Garantia e Assistência Técnica Apple

Quem presta a garantia em 1ª instância é o vendedor, não o fabricante. Logo, as garantias são as do país da venda. O que estás a fazer ao comprar à ***** é a importar um artigo de França para Portugal.

Eu sei que os artigos vêm de França. Mas quando encomendo de uma empresa que tem um site em Português e que diz explicitamente que tem 2 anos de garantia eu fico a pensar que comprei em Portugal segundo regulamentação Portuguesa.
Logo quando compro não estou a supor que estou a importar de França. Até porque posso ir levantar ao showroom, o que reforça ainda mais a ideia de estar a comprar em Portugal, como se fosse a uma outra loja qualquer.

Outro exemplo, quando compro da Amazon UK aí tenho a certeza que estou a importar um bem e que por isso só vai ter 1 ano de garantia.

Se calhar sou eu que estou a pensar mal. Mas se estiveres correcto é uma grande injustiça, sendo culpa da Apple ou da ***** por não dizer que é um vendedor de bens importados ou pior ainda por o ser e dizer que tem 2 anos de garantia.

"Ah e tal, os nossos produtos têm dois anos de garantia. Pode ter menos se o fabricante não quiser honrar a garantia..."
 
Depois quando cheguei ao work pude constactar que aqui ao lado, em Espanha, e penso que na maioria da Europa, mesmo dentro de cada pais, a Apple so dá um ano de garantia aos produtos, comprados no pais ou não. Acho isto lamentável demais para uma empresa como esta.

Bom, um dia destes la terei que ir a Interlog, casa mãe, e caso me dêem a mesma resposta (n estou a espera de diferente) de lhes ter que ameaçar que terei que fazer uma reclamação à ASAE a ver se eles n arrebitam logo.

É esses e é a acer, que tambem me veio com a desculpa que por ter a factura com nº de contribuinte de empresa, a garantia de um portatil que se avariou era so de um ano. É so rir estas empresas faz-de-contas. Ainda falamos das nossas...


Não percebo o que esperavas conseguir. Não percebo muito da legislação deste campo, mas tu compraste um produto a um site internacional e como tal sabias que poderia estar em risco o segundo ano de garantia, já que ele só existe porque, neste caso, em Portugal julgo ser obrigatório. A pix-mania não é uma empresa Portuguesa, apenas envia produtos para Portugal. Se ele diziam no site que tinhas 2 anos de garantia parece-me que só tens de te queixar a eles e mais ninguém. Para a apple o normal é um ano de garantia, é assim que funciona nos estados unidos, por isso é assim que eles fazem a nivel internacional, não percebo porque dizes ser lamentavel...


E porque razão a interlog deveria arrebitar? Se eles estão a cumprir o que está estipulado e se for de facto como te informaram, a ASAE apenas te informará do que já te foi dito.

Compara assitência Acer como assistência Apple... Também não exageremos...
 
Se calhar sou eu que estou a pensar mal. Mas se estiveres correcto é uma grande injustiça, sendo culpa da Apple ou da ***** por não dizer que é um vendedor de bens importados ou pior ainda por o ser e dizer que tem 2 anos de garantia.
Um exemplo, no caso da Nikon (máquinas fotográficas), o importador oficial recusa-se a honrar a garantia de máquinas importadas por lojas como a *****.

É verdade, como a ***** importa as máquinas Nikon que vende sem passar pelo revendedor oficial em Portugal/Espanha, consegue vendê-las mais baratas, mas a garantia não é prestada pelo representante da Nikon em Portugal mas pela própria loja. Esta se tiver que consertar uma máquina tem que a enviar para a Nikon do país de onde importou.

É chato mas é mesmo assim nalgumas marcas.

PS: Em parte compreende-se. Se um distribuidor oficial tiver assinado um contrato com a marca-mãe em que, em troca do exclusivo da distribuição em Portugal, presta assistência técnica, percebe-se que se esse exclusivo não for cumprido, está a perder dinheiro ao dar assistência dentro da garantia a produtos que não vendeu.
 
Por isso é que é diferente comprar produtos numa loja qualquer (on-line ou não) apenas porque é mais barato, ou saber como se processa a assistência. É o caso de grandes lojas como worten, Vobis ou ***** que importam de distribuidores internacionais. Quando toca de ir para a garantia (julgo que no caso da apple vai pra interlog na mesma) vai para o distribuidor internacional a quem adquiriram e depois por vezes fica por lá mtooo tempo... Mas também ninguém espera vir a precisar de activar a garantia quando compra um produto novo...
 
Um exemplo, no caso da Nikon (máquinas fotográficas), o importador oficial recusa-se a honrar a garantia de máquinas importadas por lojas como a *****.

É verdade, como a ***** importa as máquinas Nikon que vende sem passar pelo revendedor oficial em Portugal/Espanha, consegue vendê-las mais baratas, mas a garantia não é prestada pelo representante da Nikon em Portugal mas pela própria loja. Esta se tiver que consertar uma máquina tem que a enviar para a Nikon do país de onde importou.

É chato mas é mesmo assim nalgumas marcas.

PS: Em parte compreende-se. Se um distribuidor oficial tiver assinado um contrato com a marca-mãe em que, em troca do exclusivo da distribuição em Portugal, presta assistência técnica, percebe-se que se esse exclusivo não for cumprido, está a perder dinheiro ao dar assistência dentro da garantia a produtos que não vendeu.

Estive a ver as condições gerais no site da ***** e dizia que:

"Cada expedição é acompanhada de um envelope contendo os seguintes documentos:

1. Nota de devolução;
2. "Garantia Fabricante para o 1° Ano e garantia ***** para o 2° Ano". "

(http://www.*****.com/pt/pt/condicoes-gerais.html#cgv_6)

Diz explicitamente que a garantia do fabricante é de um ano (penso que prova que o produto não é português) e diz que o segundo ano é dado pela *****.
E está explicito no FAQ do site da *****. No *****-Pro não encontrei.

E tens razão quando falas do contrato do distribuidor oficial com a marca mãe.
Eu não me tinha apercebido dessa subtil diferença entre o 1º e 2º anos de garantia. Mas de facto está explicita no site.
 
O Decreto-Lei n.º 67/2003 de 8 (ou 9) de Abril é clara. A garantia é em primeiro lugar do vendedor, mas o comprador pode dirigir-se a qualquer loja que utilize os símbolos distintivos da marca e também ao importador se existir, caso não possa ou seja complicado dirigir-se ao vendedor.

Não me lembro é das disposições do Decreto-Lei referente às compras através de internet quanto à determinação do local de compra. É que a lei de garantia aplicável será a lei do país determinado como local de compra.

Enfim, Direito Internacional Privado.

Quanto à Apple é um facto que se recusam a honrar as garantias nacionais que sejam superior a 1 ano fora do país da compra. O resultado foi o meu Powerbook ter ido parar às garras da Interlog pois em Espanha a Apple não honra o segundo ano de garantia. Fazem uma interpretação abjecta da lei espanhola no que toca às garantias.

É efectivamente lamentável que uma empresa como a Apple se recuse a honrar garantias válidas. É que como disse, um produto Apple comprado em Portugal tem dois anos de garantia em qualquer lado do mundo (e principalmente na Europa) pois a lei aplicável é a portuguesa e os clientes podem dirigir-se ao fabricante para exigir o seu cumprimento.

Já há umas semanas que coloquei uns posts no meu blog sobre esta matéria das garantias Apple em Portugal e Espanha.

Basicamente o meu argumento para esta vergonhosa interpretação da lei espanhola (i.e. garantia de um ano) é o Apple Care (479 euros para um MBP para extender a garantia até 3 anos) e o custo económico de cada reparação no segundo ano de garantia que assim fica nas costas dos importadores nacionais.

PT
 
Boas!
Eu vo mandar trocar a skin( axo que é a skin, é a parte de plastico do macbook onde aparece a descoloraçao..) e trocar o teclado, so que nao sei a que loja ir =/ eu comprei na *****, mas ja li que na ***** ainda demoram mais tempo a mandar reparar isto...Qual é a loja onde fazem isso mais rapidamente e a que me aconselham ir? ah, e que esteja aberta hoje:-D
Peço desculpa se por acaso ja esta nesta thread mas sinceramente nao tenho muito tempo para estar a ler isto tudo =/
Cumps
 
Boas!
Eu vo mandar trocar a skin( axo que é a skin, é a parte de plastico do macbook onde aparece a descoloraçao..) e trocar o teclado, so que nao sei a que loja ir =/ eu comprei na *****, mas ja li que na ***** ainda demoram mais tempo a mandar reparar isto...Qual é a loja onde fazem isso mais rapidamente e a que me aconselham ir? ah, e que esteja aberta hoje:-D
Peço desculpa se por acaso ja esta nesta thread mas sinceramente nao tenho muito tempo para estar a ler isto tudo =/
Cumps
No Apple Center das Amoreiras, ora essa! E a parte da assistência só está aberta aos dias uteis, mas o atendimento é excelente. Eles são super competentes!
 
Boas!
Eu queria mandar um mail para a apple center das amoreiras para perguntar umas coisas( Sobre uns preços e problemas do macbook), mas nao encontro e-mail nenhum para onde escrever...Ja alguem escreveu para la? Para onde devo de envia o e-mail? Ja mandei um com as minhas perguntas para a Apple IMC Portugal (customer service), e nao me souberam responder, disseram para perguntar a um agente autorizado ou distribuidor, algo do genero...Eu como tenciono ir a das amoreiras, queria escrever para la para expor as minhas "duvidas".
Cumps
 
Manda uma PM ao Peidina que ele certamente te saberá responder... Ele tem um amor platónico pela Apple Center das Amoreiras :D
 
Boas!
Eu queria mandar um mail para a apple center das amoreiras para perguntar umas coisas( Sobre uns preços e problemas do macbook), mas nao encontro e-mail nenhum para onde escrever...Ja alguem escreveu para la? Para onde devo de envia o e-mail? Ja mandei um com as minhas perguntas para a Apple IMC Portugal (customer service), e nao me souberam responder, disseram para perguntar a um agente autorizado ou distribuidor, algo do genero...Eu como tenciono ir a das amoreiras, queria escrever para la para expor as minhas "duvidas".
Cumps
Desde já os meus sinceros parabéns por preferires o Apple Center das Amoreiras, foi uma excelente escolha. Aqui tens toda a informação que necessitas para entrar em contacto com eles: http://www.maczoneportugal.com/?OP=ASSISTENCIA_MAC

Espero ter sido util!
 
Manda uma PM ao Peidina que ele certamente te saberá responder... Ele tem um amor platónico pela Apple Center das Amoreiras :D

:lol: Ja começei a reparar :-D

Desde já os meus sinceros parabéns por preferires o Apple Center das Amoreiras, foi uma excelente escolha. Aqui tens toda a informação que necessitas para entrar em contacto com eles: http://www.maczoneportugal.com/?OP=ASSISTENCIA_MAC

Espero ter sido util!

Foste sim,ja estava a pensar que eles nao tinham e-mail xD
Thankz
 
Back
Topo