Muitas criticas em tao pouco tempo... Vou tentar abarcar tudo...
A Apple nao concorre só com a microsoft. Concorre com a microsoft apenas numa parte do desenvolvimento de software e sistema operativo. Porque nos outros departamentos que possui talvez concorra com a dell e a hp quando vende imac's e macbooks, talvez concorra com a creative e com a iriver quando se fala em leitores de média portateis, concorre com as lojas de musica quando se fala de itunes, e no futuro vamos ver com quem concorre quando se fala de iphone.
O marketing da apple é muito superior a qualquer uma das suas concorrentes, com a provavel excepçao da hp. Passando a exlicar: a apple tem uma filosofia de interacçao e de facil utilizaçao entre todos os seus aparelhos. Tem apostado nos ultimos anos na optica do utilizador, coisa que a microsoft só fez com o vista,e mal na minha opiniao pk se limitou a copiar. Toda a imagem da Apple assenta nos mesmos principios, existe algo comum, quer na interacçao do software quer na interacçao de hardware. A Microsoft tira alguns dividendos da pirataria devido a externalidades de rede por parte dos consumidores, isso é inegavel, mas nao se trata de marketing, trata-se da estrutura de mercado(é aquela historia de que quantas mais pessoas usarem um serviço mais sao aqueles que o desejam usar por ver a sua utilidade aumentar). Em relaçao aos Morangos com Açucar e ás telenovelas e programas televisos com Imac's e MCB acho que influencia muito mais esse tipo de publicidade (incoberta) do que por o simao sabrosa a comprar a ediçao do windows vista assinada pelo tio bill.
Em relaçao aos nichos de mercado da Apple acho muito cedo para falar neles, porque com a introduçao de uma arquitectura do computador que permite correr windows e macosx ao mesmo tempo, qual o potencial mercado que a apple pretende atingir? Acho que agora ninguem sabe. Devido á massificaçao do ipod a apple retira muitos dividendos disso e atraves desse produto e das apresentaçoes que o steve job consegue fazer chega a muitos utilizadores que se calhaar nao iriam sequer pensar em comprar um produto Apple.
Em relaçao á Microsoft vender mais do que a Apple acho que é uma comparaçao imbecil porque sao empresas diferentes. Temos a Microsoft que apostou no desenvolvimento de sistemas operativos e algum software, e a Apple que apostou no mesmo ramo da Microsoft, mais o ramo do entretenimento(Itunes; Ipod;
Apple TV), e que ainda pretende entrar nas telecomunicaçoes (iphone). Uma é estatica e adormecei com a enorme cota de mercado, a outra tornou-se dinamica graças ao ipod e renasceu.
Acho que dizer que a Microsoft, a Creative, a HP, ou a Dell, alguma destas seja melhor que a Apple é um erro parvo, já que sao empresas diferentes...
Abraço