Fusivel

@deye

1st Folding then Sex
Boas!
Tenho aqui um monitor que está pifado à um tempo. Abri-o e verifique que tinha um fusivel que me parceu queimado. Como posso verificar se está mesmo queimado ou não?

Cumps!!
 
ola amigo pra idetificares se um fusivel esta queimado entao era mais oconselhavel conprares um multimetro mas visto que ainda nao tens nenhum entao a melhor forma nesse momento e olhares para ele e veres se esta torrado la dentro se tiver entao esta queimado mas atencao alguns fusiveis nao dao para ver ao olhares ;mais uma coisa amigo tem em atençao aos valores que estao gravados no fusivel ou na placa e respeitaos e se meteres mais um fusivel e ele voltar a quiemar entao nao ensistas tem material na alimentaçaõ queimado pois normalmente e muito raro um fusivel quiemar por queimar (cuidado desligo-o da corrente) vem amigo penso que e tudo se precisares de mais alguma dica diz xau e porta-te bem :)
 
Obrigado e bemvindo pjr.panda!

Por acaso arranjo um multimetro mesmo aqui ao lado. Não sei é como testar depois o fusivel. basta coloca-lo no monitor e verificar as duas extremidades? Tem que ser necessáriamente com o fusivel colocado no monitor? Este fusivel é opaco. Não consigo ver o filamento no interior.
 
Eu penso que podes fazê-lo pondo-o num circuito de corrente contínua com uma intensidade e voltagem inferiores às máximas suportadas pelo fusível.

Não tenho a certeza, mas deve ser feito de um material condutor, logo a resistência deve ser praticamente igual a 0 ou muito baixa (eu diria menos de uma dezena de Ohmios).

Eu vi o homem da loja de reparação de electrodomésticos a olhar para o fio de um (que está lá dentro, esticado) com a ajuda de uma lâmpada (brilho metálico) e uma lupa.
 
Última edição:
Já consegui. Pelo que percebi o multimetro já faz um circuito de 12v. A resistencia antes de encostar as pontas ao fusivel é 1, ou seja, há corrente. Depois de encostar vai a 0.. daqui deduzo que o fusivel esteja em condições.. penso que seja assim...
 
desculpa amigo nao te ter respondido mais cedo mas pegas no multimetro mete-lo na escala das resistencias mas na escala mais pequena pois se meteres na escala maior o multimetro mede a tua resistencia ohmica do corpo e depois pegas no fusivel na mao (fora do suporte) e no visor aparece um 1 depois metes uma ponta do multimetro en cada lado do fusivel e o multimetro tera que aprecentar tudo a 0000 ou quase 0000 se apresentar um 1 entao tens o fusivel queimado bem amigo espero ter sido util se precisares de mais algum dica diz (posso demorar mas respondo) mais uma vez desculpa a tardia xau fiquem bem :-D:banjump:(o teu raciocinio esta certo e mais o menos isso)
 
Última edição:
Já agora, o 1 significa que a resistência é superior à da escala de medição actual

Por exemplo, se puseres para medir resistências na escala de 1kOhm, se aparecer um 1 significa que a resistência entre as pontas é maior que 1kOhm
 
desculpa amigo nao te ter respondido mais cedo mas pegas no multimetro mete-lo na escala das resistencias mas na escala mais pequena pois se meteres na escala maior o multimetro mede a tua resistencia ohmica do corpo e depois pegas no fusivel na mao (fora do suporte) e no visor aparece um 1 depois metes uma ponta do multimetro en cada lado do fusivel e o multimetro tera que aprecentar tudo a 0000 ou quase 0000 se apresentar um 1 entao tens o fusivel queimado bem amigo espero ter sido util se precisares de mais algum dica diz (posso demorar mas respondo) mais uma vez desculpa a tardia xau fiquem bem :-D:banjump:(o teu raciocinio esta certo e mais o menos isso)

Só um pequeno "à parte":
Eu sei que chegaste há pouco ao Fórum mas podes já começar a melhorar...
Tenta escrever com pontuação!
Em 2 posts com um total de 11 linhas (!) não usaste uma única vírgula ou um ponto final. Ajudava bastante a perceber melhor o que escreves e não ficava tão maçudo.

De qualquer modo, sê bem-vindo e continua a ajudar o pessoal!
icon12.gif
 
Back
Topo