Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: Funtwist ION Fiono 330
Data : 31-08-2009
ZWAME Análise
Descrição
Nesta review iremos testar uma solução completa baseado na plataforma nvidia ION para o CPU Intel Atom. Trata-se de um sistema voltado para HTPC (Home Theater PC), portanto para multimédia caseira. Enquanto há no mercado uma série de boards mini-ITX para montagem de pequenos computadores à gosto, este é um sistema já completo, logo com board, caixa e alimentação personalizado. A vantagem é melhor integração, custo potencialmente mais reduzido e dimensões mais reduzidas que um sistema baseado numa board micro-ATX.
Especificações
Página Oficial
Site Oficial Nvidia ION
Fotografias
As fotografias estão em thumbnail, cliquem para tamanho grande (1280).
















BIOS
A seguir, fotografias da BIOS deste sistema. Não se tirou fotos a todos os menus porque são bastantes até. Focou-se nos pontos principais.








Produto: Funtwist ION Fiono 330
Data : 31-08-2009
ZWAME Análise

Descrição
Nesta review iremos testar uma solução completa baseado na plataforma nvidia ION para o CPU Intel Atom. Trata-se de um sistema voltado para HTPC (Home Theater PC), portanto para multimédia caseira. Enquanto há no mercado uma série de boards mini-ITX para montagem de pequenos computadores à gosto, este é um sistema já completo, logo com board, caixa e alimentação personalizado. A vantagem é melhor integração, custo potencialmente mais reduzido e dimensões mais reduzidas que um sistema baseado numa board micro-ATX.
Especificações
Links
- CPU: Intel Atom N330 Dual Core @ 1.6 ghz (2x 512 L2 cache, 533 FSB, 8 watts TDP)
- Processo de Fabrico CPU: 45 nm,
- Tamanho do core: 26 mm^2 por die, 52 mm^2 total
- Nº de transistores: 47 milhões por die, 94 milhões no total.
- Hyperthreading: Sim, 2 threads por core, total de 4 threads
- Chipset: Nvidia ION MCP79
- Processo de Fabrico chipset: TSMC 65 nm
- IGP integrado: Nvidia 9400m (DirectX 10.0)
- Shaders: 16 unificados
- Clocks: 450/1100 (core/shader)
- Codecs de vídeos suportados: H.264 - VC-1 - MPEG2
- Memória: 1x SODIMM DDRII até 800 mhz e até 4 GB
- Armazenamento interno: 2 portas SATA 2.
- Discos suportados: 1 x 2,5" (logo a 2ª porta SATA não terá uso)
- Driver óptica interna: Não suporta.
- USBs: 7, sendo 1 usada pelo wireless,1 pelo card reader e 5 externas
- Firewire: não
- e-SATA: 1 porta
- Portas de vídeo: DVI-I e HDMI (com som)
- Portas de audio: Mic, Audio out e optical out.
- LAN: Realtek Gigabit Ethernet(RJ45)
- Wireless: Sim, B/G by ralink (USB)
- Card Reader: Sim, SD/SDHC/MMC (e derivados via adaptador)
- Construção da caixa: Alumínio e plástico
- Cores: preto nas tampas do fundo e topo, laterais prateadas, opção totalmente preto disponível
- Alimentação: DC 12V (transformador AC-DC de 60w incluído, 5 amperes @ 12V)
- Arrefecimento: 1 ventoinha de 60 mm, por cima do dissipador do CPU e chipset.
- Dimensões físicas: 94 x 136 x 55mm
- Peso: 900 gramas sem disco nem memória
- Preço: 314 € com 2 GB de ram e disco de 160 GB 5400 RPM (configuração testada)
Página Oficial
Site Oficial Nvidia ION
Fotografias
As fotografias estão em thumbnail, cliquem para tamanho grande (1280).
1 - Começando como é habitual pela embalagem onde o produto vem acondicionado. Trata-se de uma caixa relativamente compacta, com pega de transporte, útil para quem pretender transportar este pequeno computador para uma casa de férias ou viagem. O grafismo é simples, em cor verde, branco e cinza, ilustrado com uma foto de uma sala, indicando o uso na qual este PC é voltado, média center.
2 - Vista do outro lado, com uma foto do produto.


3 - Vista de lado, com especificações, bem como indicação da cor (prateado/preto), quantidade de memória e disco rígido que vem instalados. Por ser um sample inicial, não vem marcado.
4 - Vista do outro lado, com mais detalhes.


5 - Abrindo a embalagem, temos então o computador e a caixa de acessórios devidamente protegidos.
6 - Os acessórios - Transformador AC-DC de 60w e cabo de ligação à tomada, 4 pés anti vibração, ferramenta para abrir a caixa, antena do Wi-Fi, 2 suportes para coloca o PC na vertical, DVD com drivers e manual. Um pacote completo. Embora notar a falta de adaptador DVI-VGA, mas dado o segmento que se enquadra, dificilmente vai se sentir a falta, alem disso é um acessório comum devido as gráficas.


7 - E aqui temos o HTPC. Este modelo é o prateado, embora o topo seja preto. Há um modelo totalmente preto. No topo podemos ver as aberturas de refrigeração, o interruptor ON/FF a azul (não tem reset) e 2 portas USB. Notar os 4 parafusos que tem que ser removidos para aceder o interior.
8 - Lateral direita, com entrada de microfone e saída de áudio analógico, mais uma porta USB e um prático leitor de cartões (SD/SDHC/MMC), que funciona por USB.


9 - Painel traseiro. Da esquerda para direita temos a ligação para antena do Wi-Fi, saída digital de audio, HDMI, e-SATA, 2 portas USB, DVI-I (suporta analógico, via adaptador externo), RJ-45 e alimentação.
10 - Lateral esqueda, totalmente limpa.


11 - Parte de baixo, também totalmente limpa. Os pés de borracha fornecidos são presos pelos parafusos, logo tem que os remover e assim instala-los. Esta tampa dá acesso à memória.
12 - Vamos espreitar o interior. Depois de remover os 4 parafusos, remove-se a tampa, bem como o topo da carcaça. Do lado esquerdo está o disco rígido, de formato 2,5" e montado invertido.
Ao lado está o cooler do cpu e chipset e a respectiva ventoinha, de 60 mm. Por cima está a placa wireless USB e um pequeno PCB, onde está montada as ligações do lado direito. Pessoalmente acho que estas ligações deviam estar na outra lateral, por baixo do disco, de modo a ter melhor arrefecimento do CPU e chipset.


13 - Removendo o disco rígido e a fan do CPU, onde podemos ver as ligações para a placa das ligações do lado direito. De notar que existe 2 portas SATA e embora apenas tenha um cabo SATA de energia, a ficha onde está ligada tem 4 pinos, ou seja 2 pinos 5V e 2 GND, indicando que teoricamente há suporte para uma 2ª unidade de armazenamento. Dado o pouco tempo para review não se desmontou o dissipador, porque implica retirar todas as placas auxiliares e cabos, o que é um processo algo moroso.
14 - O disco rígido que veio com este sample, um Samsung de 160 GB, 5400 RPM e 8 MB de cache. Mas podem adquirir este HTPC com qualquer disco de 2,5", mesmo SSD.


15 - Tirando a tampa de fundo, temos então o único slot SODIMM, com 1 módulo de 2 GB DDR2 800 mhz. Aqui que está o que considero um ponto negativo, o que é um pouco difícil de compreender. Este chipset ION suporta dual channel e por outros testes (irão ver em alguns testes), o dual channel ajuda na performance global e seguramente não é por espaço que não foi implementado dual channel. Isso também limita a quantidade de memória. Embora exista suporte para módulos de 4 GB, estes estão demasiado caros. Vai existir opção de 4 GB para esta maquina, mas a um custo de 160 €, que é metade do preço do computador! Esperemos bem que a funtwist corrija este problema numa revisão e adicione suporte para dual channel.
16 - Esta foto demonstra o enorme espaço livre na parte de baixo, na qual acomodaria um 2º disco rígido e ainda dava para o 2º slot de memória! Dado o que disse acima, de ter 2 portas SATA e 2 ligações de 5V, será que teremos uma edição com suporte para um 2º disco ou uma drive óptica neste espaço? Este espaço também comporta uma drive óptica, embora isso impediria o uso de 2 módulos de memória, bem como teria que crescer entre 0,5 a 1 CM de espessura para acomoda-la.


BIOS
A seguir, fotografias da BIOS deste sistema. Não se tirou fotos a todos os menus porque são bastantes até. Focou-se nos pontos principais.
1 - Página principal da BIOS, com data/hora, versão da BIOS, informação do CPU e quantidade de memória disponível (já subtraído da quantidade de memória alocada para o GPU, no caso 512 MB, sobrando 1536 MB)
2 - Menu avançado, com configurações do CPU, IDE, AHCI, PCI-express, PCIPnP e USB.


3 - Configuração do CPU, com informação dos clocks do cores FSB, quantidade de cache L1 e L2 e o multiplicador, bem como a configuração de features do CPU, como por exemplo ligar/desligar o HT.
4 - Configuração de IDE, com os dispositivos detectados e modo de funcionamento. Não faz é sentido aparecer configuração de portas IDE que são inexistentes. As outras opções do menu avançado não se explorou, por ter pouca informação relevante.


5 - Configuração de boot, onde foi deixado as opções por defeito
6 - Configuração do chipset. Curiosamente é aqui que tem as opções mais importantes e de overclock. Também tem opção de controlo da ventoinha, mas que se revelou ineficaz.


7 - Menu de overclock dentro do sub menu "Northbridge Configuration" -> "Performance Options". Apenas opções básicas de configurar o FSB, clock das memórias (linked ou unlinked com o FSB, recomendo unlinked) e as latências. Aqui estavam em auto, mas foi configurado para 800 mhz 5-5-5-15 1T e revelou-se estável. Não se foi mais longe por falta de voltagens e sendo memórias SODIMM não se espera bom overclock. Mesmo assim considerando que as latências defaut são 6-6-6 2T considero até bom.
8 - Mais configuração do chipset, onde temos alem de opções estranhas que não convém mexer muito, destacar o Spread Spectrium que podem desligar se quiserem, o adaptador primário gráfico (devem deixar como está, apesar de ser impossível arrancar com gráfica externa, ou seja esta opção nem faz sentido existir), mais abaixo a configuração da quantidade de memória para o GPU, definido aqui para 128 MB, suficiente para o dia-a-dia, embora o XMBC versão linux funciona melhor com 512 MB alocados, embora sobre apenas 1,5 GB de memória, mas suficiente para o Linux.


Última edição: