quanto ao espaço. Também não tenho muito é verdade. Isso ainda é pesado?
 
Boas,
Quem daqui já se aventurou a desmontar lentes para remover / tentar remover fungos?
O que usaram?

Tinha um negócio em vista a um preço apelativo de uma Tamron que está com alguns fungos mas estou com receio de que o vidro já esteja "comido" por esses ordinários.

Boas chapas!
 
Boas,
Quem daqui já se aventurou a desmontar lentes para remover / tentar remover fungos?
O que usaram?

Tinha um negócio em vista a um preço apelativo de uma Tamron que está com alguns fungos mas estou com receio de que o vidro já esteja "comido" por esses ordinários.

Boas chapas!


Infelizmente duas das minhas lentes sofreram de "funguisse", já pensei em abrir a mais baratinha 50mm f.1/8 STM. Contudo para a 24-70 o que fiz foi contactar um especialista, compensa o dinheiro que das para limpeza de lente!



Ps. já alguem comprou esta Dry Cabinet (eBay item number: 263108691548)? vale a pena?
 
Obrigado pelo feedback @_Rufus
Eu entretanto vou aventurar-me a limpar uma lente que comprei no Ebay por uma pechincha, a ver como corre.
Já agora, podias partilhar os valores dessa limpeza e onde mandaste fazer? Envia por PM se não quiseres partilhar publicamente :)
 
Posso partilhar publicamente contudo não sei se é permitido @DanielSintrão, contactei o Sr. Joel Martires (especializado em Nikon) apesar de na altura usar Canon tenho a dizer que foi impecável o Sr., recomendo!

Vou enviar por PM o contacto
 
Bom eu comprei por um preço mais barato uma lente fungada 24-70 da canon queria saber qual o valor pra limpar os fungos e indicações de onde posso fazer isso!? Desde ja obrigado pessoal!
 
Desenterrando um pouco, vi este aparelho, que parece ser ser um desumificador eletrônico, mas que não precisa estar sempre ligado, ou seja, liga para "renovar"(?) e coloca na dry box, em vez da sílica. Não sei se ele tem sílica lá dentro e apenas seca automaticamente ou não.

É que eu preciso de soluções mais hardcore, já que os fungos até eletrônica e cabos estão fazendo a festa e se calhar vou ter que fazer um "giant dry box" para por a maquina fotográfica, lentes, eletronica, cabos...

DSLR-Camera-Lens-Dry-Box-Mouldproof-silk-Cleaning-Desiccant-Reusable-Electronic-Dehumidifier-Humidity-Moisture-Absorb-Box.jpg_q50.jpg
 
Ainda bem que o fizeste. Também preciso de renovar a minha dry box. Primeiro está pequena para o material que tenho. Segundo não me tenho dado nada bem com a sílica. Quando a seco acaba por se partir toda em bocados pequeninos e isso lixa-me a cena.

Tenho pensado em algumas alternativas, mas nenhuma me pareceu a ideal. Esse aparelho até pode ser que funcione. Isso parece ter sílica dentro, presumo que ao ligar à energia ele aqueça a sílica e faça evaporar a agua.

Basicamente o mesmo sistema que uso, mas feito de forma que funcione melhor (?).
 
Sim, imagino que isso tenha sílica lá dentro e aqueça para evaporar e depois coloca lá dentro...

A minha tb fragmenta um pouco, mas ainda vai dando pro gasto. Mas para uma caixa maior terei que arranjar mais sílica.
 
Sim, imagino que isso tenha sílica lá dentro e aqueça para evaporar e depois coloca lá dentro...

A minha tb fragmenta um pouco, mas ainda vai dando pro gasto. Mas para uma caixa maior terei que arranjar mais sílica.

Eu se calhar ponho demasiado tempo… Das ultimas vezes coloquei menos tempo e menos potencia, e fui fazendo aos poucos.
Mesmo assim preciso de comprar mais sílica. E no ebay não encontro nada a preços convidativos. Provavelmente ando a procurar pelas palavras chave erradas.
 
Nunca me entendi com a secagem da silica. A minha durava tanto tempo que quando a trocava, a usada ia para o lixo.

A minha não dura assim tanto tempo. Compravas muita de uma vez e ias substituindo? Tens algumas opção melhor atualmente?

Vem aí o inverno e queria tentar proteger o equipamento um bocado melhor
 
Se fosse jogar fora mal saturasse mais valia comprar um desumificador ou um daquelas drybox eletronicas, porque satura logo aqui :D

faço a renovação 1x por mês em média e olha que tenho usado muito pouco a maquina.
 
Última edição:
Eu comprei um frasco grande que me devia dar para umas 10 "mudas" e mudava duas vezes ao ano acho eu... Até tinha bastante humidade no inverno, mas a caixa não ganhava muito. Não sei se era por estar atrás de um plasma que aquecia bastante e uma parede que dava para a sala do vizinho. Mas em teoria a humidade do ar seria mais ou menos igual em toda a casa e na minha chegava aos 80 e tal %.
 
Visto que fiz isto hoje...

Duma forma esquematizada, o meu método é este:
D1-BFCB9-F-4912-4655-8-BB7-433612803-C9-D.jpg


5, ou 6, ou 7 minutos (não é certo), vou abrindo de vez em quando para verificar, e pronto...

Há sempre alguns grãos que ficam queimados, mas procuro minimizar isso com baixa potência.
Da experiência que tenho, no microondas queimam menos do que no forno convencional.
 
Back
Topo