Game Designer...

.Zxtr.

Power Member
  1. Se alguem me podesse ajudar, gostaria de saber o que é necessitado para se tornar num ''Game designer''...é o meu sonho desde criança...desde lá que tenho mais de 30 histórias na minha cabeça á espera de uma oportunidade de brilharem!!!!
  2. Eu não tenho quaisqueres bases em programãção ou em modelagem por isso é que gostava de criar a historia do jogo, os diálogos, a informação do modo de jogar, as caracteristicas da jogabilidade,etc...Ou seja trabalhar com programadores e modeladores|animadores...ao género do famoso ''Hironobu Sakaguchi'' ou de ''Hideo Kojima'' ou até do género de ''David Jones'' http://www.mobygames.com/developer/sheet/view/developerId,13393/ para quem nao sabe quem é!!
Por isso ajudem-me a realizar o meu sonho..e se a ajuda for muita e boa..nao será que daqui a uns anos vao jogar um jogo produzido com as minhas ideias e a minha grande criatividade!!!
E nesse altura poderão se orgulhar de ter 1 Techzoniano a produzir, os jogos mais influentes da época!!!!
 
Queres uma opinião sincera? Vindo do país que vens, e tendo os conhecimentos que tens não tens muita hipótese. Como cá não existem muitas devs de jogos a sério (produções para consola e blockbusters de PC) vai ser difícil arranjar emprego, e para o fazeres, precisas de ter um talento enorme e conhecimento a condizer (sim, programar).
 
isso são sonhos que qualquer um de nós gostaria de realizar, mas como portugal é um país mais desenvolvido em comunicações e tele marketing do que "game design" ou developing, é um sonho um pouco distante.
Estudar em londres/alemanha/us ai sim tinhas oportunidades.
Capacidade de imaginação não é dificil, mas uma GRANDE capacidade de pensar e programar isso sim.
 
Muito dificilmente conseguirás chegar a algum lado sem quaisquer habilitações técnicas, pois ninguém te vai contratar somente pelas tuas ideias.

No entanto, não precisas de saber programar, há diversas outras áreas que são essenciais a nível de gamedev, como modelação, level design, artes visuais (concept art, ilustração, texturação), audio, narrativa e afins.

Além disso, ser game designer não é apenas dar ideias. Todo o processo de criação do jogo faz parte do design, pelo que terás de saber criar diversos documentos técnicos explicando todas as características do jogo e terás de ter um mínimo de conhecimentos nas várias áreas para saberes o que pode ou não ser concretizado.

Antes de mais devias tentar informar-te do que é realmente ser um game designer e tudo o que isso exige. É muito mais complicado do que parece e muito provavelmente não é aquilo que tu idealizas.

A Techzone não é certamente o local mais indicado para aprenderes mais sobre o assunto, pelo que se quiseres mesmo um fórum português, aconselho-te o http://www.gamedev-pt.net/. Também deves ler todas as lições deste site, que devem esclarecer a maioria das tuas dúvidas.
 
  1. Se alguem me podesse ajudar, gostaria de saber o que é necessitado para se tornar num ''Game designer''...é o meu sonho desde criança...desde lá que tenho mais de 30 histórias na minha cabeça á espera de uma oportunidade de brilharem!!!!
  2. Eu não tenho quaisqueres bases em programãção ou em modelagem por isso é que gostava de criar a historia do jogo, os diálogos, a informação do modo de jogar, as caracteristicas da jogabilidade,etc...Ou seja trabalhar com programadores e modeladores|animadores...ao género do famoso ''Hironobu Sakaguchi'' ou de ''Hideo Kojima'' ou até do género de ''David Jones'' http://www.mobygames.com/developer/sheet/view/developerId,13393/ para quem nao sabe quem é!!
Por isso ajudem-me a realizar o meu sonho..e se a ajuda for muita e boa..nao será que daqui a uns anos vao jogar um jogo produzido com as minhas ideias e a minha grande criatividade!!!
E nesse altura poderão se orgulhar de ter 1 Techzoniano a produzir, os jogos mais influentes da época!!!!

Eu acho que o melhor que tens a fazer é estudares guionismo e direcção de cinema, também podes começar por escrever uns livros, treinar a arte da escrita. Agora, partires assim do zero directamente para a escrita de jogos, não acredito que consigas. Além de que, tirando os RPG's, escrever histórias para jogos deve ser uma seca, visto que não têem assim tanta história quanto isso, tirando um caso ou outro.
 
Olha se queres que te diga é muito dificil concretizar esse sonho, se queres mesmo estuda programação e design também, não estou a dizer que não consigas.
Todos temos sonhos que gostariamos de concretizar e o que temos a fazer é lutar por eles a todo o custo, se queres mesmo se estás a transbordar de vontade começa a estudar.;)
 
ConsoleFan, acredita sempre, e trabalha para isso o mais importante é não desistir, se seguires isto á risca vais ver que podes chegar onde bem quiseres, mas lembra-te, trabalha e não desistas.
 
Última edição pelo moderador:
Eu tambem segui informatica no 10ºano com essa ideia na cabeça.Nao é um sonho estupido,apenas uma hipotese de careira em que eu pensei.Ao lugar dele eu segui mesmo programaçao,alias sou finalista em (M)CC,Cienças da computaçao(que quando entrei tinha um Matematica tambem no nome).
E penso seriamente tirar o mestrado no estrageiro,alias nada de dificil porque ate sou half frances:P
Ou seja domino muito bem a lingua e nao teria problema de tirar la o mestrado ou no UK.Quais sao as minhas hipoteses e que caminhos seguir?
 
Obrigado pelo apoio de todos.....Mas estou seriamente a pensar em começar a modelar\animar 3d e daqui a uns anitos quando já souber trabalhar bem em 3d...passo as minhas ideias\histórias para filmes 3d e não para jogos(não é que não tenha essa ideia em mente e que não possa ser realizada num futuro longíquo)....obrigado a todos e continuem a contribuir para thread pois secalhar existiram muitos user's da techzonept com as mesmas dúvidas que eu.
E seria agradável para todos nós ajudarmos-nos uns aos outros!!!
 
Última edição pelo moderador:
Para quem quer seguir essa área o melhor que se tem a fazer é seguir por Programação/Engenharia de Computadores. Em Portugal é uma indústria que já se começa a desenvolver. Existem alguns estúdios como a Move Interactive, Seed Studios, etc...
Já começam a haver cursos mais específicos. No Técnico do Tagus Park, quem for para o curso de Programação, no final do curso terá que realizar projectos à volta de jogos, penso que chega mesmo a haver uma cadeira somente à cerca de jogos.

Além que dizer que só por se estar em Portugal, não se vai chegar a lado nenhum é um argumento estúpido e sem razão de o ser. Peço desculpa se ofendo alguém, mas então como é que o pessoal que está nos estúdios acima referidos foi lá parar? Tanto como eles, quem tiver vontade e paixão pela coisa poderá muito bem criar ou juntar-se a um desses estúdios. Então como são ainda muito verdes, provavelmente até aceitam membros com alguma facilidade.

Mesmo que isto aqui em Portugal fosse o degredo total (que nós, habitantes deste país, temos sempre tendência para dizer que sim), existem imensos estúdios lá fora. Mais do que provavelmente imaginas, e grande parte deles necessitam frequentemente de novos membros.

Outro aspecto que é importante lembrar é de que game designer não é a única posição existente na indústria. Predominam também os cargos de modelagem, animação, gravação de voz, produtores, directores, arte conceptual, programação(que se divide em vários ramos). Muitas vezes a posição de game designer é ganha e não oferecia assim de livre vontade. Passasse de uma destas "posições inferiores" par a de game designer. Isto aconteceu com muitos dos grande designers, tais como Miyamoto (artista para designer); Blezinski (mapper); Jason Jones(programador), etc... Por vezes também é o facto de se começar o estúdio de raíz e alguém ter de assumir uma posição de dar rumos às coisas.
 
A ideia que eu tenho de Game Designer é que é um faz tudo.

Um realizador de cinema/tv não pode saber apenas dar ideias. Tem de saber lidar com uma câmara, tem de aprender a fazer iluminação e por aia a fora. Apenas e só desta forma pode idealizar um plano nas melhores condições possiveis, sabendo o que deve e o que pode fazer. Se houver qualquer problema com a câmara, ele está lá.

Game Designer deve ser tipo isso. Não é apenas saber contar uma história, mas sim criar um universo para cada jogo. Perceber de som, para entender o que se pode fazer a nivel de efeitos sonoros. Perceber d eprogramação, para perceber que acções são viáveis para a personagem e por ai a fora.

Como te disseram e bem, jogos ideais todos nós temos em mente...mas Game Designer, não deve ser aquela profissão de sonho (até é), que pensas ser. Não é só andar de um lado para o outro a dar ideias para isto e para aquilo.

Se eu estivesse na tua situação, começava por me informar nas grandes empresas com representação em Portugal como a Eletronic Arts. É nesses sitios que vais encontrar pessoas que convvem com o mundo dos videojogos todos os dias. Um telefonema a expores as tuas duvidas, poderia resultar em qualquer coisa. Não podes é ter vergonha em falar.

Se queres ser Game Designer, informa-te bem, sobre o que é preciso para ser um. Em que consiste. Não vais andar a tirar cursos á toa, para depois não te servirem para nada. Força com isso. Tudo é possivel.
 
Última edição:
Obrigado pelo apoio de todos.....Mas estou seriamente a pensar em começar a modelar\animar 3d e daqui a uns anitos quando já souber trabalhar bem em 3d...passo as minhas ideias\histórias para filmes 3d e não para jogos(não é que não tenha essa ideia em mente e que não possa ser realizada num futuro longíquo)....obrigado a todos e continuem a contribuir para thread pois secalhar existiram muitos user's da techzonept com as mesmas dúvidas que eu.
o melhor que podes fazer é contribuir para varios mods, fazer os teus proprios mini-mods e renders e short movies.
Basicamente se tiveres um portfolio de jeito consegues entrar na industria dos videojogos mesmo sem curso. Agora para ter um portfolio bom precisas de trabalhar mesmo muito.
 
Última edição pelo moderador:
A ideia que eu tenho de Game Designer é que é um faz tudo.

Um realizador de cinema/tv não pode saber apenas dar ideias. Tem de saber lidar com uma câmara, tem de aprender a fazer iluminação e por aia a fora. Apenas e só desta forma pode idealizar um plano nas melhores condições possiveis, sabendo o que deve e o que pode fazer. Se houver qualquer problema com a câmara, ele está lá.

Game Designer deve ser tipo isso. Não é apenas saber contar uma história, mas sim criar um universo para cada jogo. Perceber de som, para entender o que se pode fazer a nivel de efeitos sonoros. Perceber d eprogramação, para perceber que acções são viáveis para a personagem e por ai a fora.

Como te disseram e bem, jogos ideais todos nós temos em mente...mas Game Designer, não deve ser aquela profissão de sonho (até é), que pensas ser. Não é só andar de um lado para o outro a dar ideias para isto e para aquilo.

Se queres ser Game Designer, informa-te bem, sobre o que é preciso para ser um. Em que consiste. Não vais andar a tirar cursos á toa, para depois não te servirem para nada. Força com isso. Tudo é possivel.

O que dizes até é verdade, game designer não é so mandar ideias para o ar e pronto.

Um game designer é bastante parecido a um arquitecto, faz a planta da casa e tudo o que ela necessita (materiais, localização, dimensões, etc...). Depois deve-se vigiar o projecto, para ver se tudo está dentro do previsto. Aceitam-se sugestões, fazem-se modificações consoante as necessidades, se houver um problema a nível de jogabilidade, equilíbrios, potência gráfica, ou qualquer outro problema (que existe em todos os projectos) o designer terá de resolvê-lo. Isto claro quando estiver dentro da sua área.

Mas penso que o cargo varia bastante com quem se trabalha, por vezes o designer apenas faz um simples conceito, e daí toda a equipa trabalha para o desenvolver.


EDIT:
O Crrash tem razão. Lembra-te de exemplos como Counter-Strike, Red Orchestra, Portal e tantos outros jogos que surgiram por projectos de faculdade e mods e que agora são "lendas". Também existe muita gente que é contrada somente pelos seus trabalhos em mods. Por exemplo, há mappers que são contratados apenas pela sua experiência em editores como UnrealEd; Hammer e Guerilla, mais alguns conhecimentos de Photoshop e 3DSMax para complementar as necessidades de quem cria mapas.
 
Última edição:
Acho que vai ser muito complicado...mas...Se te iniciares nesse ramo, trabalhes fora de portugal (porque em Portugal, esqueçe nao dá mesmo) nao digo que nao concretizes o teu sonho, nunca se sabe.;)



Cumpz


S7ven
 
Última edição pelo moderador:
Isto é assim. Em portugal simplesmente não há mercado. Os lançamentos anuais de videojogos portugueses são quase nulos e os projectos que aparecem são pequenas brincadeiras (não dão $).

Lá fora, tens de apresentar trabalho feito. Portfolio. Não te vão meter num projecto assim sem mais nem menos. Informa-te sobre o que precisas de aprender a fazer. Se por exemplo, for modelação 3d, fazes alguns trabalhos com qualidade, e por ai a fora.

Isto leva o seu tempo. É assim que eu vejo as coisas.
 
tópico reaberto

evitem responder à letra a spammers que só piora, USEM O REPORT!

bons posts
 
Última edição:
Isto é assim. Em portugal simplesmente não há mercado. Os lançamentos anuais de videojogos portugueses são quase nulos e os projectos que aparecem são pequenas brincadeiras (não dão $).

Lá fora, tens de apresentar trabalho feito. Portfolio. Não te vão meter num projecto assim sem mais nem menos. Informa-te sobre o que precisas de aprender a fazer. Se por exemplo, for modelação 3d, fazes alguns trabalhos com qualidade, e por ai a fora.

Isto leva o seu tempo. É assim que eu vejo as coisas.

Isso não é bem assim. Há algumas empresas em Portugal como a RTS ou a Ignite Games que têm publicado vários jogos casuais e estão a ter algum sucesso dentro desse mercado.

Temos também a Move Interactive, Seed Studios, Blueshark Studios, entre outras empresas que estão a investir em projectos comerciais, para além de várias equipas indie.

Para além disso, há bastante mais pessoal dentro desta área do que se pensa, a indústria é que ainda não está evoluída ao ponto dos grandes mercados internacionais. Mas há muitas equipas e indivíduos a fazerem por isso, pode ser que um dia se chegue lá.

Quanto ao portfolio, é claramente essencial, seja em Portugal ou no estrangeiro. É uma das coisas que devem sempre acompanhar uma licenciatura/mestrado, pois ninguém te vai contratar apenas pelo curso, vais precisar de mostrar do que és capaz. Principalmente para posições relacionadas com artes visuais (seja 2D ou 3D).

Quanto à melhor maneira de entrar na indústria, diria que as mods ou mesmo pequenos projectos são provavelmente a melhor maneira. A aprendizagem vem primeiro, mas não há melhor maneira de ganhar experiência a não ser trabalhar mesmo nalguns projectos. Principalmente se encontrares alguma equipa indie dedicada e trabalhadora, com quem possas aprender e desenvolver alguma coisa interessante.
 
Última edição:
Back
Topo