1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gallatiko

Discussão em 'Galerias' iniciada por Gallatiko, 20 de Maio de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 1068)

1. Gallatiko

Gallatiko Power Member

Eu tenho uma panasonic lumix fz28 e sou muito pouco entendido na arte de fotografar.
    Na primeira foto utilizei o modo nocturno predefinido pela máquina e aconteceu-me o mesmo em inúmeras fotos.
    O conjunto de 4 fotos foi com o modo automático da máquina sem para-sol e também me aconteceu o mesmo em várias fotos, enfim foi um desilusão.

Queria pedir aos mais experientes dicas para fotografar nestas condições.

Obrigado

Última edição: 29 de Maio de 2009
  2. ruimoura

ruimoura Power Member

Bem, os retratos estão todos bastante sub expostos (muito sombrios). Basta teres mais cuidado na hora de tirar a foto, vê melhor a direcção da luz, e tenta mexer nas definições de compensação de exposição da máquina (neste casos deverias compensar positivamente a exposição).

Cheers ;)

3. arkannis

arkannis Power Member

O fundo já está bem perto do limite, aumentando a exposição ia ficar completamente rebentado.

Ainda és do tempo em que as pessoas diziam "nunca tires fotos contra o sol porque queima o rolo!!"?
    Pois bem, agora não queima coisa nenhuma, mas essas fotos assim ficam uma porcaria. As máquinas digitais têm um alcance dinâmico muito menor que os teus olhos conseguem ver, isto é, não conseguem capturar simultaneamente zonas muito escuras e zonas muito claras na mesma imagem.
    O concelho é o que o ruimoura disse, basta teres mais cuidado com a luz, para não teres o sol de frente e acima de tudo não teres a pessoa na sombra.

4. Gallatiko

Gallatiko Power Member

Sim, ainda sou desse tempo. Entendo então que devo evitar as sombras e fotografar de costas para o sol. É isso?

5. arkannis

arkannis Power Member

Sim. Se queres que fique tudo bem exposto na fotografia, tens que tentar que todos os elementos tenham uma iluminação o mais uniforme possível.

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A máquina está a expor bem até, o problema é que está a expor para o fundo e não para as pessoas. Aqui tens duas opções. Ou começas a ter mais cuidado com a colocação das pessoas, como disse o ruimoura, ou então ligas o flash e vês se a máquina te consegue equilibrar as coisas (durante o dia duvido, mas ao final da tarde é provável que consiga).

7. helius

helius Power Member

O carro que aí tens tem um grande potencial fotográfico, precisas é de trabalhar essa exposição e se possível recorrer a flashs para o iluminar correctamente..

cumps

8. Gallatiko

Gallatiko Power Member

Imaginem agora que tenho uma oportunidade de fotografar algo espectacular mas que não tenho hipótese de contornar o factor sol. Ele está nesse momento de frente para mim. O que devo fazer nesse caso? Alterar o iso? Alterar a exposição? Algo mais?

A primeira foto foi tirada com flash e também me aconteceu em muitas fotos aquelas desfocagens. Nesses casos posso de alguma forma reduzir a sensibilidade da máquina para que isso não aconteça? Escolher um modo mais adequado que o modo nocturno da máquina predefinido? Ou só mesmo evitar tremer na altura de fotografar, lol.

Obrigado

9. arkannis

arkannis Power Member

Nesse caso ou tiras a fotografia à pessoa que tanto gostas de por a tapar a coisa espectacular :-D (usando um modo de metering partial ou assim do género, nao sei os nomes na fz28 e trancas a exposição na pessoa) ou então tiras à coisa espectacular.
    Ou então usas flash e tiras a ambos.

Em relação à foto nocturna, não podes fazer nada. Podes tentar subir a sensibilidade da máquina (ISO), mas quase de certeza que não é suficiente. A única forma é usares um tripé.
    Se for um motivo que esteja ao alcance do flash (deve ser para ai uns 5m) usas o flash.

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Aproximas a máquina até a pessoa "encher" a imagem, trancas a exposição e depois afastas-te.

Em relação à primeira foto, é nocturna e por isso, com ou sem flash, a máquina faz uma longa exposição. Nem tu nem ninguém tira aquela foto sem tremer. É para isso que servem os tripés.
    E a sensibilidade aumentas, não baixas, se não ainda é pior. Mas aumentar a sensibilidade aumenta também o ruído.

Tens aí várias situações diferentes nessas fotos, não esperes a mesma solução para todas elas. Na fotografia não há "receitas". Se queres boas fotos tens é que aprender a olhar e a pensar no que é que precisas para tirar uma boa foto.
    Se é de noite, tens que aprender que a máquina vai sempre usar longas exposições, por isso vais sempre precisar de um tripé. A menos que a máquina identifique pessoas na foto e aí vai de flashada.
    Se estás contra o sol, tens que aprender que a máquina só sabe expor para o que ocupar uma área maior, por isso ou dás compensação e queimas o fundo ou ligas o flash e enches a pessoa com luz.

11. Warlord

Warlord [email protected] Member

ou entao fazes um HDR :P

12. Pentrite

Pentrite Banido

Desde que bem feito, o que é raro ver alguém fazer...

13. Warlord

Warlord [email protected] Member

yep, o pessoal tem tendencia a abusar, talvez pelos settings default da maior parte dos programas produzirem imagens ja demasiado puxadas...

Partilhar esta Página