1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Garantia e Assistência Técnica

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por rochan01, 2 de Outubro de 2007. (Respostas: 31; Visualizações: 2862)

1. Para quem ainda não sabe a Apple já está representada em Portugal. E decidiram começar a actuar.

Ontem fui ao Apple Center do Porto, para deixar o meu MB a reparar (dentro da garantia) e disseram-me que já só podem dar garantia a material com menos de 12 meses. Com mais de 12 meses (mas menos de 24) é necessário ligar para um número (atendimento em brasileiro algures na Europa) para obter "autorização" para o segundo ano de garantia.

Quando liguei para lá a resposta imediata (após ter fornecido o número de série da minha máquina) foi: "Terá que pagar pelo serviço. O seu computador tem mais do que 1 ano e a Apple só dá garantia de 1 ano.". Depois de muito tentar convecer a rapariga que tenho direito a 2 anos de garantia decidi desligar e ligar para a IMC Portugal.

Aí confirmaram a versão do Apple Center do Porto e disseram para enviar um email a reclamar.

Decidi tentar uma segunda vez para o tal número, algures na Europa.

Voltaram a dizer que só tenho direito a 1 ano de garantia. Depois de muito reclamar disseram que iam passar ao Customer Care. No Customer Care começaram por dizer que era mentira que na Europa é obrigatória a garantia de 2 anos (realmente não tenho a certeza, mas acho que é mas que a Apple me ía "oferecer" a extensão de garantia. Reportei os problemas e disseram-me para passar no Apple Center que este já teria autorização para reparar o meu MB ao abrigo da garantia.

Resumindo: parece que agora só tem direito a garantia de 2 anos quem reclamar muito. Ou enventualmente quem comunicar com eles apenas por carta registada (imagino que as respostas aí serão diferentes) ou os meter em tribunal.

Cumprimentos.

2. [knap]

[knap] Power Member

Estás certo sim, na União Europeia têm de dar obrigatoriamente uma garantia de 2 anos.

Já deixas-te uma reclamação tanto na Apple Center como na linha para onde ligaste?

Quem te vendeu o produto é que tem de te dar a garantia, tu não tens de fazer nada, deixas o produto onde o compraste e eles que se safem.

3. anonymopt

anonymopt Power Member

é totalmente normal com os produtos da apple teres esses problemas assistencia da apple vai provavelmente ser smp assim.. quem é que já não teve problemas com a assistencia da apple..

4. bruno_eg

bruno_eg Banido

Muito esquisito essa loja, o normal é até 12 meses poderes levar o MB para garantia onde quiseres no mundo e a partir disso só podes em Portugal por causa dos 2 anos que a UE obriga, e neste caso é a Interlog que leva com ela.
    O que a loja disse é exactamente ao contrário.

5. Meje

Meje Power Member

Só conheço um caso de um amigo meu. E nesse caso foi impecável. Ao fim de uns 14 meses começou a desligar-se sozinho de vez em quando. Foi lá, disseram que iam pedir peças e que quando elas estivessem lá diziam alguma coisa. Ele depois foi lá meter o macbook, e em pouco tempo (não sei precisar agora, mas posso perguntar-lhe quanto tempo foi) meteram-lhe uma board nova e uma bateria.

Quem tem problemas é que "faz barulho", quem não tem não vem dizer que tudo correu normalmente.

Se a assistência é boa ou não!?!? Não sei, felizmente nunca recorri.

6. Peidina

Peidina Banido

Exacto, ninguém vem para a via publica dizer 'Epah, a assistência da Apple é boa', mas se for má já se queixa.

7. 96khz

96khz Power Member

É triste, mas eu de facto não posso dizer que a assistência da Apple em Portugal seja boa.
    Pelo contrário, posso afirmar que a assistência da HP é excelente.

A conselho meu, o meu irmão comprou há uns anos atrás um iBook. Passado um ou dois meses teve problemas com ele e mandou para reparação. Teve que ir para a Irlanda e ficou sem ele durante 2 ou 3 meses. Entretanto, passado algum tempo depois dele chegar, assaltaram-lhe a casa e lá foi o portátil.
    Há um ano atrás comprou outro portátil. Tendo tido a experiência anterior, e um orçamento inferior ao do preço dos MacBook, lá comprou ele um HP qualquercoisa. Há uns meses ele avariou (placa gráfica, creio). Ligou para o serviço de assistência numa 5ª feira, na 6ª feira ELES passaram a recolher o portátil, mandaram para Espanha para reparar, e na 3ª ou 4ª feira foram entregar-lhe o portátil.

Será que o meu irmão fez a melhor opção com o HP? Se calhar, sim. Infelizmente, penso que para um utilizador casual, às vezes as vantagens de um Mac não compensam esta enorme diferença na qualidade da assistência (isto só se aplica quando acabamos por precisar dela, e nunca o podemos prever...).

É pena.

8. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Eh pah... isto depende de tanta coisa...

Uma vez um gravador extrerno de cds (HP 9100) avariou-se, fui entregar lá pessoalmente, recebi um orçamento de reparação que passava pela substituição integral da unidade por uma identica e claro, com um custo previsto mais alto do que uma unidade nova (com mais do dobro da velocidade)... Disse que não queria, e apareceu-me a conta do orçamento... que era quase metade do preço de uma unidade nova... reclamação para a HP na Irlanda... foram entregar-me o mesmo a casa sem custos adicionais... (não não estava reparado)...

Isso depende de tantos factores... mas principalmente do stock de material de substituição que cada marca tem... :)

9. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Wrong. Depende de pais para pais e do texto exacto de cada lei nacional referente as garantias de bens de consumo.

Quanto a Portugal nao ha duvida que sao dois anos. Alias, quem puder que faca um screenshot da pagina actual referente a garantia presente no site portugues para ficarmos com isso para futura referencia.

10. timber

timber Zwame Advisor

Isso é universal para todos e quaisquer produtos.

Por isso é que ter boa assistência é importante.

11. dirtY_zouK

dirtY_zouK Power Member

Sony Vaio com 2 Anos garantia

Boas...aproveito este topico sobre marcas e garantias, para tentar obter uma resposta sobre o que se passa com o meu portatil vaio

Em 2 anos de garantia, ja levou uma drive de cd/dvd nova, logo com 2 meses em minha posse, porque nao gravava cd's e/ou dvd's

em abril/maio deste ano, ja com ano e meio em minha posse, levou uma motherboard nova porque as entradas de phones e micro estavam avariadas...

Agora é a grafica que apresenta problemas...todos os dias aparece o bluescren com erros da grafica...a soluçao que indicam no relatorio de erros do windows, é a actualizaçao de drivers...Pena é que já nao existam drivers actuais, nem no site da nvidia, para a placa que veio... nVidia GeForce GO 6400 Turbo Cache...

Será que posso ir à loja onde comprei o portatil, reclamar e pedir um portatil novo, dado que de meio em meio ano apresenta sempre problemas e requer substituição por uma peça nova ??

12. Green Lion

Green Lion Power Member

Hum, algo me diz que se formatares o windows isso fica bom. Esse BSOD não quer dizer necessariamente que é um problema de hardware.

13. Rochan01, uma dúvida: o computador foi comprado por uma empresa, profissional liberal, etc., isto é, com comprou deduz IVA, ou está em nome de um particular ??

14. dirtY_zouK

dirtY_zouK Power Member

pois...foi o que fiz...
    continua na mesma...
    isto kd nao decide gelar...(o ppl tecla no msn e a janela actualiza...so que nao consigo escrever ou mudar de pagina...so mesmo usando o ctrl+alt+del ou carregando no botao de energia...isto quando nao preciso de desligar msm da corrente)

com format e sem format, acontece sempre o msm...

15. mindlesspt

mindlesspt Power Member

Independetemente de quem compra a garantia é válida. É uma Directriz Europeia que se subrepõe á intenção da Apple e poderia mesmo ser aplicada em Portugal sem precisar de ser transposta. Por isso mesmo que a lei portuguesa não o obrigasse, a lei Europeia impõe que exista a garantia.

16. rui_mac

rui_mac Power Member

Vamos lá a ver se deixamos isto bem claro. O problema de agora dizerem que as garantias são de apenas um ano (e não de dois) deve-se a uma revisão do texto da lei. O problema surgiu porque quem fez a tradução do texto internacional para a lei portuguesa usou a expressão "anomalia". Em Portugal, "anomalia" quer dizer muita coisa. Claro que, para o utente (comprador), anomalia é tudo o que possa indicar mau funcionamento. Mas, para os olhos da lei, anomalia (mal traduzido), quer dizer "defeito de fabrico". Portanto, a garantia de 2 anos apenas cobre DEFEITOS DE FABRICO e essa garantia é dada pelo produtor (neste caso, a Apple). O representante apenas tem a obrigação de fornecer 1 ano de garantia e, mesmo essa essa garantia é para DEFEITOS DE FABRICO.
    Um defeito de fabrico é algo que é detectado pelo próprio fabricante ou algo que se deva a material defeituoso, por exemplo.
    Como a tradução portuguesa da lei internacional foi mal feita, o utente esteve este tempo todo a usufruir de uma benesse, à qual não teria direito, se comprasse os produtos no estrangeiro. Como as marcas (os representantes) estavam a arder com isso, agora a lei foi revista. Portanto não se queixem.
    Pode parecer uma questão de semântica, mas para os olhos da lei, "anomalia" era um termo demasiado difuso e vasto para que pudesse ser utilizado com correcção. Para os advogados, "ter morrido" ou "ter sido morto" é completamente diferente, embora, no fundo, ambas signifiquem que a pessoa está morta ;)
    Portanto, "anomalia" e "defeito de fabrico" são bastante diferentes.

17. blastarr

blastarr Power Member

Tanta coisa para tentar justificar o que não é justificável...

A lei é clara: garantia obrigatória contra defeitos de fabrico durante 2 anos, sem excepções.

18. mindlesspt

mindlesspt Power Member

Correcto. Durante 2 anos após a compra podes usufruir da garantia. O periodo de troca por INSATISFAÇÃO pessoal é que é muito menos e pode nem existir... A garantia serve apenas para casos defeituosos, aqueles que sao de mau uso ou de insatisfação ninguem tem direito a nada...

Exemplo: Como a Nokia consegue provar que devido a mau uso os telemoveis havariam com humidade, a garantia ja nao é válida...

19. issues

issues Power Member

Acabei de ler esta thread toda, se o disco do meu macbook avariar, dentro dos dois anos após a compra então tenho direito á sua substituição, certo sem quaisquer custos, certo?

20. mindlesspt

mindlesspt Power Member

Se avariar sem ser tua culpa, e no normal funcionamento do MB tens direito á REPARAÇÃO ou TROCA por modelo idêntico ou superior sem quaisquer custos. Mas se tiveres culpa de alguma forma já tens de pagar. E não tens de pagar portes nem nada. A loja que vende é obrigada a prestar garantia. A Apple pode dizer que não dá garantia, mas a loja que o vende é OBRIGADA por lei a prestar essa garantia. Depois a loja é que tem de se desenrascar com aApple e não tu, porque tu nao compraste nada á Apple mas sim a uma loja (fnac, *****, Multiplezones, seja ela qual for...).

Partilhar esta Página