Futuro da Apple

Status
Fechado a novas mensagens.
Isso já acontece à muito nas televisões portuguesas. Aliás, parece que é mesmo a única forma de publicidade que a Interlog faz cá em Portugal. Graças a isso já vi na ***** pitas a pedir aos papás macbooks, sem saberem elas o que é um Macintosh.
 
Por falar no Futuro da apple tenho reparado que cada vez mais nas telenovelas portuguesas e series nacionais, algumas da tvi outras da sic , o aumento significativo de Imac e de macbooks, curiosa esta "revolução", provavelmente patrocínios com vista a publicidade.


Ainda bem que falas nisso. eu acho esse tipo de Product Placement um bocado ridículo, jamais em portugal as escolas, colégios ou empresas iriam adoptar computadores apple para os alunos, estudantes, trabalhadores....

Mas se calhar o que passa nos morangos doces vende...
 
Ainda bem que falas nisso. eu acho esse tipo de Product Placement um bocado ridículo, jamais em portugal as escolas, colégios ou empresas iriam adoptar computadores apple para os alunos, estudantes, trabalhadores....


É pena que assim aconteça em Portugal (nos E.U.A. a maioria das escolas está equipada com Macs). Porque é que é pena? Porque mais uma vez demonstra a mesquinhez do pensamento português. Inúmeros estudos efectuados em todo o mundo, acerca da utilização de Macs/IBM compatível em empresas/escolas demonstrou que era sempre mais vantajoso a utilização de Macs. Apesar de o senso comum ditar que sairia mais caro equipar uma empresa ou uma escola com Macs em vez de o fazer com IBM compatíveis, a médio/longo prazo os Macs saiam muito mais baratos. Isto porque praticamente dispensam manutenção (muito menos que um IBM compatível) o que reduz os custos em termos de pessoal IT. Não exigem a compra de licenças de sistema operativo nem exigem a instalação em todas as máquinas de software anti-malware (vírus, pop-ups, etc). Os mesmos estudos relataram que os utilizadores de Mac produziam mais e estavam todos muito mais felizes a fazer o que lhes era solicitado (não lhes parecia tanto "trabalho" como quando trabalhavam com IBM compatíveis). Os mesmos estudos, quando centrados em pessoal que tinha pouca formação em informática também demonstrava que passavam a dar menos prejuizo às empresas visto ser muito mais complicado "fazerem asneira".
Tudo o que disse atrás não são opiniões pessoais. São factos verificados por inúmeros estudos em todo o mundo. Mas, se querem um testemunho pessoal, posso dar alguns. Numa das agências onde trabalhei haviam cerca de 50 IBM compatíveis e apenas 2 Macintosh. Nos 4 anos que lá tive os Mac NUNCA deram problemas de maior. Qualquer dúvida que surgia face ao funcionamento dos mesmo, era resolvida sem recorrer ao nenhum técnico. Já os IBM compatíveis... ui, ui... bem, basta dizer que justificavam a existência de um departamento com um técnico de informática sempre presente e que, diga-se de passagem, todos os dias tinha muito que fazer.
Aqui na agência onde trabalho actualmente, somos cerca de 150 pessoas. A grande maioria tem Macs. Problemas? Bem, um disco que se estraga de vez em quando (há muito uso, dia e noite) ou uma RAM que pode ficar estragada (talvez problemas de corrente eléctrica). De resto, nada de mais. Bem, o pessoal dos IBM compatíveis (principalmente cargos administrativos e accounts) está sempre a queixar-se dos deles... eles lá terão as suas razões.

Rui Batista
 
Ainda bem que falas nisso. eu acho esse tipo de Product Placement um bocado ridículo, jamais em portugal as escolas, colégios ou empresas iriam adoptar computadores apple para os alunos, estudantes, trabalhadores....

Mas se calhar o que passa nos morangos doces vende...

Nao entendi porque nao iriam adoptar computadores Apple para os alunos...

De qualquer forma posso dizer que no IST existe uma sala só com computadores Apple à bastante tempo.
 
Oh Rui_Mac...

Ninguém que tem que tomar uma decisão com base em custos de curto prazo vai pensar como tu ou "qualquer estudo" internacional... todas as escolas do mundo estariam erradas, ao contrário do que manda a racionalidade económica!!!...

O problema é de financiamento. Na altura de escolher tens que optar entre computadores que custam 250€ já com monitor e que poderão dar problemas daqui a dois anos, mas que têm um apoio técnico da dimensão da HP ou Fujitsu Siemens, ou computadores que custam 900 (imacs) e que duram 4 anos nas mãos das crianças e com um apoio técnico da qualidade do da interlog... é um no-brainer para quem ocupa cargos que duram no máximo 4 anos que é o caso do ministro da educação... sem contar com os custos de formação de professores, sem contar com os custos de formação dos alunos quando sairem para a vida profissional em que em 99% dos casos vão ter disponível... um computador de 250€ já com monitor escolhido por um director pressionado pelos custos de curto prazo...

Nos EUA a Apple está muito bem introduzida no mercado simplesmente porque oferecem os computadores às escolas (pelo menos era comum) em troca de publicidade à marca nos campus escolares, viaturas, t-shirts dos profs quando iam aos teatros com os meninos, e porque isto condicionará os futuros Buyers que são as crianças etc... (tenho um colega daqui que vai muito aos EUA e esteve para ser lá professor, e tem "connections" lá numa administração escolar...) e digo-te que a maioria dos profs tinha macs em casa, e achavam uma charutada ter que levar com os emacs nas secretárias dos alunos, que não usavam porque preferiam cravar portáteis aos pais para jogarem quake na rede da escola...

O que se lê, os estudos que se fazem, não contam, são teorias ( A MS tem uma série deles que afirmam que o windows é mais barato que Linux)... especialmente quando estás pressionado com uma corda à garganta, e tens que decidir o teu salário/futuro com base nos custos totais da empresa, muitas vezes numa área tecnica que não dominas... se não é mission critical vais optar pelo mais barato, em 100% dos casos... e o mais barato é comprar computadores de 250€ já com monitor que se avariarem, trocas... em qualquer parte do mundo!!! é a filosofia Zara no mercado da informática. Pagas mais num bom gestor de backbone e redes, equipamento firewall, metes os pcs sem permissão de admin e um AV gratuito... e o resto que se lixe. de mês a mês metes um processo noturno de formatação das máquinas e aqui vai disto...rede com 99% dxe uptime sem qualquer complicação.

Apple é máquina de nicho... e nunca irá passar disso...e é por isso é que gostamos delas... são diferentes, refinadas, melhores, pelas quais estivemos dispostos a pagar um pouco mais, pela tranquilidade de saber que a taxa de falhas/problemas é inferior... porque seremos nós a lidar com elas directamente...

-----------------------------
O product placement nos morangos e novelas não é feito pela Interlog... pelo que me têm dito é outra empresa, que o dono por acaso até é do lado "branco" da força, e faz pressão para que
assim seja...

----------------------------

ric07- E quantas salas há só com PC's
 
Última edição:
[PT]latrine;1480629 disse:
[...]

O problema é de financiamento. Na altura de escolher tens que optar entre computadores que custam 250€ já com monitor e que poderão dar problemas daqui a dois anos, mas que têm um apoio técnico da dimensão da HP ou Fujitsu Siemens, ou computadores que custam 900 (imacs) e que duram 4 anos nas mãos das crianças e com um apoio técnico da qualidade do da interlog... é um no-brainer para quem ocupa cargos que duram no máximo 4 anos que é o caso do ministro da educação... sem contar com os custos de formação de professores, sem contar com os custos de formação dos alunos quando sairem para a vida profissional em que em 99% dos casos vão ter disponível... um computador de 250€ já com monitor escolhido por um director pressionado pelos custos de curto prazo...

[...]

O que se lê, os estudos que se fazem, não contam, são teorias ( A MS tem uma série deles que afirmam que o windows é mais barato que Linux)... especialmente quando estás pressionado com uma corda à garganta, e tens que decidir o teu salário/futuro com base nos custos totais da empresa, muitas vezes numa área tecnica que não dominas... se não é mission critical vais optar pelo mais barato, em 100% dos casos... e o mais barato é comprar computadores de 250€ já com monitor que se avariarem, trocas... em qualquer parte do mundo!!! é a filosofia Zara no mercado da informática. Pagas mais num bom gestor de backbone e redes, equipamento firewall, metes os pcs sem permissão de admin e um AV gratuito... e o resto que se lixe. de mês a mês metes um processo noturno de formatação das máquinas e aqui vai disto...rede com 99% dxe uptime sem qualquer complicação.

Apple é máquina de nicho... e nunca irá passar disso...e é por isso é que gostamos delas... são diferentes, refinadas, melhores, pelas quais estivemos dispostos a pagar um pouco mais, pela tranquilidade de saber que a taxa de falhas/problemas é inferior... porque seremos nós a lidar com elas directamente...

[...]

QFT (Quoted for Truth) :x2:
 
Concordo plenamente quando disseste:

Apple é máquina de nicho... e nunca irá passar disso...e é por isso é que gostamos delas... são diferentes, refinadas, melhores, pelas quais estivemos dispostos a pagar um pouco mais, pela tranquilidade de saber que a taxa de falhas/problemas é inferior... porque seremos nós a lidar com elas directamente...


Mas, e apesar de teres razão, do ponto de vista comercial, se se pensar a longo prazo, as coisas podiam sair mais baratas e eficientes. Nas empresas que foram pela via Mac (trabalhei em algumas), o resultado a médio longo prazo foi muito mais frutuoso.

Rui Batista
 
Acredito que sim Rui_mac, mas são empresas da área do design onde "tudo" funciona melhor em Mac.

Agora para teres office e acesso à net para os miúdos?!?! quaisquer 250€ funcionam... e com menos problemas do que se julga por aí... pois os miúdos percebem mais do que nós destas coisas... e ao fim da primeira tentativa de instalar o PES 6 ou aceder a um site de xxx que lhes esteja barrado, e nunca mais tentam fazer nada semelhante... quando muito podem é embrutecer e partirem leitores de cds, ou teclados... e até aí o custo de substituíção é bastante mais baixo num computador "PC"
 
Última edição:
[PT]latrine;1480778 disse:
Agora para teres office e acesso à net para os miúdos?!?! quaisquer 250€ funcionam... e com menos problemas do que se julga por aí...

Tanto? Epá o meu G4/400 faz isso tudo e muito mais :D

Na Madeira houve uma campanha de "1 computador por familia". Havia mais Macs à escolha que "IBM PC compativeis" (se bem que a suposta "interlog" tem raizes na Madeira...).
 
Acredito que seja jeitoso, rápido e estável. Mas... com todas as chatices que o Windows proporciona. Basta ver o meu post de quando experimentei ligar o meu telemóvel ao PC e depois ao Mac ;)
É uma questão de filosofias de sistema. Eu acho os PCs (IBM compatíveis) umas máquinas agradáveis... do ponto de vista do hardware. É bom poder configurar à nossa vontade, apesar de termos MESMO de saber o que estamos a fazer. Mas do ponto de vista do software, nomeadamente do OS, o Windows é um vírus que pede número de série. Isto comparado com um outro OS que eu cá sei, claro.
Portanto, a mim não me interessa que se possa fazer uma máquina bem barata e jeitosa se depois se põe lá um OS que estraga tudo.
É como poderes montar um Ferrari por 1000 euros mas depois, quando vais a andar nele teres de parar de 10 em 10 quilómetros para mexer no motor ;)

Rui Batista
 
é meu amigo, tudo depende de quem usa os computadores.
quando um computador com windows está bem configurado e o seu utilizador não passa os dias a sacar programinhas duvidosos e a abrir tudo o que lhe aparece no mail, o windows não se estraga sozinho, e mantém-se a funcionar calmamente ;)
se preferes gastar mais do dobro para ter um sistema operativo à prova de idiotas, tudo bem... mas eu não sou um idiota, sei manter os meus pcs ;)
 
o mac os é o mais aproximado que há... é um bom so, mas vem agarrado a uma máquina mais cara do que o necessário (para certos clientes-alvo)
 
essa dos "idiotas" fez-me largar um ":)"...
de certeza que ha mais idiotas cujo primeiro PC (falando de computadores em geral) tinha windows. o mal e' mesmo as pessoas nao conhecerem mais nada e ate la o que usam e' perfeito... pois na cabeca deles e' unico!
eu ja uso PCs (com windows) ha muito tempo mesmo, nao me lembro agora da versao do primeiro windows mas sei que tinha o ecra dividido em 4 "windows" e cada uma delas tinha umas aplicacoes.
fui sempre evoluindo mas dentro do windows, isto porque o meu pai sempre trabalhou com o windows/dos e acredito que tambem nao soubesse da existencia de outros OS.

isto tudo pa dizer que tenho o win xp e raramente tenho algum problema, mas muito raramente mesmo... e o que me vai fazer mudar e' nao so a curiosidade mas tambem uma pequena obrigacao da faculdade. claro que me vou sentir como se tivesse pela primeira vez em frente de um computador, nao conheco aqueles atalhos que ja tou habituado no windows ao longos destes anos todos, mas creio que como nao tive dificuldade em habituarme a este OS tambem nao vou ter dificuldade ao outro
 
No fim de semana tive na Bliss do Montijo, e vi um gajo na sua primeira experiência Mac OS X...

O OS estava em português, e estava parado na parte de login (onde aparecem os users). O gajo conseguiu por 3 vezes não perceber que tinha de clickar num user para entrar no sistema... invés, o gajo carregava no "reiniciar", muito provavelmente por ser a opção mais parecida a "iniciar". À 3ª tentativa chateou-se, falou mal dos Macs e foi-se embora... :o

Isto tudo para dizer, que os "idiotas" não mudam pra mac... pois esses já estão mais que habituados ao windows e jamais se conseguiriam iniciar num novo OS :p
 
Essa gostava de ver. Só se for usado.

Linkworld D3210-14 420W

Dimm DDR2 512MB 533MHz

Hitachi Disco Rigido 80gb Sata II

NEC 3550 Dual Layer 16X Preto Bulk

Asus P5VDC-MX VIA P4M800 SK775

INTEL Pentium4 531+ 3.0GHz Socket 775 FSB800 1MB

Total:252.8 €

------------------------------------------------------------

De qq maneira só espero que toda a gente que defender quer mac Os que windows tenha usado ambos os sistemas, eu em relação a isso n me manifesto visto que o meu ibook ainda n veio.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo