Furos circulares < 5mm ovalizados

Dr_Lion

Power Member
Esta é uma área recente e nova para mim, a da impressão 3d.

Pelo que me apercebi já existe no forum uma comunidade bastante experiente nesta área, pelo que estou a ter algumas dificuldades em situações pontuais e a vossa ajuda seria uma mais valia, quer na solução do meu problema ou no esclarecimento simples "não dá não dá não dá"...

Estou a utilizar uma "Makerbot Replicator 2", o software que uso para desenhar os objetos é o Autodesk Fusion 360, faço a posterior conversão para step! Para gerar os ficheiros x3g uso o programa "Makerbot Print" da Makerbot, importo o ficheiro step e exporto para x3g.

Não sei se este programa será o mais indicado, é simples de utilizar, e é fácil alterar as definições de impressão dos projetos. No entanto não sei se é o "melhor/mais prefecionista" a gerar o caminho no ficheiro de impressão 3d!

Concretizando o meu problema, ao tentar imprimir peças com furos de 3mm (para passar um parafuso M3) os furos não parecem rendondos mas sim meios ovais e por consequente há zonas em que não têm 3mm de diâmetro mas sim 2,3 ou 2,5mm!

Existe alguma solução? Está-me a falhar alguma coisa? A impressora não consegue este detalhe? Configurações erradas? Problema de hardware?

Desde já agradeço toda a ajuda que posso dispensar.
 
Isso numa primeira analise parece-me mais a falta de calibração dos steps da impressora.
Nunca mexi numa makerbot mas podes testar o seguinte:

- Colocar o nozzle perto da mesa e marcar com um marcador o seu local.
- Movimentar o eixo X 10mm e marcar na mesa com o marcador
- Voltar ao ponto inicial
- Movimentar o eixo Y 10mm e marcar na mesa com o marcador

Depois medir esses ponto e verificar se estão com 10mm.

A seguir terás de fazer o mesmo no Z, desta vez usas os varões lisos da mesa, marcas o ponto inicial no varao e desces a mesa 10mm.

Medes ate à marcação e tem de ter 10mm.

Para medição convém usares um paquímetro digital.

Vê este site:

https://www.matterhackers.com/articles/calibrating-your-makerbot-using-mattercontrol

Como disse, desconheço como é o funcionamento dessa impressora, por isso apenas dou palpites.

PS: Também li algures que podes ter as correias soltas. Confirma isso.
 
Última edição:
Hoje vou fazer alguns testes e confirmar melhor essa situação, ontem já estive a colocar óleo nos veios (com cuidado para não contaminar as correias).

As correias parecem-me estar esticadas, há apenas uma que noto mais laça embora não tenha folga abana mais, que é a correia pequena que faz a ligação entre o motor e a correia grande do eixo dos y (é o eixo que afasta ou aproxima a cabeça do utilizador quando este está de frente para a impressora).

Vou fazer esse teste das marcações/medições que disseste, e depois dou notícias.

Mas apenas um reparo, atenção ao uso de paquímetro digital, pessoalmente prefiro o analógico é mais exacto! Estes instrumentos têm alguma variação/falhas e no analógico tu consegues saber qual é a falha ou analisar a medição, já no digital tens que acreditar no que lá está.. E depois depende se usas uma ou duas casas decimais.. Não vejo credibilidade nos que têm duas casas decimais, a não ser que estejamos a falar de algo para cima de 100 ou 150eur!! Mas que um digital é mais rápido de ler isso é.. É apenas a minha opinião.
 
Pois.... eu uso o paquímetro calibrado no LNEC.......
Tenho outro comprado no lidl e a diferença é pouca, mas realmente existe diferença.

Bons testes :)
 
4LIwIQq.gif


:001::001::001:
 
Back
Topo