1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Gaming Sites Accuse Nvidia Of Shilling (viral marketing)

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por ToTTenTranz, 7 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 35; Visualizações: 1885)

1. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Discussão do assunto:
    http://www.beyond3d.com/forum/showthread.php?t=26199
    http://www.elitebastards.com/page.php?pageid=12863

Para quem não quer ler tudo, ficam aqui as coisas resumidas:

A nVidia faz parte do grupo de clientes de uma certa empresa chamada AEG, que faz o seguinte:

COMMUNITY RELATIONS
    - Fan site development and monitoring
    - FSK (Fan Site Kit)
    - Community management
    - Message board monitoring and response
    - Strategic seeding viral assets to ensure they are spread far and wide
    - Optimization and re-purposing of existing content, creative and assets

Ou seja, que entre outras coisas contrata gajos influentes em forums conhecidos para vir falar bem dos produtos deles. Estes contratos podem ser à base de dinheiro ou simplesmente oferecendo produtos deles em troca de publicidade pré-lançamento (o chamado viral marketing).

(frase para o picanço: )
    Será que existe um destes "vírus" no forum de tecnologia mais popular do país, a Techzone? (eu de repente lembro-me de uma ou duas possibilidades..)

Última edição: 7 de Fevereiro de 2006
  2. MeY-ZiNG

MeY-ZiNG Power Member

:lol: :lol: :lol:

3. blastarr

blastarr Power Member

Só quem é muito inocente é que acredita que ninguém faz isso (desde há décadas, aliás):
    Um documento confidencial da ATI... (para os "ajudantes" nos fórums :D)

Eu ? Quem me dera ser um destes, até beijava os sapatos dos executivos de uma ou outra empresa, se me dessem um fornecimento regular de produtos high-end (mesmo que não usasse, podia vender com bom lucro: 100%)

:lol:

Tomem mais outro, para quem anda esquecido...:
    http://www.skenegroup.net/misc/best_of_ati_2003_2004_2005_2006/Save_The_Nanosecond.pdf
    A página 19 é especialmente interessante (a letras vermelhas e tudo)...
    A 31 também...

4. ptzs

ptzs Power Member

A grande teoria da conspiração, convém frisar que esta teoria vem dos dois sites mais pro-ATi que existem neste momento, b3d e elitebastards (estes muito conhecidos old school ATi fans).

De resto não temos mais nada, apenas uma empresa que usa os serviços de outra empresa que faz COMMUNITY RELATIONS como está lá escrito. Baseiam a história toda na POSSIBILIDADE de a tal empresa fornecer um serviço do seu portfolio à nVidia, pode até nem fornecer, mas a suspeição vale a acusação.

Isto para mim é ao contrário, dois sites fazem uma campanha difamatória contra uma empresa, sem provas e com argumentos da treta.

5. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Começa a desinformação..
    A thread é sobre o uso de comunidades online e tu fazes uma contra-acusação com uns PDFs com 2 anos dirigidos a developers..
    Deixa lá.. não esperava outra coisa de ti.. :P
    BTW é sempre bom saber que davas uns beijos nos sapatos de alguem para ter umas placas gráficas em troca ;) mais algum facto de cariz pessoal que queiras partilhar com o forum?

ptzs
    O artigo (que se calhar não leste..) deixa claramente as coisas em suspenso, não faz nenhuma acusação.. As acusações estão na thread do B3D, que se leres com paciência vês que já há muita coisa "no ar", especialmente no que toca às reacções dos PRs da nVidia quando confrontados com a questão.
    Não difames as fontes logo à partida, sem conhecer os factos..

6. blastarr

blastarr Power Member

Amigo, eu já acompanho esta notícia há dias a fio, e até agora tem sido boa leitura de entretenimento, all 20 pages of it...

Eu de ti também não esperava outra resposta que não viesse com veneno (fraquinho, é certo, mas está lá algum...), por isso podes continuar à vontade a falar.

7. Raptor

Raptor OC Legend

A questão é que essas acusações no B3D são também uma espécie de Viral Marketing, tipico praticado por esse site.

Sinceramente, acho esta questão demasiado inutil, pelo simples facto de que em foruns importantes, este tipo de prática é comum...

Temos os exemplos dos "Sponsored, Powered" e outros...

A diferença é que uns mostram e outros não.

Desde que uma pessoa tenha 2 dedos na testa, sabe distinguir o tipico discurso de "marketing bullshit" de informação coerente.

8. Pretender

Pretender Power Member

LOL
    Gosto particularmente do teu último comentário :D

9. blastarr

blastarr Power Member

Fonte:
    Techreport.com

Contratar pessoas para fazer benchmarks e comentários abonatórios em fórums conhecidos nunca foi apanágio da ATI, pois não ?

10. SKATAN

SKATAN Power Member

o macci não anda stealth nem ganhou a confiança do pessoal com palavras ... mas pronto , ainda es mt novo por estas andanças :D

no entanto essa noticia explica mt coisa que tenho visto pelos foruns de hardware , é tanta palhaçada que andar pelos foruns a perder tempo já não tem piada a mt tempo

antes via montes de posts por esses foruns a fora e pensava que o ppl não sabia o que dizia , pelos vistos sabem e bem e a conta sobe a conta disso (ou acreditam mesmo que são pagos com boards e drivers ? ) :D

11. Morpheus

Morpheus Banido

... vocês já repararam que o DJ_PAPA ainda n comentou isto ... só o Nvidia boy residente o blastarr...

12. God_Lx

God_Lx Folding Member

Morpheus se calhar é ele k é pago :P :lol:

Epah isto cheira-me k como tudo é treta, mesmo k seja verdade provavelmente a outra empresa faz o mesmo, logo basta ter mesmo dois dedos de testa qd se quer comprar qq coisa... Se só virmos uma marca à frente nem vale a pena...

13. ptzs

ptzs Power Member

No fundo é viral marketing desses dois sites.

E deculpa lá ToTTenTranz mas esses artigos só têm suposições, e no fim acusações. De factos andam escassos, a lógica da empresa fornecer um portfolio de serviços não quer dizer que os tenha a todos para a nVidia. Eu quando vou ao MacDonalds não quer dizer que coma a Sopa Verde deles ou quer? Posso comer só patatas flitas!

É uma suposição tão fraquinha de factos que até faz confusão, claro que depois quando se vê a fonte percebe-se logo que só podia vir desses dois sites, os bastiões do viral marketing da ATi.

SKATAN: Se fores ao forum do elitebastards tambem não percebes como se escrevem metade das barbaridades que escrevem, no entanto nunca ninguém acusou a ATi de nada, apenas tem fans zelosos.

14. Morpheus

Morpheus Banido

aqui são poucos lá são mtos mais ... a unica função desse tipo de acusações (viral marketing) é cumprir a velha maxima " Falem bem ou mal de nós ... mas ao menos falem"

15. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

O problema é distinguir um fanboy de uma marca de um gajo pago para shills.
    Não acredito que nem o Blastarr, nem o DJ_papa são shillers.....as discuções deles tem demasiada paixão. Os shillers são mais discretos.:007:

Considero esta situação um pouco grave, pois uso forums como forma de recolha de informação para fazer as minhas compras de hardware, para alem das analises em sites especializados.
    Se esta praga se espalha deixa de haver confiança nos users dos forums e o pessoal deixa de frequentar.

16. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Nem mais.
    Com sites de reviews "comprados", fórums "comprados" e revistas "compradas", podemos chegar ao ponto em que um gajo só compra o hardware como faz com os carros, depois de fazer um test-drive..

17. Raptor

Raptor OC Legend

Isso era uma ideia excelente...

Hmm.... ;)

18. SKATAN

SKATAN Power Member

onde há fumo há fogo ;)

isso do test drive é uma boa ideia fez me logo lembrar na 6800LE que comprei , dava pra mods 12pipes, oc fixe , mais rapida que a minha [email protected] (mas nada de especial , algumas situações perdia) mas não consegui aguentar aquilo 15 dias :D , só tenho olhinhos pra IQ da ATI em openGL , qd a nvidia tirar as chea... ermm optimizações dos drivers pode ser que pense numa outra vez , mas desta vez so compro depois de testar

19. [knap]

[knap] Power Member

Preferes a IQ inferior da ATI em OpenGL?

20. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

Performance tudo bem, mas IQ??

Partilhar esta Página