Furar Motherboard

Horus-Anhur

I folded Myself
Um amigo meu teve de trocar de Motherboard e na loja só lhe arranjaram uma K8N NEO4-F.
O problema é que quando chegou a casa verificou que a MB não tinha os furos para coolers.
Como ele tem um Big Typhoon ele está a pensar em fazer uns furos na MB.
Pelo que ele me disse (eu ainda não vi a MB) ela tem no PCB os círculos dos furos marcados e não há nada nesse sitio.
Ele não se importa de perder a garantia. Mas quer saber se pode fazer isto e que equipamento usar.

Assim queria saber algumas opiniões sobre isto sobre isto antes de começarmos o trabalho amanhã.
 
Tu queres fazer isto ne?

2.jpg


3.jpg


4.jpg


1.jpg
 
Um amigo meu teve de trocar de Motherboard e na loja só lhe arranjaram uma K8N NEO4-F.
O problema é que quando chegou a casa verificou que a MB não tinha os furos para coolers.
Como ele tem um Big Typhoon ele está a pensar em fazer uns furos na MB.
Pelo que ele me disse (eu ainda não vi a MB) ela tem no PCB os círculos dos furos marcados e não há nada nesse sitio.
Ele não se importa de perder a garantia. Mas quer saber se pode fazer isto e que equipamento usar.

Assim queria saber algumas opiniões sobre isto sobre isto antes de começarmos o trabalho amanhã.
A jogar pelo seguro, nao devia furar a board, mesmo que no local marcado nao estejam nem pistas nem nada ;)
mas a board é para o mesmo socket da outra? como é que é possivel ter as furações diferentes?
 
trinco_, meu rapaz, acabaste de me deixar completamente horrorizado.....a sério....
Estou chocado...como é que ha pessoas que conseguem simplesmente fazer buracos na board....lolol é algo mesmo fenomenal...e depois ainda dizem....pk raio não funciona esta coisa.......lololol

Fotografias horrorosas.....
 
Pelo que ele me disse a Motherboard não tem quaisquer furações, apenas os círculos marcados onde os buracos deviam estar.
Ele quer continuar a usar o Big typhoon e parece decidido a furar a MB. Eu já lhe disse que era melhor voltar á loja e pedir uma diferente. Mas ele diz que não quer.
Neste ponto só estou a tentar evitar que a coisa corra mal.

Trinco_ essa MB é tua? Foste tu que a furaste? Ainda funciona?
 
Um amigo meu teve de trocar de Motherboard e na loja só lhe arranjaram uma K8N NEO4-F.
O problema é que quando chegou a casa verificou que a MB não tinha os furos para coolers.
Como ele tem um Big Typhoon ele está a pensar em fazer uns furos na MB.
Pelo que ele me disse (eu ainda não vi a MB) ela tem no PCB os círculos dos furos marcados e não há nada nesse sitio.
Ele não se importa de perder a garantia. Mas quer saber se pode fazer isto e que equipamento usar.

Assim queria saber algumas opiniões sobre isto sobre isto antes de começarmos o trabalho amanhã.

PCB 1.0 ou PCB 3.0 ?
Há duas versões.

1.0:
7125_black-red.jpg



3.0:
7125v3.0_ROHS.jpg



Se a mobo tem a frame de plástico, podes arranjar-lhe um Artic Cooling Freezer 64 Pro, que se monta na frame e não nos furos.
 
Última edição:
Boas,

Acho que é muito arriscado fazer isso.

Mas ve primeiro onde furas, e com muito cuidado dura devagarinho.

Cumps e boas festas.
 
LOL!!! ?

uma pergunta uma beca... á parte
alguem se lembrou que as motherboards são multi-camada?

Se a motherboard tiver 8 camadas, 2 exteriores podem nao ter pista alguma visivel
mas nas restantes 4 internas pode passar pistas. Em volta do processador só passa as pistas
mais importantes !

Alem disso pode nao conseguir vir devido á resina epoxi que protege as motherboards contra as
famosas nossas facadas das chaves de fendas.

Furar a motherboard é o mesmo que deita-la ao lixo, nem vale a pena o trabalho. Isso é garantido
mesmo que nao funcion.


Agora, se a motherboard foi trocada, pode ser dificil trocar por outra com furos.
Porque nao troca o cooler dele por outro? ha tantos coolers bons que agarram na backplate
do A64.


Agora outra pergunta ainda mais parva.
Se o big typhoon prende pelos 2 furos nos A64 da motherboard, entao todas as motherboards
tem de ter obrigatóriamente 2 furos, é que a retenção mesmo original da motherboard só se
segura com a backplate+retenção + 2 parafusos !

Alguem me explica o problema? sff
 
LOL!!! ?

uma pergunta uma beca... á parte
alguem se lembrou que as motherboards são multi-camada?

Se a motherboard tiver 8 camadas, 2 exteriores podem nao ter pista alguma visivel
mas nas restantes 4 internas pode passar pistas. Em volta do processador só passa as pistas
mais importantes !

Alem disso pode nao conseguir vir devido á resina epoxi que protege as motherboards contra as
famosas nossas facadas das chaves de fendas.

Furar a motherboard é o mesmo que deita-la ao lixo, nem vale a pena o trabalho. Isso é garantido
mesmo que nao funcion.


Agora, se a motherboard foi trocada, pode ser dificil trocar por outra com furos.
Porque nao troca o cooler dele por outro? ha tantos coolers bons que agarram na backplate
do A64.


Agora outra pergunta ainda mais parva.
Se o big typhoon prende pelos 2 furos nos A64 da motherboard, entao todas as motherboards
tem de ter obrigatóriamente 2 furos, é que a retenção mesmo original da motherboard só se
segura com a backplate+retenção + 2 parafusos !

Alguem me explica o problema? sff

O problema não é esse.

Ele afirmou que o sítio onde os furos deveriam estar está marcado na motherboard (provavelmente com pequenos círculos de cor prateada ou dourada).
Isto pode ser indicação de um defeito de fabrico, que por qualquer motivo não foi detectado.

Se está marcado, é bem possível que se possa furar dentro dessas marcas sem problemas, por incrível que possa parecer.
Muita gente não sabe, mas a assemblagem dos componentes de superfície das motherboards em plástico e metal, como slots, frames, fichas, etc, é feita à mão nas fábricas.


O ideal era ter aqui uma foto da motherboard em questão (se possível com a frame de plástico preto em volta do socket desaparafusada), para ver melhor como está essa área.
 
Última edição:
Logo á tarde quando for a casa dele vou ver a MB e tento por uma foto aqui.

EDIT: Bem. Chego a casa desse meu amigo para ver a MB já com o discurso pronto para o convencer a não furar a MB. Falo um pouco com ele e olho para a MB.....e fico a pensar WTF. A MB tem furos, só não são os 4 que ele estava habituado a usar, são apenas 2 numa outra posição e compativeis com o Big Typhoon.:rolleyes: Tanta coisa para uma coisa tão simples. LOL
Lá instalei a nova MB e ficou tudo direito.

De qualquer forma obrigado pela vossa ajuda.
 
Última edição:
A board das fotos nunca mais trabalhou..

Este podia ser o tópico do ano :)

Quem fura uma board?
Além de invalidar a garantia, vai deixar de trabalhar.. tipo.. lógico LOL

Ming@s.. tu és corajoso.. então dizes ao rapaz para furar com jeito e devagarinho?!

OMFG

LOOL
 
Back
Topo