Gaming Sites Accuse Nvidia Of Shilling (viral marketing)

ToTTenTranz

Power Member
Online gaming forums may have been hosts to shills paid by a guerilla marketing company to establish themselves in those forums and then post a marketing message delivered by Nvidia.

Gawker Media's shopping complaint site Consumerist reported on what could be some questionable ethics in play should accusations of shilling by a marketing firm on behalf of vaunted graphics hardware maker Nvidia prove true.

Consumerist followed up on complaints posted on a couple of online forums, Beyond 3d and Elite Bastards, and contacted Nvidia about them. The complaints allege that Nvidia's marketing partner, Arbuthnot Entertainment Group, hired "employees to create ‘personas' in various gaming communities, slowly building up the trust of other members by frequent posting unrelated to Nvidia, to later cash in that trust with message board postings talking up the positive qualities of Nvidia's products."

An exchange between Consumerist and Nvidia eventually ended at a blank wall. Consumerist asked Nvidia if it or AEG were seeding fan sites with marketing people to develop a long-term reputation before posting entries favorable to Nvidia without disclosing their professional connections:

[Consumerist asked] "Has Nvidia hired any companies, including AEG, to do this sort of undisclosed ‘viral' marketing?"

"May be best to talk on the phone," was [Nvidia's Public Relations Director Derek] Perez's reply.

That was February 1st. We have yet to receive a phone call from Mr. Perez, despite trying to schedule one multiple times. We informed Mr. Perez on the 3rd that we would be running our stories with or without his comments. We feel at this point that the issue is being avoided by Nvidia.

Consumerist noted one of the testimonials on AEG's site included one from Perez, reproduced here:

"AEG serves a pivotal role in helping us to build and manage online buzz for NVIDIA products. AEG's online community outreach programs have been extraordinarily successful in improving public perception of our company and its products. So much so that we've recently expanded AEG's role into some of our other product lines. AEG plays an essential role in our marketing and public relations programs. In our opinion, they're the best-of-breed experts in the field of online PR and community management."

Nvidia isn't the only company to glowingly comment on AEG. Other companies represented on the testimonials page include Microsoft Games Studios, AOL, and the UnderGround Online entertainment site.

Later, Consumerist noted the existence of a post at the Penny Arcade webcomic site purporting to be an email from someone who was offered a job at an unnamed guerilla marketing company in San Francisco. It offered another look at the formalized process for shill marketing as he experienced it:

I was told that if I accepted the job, I was to have at LEAST 50 identities on as many forums as I could muster (they wanted 100 eventually), with a goal of 5 posts an hour. The posts had to be well thought out, and the idea was that I was to establish multiple identities with a history on the forums, so that when the timing was right a well written but subtly placed marketing post could be finessed in. And regular visitors would recognize the post as coming from a long time poster.

But the most critical point was this: develop and integrate the identity. No random "HEY EB GAMES IS AWESOME BUY THIS" stuff.

Didn't take the job.

Discussão do assunto:
http://www.beyond3d.com/forum/showthread.php?t=26199
http://www.elitebastards.com/page.php?pageid=12863




Para quem não quer ler tudo, ficam aqui as coisas resumidas:

A nVidia faz parte do grupo de clientes de uma certa empresa chamada AEG, que faz o seguinte:

COMMUNITY RELATIONS
- Fan site development and monitoring
- FSK (Fan Site Kit)
- Community management
- Message board monitoring and response
- Strategic seeding viral assets to ensure they are spread far and wide
- Optimization and re-purposing of existing content, creative and assets

Ou seja, que entre outras coisas contrata gajos influentes em forums conhecidos para vir falar bem dos produtos deles. Estes contratos podem ser à base de dinheiro ou simplesmente oferecendo produtos deles em troca de publicidade pré-lançamento (o chamado viral marketing).


(frase para o picanço: )
Será que existe um destes "vírus" no forum de tecnologia mais popular do país, a Techzone? (eu de repente lembro-me de uma ou duas possibilidades..)
 
Última edição:
Só quem é muito inocente é que acredita que ninguém faz isso (desde há décadas, aliás):
Um documento confidencial da ATI... (para os "ajudantes" nos fórums :D)

Eu ? Quem me dera ser um destes, até beijava os sapatos dos executivos de uma ou outra empresa, se me dessem um fornecimento regular de produtos high-end (mesmo que não usasse, podia vender com bom lucro: 100%)

:lol:

Tomem mais outro, para quem anda esquecido...:
http://www.skenegroup.net/misc/best_of_ati_2003_2004_2005_2006/Save_The_Nanosecond.pdf
A página 19 é especialmente interessante (a letras vermelhas e tudo)...
A 31 também...
 
Última edição:
A grande teoria da conspiração, convém frisar que esta teoria vem dos dois sites mais pro-ATi que existem neste momento, b3d e elitebastards (estes muito conhecidos old school ATi fans).

De resto não temos mais nada, apenas uma empresa que usa os serviços de outra empresa que faz COMMUNITY RELATIONS como está lá escrito. Baseiam a história toda na POSSIBILIDADE de a tal empresa fornecer um serviço do seu portfolio à nVidia, pode até nem fornecer, mas a suspeição vale a acusação.

Isto para mim é ao contrário, dois sites fazem uma campanha difamatória contra uma empresa, sem provas e com argumentos da treta.
 
blastarr disse:
Só quem é muito inocente é que acredita que ninguém faz isso (desde há décadas, aliás):
Um documento confidencial da ATI... (para os "ajudantes" nos fórums :D)

Eu ? Quem me dera ser um destes, até beijava os sapatos dos executivos de uma ou outra empresa, se me dessem um fornecimento regular de produtos high-end (mesmo que não usasse, podia vender com bom lucro: 100%)

:lol:

Tomem mais outro, para quem anda esquecido...:
http://www.skenegroup.net/misc/best_of_ati_2003_2004_2005_2006/Save_The_Nanosecond.pdf
A página 19 é especialmente interessante (a letras vermelhas e tudo)...
A 31 também...
Começa a desinformação..
A thread é sobre o uso de comunidades online e tu fazes uma contra-acusação com uns PDFs com 2 anos dirigidos a developers..
Deixa lá.. não esperava outra coisa de ti.. :P
BTW é sempre bom saber que davas uns beijos nos sapatos de alguem para ter umas placas gráficas em troca ;) mais algum facto de cariz pessoal que queiras partilhar com o forum?


ptzs
O artigo (que se calhar não leste..) deixa claramente as coisas em suspenso, não faz nenhuma acusação.. As acusações estão na thread do B3D, que se leres com paciência vês que já há muita coisa "no ar", especialmente no que toca às reacções dos PRs da nVidia quando confrontados com a questão.
Não difames as fontes logo à partida, sem conhecer os factos..
 
ToTTenTranz disse:
Começa a desinformação..
A thread é sobre o uso de comunidades online e tu fazes uma contra-acusação com uns PDFs com 2 anos dirigidos a developers..
Deixa lá.. não esperava outra coisa de ti.. :P
BTW é sempre bom saber que davas uns beijos nos sapatos de alguem para ter umas placas gráficas em troca ;) mais algum facto de cariz pessoal que queiras partilhar com o forum?


ptzs
O artigo (que se calhar não leste..) deixa claramente as coisas em suspenso, não faz nenhuma acusação.. As acusações estão na thread do B3D, que se leres com paciência vês que já há muita coisa "no ar", especialmente no que toca às reacções dos PRs da nVidia quando confrontados com a questão.
Não difames as fontes logo à partida, sem conhecer os factos..

Amigo, eu já acompanho esta notícia há dias a fio, e até agora tem sido boa leitura de entretenimento, all 20 pages of it...

Eu de ti também não esperava outra resposta que não viesse com veneno (fraquinho, é certo, mas está lá algum...), por isso podes continuar à vontade a falar.
 
ToTTenTranz disse:
ptzs
O artigo (que se calhar não leste..) deixa claramente as coisas em suspenso, não faz nenhuma acusação.. As acusações estão na thread do B3D, que se leres com paciência vês que já há muita coisa "no ar", especialmente no que toca às reacções dos PRs da nVidia quando confrontados com a questão.
Não difames as fontes logo à partida, sem conhecer os factos..

A questão é que essas acusações no B3D são também uma espécie de Viral Marketing, tipico praticado por esse site.

Sinceramente, acho esta questão demasiado inutil, pelo simples facto de que em foruns importantes, este tipo de prática é comum...

Temos os exemplos dos "Sponsored, Powered" e outros...


A diferença é que uns mostram e outros não.




Desde que uma pessoa tenha 2 dedos na testa, sabe distinguir o tipico discurso de "marketing bullshit" de informação coerente.
 
A controversy is brewing over whether NVIDIA hired "online actors" to promote its products in web forums. The issue stems from NVIDIA's involvement with the Arbuthnot Entertainment Group (AEG), a firm whose services include "messageboard monitoring and response" and "strategic seeding viral assets to ensure they are spread far and wide." NVIDIA's Derek Perez has commented on the story, insisting that NVIDIA does not hire online actors or shills. However, he also said the following:


"AEG helps us to manage the online community - we engage with some NV fans to help educate people on the web."


We called Perez to clarify that statement, and he told us that NVIDIA utilizes longtime NVIDIA fans to help answer product and tech support questions in online forums. These fans are used to help communicate directly with the enthusiast market because NVIDIA can't answer all the questions themselves. Perez was adamant that these fans were not paid, but conceded that they do get thrown a free board every once in a while, in part to help test newer drivers, he claimed. Perez also confirmed that there's no obligation for these fans to disclose their relationship with NVIDIA, although he doesn't think there's much of a relationship.

Fonte:
Techreport.com

Contratar pessoas para fazer benchmarks e comentários abonatórios em fórums conhecidos nunca foi apanágio da ATI, pois não ?
 
o macci não anda stealth nem ganhou a confiança do pessoal com palavras ... mas pronto , ainda es mt novo por estas andanças :D

no entanto essa noticia explica mt coisa que tenho visto pelos foruns de hardware , é tanta palhaçada que andar pelos foruns a perder tempo já não tem piada a mt tempo

antes via montes de posts por esses foruns a fora e pensava que o ppl não sabia o que dizia , pelos vistos sabem e bem e a conta sobe a conta disso (ou acreditam mesmo que são pagos com boards e drivers ? ) :D
 
Última edição:
Morpheus se calhar é ele k é pago :P :lol:

Epah isto cheira-me k como tudo é treta, mesmo k seja verdade provavelmente a outra empresa faz o mesmo, logo basta ter mesmo dois dedos de testa qd se quer comprar qq coisa... Se só virmos uma marca à frente nem vale a pena...
 
No fundo é viral marketing desses dois sites.

E deculpa lá ToTTenTranz mas esses artigos só têm suposições, e no fim acusações. De factos andam escassos, a lógica da empresa fornecer um portfolio de serviços não quer dizer que os tenha a todos para a nVidia. Eu quando vou ao MacDonalds não quer dizer que coma a Sopa Verde deles ou quer? Posso comer só patatas flitas!

É uma suposição tão fraquinha de factos que até faz confusão, claro que depois quando se vê a fonte percebe-se logo que só podia vir desses dois sites, os bastiões do viral marketing da ATi.

SKATAN: Se fores ao forum do elitebastards tambem não percebes como se escrevem metade das barbaridades que escrevem, no entanto nunca ninguém acusou a ATi de nada, apenas tem fans zelosos.
 
aqui são poucos lá são mtos mais ... a unica função desse tipo de acusações (viral marketing) é cumprir a velha maxima " Falem bem ou mal de nós ... mas ao menos falem"
 
O problema é distinguir um fanboy de uma marca de um gajo pago para shills.
Não acredito que nem o Blastarr, nem o DJ_papa são shillers.....as discuções deles tem demasiada paixão. Os shillers são mais discretos.:007:

Considero esta situação um pouco grave, pois uso forums como forma de recolha de informação para fazer as minhas compras de hardware, para alem das analises em sites especializados.
Se esta praga se espalha deixa de haver confiança nos users dos forums e o pessoal deixa de frequentar.
 
Winjer disse:
O problema é distinguir um fanboy de uma marca de um gajo pago para shills.
Não acredito que nem o Blastarr, nem o DJ_papa são shillers.....as discuções deles tem demasiada paixão. Os shillers são mais discretos.:007:

Considero esta situação um pouco grave, pois uso forums como forma de recolha de informação para fazer as minhas compras de hardware, para alem das analises em sites especializados.
Se esta praga se espalha deixa de haver confiança nos users dos forums e o pessoal deixa de frequentar.


Nem mais.
Com sites de reviews "comprados", fórums "comprados" e revistas "compradas", podemos chegar ao ponto em que um gajo só compra o hardware como faz com os carros, depois de fazer um test-drive..
 
ToTTenTranz disse:
Nem mais.
Com sites de reviews "comprados", fórums "comprados" e revistas "compradas", podemos chegar ao ponto em que um gajo só compra o hardware como faz com os carros, depois de fazer um test-drive..

Isso era uma ideia excelente...

Hmm.... ;)
 
onde há fumo há fogo ;)

isso do test drive é uma boa ideia fez me logo lembrar na 6800LE que comprei , dava pra mods 12pipes, oc fixe , mais rapida que a minha 9500@9700pro (mas nada de especial , algumas situações perdia) mas não consegui aguentar aquilo 15 dias :D , só tenho olhinhos pra IQ da ATI em openGL , qd a nvidia tirar as chea... ermm optimizações dos drivers pode ser que pense numa outra vez , mas desta vez so compro depois de testar
 
SKATAN disse:
onde há fumo há fogo ;)

isso do test drive é uma boa ideia fez me logo lembrar na 6800LE que comprei , dava pra mods 12pipes, oc fixe , mais rapida que a minha 9500@9700pro (mas nada de especial , algumas situações perdia) mas não consegui aguentar aquilo 15 dias :D , só tenho olhinhos pra IQ da ATI em openGL , qd a nvidia tirar as chea... ermm optimizações dos drivers pode ser que pense numa outra vez , mas desta vez so compro depois de testar

Preferes a IQ inferior da ATI em OpenGL?
 
Back
Topo