FX6100 - Problemas apartir de 4GHz

MaNoFtHeGrAsS

Power Member
Ora boas noites. Estou-vos a escrever, pois tenho tido imensas dificuldades em clockar o bicho acima de 4GHz. Estou neste momento com 1.35V de VID a 4ghz e até agora tudo bem.
Por exemplo, se quiser 4.1ghz, tenho que aumentar a voltagem em cerca de 0.10V, ou seja, 1.45V. Como não acho isto normal, queria pedir-vos opinião.

Board - Asrock 970 extreme 4
CPU - FX 6100
Memórias - gskill 8GB 1600Mhz

Será que podiam opinar?

Obrigado.

Assim que puder, actualizo o tópico com fotos da bios
 
Tas limitado pela board...chipset 970...tb na conseguia com a minha asus m5a97 e agora com a sabertooth e outra coisa
 
Última edição pelo moderador:
Lá andei a inventar, e coloquei uma ventoinha mesmo em cima do dissipador dos VRM. Tenho o PC no prime há para aí uma hora, a 4.4 com 1.525V (vid), em load flutuam por volta dos 1,456V a 1.488V. Mais MHz, e estou capado pela voltagem máxima da board. A ventoinha também acabou com o throttle que tinha em load. As temperaturas também estão porreiras, o cpu package não passa dos 40c e o cpu socket dos 55c.
Estou a pensar deixar isto assim, pois comprei caixa e cooler novos. Só se arranjar um negócio ao preço da uva mijona, talvez mude de board.
Já agora, que diferença em OC e que tiveste com a mudança de board?

Edit: como a voltagem e um tanto ou quanto alta, decidi ligar o cool and quiet, e manter o c1e e c6 desligados. Para ver se poupo o cpu a andar sempre com voltagem alta :)
 
Última edição:
O chipset pouco ou nada tem a haver com o overclock que vais conseguir... Eu tinha uma M5a97 Evo R2 e conseguia fazer 4.8Ghz num FX6300 com 1.47v. O problema são mesmo as fases e VRM´s que se não forem em quantidade e qualidade limitam o overclock.
E como já te foi dito pelo senso não tiveste muita sorte com o silicone que te calhou, se te sentires confortavel com as temps e voltagens deixa ficar assim embora não seja aconselhável passar a barreira dos 1.5v nesses cpus.
 
Já agora, qual o programa que usam para testar a estabilidade? Tenho usado o prime95, mas não me convence. De momento estou a usar o ibt-avx e não me parece que seja tão picuinhas como o prime.
Opiniões?

Obrigado
 
Um dos testes da moda é o ROG realbench V2 :) utiliza programas mais corriqueiros como o handbrake, GIMP e o luxrender para testar a establidade e tmb para benchmark.
 
Back
Topo