1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

G.Skill F4 DDR4 3866 C18 4x8 Userbenchmark

Discussão em 'Overclock & Benchmark' iniciada por LionHeart., 11 de Junho de 2019. (Respostas: 79; Visualizações: 3387)

1. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Ok
    Obrigado pela ajuda.
    Cumps

2. SideWalker

SideWalker Moderador
    Staff Member

Pessoalmente preferia correr isso a [email protected],35V do que a [email protected],4.

Duvido imenso que a diferença de performance se note a olho nu, e ficava mais descansado a longo prazo.

3. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Achas que posso ter um desgaste maior por elas estarem a correr no máximo? Mas mesmo tendo ganhos pouco significativos, não seria mais lógico usá-las nas velocidades a que supostamente são publicitadas? É que são vendidas a dizer que correm a X, depois vamos a ver e correm a Y! E ainda temos nós que andar a alterar coisas...
    É que assim em termos de diferenças de performance, ao voltar a fazer o Userbenchmark, deu me logo uma classificação bem melhor do que a que tinha quando descobri este promenor, é como se estivessem a usar apenas 50% da sua real capacidade.
    Elas para já, estão estáveis e sem nenhum erro em testes.
    Cumps

4. Ordep39

Ordep39 Power Member

Sinceramente acredito que seja mais um problema de VCCIO/Vsa do que voltagem. Mas isso são pequenas afinações mas depois também estou como o sidewalker disse não vai ser por 200mhz se houver uma grande diferença de voltagem que vais sentir a diferença de performance.

5. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Bem, ainda existem termos que desconheço, e VCCIO/Vsa é um deles! O que é isso? Como altero e que diferenças posso ter ao alterar isso? E na vossa opinião para correr a 3866MHz, que voltagem devo utilizar?

6. askan7

askan7 Power Member

4 sticks a 3866mhz num 7700k é puxado... Deves necessitar de 1.3+v vccio/Sa, o que não é muito saudável para o cpu...

7. Ordep39

Ordep39 Power Member

Nem mais. Eu até te digo mais se nunca modificas-te VCCIO/Vccsa e continua em Auto quase de certeza que deve estar já 1.25V/1.30 quase de certeza porque quando são rams de clock mais alto grande parte das Motherboard ja metem voltagens astronómicas. Aconcelho-te primeiro a verificares os valores que estás a ter em Auto e se realmente tiveres valores a cima de 1.25v baixares para 1.15/1.20 depois claro é uma questão de testares a estabilidade das mesmas. VCCIO = cpu VCCIO voltage Vccsa= System Agent voltage. Se vires que não fica estável 1.25v máximo aconcelho-te a baixares o clock para 3600mhz.

8. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Última edição: 15 de Junho de 2019
  9. Ordep39

Ordep39 Power Member

Era o que estava a suspeitar a tua Motherboard e das generosas 1.41/1.40V isso está bastante alto. Se calhar por isso é por vezes tens blue screen. Baixa para 1.20V nos dois só para experimentar. E testas se está estável. Se tiver vai tentando baixar se vez que fica instável deixas assim.

10. LionHeart.

LionHeart. Power Member

É o que diz cpu io e sa voltage certo?

11. Ordep39

Ordep39 Power Member

Sim isso mesmo. Isso do apitar já não me acredito muito porque se a tua Motherboard tiver voltagem para LN2 deve dar até 1.80v por isso está entre os valores. Para mim o bip bip é derivado a teres resetado a BIOS e alguma coisa não ficou bem por isso tem o erro e apita sempre que rinicias.

12. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Bem com 1.20 em ambos deu-me isto:
    http://imgur.com/gallery/raftHtq

Tive de voltar a meter como estava.
    Um deles, ao alterar os valores, os números ficaram vermelhos...

Tenho ideia que a voltagem do CPU, sempre esteve com esse números desde que montei o PC.

Da para voltar a meter novamente a mesma versão após ter actualizado?

13. Ordep39

Ordep39 Power Member

Isso não é o Vcore do cpu. Se os números ficam vermelhos é porque insseriste mal os números. Compras-te essas rams a quanto tempo?? Eu apenas te estou a dar a minha opinião. Se queres deixar assim tudo bem. Eu não te aconcelho porque essa voltagem 7/7 é bastante alta não é nada bom para cpu nem Motherboard. Experimenta aumentar 0.01 V até ficar estável e depois decides se deixas ficar assim ou não.

14. askan7

askan7 Power Member

Eu se fosse a ti tentava 3600mhz com os timings 16-16-16-36.
    cpu io voltage 1.25, system agent 1.3v.
    1.35v RAM voltage. Se falhar, coloca 1.38v.
    Nos subtimings altera só o tCWL para 16.
    Se continuar a precisar de vccio elevado. Nos subtimings coloca wtr_s e wtr_l ambos a 13.

Em último caso podes sempre ir com 3200 14-14-14-34 1.35v.

Edit: O ideal é IO 1.15 a 1.2v e SA 1.2 a 1.25v.

15. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Comprei à sensivelmente 2 anos acho eu, que foi na altura em que terminei esta minha build.

Ok, Logo que chegue a casa experimento a tua sugestão!

Estás te a referir aos 3866Mz ou aos 3600MHz?

Última edição: 17 de Junho de 2019
  16. SideWalker

SideWalker Moderador
    Staff Member

Refere-se em geral. O melhor que conseguires com essas voltagens, deixa ficar, não forces mais. ;)

17. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Allrighty, thanks.

18. askan7

askan7 Power Member

Se quiseres mesmo 3866mhz, tens de dedicar algum tempo... Para além de colocar WTR_s e WTR_L a 13, podes relaxar todos os terciários quem acabam em _DR e _DD.

Eu ia para 3600Mhz 16-16-16-36 1.35v e não pensava mais no assunto. 3866mhz em 4 sticks não é fácil com esse CPU, requer tweaking.

19. Ordep39

Ordep39 Power Member

E só agora comessas-te a ter problemas ou elas nunca tiveram a 3866mhz??

20. LionHeart.

LionHeart. Power Member

Agora que cheguei a casa vou tentar arrumar este assunto!
    Vou jogar pelo seguro e baixar para os 3600MHz
    Só preciso da vossa ajuda para saber tudo o que tenho de alterar e como la chegar, pois é a primeira vez que tento alterar frequências de RAM! Estou em fase de aprendizagem

Onde altero isso dos 16-16-16-36 1.35v?

Elas nunca estiveram a 3866MHz, mas sim a 2133MHz default, e só descobri após ter tido uma avaliação negativa às RAM no Userbenchmark

isto é como está agora: