1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

FX5200 + P4P800-E Dlx ... Alguém faz os mods? :S

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por WindWalker, 19 de Julho de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 2134)

1. WindWalker

WindWalker Power Member

Ora bem já havia um tópico sobre isto, não percebi porque é que foi apagado, mas cá vai. Se alguém me pudesse fazer o mod agradecia :)

Estive a ver o v-mod nesta página, procurei informações (datasheet) sobre o chip Vreg e penso que a corrrespondência seja esta:

Já na minha FX5200, tenho o chip APW7045:

Será que as resistências também se colocam nos FB?

Pelo que medi com um voltímetro a Vgpu é 1.4V e a Vmem 2.5V.

As memórias são Samsung TC-50 (TSOP). Na datasheet das memórias (site da Samsung) está lá que podem ir até 2.8V

------------//---------

Também tenho uma FX5200 a 64-bits (é só placas boas :D), só que o chip é um APW7313 e não consigo encontrar nada sobre ele =/, mas é muito diferentes dos outros em termos do número de pinos.

No entanto, o PCB desta é muito semelhante ao da placa apresentada no site, ao contrário do da FX5200 de 128-bits. Lendo a voltagem nos condensadores dá também 1.4V e 2.5V

As memórias são de 7.5ns (LOL), mas trabalham a ±4.5ns (223MHz) estáveis, mais que isso já implica artefactos.

Última edição: 24 de Julho de 2006
  2. Lasac

Lasac OC Legend

FB1 - Vgpu
    FB2 - Vmem

Qualquer resistencia variavel entre 5 a 10k é suficiente.

Quanto á outra placa, sem datasheet nada feito. :(

3. WindWalker

WindWalker Power Member

O que e preferível? 5 ou 10k? Como variará a voltagem usando cada uma destas resistências?

Não se pode medir com um multímetro nos pinos?

Obrigado pela resposta.

Última edição: 21 de Julho de 2006
  4. MadOnion

MadOnion Folding Member

Se usares uma resistência de 5k, à medida que rodas, a tensão que varia é mais sensivel.
    Se usares uma de 10k, precisas de dar mais voltas pra obter o mesmo resultado de uma de 5k.

Cumps :)

5. Jintro

Jintro O Colaborador

É esta , esta ou esta? (fiz search a fx5200 no "Informática - Fóruns Especiais")

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Esta era aquela à qual me referia. Obrigado!

Neste tópico o VoRtAn_MaDgE fala num potenciómetro de 50k.

Eu como não percebo nem sei nada de soldar/resistências :S, precisava de saber qual o tipo de resistências variáveis/potências a comprar para isto. Não me importo de dar muitas voltas :D

7. @deye

@deye 1st Folding then Sex

Voçes andam-me a dar umas ideias porreiras.... tenho ali uma fx5200 encostada... Parece-me uma boa oportunidade para me iniciar nos Vmods... Mas como sou um grande nabo nisto alguem me explica a difrença entre potenciómetro e Resistencia?

Tks!

Edit: Pelo que vi a unica difrença é que um é regulavel e o outro não. É isso?

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Reóstato é o nome dado a uma resistência cujo valor pode ser regulado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reostato

Potenciómetro é um pouco diferente, mas pelo que percebi, usando APENAS 2 dos 3 terminais funciona apenas como resistência variável e não como divisor da corrente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Potenciômetro

Resistência de valor fixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Resistor

9. Lasac

Lasac OC Legend

É perferivel uma de 10k no vmem porque é muito raro encontrares uma resistência variavel de 5k (normalmente usamos de 4,7k que é equivalente), mas 300 Ohms a menos ainda é alguma coisa.
    Foi por isso que disse que uma resistência variavel de 5 a 10k faz o serviço. Com menos de 5k já estás a dar voltagens diferentes ás de origem da placa e isso é perigoso no vmem, já no vgpu é igual ao litro.

As melhores resistências são as multivoltas porque as normais gastam-se e estragam-se muito rapidamente se estivermos sempre a ajustar, para além de terem uma precisão péssima (quando estás com 1/3 do valor da resistencia mal rodas um bocadinho aquilo baixa-te bastantes Ohms e num instante podes dar cabo da grafica, coisa que é muito dificil acontecer com uma resistencia variavel multivoltas porque aquilo desce poucos Ohms de cada vez que rodas o parafuso da resistencia.

Tem cuidado especial no vmem. As memórias da grafica são altamente sensíveis! Qualquer oscilação acentuada ou valor elevado é morte do artista.

Quanto a descubrir vmods sem datasheet é perigoso. Tens de compreender o funcionamento do chip para descobrir forma de enganar o gajo.

Tentei uma vez numa 6600 e queimei-a. Felizmente mais tarde consegui arranjar o datasheet e vi o erro que cometi. Lá refiz umas pistas com fios fininhos de cobre (provenientes de um fio normal de colunas de carro) e substitui as peças queimadas. A verdade é que ficou a funcionar e ainda funciona que é uma maravilha! (tive sorte, admito) :)

Btw, a diferença entre potenciometro e resistencia:
    resistencia: valor fixo
    potenciometro = resistencia variavel: valor varia consoante rodamos um parafuso

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Bem se alguém me puder fazer o v-mod (Lisboa), diga sff :)

11. WindWalker

WindWalker Power Member

Vinha acrescentar o pedido do Vcore Droop Mod para a P4P800:

http://www.malvescorner.net/p4p800.html

Como é óbvio, pago o material utilizado para os mods.

Última edição: 24 de Julho de 2006
  12. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Pm respondida m8 ;)

Abraço!

13. VoRtAn_MaDgE

As horas não ajudam (a namorada lá deu folga :D) embora agora vá ter d pagar caro :berlusca:

Resta saber se funciona :002: , n foram feitas medições, guiei-m pelos valores de cima.
    Os pot's de 10k foram previamente regulados a 5,15/5,20 para ter alguma margem.

Agora vai a mh p5w dh deluxe :)

Abraço!

Última edição: 8 de Agosto de 2006
  14. |-joker-|

|-joker-| OC Legend

Como sempre excelente trabalho Vortan :)
    Mas falta o lego :P
    Tenho de começar a meter on e off nos meus mods :D

Excelente trabalho realmente :)

15. VoRtAn_MaDgE

Thks Joker.
    Btw por mera curiosidade...mt gente m pergunta...pk raio deixas os fios descarnados?
    Deste modo nas resistencias kd o pc tá off posso ver qual os ohm's necessários para os volts k estão a ser usados com a placa em funcionamento...assim posso ter a certeza k estes x ohms é k fazem y volts e não x voltas no parafuso fazem y volts... espero k n tenha atrofiado o raciocinio.

Boas noites.

Partilhar esta Página