Futuro da Apple

Status
Fechado a novas mensagens.
lolol, nada disso o mac mini é fraco demais para o que quero e o imac é caro demais para o que tem (em o que posso comprar com os 1000€), claro que o mac mini é barato e uma excelente compra... mas placa grafica integrada? argh... nc fui fã delas nem nc o vou ser... num portatil aceito ^^

eu para mim perfeito era um nivel de iMac sem monitor... baixar o preço pq monitores é o que nao falta aki :P

Fazes como esses gajos todos que se vêm por aí (na net) que usam Macs: usas dois ecrãs :D! Se tiveres um fininho com a mesma resolução (e tamanho, já agora) do que o do iMac que comprares, ficas bem melhor servido que muito do pessoal que aqui anda no fórum!
 
Ora deixem-me meter a minha colherada nos números...

Ninguém espera que a Apple desate a ganhar terreno aos outros fabricantes...

Aliás coisa que tem sido conhecida da Apple é a gestão de stocks por baixo, por forma a limitar os desperdícios... orientando as suas vendas para um umbjectivo muito específico...

É má política? sim... é dinheiro perdido? Sim... O problema está em que a Apple está habituada a estes mecanismos de zero stock (just in time) desde os tempos do Power PC...

Quanto aos Macs desktop, toda a gente diz o mesmo... o imac é fraquinho demais ( é um portátil em forma de desktop), e o macpro é caro demais face ao que poderia ser um "Cube" sem monitor...

Eu acho que o Steve está atento... e que o lançamento de um cube seria desastroso para o MacPRO... especialmente porque o preço convidaria à clusterização de Macs (não pro) para os departamentos gráficos...

Daí que o switching esteja a ocorrer principalmente para portáteis... Primeiro porque posso manter o meu desktop windows caso haja alguma coisa, depois porque acrescento um layer de mobilidade que me "valoriza a compra"...

Deve ser raríssimo o caso de um switcher que compra um imac... e desliga o seu desktop... a não ser que o desktop seja mesmo muito antigo...

vamos tentar quantificar esta coisa... com uma quest...
 
Penso que a análise acima está correcta e interessante. Mas é de notar que o Mac mini também está a captar "switchers". Note-se que este computador, especialmente nas suas versões mais recentes, tem o suficiente para satisfazer as necessidades de computação de 90% dos utilizadores. Estes, muitas vezes, é que pensam que precisam de mais potência, mas não precisam. É como com os carros.
 
Eu acho que o grande valor do Mac Mini é como PC para uma sala a servir de estação multimédia e para fazer clusters de Mac Minis, ideiais para compilação e render de imagens ,)
 
Acredito que seja o ideal para as tarefas referidas, mas também é bom para muitas outras. O meu não faz nada disso e é claramente o melhor computador que eu já tive, para fazer exactamente aquilo que eu pretendo dele.

Agora, voltando ao assunto. Uma instituição com o poder que a Apple tem neste momento, é ela própria a primeira responsável pelo seu futuro. Pelo seu sucesso ou insucesso. A mercearia da esquina, pode depender dos seus clientes. Mas a Apple hoje já é um potentado. Se amanhã lhe apetecesse investir uns milhões, dos muitos que tem acumulados, em alta costura, jóias e perfumes, estou certo que poderia ser um tremendo sucesso nesse sector. É por este motivo, porque a Apple não depende de mim nem do Zé da esquina, que eu não estou absolutamente nada preocupado com o futuro da Apple.
 
O problema da Apple nestes entrada de gama é que o switcher está habituado a correr o half life2 e afins... e estes entrada de gama não são capazes de o fazer...


Analisando um pouco o espectro do desktop...
O Switcher quando muda, muda para algo que seja no mínimo melhor do que o que tem... e na maior parte dos casos a oferta de entrada de gama é péssima quando comparada com as specs do computador que já lá tem em casa...por isso na maioria dos casos implica cortar o mac mini das hipótese.

Por outro lado, todos os pc users já têm um monitor, teclado e rato, e provavelmente não vêem necessidade de adquirir mais um... Logo o imac fica um pouco na dúvida... restando assim o Macpro... que é ridiculamente caro para quem quer experimentar mac.

Realmente falta exactamente um produto bombástico... algo não integrado tipo imac, mas sem recurso às "hiper mega capacidades" do macpro... algo que um switcher possa comparar directamente com o computador que já tem, e sentir que vai efectivamente melhorar... não só a nível de aspecto mas também a nível de desempenho e não pode ser uma melhoriazita...terá que ser algo realmente melhor para durar no mínimo uns 3 anos actualizado (não esquecer que actualizado não é correr MAcosX... mas sim o HalF Life3 quando sair!!! )...

PT Latz
 
[PT]latrine;1432728 disse:
O problema da Apple nestes entrada de gama é que o switcher está habituado a correr o half life2 e afins... e estes entrada de gama não são capazes de o fazer...


Analisando um pouco o espectro do desktop...
O Switcher quando muda, muda para algo que seja no mínimo melhor do que o que tem... e na maior parte dos casos a oferta de entrada de gama é péssima quando comparada com as specs do computador que já lá tem em casa...por isso na maioria dos casos implica cortar o mac mini das hipótese.

Por outro lado, todos os pc users já têm um monitor, teclado e rato, e provavelmente não vêem necessidade de adquirir mais um... Logo o imac fica um pouco na dúvida... restando assim o Macpro... que é ridiculamente caro para quem quer experimentar mac.

Realmente falta exactamente um produto bombástico... algo não integrado tipo imac, mas sem recurso às "hiper mega capacidades" do macpro... algo que um switcher possa comparar directamente com o computador que já tem, e sentir que vai efectivamente melhorar... não só a nível de aspecto mas também a nível de desempenho e não pode ser uma melhoriazita...terá que ser algo realmente melhor para durar no mínimo uns 3 anos actualizado (não esquecer que actualizado não é correr MAcosX... mas sim o HalF Life3 quando sair!!! )...

PT Latz

A oferta da apple em termos de hardware está desiquilibrada pelo menos para a Europa.
O Mac mini ainda com Core Duo é imcompreensível.
O Mac Pro muito caro. Não era tanto quando apareceu mas agora com o mesmo hardware que os restantes PCs a comparação é inevitável.

Um exemplo:
Asus G2. Portatil 17'' com 2GB RAM Core 2 Duo T7200 e afins 1900€.
http://www.asus.com.tw/products.aspx?l1=5&l2=74&l3=463&model=1448&modelmenu=1
O apple comparável custa 2500€ só com 1Gb de RAM, sem acessórios...

Quando saiu o preço não era tão diferente mas o tempo passa e a política da apple é complicada.

Esperemos que passe a haver menos diferença. Bem tento comprar um Mac mas com estas diferenças não dá. Bem sei a experiencia e afins mas é muita diferença.
Falta um PC de entrada melhor e uma tower com um Conroe. Pelo menos para o mercado Europeu.
Nos EUA o poder de compra é outro e os preços tb. Bem como a assistencia.
 
A preocupação com a assistência é importante e legítima, mas não deve ser exagerada. Na minha zona há boa assistência, no resto do país não sei. E, se é fácil acreditar que nos EUA há mais (eu não disse melhor) assistência que em Portugal, eu já encontrei um texto ("post"), num fórum em inglês, de um americano que vive numa pequena ilha americana no Oceano Pacífico que é um orgulhoso utilizador Mac, mesmo sendo o único da ilha, ou algo assim, e que para recorrer à assistência técnica teria que enviar o seu computador numa viagem de avião de alguns milhares de quilómetros, para o "continente". Cada um que tire as suas conclusões.
 
Fazes como esses gajos todos que se vêm por aí (na net) que usam Macs: usas dois ecrãs :D! Se tiveres um fininho com a mesma resolução (e tamanho, já agora) do que o do iMac que comprares, ficas bem melhor servido que muito do pessoal que aqui anda no fórum!

por acaso nunca tinha pensado nisso... olha q é uma boa ideia :D

é normal q as pessoas obtem pela HP, e se algum dia alguem me perguntasse numa loja qual escolher eu mto provavelmente responderia "HP" simplesmente pq as pessoas se soubessem qq coisa do assunto ou msm se tivessem informado minimamente ja sabiam o q tinham à espera e mto provavelmente iriam para o Mac, agr dar a alguem um mac para a mão qd esse pessoa pensa q apanhar um virus o computador se estraga e tem q ir pagar 25€ por um format... acho q nao se iam dar mto bem com o Mac, pela simples razao q nao se iam informar...
 
Na minha opinião a Apple tem tudo para continuar a crescer...
Tem o MARKETING que a Microsoft nao possui e nunca possuiu.
Tem a sua gama de produtos onde é pioneira e marco de referencia para os outros produtores.
Tem lucro...
E o mais importante: tem a confiança de mais de 90% dos seus consumidores que nao trocariam o design e a filosofia da marca Apple por nada.

Na minha opiniao, estando eu ligado á Gestao de empresas e á Economia, a Apple tem um grande número de vantagens que estao a ser subestimadas pela concorrencia. A Apple tem tudo para crescer.

Abraço
 
Na minha opinião a Apple tem tudo para continuar a crescer...
Tem o MARKETING que a Microsoft nao possui e nunca possuiu.
Tem a sua gama de produtos onde é pioneira e marco de referencia para os outros produtores.
Tem lucro...
E o mais importante: tem a confiança de mais de 90% dos seus consumidores que nao trocariam o design e a filosofia da marca Apple por nada.

Na minha opiniao, estando eu ligado á Gestao de empresas e á Economia, a Apple tem um grande número de vantagens que estao a ser subestimadas pela concorrencia. A Apple tem tudo para crescer.

Abraço

Marketing? Eu nunca vi um unico anuncio da Apple. Só computadores MAC à farta nas telenovelas! Acho uma má estrategia, mas não sou entendido no assunto...
 
mindlesspt: estando tu em economia e Gestão, sabes perfeitamente que:
1. a Apple não possui a QM da Microsoft;
2. a Apple tem um SO fechado, pelo que dificilmente terá um CPM como a M$;
3. o GRP da Apple é uma ilusão (se estás em Gestão, escuso dizer porquê);
4. a Apple aposta em nichos de mercado, em distinção (distinção ou massificação? estou confuso...);
5. a Apple aposta numa estratégia de efeito de Halo, o que, actualmente, é considerado uma estratégia arriscada:\
6. o Marketing da Apple é interessante....mas a M$ tem um marketing que a Apple dificilmente terá: a pirataria. Apesar de tudo, tal tem sido um factor crítico de sucesso para a M$....

Donde concluo os seguintes aspectos (corroborando o que disseste e acrescentado algumas ideias):
1. a Apple irá crescer. Mas não irá suplantar a M$;
2. Com o crescimento da Apple, aparecerão as críticas/más línguas/problemas/limitações;
3. Infelizmente, as Software Houses AINDA não vêm a Apple como "uma empresa que valha a pena" (espero que tenham entendido a ideia..);

Não obstante, acredito na boa qualidade da estratégia da Apple, na excelente qualidade (e, em parte, superioridade) dos seus produtos.....

Apenas a dúvida: Será a Apple uma verdadeira ameaça à M$? Julgo que não. Não é à toa que a M$ investe cerca de 32 biliões de euros por ano num dos seus centros de investigação no Reino Unido.
Por fim, uma questão: porque razão teimam em comparar a apple (computadores, software, leitor mp3, etc etc etc) com a M$ (leia-se, WINDOWS)...?
 
E o mais importante: tem a confiança de mais de 90% dos seus consumidores que nao trocariam o design e a filosofia da marca Apple por nada.

:lol:

Essa é boa, é que 90% dos utilizadores só possui Macs devido à "filosofia" (ohmmm!) de uma marca capitalista ou porque os computadores até são bonitos! (/NOT)

Que raio de pensamento é esse?

Por fim, uma questão: porque razão teimam em comparar a apple (computadores, software, leitor mp3, etc etc etc) com a M$ (leia-se, WINDOWS)...?

Concordo, a Apple não é concorrente da Microsoft! Não tem como objectivo ultrapassar a Microsoft no número de vendas, principalmente porque a Apple tem um target específico bem distinto da Microsoft, que não pode ser comparado.
 
Então é concorrente de quem? :lol:

A Microsoft vende portáteis, desktops, servidores?

Até à uns anos, essa era a principal fonte de receitas da Apple (agora anda aí o iPod...), e não é por ambas as empresas produzirem OS's que as torna concorrentes directas.

A microsoft tem como produto principal e fonte de lucro o Windows (software).

O principal produto e fonte de lucro da Apple não é o OS X, mas sim os Macs e os Ipods (hardware) (yah.. ok, a MS tem o zune, whatever...)

Onde existe aqui uma variável comum, que permita criar termo de comparação? Onde está a concorrência de mercado entre elas?

A unica concorrência que conheço é a "ideológica", mas essa é apenas fruto dos fan boys.
 
Muitas criticas em tao pouco tempo... Vou tentar abarcar tudo...
A Apple nao concorre só com a microsoft. Concorre com a microsoft apenas numa parte do desenvolvimento de software e sistema operativo. Porque nos outros departamentos que possui talvez concorra com a dell e a hp quando vende imac's e macbooks, talvez concorra com a creative e com a iriver quando se fala em leitores de média portateis, concorre com as lojas de musica quando se fala de itunes, e no futuro vamos ver com quem concorre quando se fala de iphone.

O marketing da apple é muito superior a qualquer uma das suas concorrentes, com a provavel excepçao da hp. Passando a exlicar: a apple tem uma filosofia de interacçao e de facil utilizaçao entre todos os seus aparelhos. Tem apostado nos ultimos anos na optica do utilizador, coisa que a microsoft só fez com o vista,e mal na minha opiniao pk se limitou a copiar. Toda a imagem da Apple assenta nos mesmos principios, existe algo comum, quer na interacçao do software quer na interacçao de hardware. A Microsoft tira alguns dividendos da pirataria devido a externalidades de rede por parte dos consumidores, isso é inegavel, mas nao se trata de marketing, trata-se da estrutura de mercado(é aquela historia de que quantas mais pessoas usarem um serviço mais sao aqueles que o desejam usar por ver a sua utilidade aumentar). Em relaçao aos Morangos com Açucar e ás telenovelas e programas televisos com Imac's e MCB acho que influencia muito mais esse tipo de publicidade (incoberta) do que por o simao sabrosa a comprar a ediçao do windows vista assinada pelo tio bill.

Em relaçao aos nichos de mercado da Apple acho muito cedo para falar neles, porque com a introduçao de uma arquitectura do computador que permite correr windows e macosx ao mesmo tempo, qual o potencial mercado que a apple pretende atingir? Acho que agora ninguem sabe. Devido á massificaçao do ipod a apple retira muitos dividendos disso e atraves desse produto e das apresentaçoes que o steve job consegue fazer chega a muitos utilizadores que se calhaar nao iriam sequer pensar em comprar um produto Apple.

Em relaçao á Microsoft vender mais do que a Apple acho que é uma comparaçao imbecil porque sao empresas diferentes. Temos a Microsoft que apostou no desenvolvimento de sistemas operativos e algum software, e a Apple que apostou no mesmo ramo da Microsoft, mais o ramo do entretenimento(Itunes; Ipod; Apple TV), e que ainda pretende entrar nas telecomunicaçoes (iphone). Uma é estatica e adormecei com a enorme cota de mercado, a outra tornou-se dinamica graças ao ipod e renasceu.

Acho que dizer que a Microsoft, a Creative, a HP, ou a Dell, alguma destas seja melhor que a Apple é um erro parvo, já que sao empresas diferentes...

Abraço
 
Em relaçao ao marketing, já agora, voces compram mais facilmente um produto por verem um anuncio na televisao 30 vezes por dia ou por todas as pessoas que usam esse produto o aconselharem? Voces saiem á noite onde sugere a Nova Era ou onde os vossos amigos aconselham? Todos nos somos influenciaveis e isso é marketing... Ter imac's e outros produtos "subtilmente" exposto é marketing, porque já ninguem se interessa pelos anuncios de televisao, isso era o marketing dos anos 80, agora há novas estrategias mais subtis e mais interessantes...

Abraço
 
Eu sou um switcher para Apple (iMac) e não puderia estar mais feliz por isso... axo que se todos os utilizadores Windows tivessem uma semana de utilização com o MacOSX veriam que este deixa a léguas de distância o SO da Microsoft. Mais, o Vista é uma cópia chapada com MacOSX e grande parte das críticas internacionais refere exactamente isso (o que deixou o Bill Gates furioso e quase ao ponto de bater no entrevistador :D numa entrevista sobre as novidades do Vista). O que é que isto tem a ver com o futuro da Apple?... Bem, tem tudo! Daqui a uns meses sairá o Leopard.... Se o MacOSX já deixa o Vista a léguas, o Leopard deixa-o a anos luz! :) axo que aqui residirá o futuro da Apple tendo em conta que este irá ter mais compatibilidade com servidores e afim em que as grandes empresas iram começar a apostar neste. A grande lacuna do MacOSX era exactamente isso, como foi referido aqui anteriormente, visto que nenhuma grande empresa tinha o SO da Apple.
Para além deste mercado de SO's a Apple tem um paralelo que pode também ser decisivo... o iPhone! este como toda a gente viu e sabe, pode vir a revolucionar tudo o que conhecemos até hoje nos telemóveis. Este mercado é o mais rentável actualmente e a Apple está a apostar forte no iPhone. Vai ter sucesso? Mt provavelmente mas irá perder rentabilidade nos iPods (o grande impulsionador da Apple no mercado). Resta-nos esperar a ver o que a Apple conseguer fazer com o Leopard e com o iPhone para ver se consegue mais marketshare, mas uma coisa é certa... nunca irá conseguir combater ombro a ombro com a Microsoft....
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo