• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Gaming PC + Portátil combinados para 3D modelação e render

MMSofia

Membro
Olá, após ter adquirido um portátil Lenovo Legion Y540 - Ordenador Portátil gaming 15.6" FullHD 144Hz (Intel Core i7-9750H, 16GB RAM, 512GB SSD, Nvidia RTX2060-6GB
Vejo que preciso de mais para poder trabalhar a sério na área que estou a desenvolver: modelação 3D e render
Softwares usados: 3DS, Vray, Sketchup, Corona, Lumion,Photoshop....
Neste momento a renderização e feita com Sketchup + Vray mas pretendo migrar para 3DS e Corona.

Estou à procura de Ryzen 9 , RAM 32 Gb e a melhor gráfica que conseguir, para ficar num nível bastante acima do que tenho no portátil.
Bom mesmo era conseguir usar a potência do meu portátil e de um desktop combinados para ser mais ágil na modelação com ficheiros pesados e ter menos tempo de renderização. É possível? Se isto for possível e eu puder fazer menos investimento agora era ouro sobre azul!


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1500 Eur era o ideal, pode ser esticado, mas o volume de trabalho ainda não dá para o investimento! a compra dentro de 1 a 3 meses.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

b) 3DS, Vray, Sketchup, Corona, Lumion,Photoshop....


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
1/2 anos

7) Características Gerais:
Arquitetura, 3D, render e edição Photoshop


b. Processador (Intel ou AMD)
AMD


d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
32 Gb

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
O melhor que conseguir acima da que tenho no portátil RTX2060

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
2 Tb HDD + 1 Tb SSD


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Sim, preciso de monitor, mas posso ver valores à parte

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.
 
Bem, por partes.

Falas em sketchup + Vray e vais migrar para 3ds max + corona (porque não manter o Vray, se já o conheces).

Mas, depois falas ali em Lumion.

Tens que dar prioridade a gráfica para o Lumion, e a cpu para corona e vray (ainda que possas fazer renders com gpu, claro, mas os de produção em Vray gosto de fazer com cpu).

Ou seja por menos de 1500€ (mais ou menos 1400€) consegues computadores com ryzen 5600X e com uma 3060 de 12gb (comprei um esta semana). É uma questão agora de veres se precisas de mais gráfica ou mais cpu.

Dependendo de onde encontrares o computador (diversas lojas têm configurações disponíveis já), a board poderá ser melhor ou pior. O mesmo com fonte e ram.

Mas vem por norma apenas com 16gb de Ram por estes valores, pelo que o ideal será comprar um kit de 32 à parte (ou pedir o upgrade em loja. Quando dizem não alterar a config, é para downgrade. Upgrade por norma fazem ajustando o valor).

E Vêm por norma com um ssd de 500, mas acho que neste momento, ficares com uma 3060 era o ideal, e discos / ram / fontes / Boards podes sempre fazer um upgrade quando sentires necessidade.

Agora, por um pouco mais (na casa dos 1700) já apanhas com 3070, que apesar de "apenas" 8GB de vram, dá uma coça à 3060 de 12gb em Lumion.

Ou se conseguires apanhar com uma 3060ti até aos 1600€ era fantástico. :)

Mas, se por ventura não for a prioridade (a gráfica), tentava ao invés de um 5600X algo superior, com mais cores.

edit: Com max e vray (e assumo que corona também) podes colocar vários pc's no mesmo render. Mas, e por experiência, quando tens uma boa máquina para isto, teres uma secundária vai ser sempre melhor para:

a) fazer 2 renders ao mm tempo
b) tens uma a renderizar, e a outra a trabalhares noutro projecto, ou noutros elementos do mesmo projecto. Basicamente não ficas "sentada de braços cruzados" a ver o render cozinhar, com o pc inutilizado.
 
Neste momento é mesmo Sketchup e Vray- os restantes softwares é porque eu pretendo conhecer e desnvolver skills: há muitos mais prós a usar 3DS e Corona que SKP e Vray :)
Lumion porque também há a possibilidade de fazer esse género de apresentação. Pretendo ter uma maquina que me dê essas possibilidades.
Talvez seja como dizes, é mesmo melhor ter 2 maquinas para trabalhar em simultâneo.

Ryzen 9 com 32GB de RAM e gráfica RTX 3070 iria para que valores?
 
MMSofia

Ryzen 9 com 32Gb e uma RTX 3070 e tudo o resto, como andam os preços neste momento, é uma build que já passa dos 3000€, só metade do orçamento é para a gráfica.

Simplesmente não é a melhor altura para comprar anda tudo muito inflacionado no que toca a preços e já para não falar da disponibilidade de aquisição ser demorada.

Quanto ao resto, como já foi dito é possível ter mais que uma maquina a efetuar renderização no final é tudo uma questão de gestão dos recursos.
 
3000 euros ultrapassa muito o que tenho disponível. Mas vale a pena investir agora em algo menos potente e ir adquirindo depois outros componentes?
Ou o melhor é manter o meu trabalho no portátil até ver os preços começarem a descer?
 
MMSofia

se queres uma resposta muito honesta, se queres comprar algo bom sem gastar valores astronómicos mais vale esperar e ir vendo como o mercado vai andar nos próximos tempos, neste momento está-se a pagar muito por algo que à bem pouco tempo não valia nem metade do que pedem agora...

Vai-te safando com o portátil e espera os preços descerem, agora o problema é que não á previsões de ser algo a curto prazo, pois a escassez de componentes, poucas unidades disponíveis, enorme procura e a especulação é que está a fazer com que os preços andem elevados.​
 
@MMSofia , os teus renders de Vray são também de GPU? Ou aí já utilizas CPU?

Se só usas GPU, podes por cerca de 1700€ penso eu, conseguir uma máquina com uma 3070.

Caso necessites de ambos, o que te indiquei, com 3060, no teu caso, seria já uma ajuda imensa.

Para teres uma ideia adquiri a máquina com a 3060 precisamente por necessitar de uma rig secundária.

No Lumion, uma animação que na minha máquina principal demora 17 minutos com uma 3090, com a 3060 faço em 37 minutos.

Não é uma bomba, mas é a RTX mais acessível que encontras, fica na casa dos 1500€, vai-te ajudar tremendamente, e quando melhorarem os preços, ou começares a tirar maior rentabilidade no trabalho, trocas.

A partir do momento em que é para uso profissional, muito sinceramente, esperar para ver se melhoram os preços para mim não é grande argumento. Dizer que é preciso esperar para juntar dinheiro sim, agora ficar à espera que baixem de preço é tonto.

Estás a comprar uma máquina para realizar dinheiro, em última análise demoras um pouco mais a atingir o break even, mas com apenas 1 máquina não terás a mesma rentabilidade que terás com duas máquinas :)
 
Última edição:
Na minha humilde opinião de designer, acho que te estás a precipitar. Passas muito mais tempo a configurar a cena do que propriamente a renderizar, e se já tens uma máquina (neste caso o portátil) para que investir num novo PC numa das piores alturas da história para o fazeres?

Se te demorar mais 20/30 min a fazer uma imagem vai ser assim tão diferente? eu normalmente deixo a fazer durante a noite, logo, se demora mais 2/3h no projeto todo, pouca diferença me faz. Ainda por cima quando tenho lightmix para brincar no corona, raramente tenho de repetir renders.

Se se trata de interiores, quando mais cedo passares para 3dsmax + corona melhor, vais agradecer teres mudado o mais cedo possível.
O corona ganha por larga margem em GI em interiores ao v-ray, eu uso os dois, v-ray para exteriores e coisas mais malucas e corona para interiores.

Espero ter ajudado.

EDIT: Esqueci-me de referir que um monitor para o portátil é basicamente obrigatório.
 
Última edição:
Na minha humilde opinião de designer, acho que te estás a precipitar. Passas muito mais tempo a configurar a cena do que propriamente a renderizar, e se já tens uma máquina (neste caso o portátil) para que investir num novo PC numa das piores alturas da história para o fazeres?

Se te demorar mais 20/30 min a fazer uma imagem vai ser assim tão diferente? eu normalmente deixo a fazer durante a noite, logo, se demora mais 2/3h no projeto todo, pouca diferença me faz. Ainda por cima quando tenho lightmix para brincar no corona, raramente tenho de repetir renders.

Se se trata de interiores, quando mais cedo passares para 3dsmax + corona melhor, vais agradecer teres mudado o mais cedo possível.
O corona ganha por larga margem em GI em interiores ao v-ray, eu uso os dois, v-ray para exteriores e coisas mais malucas e corona para interiores.

Espero ter ajudado.

EDIT: Esqueci-me de referir que um monitor para o portátil é basicamente obrigatório.
Não podia discordar mais.

Uma imagem demorar mais 20 ou 30 minutos não faz confusão? Depende da intensidade do trabalho, quando adquiri o meu 3950X passei de renders de 30/40m para renders de 5/10m, e fez uma diferença tremenda. Mesmo num trabalho normal, mais pequeno, onde se produzam 6 imagens, já faz diferença. Pedir 5 ou 6 dias para um projecto, mas conseguir ter pronto em 4 porque o hardware permite, não só torna o meu tempo mais rentável, como é um descanso a nível de organização de tempo.

Agora, se estivermos a falar em que temos trabalhos em que fazemos só 1 ou 2, se calhar não justifica.

Mas e se estivermos a falar em animação...

No meu caso, num projecto que estou a desenvolver, tenho planeadas já cerca de 30 horas só de render de animação, em Lumion, com uma 3090. Como tal fui adquirir uma máquina secundária com uma 3060 para não só dar apoio e reduzir o tempo de render podendo fazer renders em simultâneo, como poder estar a desenvolver outros trabalhos enquanto a máquina principal está a renderizar.

É que ficar sem poder trabalhar durante 30 horas enquanto o pc está a renderizar, é nonsense.

Mas isto, os trabalhos e urgências definem as prioridades. Eu defendo que tempo é dinheiro.

A minha opinião baseia-se claramente na minha experiência profissional, enquanto arquitecto e CG Artist, logo sem saber informação mais detalhada, vou assumir que há fluxo de trabalho que justifiquem um segundo pc, caso contrário a MMSofia não estaria em busca de um.

E volto a referir, se estamos em busca de uma máquina para trabalho, para fazer dinheiro, o argumento de "esperar para baixar de preço" tira um pouco de seriedade à coisa. Porque vamos atingir o break even, e é um investimento que trará retorno. Podemos trabalhar sozinhos, como free lancers, mas há que ter a mentalidade de que é negócio e necessita investimento.

Edit: O lightmix do corona, entre outras coisas que referes, é igual o Vray. Não se precisam repetir renders por iluminação. Aí, e principalmente desde o Vray 5, é puramente preferência, pois há tanto malta a passar de vray para corona como de corona para vray.

Como ainda para Lumion, devido à facilidade para exteriores complexos, pelo que o apelido de "o sketchup dos renders"
 
@M4N!4K Claro que depende do fluxo de trabalho, sem qualquer dúvida. Eu na empresa tenho 6 máquinas em que num deles também tenho um 3950x e outros mais antigos com 8700k. Já para os trabalhos por fora, utilizo o meu portátil sem problemas.
Para animação acredito que faça muita diferença, o meu fluxo de trabalho envolve apenas imagens para catálogos, logo têm muita resolução mas são imagens únicas e não para produzir frames.

Um 3950x vai sair completamente do orçamento dos 1500€ neste momento, mas quem tem de avaliar é a pessoa que irá fazer o investimento e colocar tudo na balança. Apenas apresentei o meu ponto de vista.

Quando falei no lightmix, referi o corona porque é o que tenho utilizado mais frequentemente porque faço mais interiores, o v-ray 5.1 já está bastante equiparado ao corona nesse ponto.
O corona continua a ganhar por uma boa margem na eficácia da GI em interiores.

Mas concordo contigo que tempo é dinheiro, se calhar não tanto para mim por não trabalhar como freelancer.
 
@M4N!4K Claro que depende do fluxo de trabalho, sem qualquer dúvida. Eu na empresa tenho 6 máquinas em que num deles também tenho um 3950x e outros mais antigos com 8700k. Já para os trabalhos por fora, utilizo o meu portátil sem problemas.
Para animação acredito que faça muita diferença, o meu fluxo de trabalho envolve apenas imagens para catálogos, logo têm muita resolução mas são imagens únicas e não para produzir frames.

Um 3950x vai sair completamente do orçamento dos 1500€ neste momento, mas quem tem de avaliar é a pessoa que irá fazer o investimento e colocar tudo na balança. Apenas apresentei o meu ponto de vista.

Quando falei no lightmix, referi o corona porque é o que tenho utilizado mais frequentemente porque faço mais interiores, o v-ray 5.1 já está bastante equiparado ao corona nesse ponto.
O corona continua a ganhar por uma boa margem na eficácia da GI em interiores.

Mas concordo contigo que tempo é dinheiro, se calhar não tanto para mim por não trabalhar como freelancer.
Atenção que isto aqui precisamos acima de tudo dos comentários da MMSofia, caso contrário é óbvio que cada um dará a sua posta de pescada :D
Eu não lhe indiquei um 3950X, usei apenas como exemplo prático onde reduzi renders de Vray por uma margem enorme. O pc que lhe indiquei dentro do orçamento, seria com um 5600X.

E depois porque ainda não entendi se ela precisa de gráfica ou de processador.

Lá está, eu trabalho para mim. Não me considero freelancer, porque na realidade ainda que não tenha empresa formada no momento (está planeado já), o meu funcionamento enquanto "free lancer" é o mesmo de uma empresa.

Tenho já clientes fixos, caço clientes novos, contactam-me também novos, etc etc.

Com um 3950X e uma 3090 na máquina principal e a trabalhar sozinho muita gente achar-me-ia idiota, por dizer que não chegava e por gastar mais 1400€ numa máquina com um 5600X e uma 3060. Mas lá está, é algo que trará retorno.

Aconteceu há 1 ano quando comprei o 3950X (fiz upgrade do pc completo por causa de um projecto).

Aconteceu em Novembro quando comprei a 3090 (fiz upgrade porque a 1070 não daria conta de um projecto que ganhei).

Em ambas as ocasiões, permitiu aumentar o meu lucro nos meses seguintes. Seja por ter uma vida mais descansada, pelo poder da máquina, seja por me deixar aceitar trabalhos complexos com maior tranquilidade. :)

A principal regra, é não gastar dinheiro mais rápido do que se ganha :D mas tem que se assumir que algures no caminho, dinheiro ganho no trabalho tem que ser gasto no trabalho também :)
 
Última edição:
Double post, mas penso fazer sentido para não alongar o outro.

Em última análise, tens sempre render farms, até de Lumion, que cobram X à hora. É uma maneira de acelerares processo de render sem investires para já numa máquina. Gastas os créditos consoante o trabalho.
Testas na tua máquina, em menor resolução, só uma parte da imagem, etc. E depois mandas para a render farm.
 
@M4N!4K obrigado da minha parte por partilhares, é sempre um prazer ouvir relatos de quem trabalha no mesmo ramo, não é assim muito comum.
Cálculo que seja um prazer para o OP também.
 
Ora essa.

Há em diversas áreas, principalmente nas áreas onde me atravesso (muitas dentro da arquitectura) onde existe um quase secretismo. Parece que têm medo que lhes vá roubar trabalho.

Sempre achei isso parvo. Já quando dava aulas dizia aos meus alunos e partilhava todos os truques e dicas que eu usava.

Se partilhar a minha experiência e conhecimento pode ajudar, ou pelo menos esclarecer alguma dúvida, não tenho porque guardar para mim. As poucas vezes que o fizeram comigo, sei o quanto me ajudou.

É a mentalidade errada que se vê de que "se não te ajudar não vais competir comigo". Acho nonsense, até porque quem pensa assim por norma, já não é grande competição, e mais tarde ou mais cedo, fica para trás :D
 
@M4N!4K sempre ouvi que a única coisa que não dá para imitar é a criatividade, o resto é apenas uma ferramenta, quanto melhor soubermos usá-la, mais fácil é descrevermos a criatividade :)
 
Olá ! muito obrigada pelas contribuições.

método de trabalho aqui: Sketchup + Vray e autocad a trabalhar ao mesmo tempo em projecto ou Photoshop em pós produção, mas torna-se quase impossível trabalhar em 2 coisas ao mesmo tempo.
Vray para interior e exteriores.
Efectivamente se conseguir um trabalho maior que estou à espera, vou ter mesmo que investir noutra máquina pq esta não dá para tudo!
Estou a ter o mesmo género de pensamento do @M4N!4K : é dinheiro a entrar para cobrir basicamente os custos da máquina, mas se isso trouxer retorno a seguir , vamos lá!
Além do que, com modelos mais pesados fico em desespero porque odeio o lag, os BugSplat , e o fechar sem aviso prévio! É o que me tem acontecido no Sketchup.
Mas no ponto em que estou não posso migrar já para outro software , preciso de ganhar EUR, portanto tenho que usar as ferramenttas que tenho e conheço!

A maior parte do tempo é gasta em modelação - os 3D até são rápidos a renderizar no portátil.
O que preciso é de fluidez no trabalho ao importar 30mil modelos com texturas para dentro do meu modelo até decidir o que quero :)
Claro que tem a ver com a clareza e o método de trabalho - mas isso só com o tempo é que se adquire.

Agradeço também o partilhares a experiência @M4N!4K
Como arq, estou também a dar passos no 3D. Preciso em primeiro lugar de garantir trabalhos para poder investir! Para isso tenho que investir antes numa máquina, está visto!
 
Back
Topo