futuro da banda larga

Banda larga sem qualquer custoo?? hun .. existe sempre alguem a querer ganhar "algo" duvido que possa acontecer mas era muito bom mesmo ;)
 
Re:

Ser de borla, é um caso bastante dificil, mesmo em sitios onde existe grande controlo governamental, por exemplo japao, frança. Existem sempre os interesses econonmicos.

Para VDSL é ja perciso renovação nas linhas de cobre com adição de um terceiro fio parecido a fibra e tambem vindo da silica (se não estiver enganado).
Concordo que já puxaram bastante para alem dos 56k.. mas como se sabe existe uma grande limitação fisica, a qual a distância é fatal. O que já foi investido em investigação e manutenção, upgrades etc.. em adsl era ja o sufeciente para ter avançado muito mais na rede em FTTH. Alem do mais a tech do adsl tem sido puxada mais pelos europeus.


Em relação a fibra até ao predio.. isso já se faz nos dias de hoje... e depois por catTV as normas DOCSIS não vão para alem dos 40-50mbits.

Para alem da fibra conseguir quebrar as questões de distância, latencia, etc.. temos que ver que oferece maior fiabilidade e controlo que as velha rede de cobre.

A meu ver o investimento de trazer fibra para todos os lares, o investimento de um teleport iberico seria uma grande ajuda para as telecomunicações na penisula.

Tambem ja temos os projectos europeus de combater o GPS, etc.. isso tambem ira dar os seus frutos no futuro, penso eu de que.

De acordo com o FTTH Council o investimento em fibra já não é assim tão caro quanto se pensa... | Tambem o ponto que eu quero chegar é que com os anos que já se passaram e se tivesse feito um esforço para a migração da rede a nivel dos utilizador final. Agora estariamos bastante mais avançados...
Tambem as redes mais preparadas para isso sao as de catTV pelo menos a da cabovisao sei que a fibra chega até dentro de casa.
 
Penso que em algumas zonas de residência novas já se utiliza FTTH ou quanto mais FTTB. Mas isto foi baseado no ouvi dizer.
 
xupetas disse:
Para aumentares mto acima dos 3 Mb vais ter que usar frequencias perto das microondas... por isso ou inventam algo que revoluciona todas as comunicações ou entao ... digo nunca

Oh xupetas... a frequência utilizada no wireless é a mesma que a utilizada pelos micro-ondas. Seja a 1 mbps ou a 100 mbps.... 2,4 GHz

Grande abraço
 
o progresso é inevitavel. a investigaçao nas areas de comunicaçao sem fios vao dar mto que falar nos proximos tempos. ainda é uma área relativamente recente, so isso.
 
greven disse:
Penso que em algumas zonas de residência novas já se utiliza FTTH ou quanto mais FTTB. Mas isto foi baseado no ouvi dizer.

Não estarás a confundir com FTTC?? FTTH só para grandes clientes...
 
xupetas disse:
Wireless nunca ira ter a velocidade que consegue cabo fixo seja de cobre, seja de fibra...

O futuro provavelmente será fibra ou o que a vier substituir mas não acredito que alguma mudanca sera efectuada antes dos proximos 10 anos


Tenho 4 acessos á net aqui no portatil ...

o mais rapido até é via WIRELES ... PT Wifi a 54MBits. :P


quanto ao "investimento" em tecnologia de ponta ... epá ... se calhar metade dos "potenciais" clientes vivem a mais de 4/5km's das centrais ... vão andar a meter km e km de fibra no lugar do fiozinho que vai pro meio do mato ? ou microcentrais remotas ta lcomo a PT tem vindo a fazer ?
 
Última edição:
re:

Hora, ai está.

Bom FFTH ou FTTB são duas formas de dizer a mesma coisa pois o conceito seja o mesmo. Mas penso que o nome que vingou officialmente seja o FTTH.
O seu significado como muitos já saberão será "Fiber to the Home". E o conceito inerente a isto é levar as ligações/protocolos por fibra para os mercados domesticos, todas as casas ( home ), ou seja, explicar e criar condições de insentivo para este tipo de exploração comercial.

Assim como os existe de cable pela mão da cablelabs e DOCSIS, assim como existe o adslforum, wi-fi etc. | Apesar desdes exemplos serem diferentes do FFTH.

Anyways aqui tem links sobre o council.

http://www.ftthcouncil.org/
http://www.ftthconference.com/
http://www.europeftthcouncil.com/

Em termos de adesões este tipo de actividade está fortemente a ser explorada no japão. Penso que foi o pais mais pioneiro na propria questão feita pela NTT ( ISP carrier japonês, que tem serviços como a OCN e tem comparticipação do estado se não estou em erro ).
Enfim tambem existem já serviços desdes com esta ideologia em mente, nos EUA e em paises norte da europa.

Ligações por fibra já existem à bastante tempo como sabemos, mas do que se está a falar daqui é de um protocolo de como trazer os principais três serviços ao mercado domestico e privado ao mesmo tempo. ( telefone, internet, tv ). Se bem que com o FTTH isto tudo vai ficar unificado num unico serviço. Como por exemplo no japao onde a maior parte ja ta convertido para voip. Em relação a tv não sei.

Em relação a quererem levar fibra para uma vilazeca de 3mil habitantes, bom a ideia do ftth é mesmo essa alem do mais a fibra tem bastante mais vantagem a longa distancias a todos os niveis ( até de segurança ) que o cobre.
E tambem os custos da mesma já não são os mesmos que a tempos.

O caso português é o que tenho dito penso que a rede nacional de telecomunicações ja devia tar a actualizar-se à bastante tempo, em vez dos investimentos de adsl. Se calhar os custos de upgrades de serviços e investigação no campo da adsl. Seriam mais bem vindo se fossem investidos em fibra. Isso é a minha opinião.
E como ja falei as empresas com maior capacidade de exploração de tais serviços será sem duvidas as operadoras de cabo. Que pelo menos levam a fibra a grandes distancias(mais proximos dos lares). Mesmo assim não sei se será necessario substituir essa cabelagem, tambem não entendo bem do assunto.

E telecomunicações sem fios acho que todos nos estariamos de acordo com o impossivel de termos um satelitte geoestacionario na penisula hiberica com um teleport iberic a ser gerido para ( portugueses / espanhois ). Com certeza que iria trazer grandes vantagens a nivel de ligações de alta velocidade para clientes residenciais, como já se faz tambem em paises nordicos.
 
uma questão que o ppl normalmente se esquece é a questão das densidades populaçionais ...


exemplos:


Portugal = 10milhões hab. ... capital (4milhões?) e litoral norte (lx-valença outros 4?) levam a maioria da população ... mas mesmo assim na sua maioria é muito dispersa ... já o interior ... umas centrais tais como estão agora a meter em tudo o que e´aldeola e tinhamos uma rede excelente (é só ligarem as centrais com fibra suficiente)

França = 50 milhões hab ... muito mais concentrados que nós por cá ... mas tem 5 ou 6 vezes o nosso tamanho

Espanha = 40 milhões hab ... muitissimo mais concentrados que cá ... tem umas 8x o nosso tamanho ...


Japão = 180 milhões (sic) ... tem quase quase o mesmo tamanho que nós ... investir em FTTH é baratissimo quando comparado com o nosso caso ... ligações tipo LAN são faceis de rentabilizar tambem ...



Eu por cá propunha a "nacionalização" da infraestrutura local ... passem os lancetes pras juntas de freguesia ou o catano ... e depois estas que tratassem de atribuir "licenças" aos operadores ... assim em vez de ter aqui á porta rede.clix. + rede.pt + rede.oni + rede.cabovisao + rede.netcabo + rede.optimus + rede.tmn + rede.vodafone + rede.edvo + o diabo e o catano ... teria AS MESMAS que tem por exemplo o manel jaquim da parvonia ... e mais algumas ...

exemplo rede EDVO + rede.telele(as 3 operadoras a usarem a mesma) + rede.adsl(ou FTTH) +rede.cabo(ou FTTH) ... e se quiserem juntar as wimax + edvo + telele(venah de la´a 5G e a 6G) aidna melhor ... agora equanto andarem a brincar ... tasse.

aqui tenho 10 e uso 1 ... ali tem 0 e usam ... ???
 
Back
Topo