Futuro da Apple

Status
Fechado a novas mensagens.
Mais comuns. Mas esse OS X que corre em PC corre em todo e qualquer PC? Claro que não. Eu próprio disse que seria perfeitamente possível criar um OS X a correr em PC. Mas tiraria partido de toda e qualquer placa gráfica? De qualquer câmara USB que se ligue? Qualquer placa wireless? Este até é um bom exemplo. O Mac OS X tem as opções de Airport incluidas e a funcionar na perfeição porque as placas de Airport são fabricadas pela Apple. Ora num PC, podes usar qualquer tipo de opção wireless, inclusivamente wireless USB. O OS X a correr em PC identifica isso tudo? Talvez identifique mas as rotinas de tratamento da opção wireless que vêm incluidas no sistema não deve tirar partido da placa marca XPTO. Daí que seja preciso acrescentar drivers. E daí a pouco, em vez de um OS X puro, passamos a ter algo mais parecido com o Windows.
Sim, é possível fazer correr OS X num PC. Funciona com tudo de qualquer PC? Não! É possível fazer funcionar? Teoricamente, sim. Mas para tal, tem de se abdicar da filosofia de um OS que foi feito para um hardware específico e passa-se para a filosofia de um OS que tem de cobrir todas as possibilidades. Mas isso já temos e chama-se Windows.

Rui Batista
 
Ouh se disseste que dava não li:p mas outra coisa: claro que dá todo e qualquer hardware.
Quer dizer dá quando os drivers são criados. No forum onde isso está a desenvolver eles têm tudo! E existe lá pessoal a quem se pode pedir para "converter" os drivers do Windows para o MAC, portanto mais tempo menos tempo e não ficas nem com um dispositivo sem funcionar.
Mas para tal, tem de se abdicar da filosofia de um OS que foi feito para um hardware específico e passa-se para a filosofia de um OS que tem de cobrir todas as possibilidades. Mas isso já temos e chama-se Windows.

Pois mas aqui estão a tentar bater barreiras, eles fazem por gosto, não porque o querem, pois para isso têm o MAC, não estão portanto procupados com os drivers, mas com o sistema operativo em si, faze-lo correr num PC é só o primeiro Passo..
Álias até driveres para os dispositivos das Máquinas virtuais dos programas do genero existentes eles têm...

Nunca experimentei, mas já perdi algum tempo a ver o forum e etc e têm coisas bastantes iteressantes...

cumps
 
Eu uso o OS X num Pentium M 1.7 com 1GB RAM e não faz parar o trãnsito por isso...
Não percebo como se pode defender o SO .... até à exaustão. Cada um tem os seus benefícios e as suas fragilidades. Eu não tenho vírus no XP à anos...
 
Eu não tenho vírus no XP à anos...

offtopic
tens anti-vírus?
é que eu passei uns meses sem actualizar o meu e também não tinha vírus, só quando instalei um novo anti-vírus apareceram-me uma carrada deles.
ainda me vão dizer qual é o segredo para não se apanhar vírus no windows (não usar internet não é uma solução válida)...
 
Isto nao tem nada a haver com a discussão em causa, mas como ta isso? ja ha drivers para a placa wireless dos chipsets da intel? Grafica? Programas correm todos bem? nao dao problemas?

E já agora porque que tamos aqui numa guerra Mac vs Win vs Linux?

"Ah windows é que rula"- bom pra ti
"Ah mac é que é bom"- espetaculo hein?
"Na,na linux é que bota"- woooooohoooooooo

E se todos ganhase-mos juizo assim de repente, ainda estavamos a discutir o sexo dos anjos, ou ja saberiamos que eles nao existem? Who knows? The truth is out there.
 
offtopic
tens anti-vírus?
é que eu passei uns meses sem actualizar o meu e também não tinha vírus, só quando instalei um novo anti-vírus apareceram-me uma carrada deles.
ainda me vão dizer qual é o segredo para não se apanhar vírus no windows (não usar internet não é uma solução válida)...

Sim tenho antivirus que actualiza todos os dias. Não só navego nanet como tenho o PC ligado 24 horas por dia. Não tenho nenhum segredo. Passei a usar exclusivamente o gmail para mails que já por si verifica os attachements.

Fork:

Não se trata de nenhuma guerra. Apenas opiniões diferentes quanto aos prós e contras das diversas plataformas. Ainda ontem falava com um amigo meu que é dos EUA e que usa 90% Mac e que vai continuar a usar. Para eles o preço é menos problemático.
O que eu tenho defendido é que actualmente não tenho nenhum hardware em apple que cumpra os requisitos para mim. Queria ver na apple uma tower com Core2Duo e DDR2. Para ter o CPU sempre a 100% o iMac não dá. O MacPro usa FD-DIMM não é opção. Os portáteis só me é atractivo o MacBookPro mas que tem um preço exagerado para quem como eu não se preocupa com a estética mas sim com o hardware.
Isto não é entrar em guerras quanto a mim.

No OS X preocupa-me ser uma plataforma fechada e a mudança de formatos. Como tb me preocupa no Windows. Não sei se já viram que no office 2007 qd abrem um documento em formato .doc aparece lá qq coisa tipo "Modo de compatibilidade". Isso preocupa-me mas fica para outro dia :)
 
O Windows é pesado! É complexo (internamente). Porquê? Porque tem de cobrir infinitas possibilidades de configurações de hardware.
O Mac, com a sua filosofia de hardware mais estanque (que tantos acusam como sendo um defeito), garante que o OS corre o mais eficientemente possível. Dispensa triliões de drivers.[...]

Se a Apple fizesse um OS X que corresse em PC, teria de o tornar imensamente pesado e rombo, tal como o Windows é, de modo a poder correr em qualquer configuração possível de hardware

Uma coisa não implica a outra, basta veres o funcionamento de Linux. Não é por suportar "infinitas possibilidades de configurações de hardware" que fica pesado e rombo.

. Ora, a Apple não está para isso. A Apple sabe que hardware tem de servir, com o seu OS. Porquê? Porque É ELA QUE FABRICA O HARDWARE!!
Na génese, é esta a diferença fulcral entre o Windows e o Mac OS X. Não é possível fazer um Windows leve, eficiente e fiável porque o número de variáveis que tem de contemplar é virtualmente infinito. Do mesmo modo, não é possível criar um OS X que, eficientemente (e do mesmo modo que funciona em Mac) funcione num PC porque, para tal, o OS X transformar-se-ia num Windows.
A diferença fulcral entre MAC OS X e Windows não é um ter de suportar "um número infinito de Hardware". Aliás é ao contrário o Hardware é que tem de suportar o windows...

Não era porque tinha de suportar mais hardware que o OS X ira tornar-se num windows. Quanto a fabricar o Hardware dos Mac pelo que eu vejo ( http://store.apple.com/1-800-MY-APP...ID?mco=23F75B72&tg_FC57F0D4=tab2&nclm=MacBook ) a única coisa que a Apple faz neste caso é montar o pc.

Mas se a Apple acha que é mais vantajoso ter o seu OS a funcionar no Hardware que eles escolhem, tudo muito bem, mas não dêem a desculpa "se não fosse assim ficava como o windows".
 
Post Original de Metro

"No OS X preocupa-me ser uma plataforma fechada e a mudança de formatos. Como tb me preocupa no Windows. Não sei se já viram que no office 2007 qd abrem um documento em formato .doc aparece lá qq coisa tipo "Modo de compatibilidade". Isso preocupa-me mas fica para outro dia"

Como o Office 2007 é um programa da Microsoft, que nem sequer funciona em computadores Macintosh, essa preocupação é capaz de se ter perdido algures no Fórum, e ter vindo parar aqui por mero acaso.
 
Post Original de Metro

"No OS X preocupa-me ser uma plataforma fechada e a mudança de formatos. Como tb me preocupa no Windows. Não sei se já viram que no office 2007 qd abrem um documento em formato .doc aparece lá qq coisa tipo "Modo de compatibilidade". Isso preocupa-me mas fica para outro dia"

Como o Office 2007 é um programa da Microsoft, que nem sequer funciona em computadores Macintosh, essa preocupação é capaz de se ter perdido algures no Fórum, e ter vindo parar aqui por mero acaso.

Office 2008? Ring a bell?
 
O Office 2007 não funciona no Mac é verdade. Mas sabes pq e o interesse que a apple teria em que funcionasse tal como funciona o 2004.
http://www.apple.com/getamac/office.html

A apple tem todo o interesse em que a M$ lance o Office 2007 para Mac. A M$ está a ser a meu ver inteligente.

A questão dos formatos não é problema do Windows. É geral. Não perdemos é tempo suficiente a pensar nisso.

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=97276
 
sinceramente?

Esses formatos de que falas é tudo farinha da MS. Eu nao vejo um formato fachado que nao tenha alternativas em Mac Linux e windows sem ser os da MS.

Então em codigo upa upa, MS monopoliza muito.
 
O Office 2007 não funciona no Mac é verdade. Mas sabes pq e o interesse que a apple teria em que funcionasse tal como funciona o 2004.
http://www.apple.com/getamac/office.html

A apple tem todo o interesse em que a M$ lance o Office 2007 para Mac. A M$ está a ser a meu ver inteligente.

A questão dos formatos não é problema do Windows. É geral. Não perdemos é tempo suficiente a pensar nisso.

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=97276

Em princípio vai sair este ano o Office 2008 para Mac. Está previsto pela Microsoft para sair no segundo semestre deste ano.

O problema dos formatos fica à gestão de cada um. Cada qual deve tomar as decisões apropriadas, de acordo com as circunstâncias e com as suas necessidades e possibilidades, como aliás sempre acontece na vida.
Relativamente aos formatos: não há formatos eternos, sejam open source ou não. O mundo é assim mesmo. De facto, nós nem sabemos se daqui a 100 anos vai haver electricidade. De certeza que não vai ser de ar e vento que vão ser produzidos os megawatts que são hoje consumidos.
Por isso, haja amor e fé em Deus.
 
O Office 2007 não funciona no Mac é verdade. Mas sabes pq e o interesse que a apple teria em que funcionasse tal como funciona o 2004.
http://www.apple.com/getamac/office.html

A apple tem todo o interesse em que a M$ lance o Office 2007 para Mac. A M$ está a ser a meu ver inteligente.

Hum? Já existe o 2004 (que é em muito superior ás versões anteriores do 2007) e estamos à espera do Office 2008 que já está aí a vir...

Onde está o interesse da Apple em querer o Office 2007?
 
sinceramente?

Esses formatos de que falas é tudo farinha da MS. Eu nao vejo um formato fachado que nao tenha alternativas em Mac Linux e windows sem ser os da MS.

Então em codigo upa upa, MS monopoliza muito.

Fork:

Oh, and let’s not even talk about all the mail programs I’ve used. Eudora, Claris Emailer, Outlook, Outlook Express, Pine, Elm, and no doubt a few I’ve forgotten. When I finally came to my senses in 2001, I somehow managed to collect, convert, and salvage most of my mail and landed them all in Mail.app. I specifically chose Mail.app because I knew that it stored everything in mbox format, and that that was the oldest, most stable, safest choice for long-term preservation.

And then came Tiger, and Mail.app 2.0. In Mac OS X 10.4, Apple deliberately changed Mail.app to use their proprietary .emlx data format
Mais aqui: http://diveintomark.org/archives/2006/06/16/juggling-oranges

Eu quero lá saber de quem é a farinha. Mas como te mostro a apple tb faz farinha...
A mim a única coisa que me interessa é poder usar todos os meus ficheiros daqui a 20 anos sem ter que andar a inventar.

Hum? Já existe o 2004 (que é em muito superior ás versões anteriores do 2007) e estamos à espera do Office 2008 que já está aí a vir...

Onde está o interesse da Apple em querer o Office 2007?

Tem todo o interesse mas pensava que sabias isso. Este hiato de mais de um ano para sair o office é jogada da M$ e a meu ver bastante penalizadora para a Apple mas é a minha opinião.
Recordo que o Office 2004 para Mac não trás o Access.
Tenho uma amiga que tem o Office 2004 e tem por vezes alguns problemas com formatações nomeadamente no Word. Não sei se é algo facilmente ultrapassável ou se pode ser alguma coisa que ela não saiba. Não sei (poderam vocês confirmar) se por vezes alguns macros ou afins não funcionem da mesma forma que no Office para o Windows.

Em resumo e para terminar a discussão pela minha parte sobre estes assuntos.

1- A apple tem 4% de mercado e está em crescimento. É optimo que cresça e que tenha hardware cada vez mais inovador.
2- Tem provavelmente o melhor SO actual mas a evolução de Linux + Virtualização pode rapidamente mudar o panorama. Os users esporádicos dos PCs não arriscam em mudar para a apple. E sim tenho recomendado muito a apple ultimamente aos amigos. Mas eles no final acabam sempre por colocar um mas pelo meio que invalida a compra.
3- No futuro gostaria de ver o OS X a ser vendido para os PCs sem serem apple. Não acho que isso vá acontecer mas para mim faria sentido. Acabei de fazer umas contas em relação ao dolar e ao Euro e a diferença de comprar o mesmo produto na Europa é completamente descabida. Espero que algum dia isso fique diferente.
4- Espero que no futuro passe a haver a apple Portugal a sério.
5- Quem lancem uma Tower acessivel e ainda um tablet. Visto que neste momento o hardware é exactamente igual aos PCs faz sentido que façam updates frequentes para não perderem o comboio. Ou então que baixem o preço à medida que passa o tempo.
6- Por fim gostava que desaparecessem os rumores acerca do que a apple vai fazer, lançar ou sobre como virá vestido o Steve Jobs na próxima conferencia :D
 
Tem todo o interesse mas pensava que sabias isso. Este hiato de mais de um ano para sair o office é jogada da M$ e a meu ver bastante penalizadora para a Apple mas é a minha opinião.
Recordo que o Office 2004 para Mac não trás o Access.
Tenho uma amiga que tem o Office 2004 e tem por vezes alguns problemas com formatações nomeadamente no Word.

Explicaste o teu ponto de vista, mas não foste claro. Continuo sem perceber aonde/como é que a Apple vai sair penalizadora por não ter o Office 2007.

Não vejo interesse no office 2007 já que sairá daqui a uns meses o Office 2008 para Mac. Talvez (mas só talvez mesmo...) teria mais lógica dizer que a Apple sai penalizada por não ter Access. Mas dizer que a Apple sai penalizada por não ter o Access ou dizer que sai penalizada por não ter o Office 2007 é bem diferente.

Acho que perde mais a MS em não transpor o Access para OS X do que a Apple em não tê-lo. Ninguem vai deixar de comprar um Mac por causa do Access (já que em ultimo caso pode usa-lo através do windows), mas mais facilmente se deixa de comprar o Office 2004 por este não ter Access.
 
Última edição:
Tem todo o interesse mas pensava que sabias isso. Este hiato de mais de um ano para sair o office é jogada da M$ e a meu ver bastante penalizadora para a Apple mas é a minha opinião.
Recordo que o Office 2004 para Mac não trás o Access.

Não é jogada da Microsoft. É algo que se chama Leopard e que ainda não foi lançado. Concordo que a inexistência de um Access para OS X possa ser chata para algumas pessoas. Por outro lado aquilo é tão fraquito que até mete dó.
 
Sinceramente, desde há dois anos que prescindi completamente do Office. Em vez de isso, uso o NeoOffice que é totalmente grátis. E só o uso para poder abrir/criar folhas de Excel e para poder abrir ficheiros de PowerPoint. Para escrever uso o TextEdit que até abre e grava em formato Word.


Rui Batista
 
Por falar no Futuro da apple tenho reparado que cada vez mais nas telenovelas portuguesas e series nacionais, algumas da tvi outras da sic , o aumento significativo de Imac e de macbooks, curiosa esta "revolução", provavelmente patrocínios com vista a publicidade.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo