1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Futuro Projecto] Ideias/Dúvidas

Discussão em 'Electrónica' iniciada por borntonag, 23 de Março de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 2064)

1. borntonag

borntonag Power Member

Boas pessoal.
    Sempre admirei os robots e sempre me fascinou a sua maneira de "ser".
    Há dias estava a olhar para um carro telecomandado que cá tenho em casa e vieram umas ideias à cabeça. Então gostaria de saber se são possíveis e se são precisos conhecimentos aprofundados para as realizar.
    Então eu gostava de:
    - Ter o carro controlado por outro comando, um comando Xbox, em vez do normal e feio comando.
    - Também gostava que tivesse luzes(não tem actualmente) que fossem possíveis comandar pelo comando.
    - Pensando mais alto gostaria que o carro fosse alimentado por energias renováveis, isto é, painéis solares.

Objectivo: Gostaria que me dissessem se é possível concretizar estas ideias e se é preciso um tipo de conhecimento avançado sobre electrónica, robótica, etc.

Fotos:
    Conjunto composto por carro, comando, bateria e carregador.

Comando do carro

Carro sem carroçaria

Falta ainda uma do carro completamente despido com o circuito para terem uma ideia.

Última edição: 24 de Março de 2008
  2. rpnetwork

rpnetwork Power Member

É melhor postares as fotos do carro.
    E do comando também xD
    Se tiveres um comando xBox avariado vale a pena

EDIT: xBox ou PS :D

3. x-bkr

x-bkr Power Member

é-te mais fácil começares pela alimentaçao do carro do que pelo comando ou pelas luzes do mesmo. isto tambem depende dos volts que estamos a falar...

4. borntonag

borntonag Power Member

Não posso concordar nem discordar pois não percebo nada do assunto, para isso é que estou aqui a tentar aprender.
    Mas deves-te estar a referir ás pilhas que funcionam como bateria(foto). Posso dizer que há uma referência, na bateria composta por 4 pilhas envolvidas num plástico azul: 4.8V - 620mAh

EDIT: Mais tarde vou postar duas fotos: uma do carro aberto e outra do comando também aberto.

5. magno_23

magno_23 Power Member

bem eu nao precebo grande coisa de eletronica mas para mudificares um comando desses que tu tens do carro com apenas os comandos frente/tras e direita/esquerda para um comando de xbox com aqueles botoes todos nao axo que seja grande ideia a nao ser que cada botao tenha uma funcionalidade

6. borntonag

borntonag Power Member

Pois em principio terão várias funcionalidades, luzes, sons, etc, embora pensa que isso exige um tipo de conhecimentos que eu não possuo, para já!:-D
    Algum sugestão ?

PS:Recomendam algum site, tutorial, livro, com projectos semelhantes ?

7. Mortymore

Mortymore Power Member

Tudo isso é possível, embora...

Acho que trocar o controlo do veículo de radio frequência para infra-vermelhos é um grande passo atrás.
    Dá-se o caso do amigo curioso quere ver melhor o teu bólide e planta-se á tua frente e a próxima vez que conseguires deitar um olho ao carro pode já estar pregado num muro.

Luzes e controlo através do comando... Se chegares ao ponto de perceber o suficiente para conseguires por ti controlar o carro, direcção e tracção, com o comando da xbox, ou outro qualquer, então meter umas luzes a acender e apagar vais ver que não passa de um brincadeira.

Alimentar o carro com paineis solares, será possível. Só não sei que tamanho acabarão por ter os paineis para alimentar todo o carro, mas isso também dependerá sempre do rendimento dos painéis e do consumo do carro.

Se não tens conhecimentos elementares de electrónica, não me parece que seja este um bom ponto de partida. Em todo o caso o mais simples de acordo com as motivações propostas será começares por ver a questão da troca da alimentação por baterias pelos paineis solares, porque decididamente transmissão de sinais não é para iniciados. (A não se que te metas a comprar kits, e mesmo assim...)

Abraço

8. dj_fifas

dj_fifas Power Member

isso sim é possível....robótica rulla :D

só acho que devias deitar esse hardware fora e aproveitas a carroçaria :P

essa bateria não te dá para nada :P mas pode-se aproveitar...

podes por esse bólide controlado pela porta paralela do pc, e depois é só programar para controlares com o comando...inconveniente: tens de ter o pc por perto :P

mas podes fazer um comando rf também...

luzes a acender e tal....depois de isso tudo vais ver que é básico :D

existem uns pequenos painéis solares para carregar baterias...podes utilizar isso também...

cumps

Partilhar esta Página