G.Skill F4 DDR4 3866 C18 4x8 Userbenchmark

Será então o que diz Advanced DRAM configuration?

Sim é exatamente ai a minha BIOS é que não é igual se não tirava print para pores tudo direito. Entras aí depois vão aparecer os timmings principais que no teu caso acho que são 18/20/20/38 do lado esquerdo e do lado direito auto. E onde diz auto tu alteras para 16/16/16/36 guardas e rinicias se der boot fazes teste de estabilidade. Se não der eu tentava 17/17/17/38 ou se não muito sinceramente para não complicar a coisa deixava estar com os timmings de origem. Porque depois aí é por tentativas ou relaxas os timmings ou aumentas a voltagem. Mas Overclock de RAM e dor de cabeça mesmo [emoji16][emoji16]
 
Ok, quando sair do trabalho, altero!
Alguma sugestão para testes de estabilidade? O memtest chega? Existe melhor?
Ontem estive a brincar com o OC ao CPU. A bios da z270 xpower traz perfis automáticos e então é só escolher o perfil e gravar e até aumenta a frequência das memórias e tudo, vão até aos 5.20GHz! Lol que loucos. Experimentei só naquela de ver e as temps subiram rapidamente para os 90°. Alterei muito rapidamente antes que desse cabo do CPU.
Estava a pensar em meter o perfil 1 que vai para o OC 4.6GHz? O que dizem destes perfis automáticos? São de confiar? Ou é melhor estar quieto?
 
Ok, quando sair do trabalho, altero!
Alguma sugestão para testes de estabilidade? O memtest chega? Existe melhor?
Ontem estive a brincar com o OC ao CPU. A bios da z270 xpower traz perfis automáticos e então é só escolher o perfil e gravar e até aumenta a frequência das memórias e tudo, vão até aos 5.20GHz! Lol que loucos. Experimentei só naquela de ver e as temps subiram rapidamente para os 90°. Alterei muito rapidamente antes que desse cabo do CPU.
Estava a pensar em meter o perfil 1 que vai para o OC 4.6GHz? O que dizem destes perfis automáticos? São de confiar? Ou é melhor estar quieto?

Não... Espetam com voltagens demasiado altas. Se queres que o cpu dure bastante tempo, não recomendo vcore acima dos 1.32v. 1.35v se for apenas para gaming.
Para testar estabilidade da ram, uso o hci memtest.

No entanto a 3600mhz cl16 não deves ter problemas com estabilidade, qualquer kit b-die faz isso sem problemas com menos de 1.4v.
 
Última edição:
Ok, então vou deixar me quieto com o CPU.
Neste momento está stock 4,20GHz com turbo até aos 4,50GHz! Ele sempre esteve assim desde que o comprei e não tenho tido razões de queixa! Até pensei que iria fazer bottleneck com a minha recente 2080ti mas enganei-me! Estou bastante satisfeito com a performance.
Logo deixo feedback acerca das alterações.
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela ajuda!
Sinto me cada vez menos burro nestas coisas à vossa pala.[emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji106][emoji106][emoji106]
 
Ok, então vou deixar me quieto com o CPU.
Neste momento está stock 4,20GHz com turbo até aos 4,50GHz! Ele sempre esteve assim desde que o comprei e não tenho tido razões de queixa! Até pensei que iria fazer bottleneck com a minha recente 2080ti mas enganei-me! Estou bastante satisfeito com a performance.
Logo deixo feedback acerca das alterações.
Mais uma vez, muito obrigado a todos pela ajuda!
Sinto me cada vez menos burro nestas coisas à vossa pala.[emoji1787][emoji1787][emoji1787][emoji106][emoji106][emoji106]

Vai fazer bootleneck a jogar a 100+fps. Agora a 4k 60hz não vai fazer diferença. Se tiveres monitor 144hz convém fazer OC a esse CPU, 4.7-4.8Ghz é fácil de atingir praticamente com a voltagem de origem.
 
Ok, qualquer das formas só jogo em 4k e consigo + de 60FPS em praticamente todos os jogos, por isso tinha dito que não tinha razão de queixa, talvez quando vir que já não os consigo em novos lançamentos, me aventure nos OCs do CPU

Como a minha TV só dá 60Hz, para mim está mais que bom. Não sinto para já necessidade de mais.

Edit:

Bem, alterações feitas!
Antes de gravar a config:




Ficou então assim:




Fiz tudo bem? não faltou nada certo?
 
Sim é isso mesmo. Já agora que está numa de puchar mais um pouco mete trfc 340. O resto está tudo bem. No teu caso como só jogas 4k nem tens grande necessidade. Mas se calhar metia pelo menos all cores 4.5/4.6 GHz tranquilo para não teres grandes quedas de frames.
 
Sim é isso mesmo. Já agora que está numa de puchar mais um pouco mete trfc 340. O resto está tudo bem. No teu caso como só jogas 4k nem tens grande necessidade. Mas se calhar metia pelo menos all cores 4.5/4.6 GHz tranquilo para não teres grandes quedas de frames.

O que é que isso faz? Estando a 677, 350 não será demasiado baixo? Ou não há problema? Só para tentar perceber melhor o que estou a alterar.

4,60GHz all Cores? Também pode ser! É só alterar a voltagem? Ou é preciso mais tweeks?
Em termos de temps? Vale a pena?
Já que é a versão k, mais vale utilizar também o seu potencial!



@LionHeart. Dram voltage para 1.35v... Coloca 1.38v só se der erros.

Feito!!! Para já tudo estável!
 
O que é que isso faz? Estando a 677, 350 não será demasiado baixo? Ou não há problema? Só para tentar perceber melhor o que estou a alterar.

4,60GHz all Cores? Também pode ser! É só alterar a voltagem? Ou é preciso mais tweeks?
Em termos de temps? Vale a pena?
Já que é a versão k, mais vale utilizar também o seu potencial!





Feito!!! Para já tudo estável!

Não deves ter problema com tRFC a 350, no entanto cuidado, já que tens 4 sticks isso vai aquecer mais, e esse timings é extremamente sensível a temperatura, logo é sempre bom deixar folga, eu por exemplo consigo estável 4000 cl16 com tRFC a 320, e corro 374 daily. Já tive problemas com 320 com loads elevados de gpu+cpu onde a ram passava dos 42ºC.

Sim, podes colcar 46 ou 47 no multiplicador. Em relação à voltagem, usa adaptive mode, 1.24-1.28v. Testa estabilidade...
 
Última edição:
Não deves ter problema com tRFC a 350, no entanto cuidado, já que tens 4 sticks isso vai aquecer mais, e esse timings é extremamente sensível a temperatura, logo é sempre bom deixar folga, eu por exemplo consigo estável 4000 cl16 com tRFC a 320, e corro 374 daily. Já tive problemas com 320 com loads elevados de gpu+cpu onde a ram passava dos 42ºC.

Para já segui a tua sugestão e meti o tRFC nos 350.


Sim, podes colcar 46 ou 47 no multiplicador. Em relação à voltagem, usa adaptive mode, 1.24-1.28v. Testa estabilidade...

Onde altero o Multiplicador?
E 1.24-1.28v. é no CPU Core Voltage?


Depois de tudo alterado no que toca às RAM, corri o passMark MemTeste86 V8.2 e no fim dos testes foi este o resultado:





O que aconteçeu e como resolvo? Alguem sabe?
 
Última edição:
Ok feito! Running Test again!

A voltagem estava já a alternar entre 1.35 e 1.36, sem ter feito nada!

A ver como corre o teste com a tRFC a 378.

Isso é normal. Verifica só se tens tCWL a 16. Como o teu kit é CL 18 não me admiro nada que a board coloque 18...

Depois de isso estar estável, recomendo deixares uma noite a correr o HCI memtest para teres a certeza.

Podes sempre ajustar:
tWR 16
tRTP 8
tRRD_s 6
tRRD_l 8
tFAW 32

São timings secundários bastante seguros a nivel de estabilidade e devem dar um boost interessante, especialmente tRTP.
 
Back
Topo