Garantia Apple

Claro que a Apple acabar por induzir as pessoas em erro ao meter no site informações sobre garantia que apenas são a tradução de idêntica página americana ou britânica onde a garantia legal é inferior à garantia contratual oferecida pela Apple.

Opinião jurídica mais fundamentada, só a troco de alvíssaras :-D

Claro, espetam aquilo ali, e esperam silenciosamente que alguns acreditem e não os chateiem durante o segundo ano :o
 
Talvez isto esclareça finalmente!!!

Em http://macaoquadrado.com/2007/11/ainda-a-garantia-da-apple-store-portugal/
pode ler-se:

.............................................................
Posted by Mac² on 20 de Novembro de 2007

Segundo um email enviado para a Mailing List moderada pelo Pedro Aniceto pela firma Colossus (Centro de Assistência Autorizada Apple - CAAA) e, de seguida, reenviado para os assinantes da lista:

(…) todos os CAAA estão a ser instruídos pela Apple no sentido de que seja escrupulosamente cumprido o seguinte:
- Em todos os casos cujo equipamento esteja no primeiro ano de garantia, a contar da data da factura de compra, estará a anomalia ao abrigo da garantia internacional praticada pela Apple;

- Nos casos em que a anomalia se verifique em equipamentos que tenham sido facturados em nome de empresas há mais de um ano, o referido equipamento já não estará coberto pela garantia (de acordo com o Decreto-Lei 24/1996)

- Em todos os casos de equipamentos facturados em nome particular (também denominado “consumidor”) que apresentem anomalias no segundo ano da garantia, deverá o cliente ser aconselhado a contactar o Serviço de Suporte da Apple, através do número 707 200 826.

Ser-lhe-ão solicitados os dados do equipamento (que deverá ter consigo na altura da chamada), bem como os dados e contactos do cliente (telefone e mail) e ser-lhe-á pedido uma descrição da avaria.

Após a análise telefónica e imediata do processo em questão por parte da Apple, será o cliente então instruído a contactar um CAAA, isto no caso de se verificar que a avaria relatada é efectivamente um defeito de fabrico do equipamento.

Visto isto, é importante que todos os utilizadores Apple tenham conhecimento destes procedimentos, mesmo que saibam da existência de programas de extensão de garantias ou de troca de módulos (como por exemplo no caso das baterias dos portáteis actuais).

Pela parte que nos toca não teremos qualquer problema em receber os equipamentos que se encontrem nesta situação de segundo ano de garantia. No entanto consideramos que devem todos os utilizadores estar avisados para o facto de que toda e qualquer intervenção nestas condições ficará pendente da autorização da Apple.

Apesar das contrariedades que todos estes novos procedimentos possam suscitar em cada um, acreditamos que tudo isto resultará, a médio e longo prazo, numa maior eficácia e rapidez de resposta, bem como numa maior clareza de todo o processo de Service.

Ficamos, finalmente, esclarecidos: dois anos de garantia para o consumidor final (i.e. não empresa).

Nota 1: Os clientes da Apple têm mais trabalho que os outros, portanto. (Leia-se com tom de ironia.) Dois passos: (1) Serviço de Suporte Apple –> Instrução para contactar CAAA. (2) Levar o hardware doente ao CAAA. (Enfim, podem até levar o hardware directamente ao CAAA, mas o arranjo é consequente à autorização da Apple.)

Nota 2: Teria sido preferível ler isto no site da Apple Portugal (até porque escrever um pouco de código html não custa assim tanto).
.......................................................................

Abraços,
cross
 
acabei de telefonar para esse nº 707 e mal revelei que o meu mac tinha mais de 1 ano, o operador disse-me que já não era da competência da apple e que eu deveria contactar directamente a loja onde o adquiri.
 
lindo

agora telefonei para a assistência técnica netcetra que é a que está associada à loja multiple zones nas amoreiras, onde comprei o macbook e disseram-me que os discos rígidos são considerados consumíveis e que só têm a garantia de 1 ano da apple.

o que é que eu faço agora?
na verdade o que me apetece fazer é ir lá e esmagar o macbook contra a montra deles, para que todos vejam a qualidade do serviço.
 
lindo

agora telefonei para a assistência técnica netcetra que é a que está associada à loja multiple zones nas amoreiras, onde comprei o macbook e disseram-me que os discos rígidos são considerados consumíveis e que só têm a garantia de 1 ano da apple.

o que é que eu faço agora?
na verdade o que me apetece fazer é ir lá e esmagar o macbook contra a montra deles, para que todos vejam a qualidade do serviço.

Onde é que eu já vi isto ... Isso é bullshit deles, para não terem que te substituir o disco. O único componente de desgaste num pc é a bateria, nada mais.
 
Onde é que eu já vi isto ... Isso é bullshit deles, para não terem que te substituir o disco. O único componente de desgaste num pc é a bateria, nada mais.
O problema é que não é a loja a ser "sacana", é a própria Apple a dificultar as coisas.

Apesar de ser a loja a responder perante o cliente, tem de ser o fabricante a dar garantia e arcar com os custos dos defeitos.

Se a Apple não se está a responsabilizar pelos defeitos de fabrico que apareçam entre 1 e 2 anos, é normal que a loja tente fugir também. Senão teria de vender 10 ou 20 portáteis só para compensar cada 1 que avariasse.
 
acabei de telefonar para esse nº 707 e mal revelei que o meu mac tinha mais de 1 ano, o operador disse-me que já não era da competência da apple e que eu deveria contactar directamente a loja onde o adquiri.

Quase que aposto que a mudança de política tem a ver com o facto de agora se comercializar o AppleCare em Portugal.

Quando a Maria escreveu o post acima transcrito não havia AppleCare à venda em Portugal.
 
Quando fui à loja de Aveiro disseram-me lá que a garantia é de 2 anos, quer seja lá ou na loja online. Mas também me falaram de apenas 1 ano para a bateria e disco.

Quanto a esses componentes já não sei, mas quanto ao portátil a lei é muito clara... e se lerem bem TODO o contrato de compra está lá bem explícito que um consumidor protegido por uma lei do consumidor, passa a ser abrangido por essa mesma lei do seu país. Ou seja, essa do 1 ano já não se aplica.

Isso de sacudirem a água do capote da parte da Apple começa logo nos operadores. Para mim, e sempre foi assim com qualquer companhia, basta ameaçar com outras instâncias que eles piam logo fininho. Eu fiz o mesmo com a Asus, que me queria obrigar a tirar fotos ao portátil para eles avaliarem se a garantia se aplicava. Passado uma semana já estava como novo, chassis e tudo.
 
O problema é que não é a loja a ser "sacana", é a própria Apple a dificultar as coisas.

Apesar de ser a loja a responder perante o cliente, tem de ser o fabricante a dar garantia e arcar com os custos dos defeitos.

Se a Apple não se está a responsabilizar pelos defeitos de fabrico que apareçam entre 1 e 2 anos, é normal que a loja tente fugir também. Senão teria de vender 10 ou 20 portáteis só para compensar cada 1 que avariasse.

O que se passa aqui é que se comprares o material a um revendedor autorizado, a Apple no segundo ano diz que não tem nada a ver com o assunto e chuta o cliente e a responsabilidade da assistência durante esse segundo ano para a loja onde se comprou.

Se comprares directamente à Apple a conversa é diferente, porque são eles que têm directamente que se responsabilizar pela assistência.

Concordo com o Demiurgo, isto é uma estratégia para começarem a sacar o Apple Care da cartola ...
 
Boas, perdi a minha factura do macbook!! posso ir a ***** pedir a segunda via certo?? identificacao e numero de serie ? urgentissimo!
 
entretanto já telefonei para a deco também e foram muito claros: TODO O PORTÁTIL + BATERIA + CARREGADOR têm, segundo a lei, garantia de 2 anos.
Agora a questão é que eu não tenho paciência para perder semanas de uso do computador, com cartas e avisos de recepção e deslocações, por causa de um disco. Compro um muito melhor por 70 euros e não me chateio mais com os aldrabões das lojas.

Mas uma coisa também é certa: já comecei a recomendar a amigos meus que estavam à procura de um portátil, para não comprarem um mac. Entre material de fraca qualidade (vide rachas nas cases dos macbook) e assistência baseada no engano e na aldrabice, não compensa.
 
entretanto já telefonei para a deco também e foram muito claros: TODO O PORTÁTIL + BATERIA + CARREGADOR têm, segundo a lei, garantia de 2 anos.
Agora a questão é que eu não tenho paciência para perder semanas de uso do computador, com cartas e avisos de recepção e deslocações, por causa de um disco. Compro um muito melhor por 70 euros e não me chateio mais com os aldrabões das lojas.

Mas uma coisa também é certa: já comecei a recomendar a amigos meus que estavam à procura de um portátil, para não comprarem um mac. Entre material de fraca qualidade (vide rachas nas cases dos macbook) e assistência baseada no engano e na aldrabice, não compensa.

Além de este comentário parecer, sinceramente, um artigo do jornal 24 horas, ou da revista maria, é de notar que as baterias só têm 6 meses de garantia, por lei, e é o que todas as marcas fazem. A Apple dá 2 anos, é a única. Portanto essa informação que lhe deram está errada. Além do mais, já foi mais que debatido o que se passa com a garantia da Apple (sim, acho que seja de certo modo condenável, mas sem cair em sensacionalismos)
 
Além de este comentário parecer, sinceramente, um artigo do jornal 24 horas, ou da revista maria, é de notar que as baterias só têm 6 meses de garantia, por lei, e é o que todas as marcas fazem. A Apple dá 2 anos, é a única. Portanto essa informação que lhe deram está errada. Além do mais, já foi mais que debatido o que se passa com a garantia da Apple (sim, acho que seja de certo modo condenável, mas sem cair em sensacionalismos)

1º Estou simplesmente a relatar os factos. A minha fonte para a informação sobre a bateria foi a deco. Tu dizes que a apple dá 2 anos, mas ainda há pouco telefonei quer para a apple quer para a assistência técnica netcetera e mencionaram-me 1 ano. O mesmo acontece, dizem eles, com o disco rígido, que é o que me interessa neste caso.

2º Em relação ao debate sobre o que se passa com a garantia apple, é MAIS DO QUE ÓBVIO que não é um debate fechado. Basta ler o que eu escrevi acima sobre as informações contraditórias que continuam a circular.

3º Se não te interessa o tema, não tens mais que passar para outro tópico.

4º Quiçá a referência, pela minha pessoa, ao esmagamento de montras tenha sido escusada.
 
Última edição:
1º Estou simplesmente a relatar os factos. A minha fonte para a informação sobre a bateria foi a deco. Tu dizes que a apple dá 2 anos, mas ainda há pouco telefonei quer para a apple quer para a assistência técnica netcetera e mencionaram-me 1 ano.

2º Em relação ao debate sobre o que se passa com a garantia apple, é MAIS DO QUE ÓBVIO que não é um debate fechado. Basta ler o que eu escrevi acima sobre as informações contraditórias que continuam a circular.

3º Se não te interessa o tema, não tens mais que passar para outro tópico.

4º Quiçá a referência, pela minha pessoa, ao esmagamento de montras tenha sido escusado.

Eu já expliquei o que se passa, mas ninguém parece ler o que está para trás ...

Se comprares na Apple, directamente, eles assumem a reparação, se comprares num revendedor, a Apple depois de passado o primeiro ano está a chutar a responsabilidade da assistência para esses mesmo revendedores, que por sua vez dizem que não têm nada a ver com isso, ou dão essas informações de que a Apple só dá 1 ano de garantia nas baterias por serem ... já nem sei bem a explicação. De qq modo, a culpa está em ambas as partes, e a Apple está obviamente a ser incorrecta, mas os revendedores também têm a sua cota de culpa.

E repito, a informação que a Deco te deu sobre a bateria está mais que errada, a lei só obriga a dar 6 meses de garantia.
 
lindo

agora telefonei para a assistência técnica netcetra que é a que está associada à loja multiple zones nas amoreiras, onde comprei o macbook e disseram-me que os discos rígidos são considerados consumíveis e que só têm a garantia de 1 ano da apple.

o que é que eu faço agora?
na verdade o que me apetece fazer é ir lá e esmagar o macbook contra a montra deles, para que todos vejam a qualidade do serviço.

Treta, liga directamente para a Apple, eles são obrigados a trocarem-te o disco, já me aconteceu isso, o morreu o disco do meu MacBook com data de compra de 2006 (faltavam 3 dias para o fim da garantia) liguei para a Apple, reportei a situação, forneci apenas o nº de sério do aparelho, sem encravo nenhum, disseram-me para me dirigir ao sitio onde o tinha comprado, neste caso a Interlog, visto que ainda não havia Apple Portugal, tratei de lá ir pessoalmente entreguei o equipamento e uma semana depois tinha o de novo na mão com um disco novo!

Cumprimentos
 
Só para que não haja dúvidas:

3. PROTECÇÃO DOS CONSUMIDORES

OS BENEFÍCIOS CONFERIDOS POR ESTA GARANTIA ACRESCEM AOS DIREITOS E MEDIDAS CONSTANTES DE LEIS E REGULAMENTOS DE PROTECÇÃO DOS CONSUMIDORES QUANDO ESTES ESTEJAM COBERTOS POR ESSAS LEIS E REGULAMENTOS NO PAÍS DE AQUISIÇÃO OU NO PAÍS DE RESIDÊNCIA. Nos países, estados e províncias cujas leis não permitam a exclusão ou limitação por danos ou exclusões ou limitações respeitantes à duração das garantias, as exclusões ou limitações referidas não se aplicam. A presente garantia confere ao Cliente direitos sem prejuízo de outros direitos conferidos pelas leis dos países, estados ou províncias.

Esta Garantia Limitada é regida pelas leis do país no qual o produto foi adquirido. A Apple, na qualidade de garante nos termos desta Garantia Limitada, encontra-se identificada no fim deste documento de acordo com o país ou região no qual a aquisição do produto teve lugar.

Caso o Cliente seja um consumidor residente em Portugal que adquira produtos a partir da Página de Internet portuguesa da Apple Store, as limitações e exclusões de responsabilidade encontram-se sujeitas às limitações previstas no artigo 810.º do Código Civil e na Lei das Cláusulas Contratuais Gerais, aprovada pelo Decreto-Lei n.º 446/85, de 25 de Outubro. A Apple não será responsável por actos de terceiros, incluindo actos dos seus agentes e representantes legais nos termos do artigo 800.º, n.º 2 do Código Civil. A Apple apenas será responsável por danos directos causados ao Cliente.

Tirado daqui.
 
Sim, por via das dúvidas já tinha impresso isso quando o levei à loja das amoreiras. A pessoa que me atendeu foi super simpática, mas totalmente inconclusiva em relação à substituição ou não do disco. Que primeiro tinham que analisar e tal e só depois poderiam pedir autorização à apple para substitui-lo. Enfim, na terça feira logo verei.

Esta tarde também, acompanhei um amigo à loja da 5 de outubro para resolver a questão da case partida do seu macbook (mais um). Não chegou a resolver nada. De manhã, não estava o responsável da loja, e de tarde o responsável da loja não tinha uma máquina digital para fotografar o macbook...

Aproveitei para falar no caso hipotético de um disco rígido morrer durante o segundo ano de garantia e perguntar qual seria o procedimento a tomar. Resposta: Os clientes que queiram beneficiar do segundo ano de garantia, têm que, no final do primeiro ano, telefonar para a apple a dizer que querem beneficiar do dito cujo.

Depois ainda perguntei se tinham adaptadores minidvi para hdmi e a resposta foi que nem existiam...

E bom, sem mais comentários.
 
Hoje tive uma situação parecida com a do lfgalvao. O meu disco do Imac começou a fazer um barulho estranho, levei-o à loja onde comprei que é um revendedor da apple, ele analizou-o e disse que de facto o disco apresenta alguns erros e que a solução seria meter um disco novo quanto antes. Eu perguntei-lhe sobre a garantia, ele disse que apenas tinha 1 ano e então como o meu imac vai fazer 2 anos em janeiro de 2009 já tinha que pagar a substituição do disco.

O que vos pergunto é o que posso fazer nesta situação? Não me parece que o dono da loja vá querer substituir o disco, mas por outro lado sei que tenho direito à reparação.

O que vocês recomendam?
 
Hoje tive uma situação parecida com a do lfgalvao. O meu disco do Imac começou a fazer um barulho estranho, levei-o à loja onde comprei que é um revendedor da apple, ele analizou-o e disse que de facto o disco apresenta alguns erros e que a solução seria meter um disco novo quanto antes. Eu perguntei-lhe sobre a garantia, ele disse que apenas tinha 1 ano e então como o meu imac vai fazer 2 anos em janeiro de 2009 já tinha que pagar a substituição do disco.

O que vos pergunto é o que posso fazer nesta situação? Não me parece que o dono da loja vá querer substituir o disco, mas por outro lado sei que tenho direito à reparação.

O que vocês recomendam?
Imprime o contrato, sublinha a parte que citei acima sobre a garantia, arranja um excerto da legislação nacional sobre garantias de equipamentos e mostra-lhes. Se baterem o pé, dizes que tens todo o prazer em ir falar com a DECO e caso não cedam, vais mesmo.
 
Back
Topo