1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fx 8120 5.3GHz+ com Ar Condicionado

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por dabysk, 9 de Dezembro de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 1865)

1. dabysk

dabysk Power Member

Gostaria de partilhar a brincadeira que fiz com o meu desktop que me permitiu chegar a este valor.
    Material:
    Corsair gs800, Sabertooth 990fx, fx 8120, 212 evo em push/pull, 4x4GB Gskill 2133Mhz, Zalman Z11 + Ar condicionado portátil 12000 BTU:

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=2608761

Conclusão, é giro para brincar mas inviável como solução.

2. vici

vici Power Member

Por acaso já pensei no mesmo, só não pensei como instalar uma cena dessas...podes mandar uns prints como fizeste? :)

Mandaste o ar diretamente para dentro da caixa?

3. dabysk

dabysk Power Member

Atenção que é giro para brincar mas não como solução definitiva, até porque há algumas discussões sobre o facto de criar (ou não) condensação dentro da caixa.

Sim, duas admissões, uma pela frente e outra por baixo. Para algo mais extremo, o tubo ligado à frente deveria entrar pela caixa a dentro e apontar directamente para o cooler do cpu.
    O que usei foram dois tubos de plástico (por acaso diziam tubos para sanita no AKI... ahah), uma pequena caixa de cartão a tapar (mas com orificios para os tubos) a ventilação do AC ligada aos tubos e muita fita cola :D. Um rolo inteiro de "duck tape". Se quiseres fazer algo mais definitivo, podes arranjar uma alternativa para o cartão e tirar da saida do AC 3 tubos, um por baixo e dois pela frente. Parece-me melhor. De qualquer forma aqui ficam as fotos que consegui arranjar com as temps em idle e os resultados também:

https://picasaweb.google.com/110058702358074910116/UmSotaoUmPCEUmAC?authuser=0&feat=directlink

4. vici

vici Power Member

Se for com temps mais baixas acredito que pode criar condensação, é por isso que penso 2x antes de fazer dessas "brincadeiras"...

É verdade que já tinha pensado num ar condicionado, mas como não tenho nenhum, nunca pude testar...

Já tive foi para aqueles dias frios de rachar meter o pc lá fora :D

5. St0ned

St0ned Banido

Isso nunca vai criar condensação. Ou muito muito muito muito dificilmente.

6. dabysk

dabysk Power Member

No inverno, à janela notas muita diferença. Por acaso é como está o meu de momento porque ando a viciar-me no Far Cry 3 (2048x1536 em Ultra) e as gráficas atingem 75ºC em vez de 87ºC :)

7. dabysk

dabysk Power Member

Pois, eu também acho que não, daí ter experimentado. Os maiores motivos para a inviabilidade são o barulhos e os mais de 1000W 8| (no meu caso) que o AC consome.

8. vici

vici Power Member

A que temps cria mais ou menos a condensação?

Devia existir uma cena fechada com circuito (radiadior) tipo em LN2 :) sempre com tens negativas eheheh

Os AMD e mesmo Intel adorariam :D

9. St0ned

St0ned Banido

A condensação depende do ponto de condensação. Em inglês "Dew point".

Podes ver nesta tabela a relação

O que convem reter é que o ponto de condensação depende da diferença de temperatura entre a temperatura do objecto e a temperatura do ar e da humidade relativa. Um AC pelo seu método de funcionamento mandar ar com muito pouca humidade (ar seco), por outro lado tu estás a arrefecer um objecto usando ar, logo se houver uma diferença de temperatura entre o ar e o objecto a temperatura do ar vai ser sempre mais baixa, logo não pode haver condensação.

EDIT:

Num caso normal a humidade em casa deve andar nos 30% o que faz com que a 20ºC só objectos abaixo dos ~5ºC é que condensam.

Última edição: 9 de Dezembro de 2012
  10. vici

vici Power Member

Humm já deu para enteder mais ou menos como as coisas trabalham, então por exemplo o LN2 (Gelo Seco) certo?

Mesmo assim poderá existir condensação mesmo sendo LN2? sei que existe aquelas "protecções" que colocam de volta do cpu e tal, mas nunca consegui entender onde e como "vedam" o sistema.

É sempre bom aprender destas coisas, porque disto sou 0 á esquerda.

11. St0ned

St0ned Banido

LN2 é uma coisa, gelo seco ( ou Dry Ice ) é outra.

LN2 é uma sigla para Liquid Nitrogen ( o 2 é da molécula ) em português Azoto Líquido ( há também quem chame Nitrogénio ). O Azoto é o gás mais comum na nossa atmosfera e tem um ponto de ebulição de cerca de -198ºC.

O Dry Ice, ou gelo seco, também conhecido por Dyce é Dióxido de Carbono ( outro gás muito comum ) no estado sólido. Entra em ebulição a -56.5ºC.

As temperaturas que eu disse são as temperaturas mínimas, teóricas, que se conseguem atingir com qualquer um dos dois compostos.

Com LN2 tens sempre condensação porque a diferença de temperatura deste para a temperatura ambiente é gigante, da ordem da centena de graus, o mesmo para o Dyce mas numa menor escala.

O que se faz nos Overclocks é isolar os componentes de modo a que não haja ar em contacto com os mesmos. O material com que se isola tem que ser o pior condutor térmico possível. Como não há ar em contacto com os componentes não há possibilidade de haver condensação e como o material isolante é mau condutor térmico não atinge temperaturas à superfície baixas o suficiente para o vapor de água do ar "cá fora" condensar.

12. dabysk

dabysk Power Member

Exactamente, muito bem explicado. A condensação começa a ser um problema para vários métodos de Extreme-Cooling. Aqui a ideia foi apenas dar um "ar fresquinho" ao sistema todo. Eu nem um air-cooler de CPU que se possa considerar muito bom tenho.

13. max_clock

max_clock Power Member

Já estou fora do mundo do OC há uns bons anos, mas na minha época isto resultava bem:

14. vici

vici Power Member

Entendi, tyks ;)

15. Legacyprew

Legacyprew Power Member

geralmente o ar que vem dos ar condicionados até ajuda a combater a condensação (visto o ar sair mais seco pois ja condensou parte da sua humidade dentro do AC), um bom sitio onde podem ver isto é no desembaciar dos vidros dos carros, se mandarem so ar no caudal maximo nao desembacia nada, se ligarem o AC mesmo que com um caudal inferior os vidros ficam logo secos.

Partilhar esta Página