1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

futuro q6600 board

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por M4N!4K, 13 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 36; Visualizações: 1539)

1. M4N!4K

M4N!4K Power Member

Boas, pessoal.

Estou a pensar comprar um q6600 (em segunda mão) para reformar o meu e4300 ([email protected]) pois preciso de algo mais pujante para fazer uns renders, e uma vez que o meu e4300 com apenas 2gb de ram da um baile tremendo ao meu portátil que tem um T9400, decidi substituir por um quad core finalmente de modo a rentabilizar o tempo de render..

Pretendo comprar uma board para colocar o q6600 a cerca de 3.5GHz, e devo colocar também um kit 2x2gb.

A questão é, que boards acessíveis há que possibilitem a margem de oc que quero (a rondar os 100 euros, pouco mais, se encontrar uma p5q-e usada a bom preço devo aproveitar..)

Que memórias a rondar os 50 euros há que dêem para brincar um pouco aos ockers (mais uma vez, se apanhar umas usadas a bom preço devo também aproveitar)...

edit: dêm também opiniões face ao phenom... gostaria de saber se porta-se melhor que o intel nas tarefas que pretendo

edit: uma vez que é o q6600 que vou comprar, gostaria de opiniões sobre umas boards...
    Tenho em vista 2 negócios, com a ABIT IP35E ou a ABIT AW9D i975X.. que me podem dizer? vale a pena?

Última edição: 25 de Fevereiro de 2009
  2. Nirvana91

Nirvana91 Banido

Vê o meu sistema, acho que é o que tu queres.

Esta board é um monstro de OC.

3. HAVM

HAVM Power Member

Porque não um Phenom II x4 940 Black Edition?

A frequências stock o AMD é 10% superior em performance que o Q6600, além disso há dados que apontam para uma boa capacidade de overclock do AMD: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=397403

Se vais optar por um sistema novo [board+cpu+ram], o AMD poderia ser uma escolha interessante...

Cumps

4. M4N!4K

M4N!4K Power Member

hummm... mas lá está, não estarão em frequências stock, a ideia é meter o q6600 a 3.5... e usar a máquina para renders =P até que ponto o phenom seria melhor/pior?

quanto à board vou inspeccionar a Gigabyte EP45-UD3P ;)

5. HAVM

HAVM Power Member

Pergunta no tópico que indiquei como é a estabilidade do sistema AMD em overclock. Eles lá levaram o AMD a 4.0 com 48/51º a full a ar, mas não vi qualquer referência a estabilidade para o uso diário...

Cumps

6. M4N!4K

M4N!4K Power Member

eu de momento pretendo poder de processamento de modo a ganhar não só em tempo (fazendo renders mais rápidos) como capacidade de fazer mais renders em simultâneo... Penso que a diferença de um [email protected] para um [email protected] ainda será bastante...

Última edição pelo moderador: 13 de Fevereiro de 2009
  7. Batmassgovia

Batmassgovia Suspenso

Bastante mesmo caro amigo, e eu que o diga que também possuo um.

Em termos de rendering e encoding as diferenças são abismais mesmo... Siga com a sua escolha em frente!

Grande abraço.

8. M4N!4K

M4N!4K Power Member

obrigado =)

na próxima semana deverei ter o dinheiro disponível (uma vez que eu e o meu colega vamos investir algum dinheiro nos computadores de modo a juntarmos então o quad core) pelo que irei procurar um q6600, 4gb de ram e uma board... Vou andar atento aos classificados, pode ser que safe um bom negócio na board e no cpu

9. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Porque é que é um disparate um sistema AMD? Com OC tem um desempenho semelhante ao I7 da Intel.

Não vejo qual é o disparate nisto...

10. Colibri

Colibri [email protected] Member

Os Phenom II em stock são 10% mais rapidos que os Q6600, claro que o preço também é um pouco mais elevado mas também poupa mais na board que é mais e melhor em comparação com qualquer uma para o Q6600 ao mesmo preço. Para além disso o Phenom II overcloca mais que o Q6600, então a diferença ainda será maior

O Q6600 é um bom processador, mas sem duvidas que com um sistema com Phenom II ficas melhor servido. Em altas resoluções os Phenom II aproximam-se bastante dos I7, segundo os testes.

Cumprimentos.

11. Traveller99

Traveller99 Xtreme BOINC

entre um Q6600 e Phenom II... um Phenom II com toda a certeza.. estes são concorrentes dos i7, logo são melhores do que o Q6600..

12. M4N!4K

M4N!4K Power Member

humm.. fico melhor servido com um phenom ii do que com um q6600 para renders? imaginando ambos a 3.5GHz

13. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Os Phenom II têm valores (benchmarks) muito próximos dos i7, concorrem com eles.
    O Q6600, apesar de continuar a ser um bom CPU, é um CPU de geração passada (ainda é 65nm) que está prestes a ser descontinuado.

Cumps

14. vasco fernandes

vasco fernandes [email protected] Member

não existe Phenom II 9950, existe é Phenom 9950, que fica entre o Q6600 e Q9450, a desvantagem deste é que faz pouco OC, e 940 BE é que Phenom II, este é que faz OC á homem

15. Colibri

Colibri [email protected] Member

Sim, o Phenom II rende mais. Além disso ele vai overclockar mais que 3.5Ghz.

PS: SYS73MYC, pelo que percebi ele vai comprar uma board nova, quer vá para AMD ou Intel...

16. ken_7

ken_7 Power Member

Não podes imaginar um Phenom II X4 940 Black Edition a 3.5GHz pk se vais fazer OC a este AMD só pode ser com valores a rondar os 3.9, 4.0GHz.

Como disse o Vasco Fernandes, este processador é pa fazer OC à Homem!

Vai para o Phenom.

Cumps,

ken_7 :009:

17. steelballzz

steelballzz Folding Member

tópico subscrito

18. M4N!4K

M4N!4K Power Member

tenho que ver os valores do phenom II então..

resumidamente eu e um colega fazemos uns trabalhos 3d (renders).. e damos por nós a ter às vezes 24h (ou pouco mais) para uma quantidade de renders absurda (o tamanho não é nada por aí além, imagimenos em média a uma resolução de cerca de 1280) em que cada render demora entre 5 a 7 horas.. sendo que é atribuído 1 a cada core.. ora, o meu e4300, o meu portátil t9400, o portátil dele um t7x00 e temos uma média de 5 a 6 renders por 7h.. mas, volta e meia, estão os pcs a cozinhar, vamos dormir tarde e más horas, e quando acordamos umas 5h depois verificamos que algo estava mal, e tem que se refazer (habitualmente o erro de 1 é comum em todos os referentes ao mesmo trabalho).. Nisto, decidimos que vamos colocar um dinheirinho de parte (à partida 400 euros) de modo a conseguir um quad core.. eu pelo que tenho visto encontram-se usados umas coisinhas à maneira.. pelo que dei uma vista de olhos e com os 400 euros conseguia 1 q6600, uma board, 4gb ddr2 (sendo que a minha board, cpu e memórias vão para o meu colega), mais 2gb ddr2 a adicionar ao e4300, mais uma fonte para o mesmo, umas fans para refrigeração e com jeitinho ainda conseguíamos 4gb para o portátil dele.. Eu, obviamente se a diferença não for muita, vou aumentar ligeiramente o orçamento, imaginemos em 50 euros ou assim, pois para board, cpu e ram devo ter disponíveis cerca de 250 euros 270 no máx.. se colocar mais 50 euros sobe para uns 300/320 euros...

A ir para o phenom II obviamente vou ocka-lo ao máx que vir viável, pois chegará a estar 24h practicamente a 100%, pelo que não quero fritar o cpu... mas a questão aqui é o preço do cpu, o qual são 240 euros contra os 170 do q6600.. q6600 este que com jeito encontram-se a 120 euros pouco mais... =|

já agora, qual a melhor board bang for the buck para o phenom II (resumindo, a mais barata possível que me permita chegar aos 3.8 / 4 com um cooler porreiro)

Última edição: 14 de Fevereiro de 2009
  19. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Eu nao percebo muito desses softwares de rendering, mas não fazes ideia se dá para ter uma ajuda da grafica para essse efeito? É que agora começam a aparecer softwares que começam a ter o auxilio da grafica para o processamento, e costuma ter resultados impressionantes.

20. c1t1z3n

c1t1z3n Power Member

grafica a menos que seja Quadro ou o equivalente ati (FireGL?) nao vai ajudar em rendering, aqui quer-se processamente puro e duro..

tb devo comprar uma maquina desse genero para breve... estou so a decidir se será Phenom II + ddr2 ou Phenom II + ddr3 :D

Partilhar esta Página