1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

G.Skill F4 DDR4 3866 C18 4x8 Userbenchmark

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por LionHeart., 11 de Junho de 2019. (Respostas: 79; Visualizações: 2617)

1. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Boa tarde, ao acabar de fazer um benchmark no userbenchmark obtive a classificação UFO em Gaming, Desktop e Workstation, porém ver melhor os resultados cheguei a parte dos Memory Kits onde diz o seguinte:

429 User benchmarks, average bench 105%
    4 of 4 slots used
    32GB DIMM DDR4 clocked @ 2133 MHz

Despois por baixo tem um triângulo vermelho que diz:
    Performing below potential (21st percentile) - ensure that a dual + channel XMP Bios profile is enabled

Bench:
    75% (Very Good)

Multi core: MC Read 26.6, MC Write 28.6, MC Mixed 23.2
    Status verde

Single core: SC Read 18.6, SC Write 30.1, SC Mixed 24
    Status Laranja

Latency:
    61% 65.4ns
    Status Laranja

Pensava eu que isto estava ok e que o dual channel estava a workar.

Alguém pode me ajudar a perceber o que se está aqui a passar e a tentar resolver?

Não sou nenhum expert nisto, não percebo o que aconteceu.

Obrigado.

2. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Em dual-channel deves ter, mas por isto: "32GB DIMM DDR4 clocked @ 2133 MHz" aparentam estar a 2133MHz.
    Vai ao gestor de tarefas, à secção das memórias na tab desempenho e vê que frequência lá aparece.
    Se aparecer 2133MHz tens de ir à BIOS activar o XMP.
    Isso é mesmo um kit de 4x8GB ou são dois de 2x8GB?

3. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Boas SideWalker, em primeiro lugar obrigado pela ajuda.
    Ora bem, isto no Task manager esta assim:
    Em uso - 4,3GB (39.9)
    Alocada - 7,4/64,0GB
    Em cache - 27,7GB
    Bloco paginado - variável entre 380 e 390MB
    Velocidade: 2133 MHz
    Ranhuras utilizadas: 4 de 4
    Fator de forma: DIMM
    Reservada ao hardware: 46,5MB

E são 4 pentes de 8 GB cada 2 de 2x8 que faz o total de 32Gb

4. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Bom, se não sentes limitações no dia a dia podes deixar ficar assim.
    Mas se quiseres tirar todo o partido das memórias que tens, deves ir à BIOS activar o perfil XMP, que deverá coloca-las nos 3866MHz nominais.
    Agora, sendo isso 4 módulos, a carga no controlador de memória é maior e pode não ficar estável a velocidades tão elevadas, obrigando-te a configurares isso à mão.
    Mas um passo de cada vez... ;)

5. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Limitações não as sinto, muito pelo contrário, mas gostava de usar as RAMs em todo o seu potencial. Estou agora na bios da minha Z270 xpower Gaming titanium e a primeira coisa que me salta a vista é um pequeno quadrado com o nome XMP e no meio tem um círculo que diz No XMP Supported.
    Quer isto dizer que não é suportado? O XMP?
    Isto tem em termos de opções:
    SETTINGS
    OC
    M-FLASH
    OC PROFILE
    HARDWARE MONITOR
    BOARD EXPLORER

6. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Bem, essa nunca vi...
    Vai ao OC e vê o que é que tens nas DRAM settings.

7. LionHeart.

LionHeart. Power Member

DRAM Settings:

Reference Clock - [auto]
    Frequency - [auto]
    Adjusted DRAM Frequency (esta em cinzento e não dá para alterar mas diz 2133MHz
    Load Memory presets - [Disabled]
    Memory Try it - [Disabled]
    DRAM Timing Mode - [link]
    Advanced DRAM configuration.
    Memory fast boot [auto]

8. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Em Frequency não dá para escolheres outra coisa que não Auto? E o Memory Try it não está disponível?
    Experimenta, talvez, actualizar a BIOS, se ainda não tiveres a ultima versão.

9. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Ok estava a tentar logo com as frequências maximas e ele crashava alterei para os 2200MHZ e ele gravou.
    Vou ver até onde posso ir.
    Não estou é a perceber, se é publicitado 3800 e não consigo la chegar, o porque de a máquina não deixar.
    E dizer que o XMP não é suportado...
    Wtl!!!

Na DRAM frequency meti esta opção
    Ddr4-2200 (22x100.00x1.00)
    O que são estes número todos?

10. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Multiplicador da memória x clock base x 1.0 . Este ultimo 1.0 não sei, provavelemnte é o multiplicador do clock base. Se usare 133MHz clock base deve aparecer 100 *1,33. Mas o que interessa é que isso tudo multiplicado dá a frequência final.
    Mas 2200 é quase nada acima dos 2133 base. Tenta logo 3000/3200 ;) .
    Experimenta também usar só dois módulos, a ver que opções te aparecem.
    E actualiza a BIOS!

11. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Como fasso para actualizar a BIOS? Isso dá-me pesados !!!

Assim como está só consigo ir até aos 2300MHz até começar a dar erro! (23x100.00x1.00).
    Só alterado para o que aparece para escolher ma DRAM frequency.

Última edição: 11 de Junho de 2019
  12. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Sacas aqui, metes numa pen, vais à BIOS-> m-flash. Video.
    Já experimentaste tirar dois módulos? Deixar só um por canal?

13. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Grande SideWalker, és o maior!!! Hehehe

Parece que a actualização da Bios resolveu o problema!
    Nem foi preciso tirar os pentes da mobo.

Agora alterei a frequência para os 3866 que é o máximo destas memórias (apesar de ter la opção de 4100MHz) e a motherboard aceitou a configuração. Passou de 2133MHz para 3866MHz e a DRAM Voltage de 1.20v para 1.360v.
    Aqui no Task Manager diz 3867MHz! É normal?
    A board desde que foi atualizada que sempre que faz reboot apita! Sabes como se desliga isso?
    Algum bom programa para testar a estabilidade das memórias?

Última edição: 12 de Junho de 2019
  14. Ordep39

Ordep39 Power Member

Sim e normal as minhas são 3600mhz e aparecem 3603 até aí não tens problema algum. Se apita normalmente é porque tens algum erro. Mas acho que a tua Motherboard não tem ecrã para mostrar o code error por isso apita. Para testares a estabilidade das memórias tens o Memetest é um dos melhores.

15. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Ok obrigado. Sim, tens razão! Está motherboard não tem isso. Tem apenas uns pequenos leds a avisar da temperatura.

Não sei porque mas tive de baixar a frequência para os 3600MHz, vou fazer uns testes com esse programa! E continua a apitar sempre que é feito um restart...
    Obrigado pela dicas.

16. Ordep39

Ordep39 Power Member

Talvez tenhas que subir o VCCIO/VSA ou vê a quanto ele ficou se ainda o tens em auto. Porque por vezes com clocks altos eles sobem muito e tens que por manualmente. E testas se por vezes estiveres a ter erros tenta subir a voltagem das rams um pouco.

17. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Boas novamente,
    Acabei que fazer os testes e não foi encontrado nenhum erro! Isto com elas a 3600MHz. Depois logo testo novamente com os 3866MHz
    Mas continua a apitar e não estou a perceber porque! Começou a fazer isso após ter atualizado a BIOS.

18. Ordep39

Ordep39 Power Member

Foi o que eu te disse anteriormente. Normalmente para a Motherboard apitar é porque existe algum tipo de erro. Aí vais ter que ver o manual de instruções da tua Motherboard para ver a que diz respeito esse apito. Porque vários tipos de apitos diferentes. Tens que o distinguir e ver a que corresponde.

19. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Alterei novamente para 3866MHz mas agora com 1.40v estava antes nos 1.36 e parece que estabilizou.
    Quando aos bips, não encontro nada nos manuais que me possa ajudar. Got to live with that, i gess...

20. Ordep39

Ordep39 Power Member

Parece-me bastante aceitável. Quanto aos Bips é complicado porque cada marca é diferente. Só mesmo procurando na NET se no manual não tens nada a que se refere a isso.