Ganhei mais um mac que fazer

Tabasko

Portugal@Home Member
Bem estou muito feliz a utilizar o meu 1º mac a coisa de um ano , hoje no trabalho um colega meu ofereceu me o que ele diz ser um g4 que lhe tinham dado a pouco mas que ele nao usava porque estava com umbunto e ele nao tem a password nem sabe instalar ali nada o modelo é um m5183 cinza, tem uma ati rage 128 pro 1 gb de ram , airport e um disco de 20gb, aqui a questao é para alem de nao ter ainda descoberto as especificaçoes completas nao tenho nenhum disco valido de mac os que possa instalar la .
ha alguma versão de os desponibilizada pela apple de forma gratuita?
como o coloco a fazer boot pela drive de dvd caso deseje intalar outra verçao de umbunto ou caso venha a adquirir um os compatível
sera que ele aguenta ler um mkv
posso colocar discos ide normais e ram sd normal? sempre colocava mais 256 sd e um disco de 120 que tenho ca

ideias sao benvindas
 
jeez.. verçao? umbunto? O.O desculpa.. eu não sou de comentar isto mas eu até estava a ver o que era o umbunto

Ubuntu queres tu dizer!

Ora tanto quanto sei, não há versões gratuitas do OS.. ainda que pelas especificações que dás dele realmente ubuntu.. ou até xubuntu era melhor para isso :p

MKV? nem em sonhos.. o CPU não deve ser grande coisa e essa gráfica nem decoding de DVD tem.. (minha primeira gráfica, mas em PC)

sinceramente limitava a fazer uma limpeza e instalar linux nisso
 
o meu imac g3 slot loading já tem leitor de dvd, não sei se o teu tem mas é uma questão de procurares em http://lowendmac.com e veres se o teu tem. depois é uma questão de procurares (onde te apetecer) uma versão do panther ou do tiger (eu encontrei uma em 4 cds, e nem foi muito difícil), e 20gb chega perfeitamente pra isso. o que te recomendo é procurares um teclado de mac, com os de windows nunca consegui que ele aceitasse o layout correcto, mas pode ser só de mim. o meu lê na boa filmes na rede (com o vnc), com o itunes apanho a livraria partilhada na rede (de um computador em windows) e toca perfeitamente, uso o adium e o firefox sem grandes problemas (não aconselho o firefox 3, o icab é bem melhor). o uso que lhe dás é contigo, mas se tiveres um monitor, rato e teclado ainda se usa muito bem, não é nenhum mac pro nem nada mas serve muito bem.
 
este tem um gravador de dvd da lg colocado a postrioria, vou andar por ai a procura do teclado ja que so tinha teclados ps2 em casa e ele so aceita usb
 
Bem estou muito feliz a utilizar o meu 1º mac a coisa de um ano , hoje no trabalho um colega meu ofereceu me o que ele diz ser um g4 que lhe tinham dado a pouco mas que ele nao usava porque estava com umbunto e ele nao tem a password nem sabe instalar ali nada o modelo é um m5183 cinza, tem uma ati rage 128 pro 1 gb de ram , airport e um disco de 20gb, aqui a questao é para alem de nao ter ainda descoberto as especificaçoes completas nao tenho nenhum disco valido de mac os que possa instalar la .
ha alguma versão de os desponibilizada pela apple de forma gratuita?
como o coloco a fazer boot pela drive de dvd caso deseje intalar outra verçao de umbunto ou caso venha a adquirir um os compatível
sera que ele aguenta ler um mkv
posso colocar discos ide normais e ram sd normal? sempre colocava mais 256 sd e um disco de 120 que tenho ca

ideias sao benvindas


Pede ao teu colega os dvds de instalação do sistema operativo. Caso contrário podes usar ubuntu PPC ou a distribuição que quiseres linux versão PPC.
Os dados da gráfica estão incorrectos.
Para fazeres boot pelo dvd é só carregares "C" ao iniciar.
Lês bem mkv, dvds, e até consegues reproduzir HD 720p sem grandes problemas.
Podes colocar discos IDE normais e ram também, caso tenhas alguma slot disponível. Convém que tenhas em atenção a marca e a frequência pois os PPC são muito esquisitos.
 
Última edição:
nao é um portatil
tem mais ou menos este aspecto
appl_pmg4qs.jpg
 
eu não sei onde vocês dizem que ele reproduz MKV (Filmes de alta definição) na boa..
para ter a ATi Rage Pro, o "melhor" modelo que ele pode ter é este

Agora digam me como pode um CPU de 466Mhz e/ou uma gráfica de 16Mb de RAM (sem aceleração, ou apenas com aceleração para DVD) ler filmes em alta definição... pah a mim não me parece.. mas vocês é que acham..

e acho que era um bom sistema para levar com um Linux e não OSX por esta altura
mas prontos tenta por lá o tiger, sempre é melhor que o panther
 
bem como vou ter de andar a procura de um osx para ele , gostaria de entretanto colocar uma distribuição de Linux para ele não ficar parado , que verçoes voltadas para ppc aconselham? ha alguma distribuição especializada ?
 
Back
Topo