FZ11S vs FZ11Z

Seismic

Power Member
Sony Vaio FZ11S
Processador : Intel Core 2 Duo T7100 - Cache 2Mb - 1.8GHz - FSB 800MHz
Disco rígido: 160Gb – Série ATA – 5400rpm
Processador Gráfico: NVIDIA GeForce 8400M GT – 128Mb (dedicados) + 767 Mb(partilhados) – sistema hypermemory
SO: Windows Vista Home Premium
Preço: 1499€

Sony Vaio FZ11Z
Processador : Intel Core 2 Duo T7300 - Cache 4Mb – 2.0GHz - FSB 800MHz
Disco rígido: 200 Gb – Série ATA – 4200rpm
Processador Gráfico: NVIDIA GeForce 8400M GT – 256Mb (dedicados) + 767Mb (partilhados) – sistema hypermemory
SO: Windows Vista Home Premium
Preço: 1999€


Na vossa opinião a diferença de desempenho é relevante?
Se sim, em que aspectos é mais notório essas características?
Tenho que perceber os cem contos de diferença...(em tudo o resto não referido é exactamente igual)

Obrigado.
 
A diferença que tem maior influência no preço é a drive blu-ray, que não referiste.

Quanto ao resto, mesmo se fossem ao mesmo preço, iria para o FZ11S por causa da velocidade do disco.
 
Tens razão, o FZ11Z tem unidade blu-ray e o FZ11S não tem. Obrigado pela correcção :)
Mas em termos de desempenho...notar-se-á diferenças onde?

É preferível ganhar na velocidade do disco e perder um pouco de processador e alguma memória dedicada na placa gráfica?
 
Última edição:
Não sei até que ponto se notará a diferença nas placas gráficas, mas não deve ser nada muito significativo.

Em uso normal (fora os jogos), o disco é o componente responsável pelo bottleneck, e o de 5400rpm é cerca de 15% mais rápido. Um processador um pouco mais rápido não te vai ajudar muito, a menos que utilizes programas que usam o cpu a 100% durante quase todo o tempo (ex: compressão de vídeo, rendering).
 
A nossa agência de design comprou recentemente 2 Vaios FZ. Um FZ11S e um FZ11Z. :)

O FZ11S tem como Windows Experience Index 4.0 e o FZ11Z tem 4.3
Em termos de performance não existem grandes diferenças, são os 2 lentos quando chegaram à nossa agência pois ambos estavam carregados de crapware pré-instalados.
Depois de algum tratamento e consultoria informática, estão agora os 2 com Windows Vista Business.

Na minha opinião, o FZ11Z é mais rápido. O disco só tem 4.200 rotações por minuto mas com 2GB de RAM quase não faz diferença para além de baixar o Windows Experience Index para 4.3 >(

Para além do Blu-ray, o FZ11Z tem também 4MB de 2nd level cache (FZ11S só tem 2MB).
Eu sou o feliz utilizador do FZ11Z na agência, não trocava aquilo por outro! :-D
A qualidade do ecrân... só visto!
 
Última edição pelo moderador:
Um opinião de quem tem os dois...vale por 4!! :-D

Então e conta-me lá o que achas a nível de ruído? Era uma grande preocupação minha...troquei um Asus G1S porque na calma da noite (a trabalhar e não a jogar, obviamente) aquela ventoinha moi os miolos a um santo!!!

Ouvi dizer que o facto de um disco rígido ser mais rápido aquece mais o computador (logo mais ventoinha, logo mais barulho), isto é verdade?

Devo resolver isto este fim-de-semana, depois tenho que te pedir uns conselhos sobre o que devo "limpar" para o tornar mais rápido :)
 
Última edição:
A nível de ruído não notei nada de especial mas eu tb trabalho em open space, nota-se a ventoinha a rodar ao máximo quando ligas o portátil, mas mal entras no Windows, ela abranda.

A ventoinha não está ligada ao disco, os sensores estao no CPU pelo que o disco mais rapido ou mais lento nao interfere com a velocidade da mesma.
Um disco rápido gasta-se mais bateria e aquece mais.

Em termos de aquecimento... sim, aquece bastante mas creio que acontece com os outros modelos das outras marcas. Diria que não é nada confortável trabalhar com ele ao colo :)

Crapware a limpar... é tudo. Mantém apenas alguns dos softwares da Sony. Coisas da symantec é para limpar :)
 
Notas alguma lentidão "excessiva" pelo disco ser de 4200 rpm??? O disco de um portátil em relação ao outro, já te apercebeste se a diferença é notória?

Desde já obrigado.

Cumps
 
Não há lentidão nenhuma, na verdade tenho a impressão que o de 4.200 é mais rápido. Há uma especificação técnica acerca dos discos que não encontrei ainda, é a sua memória cache. Provavelmente o de 4.200 tem mais cache e daí a sensação de ser mais rápido.

Por outro lado, o disco de 5.400, tenho notado algum engasganço, mas tb podia ser da questão de ter colocado lá logo uns 35GB de dados. No FZ11Z só tenho neste momento 8.5GB de ficheiros de trabalho.
 
Mas a ventoinha está SEMPRE a rodar ou tem periodos em que pára mesmo? É que no Asus, por exemplo, está sempre a funcionar, nem que seja ao "ralenti"...
 
Por acaso já ouvi uma pessoa a dizer que, em certos periodos, ela estava parada...preciso de um terceiro proprietário para desempatar...
 
Back
Topo