Futuremark Statement on NVIDIA and 3dMark 2003

Warlock

Vou simplificar um bocado a linguagem, pq é a melhor maneira de me conseguir expressar :) .

O 3dmark corre sobre "carris", o que a nVidia fez foi "antecipar o percurso". Do género, "vira à direita" antes de chegar a curva.
Se o 3dmark é para ser uma "representação" ou "amostra" dos jogos em geral (direct3d), que jogos conheces é que a nVidia pode antecipar o percurso se é tudo aleatório?
O que os testes provaram é que se tu "virares" à esquerda em vez de direita (no percurso original), fica tudo marado. Isto parece-me cheat.

Para não falar na precisão, que em alguns casos é reduzida para FP16 que não está em conformidade com DX9 pq 24 é o minimo.

Peço desculpa pela linguagem extremamente simples, mas que se lixe.

Como é que agora chegaram à conclusão que tudo isto é uma optimização?

P.S. - Não quero lançar uma flame war. Se me exaltei, peço desculpa.
 
when money talks the bullshit walks
e pena mas e assim
para mim nao sao tretas destas que me fazem mudar lealdades. so compro o que me parece melhor como a minha actual radeon 9500. A ATI e capaz e ja fez igual no passado. Sao assim as empresas multinacionais que tem de ganhar no fim do mes. isto ate e bom e para ver se o pessoal perde de vez a mania das claques de apoio ao fabricante xpto.
 
interessei-me pelo assunto,e fui vaguear pelo forum da futuremark..realmente,esta a haver uma ganda censura por la...porke sera? :P

mas pronto..encontrei isto tb:

FutureMark Corp. rethought its position regarding the way in which Nvidia's graphics hardware rendered its latest 3DMark 2003 benchmark applications, and concluded that Nvidia had optimized its drivers and not cheated.

What they really meant:
Futuremark Corp. rethought it's position after staff received anonymous calls indicating family members had been kidnapped and would not be released until the ransom demands had been met. Futuremark Staff are heading off to the drop-off point now

"Futuremark now has a deeper understanding of the situation and Nvidia's optimization strategy," the company said in a statement. "In the light of this, Futuremark now states that Nvidia's driver design is an application specific optimization and not a cheat."

What they really meant...
Futuremark now has a deeper understanding that paying the mortgage and saving one's family members from certain death is appreciably more important than some silly little driver anomoly. Besides Nvidia's lawyers did offer to wear protection rather than simply use the old 'pull out' method so we're all extremely thankful around here and they are fairly and squarly back on our Xmas Card list. Several horses heads were found in staffs beds but have recently admitted they suspect greenpeace activists were the culprits. The bomb squads recent visit to our offices today was merely a rehearsal for the real thing and any objects that were found ticking and labelled 'The Way They're Meant To Be Taken Out' were purely coincidental. The fact Nvidia's chief engineer is marrying Futuremarks Managing Directors daughter is nothing more than 'true love' and IS NOT meant to strengthen ties between our 2 great nations...ermmm, I mean companies. Rumours abounded Futuremark staff were accosted by 'sniper scope markers' on their way to lunch but have refuted such nonsense saying 'Our Microsoft Mice have simply been MOD'ed with brighter than usual LED's. Several staff have also refuted claims that 'Just because the car park is full of Ferrari's and Porsches of late doesn't mean anything - the guys here just save their pennies and the dollars look after themselves'.


one comment..lol

_zZz_

edit: podem ver algumas Q:A de alguem da futuremark aki:http://www.beyond3d.com/forum/viewtopic.php?t=6230
 
Originally posted by Nemesis11

Apesar de compreender a posição da Futuremark, eles acabam de perder toda a credibilidade. É pena. Parece que até já está a haver uma "limpeza" nos foruns da FM.

Para mim foi a Nvidia que perdeu a credibilidade... destruiram a 3DFX e agora estão a dar cabo de outra empressa... neste caso da sua credibilidade.
A continuar neste passo a Nvidia devia era juntar-se a SiS ou a Trident a aprender a fazer drivers "optimizados".:rolleyes:

O caminho em que eles agora se meteram não é o standard da indústria... e com isso eles podem acabar por pagar caro.

Mas ninguém se lembra disto que foi o marketing mais baixo que já vi?

04-06a-pic2.gif

04-06b-pic3.gif

04-06d-pic3.gif


E recentemente foram com benchs do Doom3... e para além de saberem que as FXs iriam levar a melhor naquele bench sabiam de certeza que as Cat3.4 iriam dar barraca.
 
É pá, era lindo se agora a ATI resolve-se criar drivers optimizados (já que a futuremark já não os considera cheats) e começar a tirar scores brutais só para lixar a NVidia. Isso era lindo de ver.
 
Mete-me nojo...

Sinceramente, desinstalei o 3dmark2003 e formatei o cd-rw que tinha com a copia do programa... era para comprar uma key original e tudo à futuremark, mas depois desta fantochada, no fucking way!

3DMark verdadeiro é o 2001SE, e mais nenhum!
 
Estás-te a esquecer do 2000 (o melhor deles todos ) e do 99Max :) .

Quanto a esta situação toda, acho que está tudo dito. Foi um péssimo dia para as gráficas, mas principalmente para todos os clientes.
Nem nos piores dias da Intel e Amd ( e Cyrix :D) , tinha acontecido tal coisa.

Não quero desculpar Ati, pq tb já fez o mesmo.

Agora é começar a comprar gráficas às cegas, pq quem é que consegue provar que a 9800 é melhor que a 5900 e vice-versa?
 
Originally posted by Nemesis11
Agora é começar a comprar gráficas às cegas, pq quem é que consegue provar que a 9800 é melhor que a 5900 e vice-versa?
Isso ker dizer k não distinguias k uma era superior a outra sem os programas da Futuremark??:rolleyes:

Tás-te a eskecer do k realmente interessa...
 
Sorry, expliquei-me mal.

Eu consigo e um cliente não informado?

E não estou a falar só do do 3dmark. Estou tb a falar do flop Doom3 bench.

Edit: Corrigido :)
 
Última edição:
Bem...vcs tenham calma.

A ATi ou qq outra empresa fariam a msm coisa. Isto é o salve-se quem puder, cada vez será pior.

Este tipo de métodos existe à decadas, uma das pioneiras foi a nossa querida Intel que sempre teve um tipo de marketing estilo terrorista/monopolista. Nvidia idem. Muitos outros idem!

Enfim...vcs ainda não chegaram ao cerne da questão, que programas vamos agora utilizar pa benchar as nossas graficas sem possibilidade de score optimizado? Quake3?

É o fim dos benchmarks "sobre carris"?
 
Última edição:
Originally posted by Nemesis11
Eu consigo e eu cliente não informado?
E não estou a falar só do do 3dmark. Estou tb a falar do flop Doom3 bench.
Desculpa mas não consegui perceber a primeira frase:(
Quanto ao bench do Doom3 é um bocado diferente... ainda nem veio o jogo e já há especulação pra ki e pra li:rolleyes: . É ter calma e ver onde vai parar a *****.:D
 
Era isso mesmo que eu queria dizer.
O jogo não saiu e já há benchs dele. Paths diferentes, jogo não acabado, bench feito pela nVidia, etc.
Já há quem grite vitória para uma ou outra empresa.

Como o ptzs diz, que bench se vai usar agora para demonstar a superioridade de uma ou outra placa? ( O quake é mau exemple, pq tb já foi "cheatado" e está + limitado pelo FSB, que outra coisa ).

EDIT: Quanto aos clientes mal informados. Já estou a ver as empresas a meterem scores de 3dmark e Doom3 nas caixas que podem não ter nada a haver.
 
LOL:D:D

Nemesis11: altera lá a frase porque assim deduz-se k te dividas:D:D
Eu consigo e eu cliente não informado?
.

Concordo contigo quanto aos benxes falsificados. Mas o Doom3 supera tudo. Não é k ainda vai em BETA e já se tá a ***** o eskema ao consumidor?? :die: :die: Ao menos metiam-no cá pra fora já em final pra xitarem free will:-D


ps: O mundo de gráficas de hj... no meu tempo é k era...:001:
 
Originally posted by ptzs
Enfim...vcs ainda não chegaram ao cerne da questão, que programas vamos agora utilizar pa benchar as nossas graficas sem possibilidade de score optimizado? Quake3?

Quake3 já é muito dependente do sistema... é porreiro para testar gráficas também a não ser que actives o FSAA+AF.

O 3D Mark2001 é bom para testar o sistema em geral assim como a gráfica. E houve um jogo a usar o motor gráfico dele que foi o Max Payne.

Ainda temos o Serious Sam, UT2003, Doom3 e Splinter Cell.
 
Confesso que gostaria de saber como é que esta historia realmente se passou ... :)

Mas parece-me que quem sai mal daqui é a NVidia e o 3DMarks enquanto beenchmark por excelencia.

A FutureMark nem tanto. Sai sobretudo prejudicada porque o seu principal produto perdeu credibilidade ...

Enfim, lamentavel por parte das empresas de chips graficos ... sobretudo pela NVidia ...

Mas esforço a lançar produtos bons e menos a tentar "esconder sorrateiramente" os erros que eles têm é que era bem vindo ...
 
lol voçes nao perceberam o que eu disse

falei em nao detriorar a imagem, se a nvidia ou a ati preferem fazer efeito x sem usarem completamente o metodo da aplicação y desde que nao alterem o efeito final e então estão no seu direito,

como acham que sai uma release x que mostra enomes ganhos em jogo tal ... Unreal T 2003 por exemplo e tudo a custa de optimizações deste tipo como e obvio

"Se o 3dmark é para ser uma "representação" ou "amostra" dos jogos em geral (direct3d), que jogos conheces é que a nVidia pode antecipar o percurso se é tudo aleatório?"

o 3dmark nao representa jogo nenhum nem aqui nem na china, não tens AI não tens input do utilizador etc etc etc,
 
Warlock,

Pensei que estivesses a falar especificamente no cheat da nVidia.
Se houver optimizações que não prejudiquem a qualidade da imagem, tb não vejo problema ( o caso quack/quake fica assim como cheat )

Em relação ao 3dmark, esta ultima versão, posso estar enganado, mas por trás há calculos de AI "simulados". Se estiver enganado, digam, mas acho que li isso mesmo no site da FM antes do lançamento. Vou investigar.

O 3dmark é a tentativa de representar as potencialidades do DX e ver a sua performance. Talvez seja esta a melhor definição, mas as empresas usam-no para escolher as placas.


Edit: Cá está:

# Havok Total real-time physics library from Havok (www.havok.com) - these routines are used to accurately model the movements of objects due to forces, etc.

Não temos AI , mas temos um motor "fisico". Não sei se influencia muito o score.

Este Havoc é que está no Half-Life 2, por isso não me parece mau :D

OT: http://www.havok.com/news/releases/13-05-03_a.html
3 anos a trabalhar no motor "fisico". Por isso é que os videos estavam tão bons.
 
Última edição:
Back
Topo