Como toda a gente sabe, as GeforceFX não eram placas assim tão más.
O problema era que, como só suportava cálculos de vírgula flutuante em fp16 ou fp32, só funcionava, ou com menor precisão e mais rápido, ou com maior precisão e mais lento do que as 9800 (que só têm o modo fp24) nos jogos mais recentes.
Como a placa aínda não tinha poder de fogo para fp32 fluído, sempre que um jogo recente a obrigava a usar o fp32, a performance caía a pique (note-se que as actuais Geforce 6xxx também têm estes 2 modos, mas a performance em Shaders é mto superior, compensando bem em fp32).
É aqui que entra este hack, que permite usar o DX9 em fp16 (contra a vontade da Valve, que, sendo bem paga pela ATI, não queria que se soubesse que as FX da Nvidia estavam a ser obrigadas a correr num modo de precisão demasiado alto, com reflexo directo na performance).
No caso do meu irmão, a maior fluídez é bem visível, embora os resultados possam variar, afinal, é um hack não oficial.
Aqui têm o link, have fun !
http://forums.guru3d.com/showthread.php?s=&threadid=115614&highlight=force+fp16+5900
Edit:
FP16/24/32 não tem nada a ver com a profundidade de cor, atenção.