Fusion Disk em Macs não suportados

sporex

Suspenso
Um programador conseguiu usar a tecnologia "Fusion Disk" no seu Mac não "suportado".

Para tal basta ter o OSX 10.8.2 e, naturalmente, um disco SSD e outro mecânico HDD.
É possível usá-los como um único disco virtual, usando o SDD como cache do HDD.

Mais informações aqui


Os menos aventureiros devem esperar mais um tempo antes de experimentarem o conceito. :)

convém não verem isto
 
Última edição:
estava tão a espera de uma coisa assim! tenho a certeza que daqui a umas semana mais developers vão pegar nisso e fazer um autoinstaller para isso. espero por eles
 
Muito sinceramente, acho que é inútil. Se alguém já tem um SSD e um HDD num Mac, qual o sentido em "fundir" os dois e fazer o SSD trabalhar como cache do disco mecânico?

Mais vale instalar o SO e as diversas aplicações no SSD e usar o HDD para storage, ficando assim com muito mais performance no sistema, do que a correr tudo a partir de um híbrido.
 
Última edição:
Muito sinceramente, acho que é inútil. Se alguém já tem um SSD e um HDD num Mac, qual o sentido em "fundir" os dois e fazer o SSD trabalhar como cache do disco mecânico?

Mais vale instalar o SO e as diversas aplicações no SSD e usar o HDD para storage, ficando assim com muito mais performance no sistema, do que a correr tudo a partir de um híbrido.

É uma solução de compromisso. Facilidade de utilização por causa do volume único, com um desempenho próximo de um SSD para a maioria dos utilizadores do OSX, e com capacidades da ordem dos Teras sem te fazer um rombo na conta bancária. É uma solução válida que deve ser testada. Tudo dependerá do algoritmo que decidirá quais os ficheiros a manter na "cache "/SSD, e certamente que informação sobre como se comporta o filesystem para o utilizador típico é coisa que não falta à Apple.

Um bom artigo da arstechnica sobre o assunto: http://arstechnica.com/apple/2012/10/more-on-fusion-drive-how-it-works-and-how-to-roll-your-own/ (ler comentários)

Agora, será que o Fusion Drive funciona em ZFS, importante para alguns de nós ?
 
Última edição:
Muito sinceramente, acho que é inútil. Se alguém já tem um SSD e um HDD num Mac, qual o sentido em "fundir" os dois e fazer o SSD trabalhar como cache do disco mecânico?

Mais vale instalar o SO e as diversas aplicações no SSD e usar o HDD para storage, ficando assim com muito mais performance no sistema, do que a correr tudo a partir de um híbrido.

É inutil até ao dia em que voce acha que a aplicação x devia estar na unidade w em ves de estar na unidade t. Sendo o sistema a fazer a monitorização de quais os dados que são mais acedidos é normal que existam ganhos de performance...

...Alias, tal solução já foi mostrada como viavel em outros sistemas operativos (tanto sendo feita por hardware como por software).
 
Sim, só se for pelo facto de a unidade ficar única e para algumas pessoas isso poder ser mais cómodo.

Mas, vamos ver como isso de facto vai funcionar na prática nos novos iMac e os ganhos daí inerentes.
 
Mas esta tecnologia também é vantajosa pois tenta saber quais os programas que mais usamos e passaos para o SSD, mas se deixas de usar X programa, ele volta para o HDD.
 
Back
Topo