1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

NGC Game Cube

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por jabun, 21 de Julho de 2019. (Respostas: 0; Visualizações: 218)

  1. jabun

    jabun Power Member

    [​IMG]

    A GameCube foi a quarta consola de mesa da Nintendo, tendo vendido 21,74 milhões de unidades mundialmente. Foi lançada a 14 de Setembro de 2001 no Japão, a 18 de Novembro de 2001 nos EUA e a 3 de Maio de 2002 na Europa, tendo sido oficialmente descontinuada em Fevereiro de 2007.

    A GC foi anunciada como sucessora da Nintendo 64, na E3 de 1999, no entanto, sua primeira aparição em público ocorreu em Agosto de 2000, durante a Nintendo Space World, onde, além da consola, também foram revelados alguns de seus jogos, acessórios e o nome oficial, Nintendo GameCube (NGC) - o nome de código da nova consola era Dolphin.

    A GameCube tinha como objetivo ajudar a Nintendo a recuperar quota de mercado perdida com a N64, na geração anterior, com a gigante de Kyoto a demonstrar ter aprendido com alguns dos erros cometidos anteriormente, ao transformar a Game Cube numa consola poderosa, mas fácil de programar e abandonando os caros cartuchos, em detrimento dos mini-DVD, mais conhecidos como GameCube Optical Disc.

    Os mini-DVD são um disco ptico de 8 centímetros, com capacidade de 1,5 GB, tendo sido escolhidos pela Nintendo por serem mais difíceis de piratear que CDs/DVDs comuns, e por terem um tempo de leitura/carregamento bem menor, o que significava que na GC os tempos de loading eram inferiores à Xbox e PlayStation 2.
    [​IMG]
    O comando​
    [​IMG]
    O comando sem fios: Wavebird​


    A Nintendo, mais uma vez, criou um comando bastante bom e confortável de usar, tendo um total de 8 botões. Embora a opinião dos jogadores e da imprensa especializada fosse no geral bastante positiva, o comando da consola não se livrou de algumas criticas, nomeadamente a localização do Z (que estava tão bem na N64) ou o dpad ridiculamente pequeno.
    [​IMG]

    A consola foi inicialmente bem recebida pelos jogadores, contribuindo para isso o baixo preço de lançamento da mesma (apenas 200 euros na Europa), mas rapidamente se percebeu que não conseguiria atingir a PS2, que tinha entrado no mercado no final de 2000, e cujas vendas não abrandavam. A Nintendo falhava assim o seu grande objetivo com a Game Cube: recuperar a liderança no mercado das consolas caseiras. Para isso muito contribuiu o facto de a Nintendo ter cometido o grave erro de ter deixado a PlayStation 2 sozinha no mercado durante ano e meio, tempo mais que suficiente para a consola da Sony consolidar a sua posição e monopilizar, por mérito próprio, muitos dos grandes projetos das principais software houses.​
    [​IMG]
    [​IMG]

    No entanto, desde o primeiro dia de mercado que a consola foi lucrativa para Nintendo e teve direito a receber uma avalanche de grandes títulos, muitos deles verdadeiramente revolucionários para a época, que levaram a que os que investiram na 128 bits da Nintendo não sentissem que o seu dinheiro foi mal empregue.
    [​IMG]

    Gostaria de destacar Zelda Wind Waker, Zelda Twilight Princess, Pikmin 1 e 2, Super Smash Bros. Melee (o jogo mais vendido da consola), Resident Evil 1, 0 e 4, Metroid Prime 1 e 2, Super Mario Sunshine, Baten Kaitos, Baten Kaitos Origins, Metal Gear Solid: The Twin Snakes, Eternal Darkness, Tales of Symphonia, Paper Mário and the Tousand Year Door, Fire Emblem: Path of Radiance, Chibi Robo, Skies of Arcadia Legends, Luigi's Mansion, Ikaruga, F Zero GX, Viewtiful Joe 1 e 2, Star Fox Adventures, Soul Calibur II, Donkey Kong Jungle Beat, Killer 7, Phantasy Star Online Episode I and II ou Mário Kart Double Dash
    [​IMG]

    Eu comprei a consola no dia de lançamento com o Sonic Adventure 2. Como a ***** ainda não tinha cartões de memória, tive de fazer uma maratona para terminar o jogo, que ainda hoje é dos que mais gosto da consola. Lembro-me perfeitamente de ficar abismado com o grafismo da consola quando experimentei o jogo pela primeira vez.

    A Game Cube é das consolas onde gastei mais horas da minha vida e tem alguns dos jogos que mais gostei de jogar até hoje :hi:
    [​IMG]
    [​IMG]