1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Garantia e Devolução

Discussão em 'Digital Life' iniciada por expresso, 5 de Junho de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 8677)

1. expresso

expresso Power Member

Boas pessoal,

Estou com um dúvida relativamente a garantia e devolução de produtos: Qual é o período de tempo em que se pode devolver um produto electrónico caso não estejamos satisfeito??

- Segundo um professor meu, o período é de 30 dias.
    - A Fnac dá 30 dias
    - A ***** dá 10 dias ( telemóveis).

Isto pq quero trocar (por outro igual) ou devolver um Nokia que comprei. É uma questão de preciosismo ( o telemóvel tem um pequeno defeito numa tecla) mas acho que tenho esse direito se paguei 300€ por um Nokia 6500 classic, cujo a principal característica é ser bem construído.

Obrigado pela atenção

PS: é por estas que geralmente compro na FNAC, pago mais uns 5% mas ao menos não costumam a cumplicar a vida ao cliente!

2. Lusitanius

Lusitanius Suspenso

Por lei, devoluções só em compras à distância e o período é de 14 dias. Como penso teres comprado fisicamente numa loja, só poderás devolver caso essa loja tenha uma política de devoluções.

3. expresso

expresso Power Member

O produto é defeituoso!

4. viperundergroun

viperundergroun Power Member

Quanto à devolução por não estares satisfeito com o produto, tens esses tais 30 dias na fnac, 15 na *****, depende do sitio.
    Mas se não estás satisfeito porque o produto tem um pequeno defeito podes accionar a garantia. Vais ao sitio onde compraste com o talão e dizes o problema. Se tiver dentro do periodo de garantia só têm que aceitar. Não levas é um novo ou outro por substituição. Esperas que o fabricante o arranje, ou se não conseguirem arranjar, então, dão-te um novo.

Já tive alguns problemas ( que fui eu que os criei ) com diverso material e accionei a garantia. Num caso de um router, deram-me um novo (modelo acima) e no caso de um telemovel esperei 1 mês que viesse do arranjo.

Neste momento tenho um problema no Ndrive em que a peça que encaixa ao suporte deixou de encaixar, e o GPS falha muito, mandei um mail a explicar a situação e vou envia-lo para o fabricante para eles resolverem o problema.

Cumps

5. expresso

expresso Power Member

Em conversa com um professor meu, estava eu a defender o serviço da FNAC precisamente por ter esses tais 30 dias para devolução e ele respondeu-me o seguinte:
    - A Fnac não está a oferecer nada, porque isso é o que a lei manda!!

Também já tinha essa ideia... e agora dava-me jeito tirar as dúvidas porque se isso for verdade então os gajos da ***** estão aldrabar os clientes >(

Não me da jeito nenhum entregar o móvel para reparação porque não tenho outro!!:mad:

6. viperundergroun

viperundergroun Power Member

Em minha opinião deves 1º dirigir-te ao local de compra, dares conhecimento do problema. Como já passou o nº de dias que eles estabeleceram quase de certeza não te vão fazer a troca. Mas insiste com os moços/as da ***** que, mesmo sem eles saberem bem o que fazer, tentam remediar a situação. O que vai acontecer quase de certeza é pedirem-te para entregares o móvel para mandarem ao fabricante. Sugiro que contactes, também, o fabricante directamente. Por vezes vem daí a solução. Por vezes, por outras vezes é daí que começam os problemas..:)
    Uma coisa é certa, acho que tens toda a razão. Não vais ficar com uma coisa defeituosa na qual pagaste por ser nova.

Em relação ao nº de dias que cada loja dá, acho que isso depende do tipo de produto. Por exemplo, produto tecnologico é uma coisa que compras e experimentas, por isso 15 a 30 dias chega bem. Agora móveis, embora normalmente dê para visualizar defeitos, é um produto que pode ter outros defeitos não perceptíveis a curto prazo.

Está na garantia, actua de todas as maneiras que conseguires.

cumps

7. expresso

expresso Power Member

Dirigi-me à Wortem e a resposta que me foi dada é que o produto iria para reparação >( .

Liguei para a DECO e o que me foi dito é que por lei (decreto 66/2003 de 8 de Abril) tenho 60 dias para detectar os defeitos no produto, a partir daí "deve-se encontrar uma solução RAZOÁVEL que passa por troca, reembolso do dinheiro ou reparação"

No entanto fiquei sem sabe quem é que decide qual das soluções é RAZOÁVEL: cliente ou vendedor?

É razoável o cliente ficar sem o telemóvel sem que lhe seja dado um de substituição?! Eu não tenho telefone fixo e o meu móvel é o meu único contacto telefónico!!

Detesto estas leis subjectivas " encontrar uma solução razoável "

PS: alguém sabe onde posso encontrar o tal decreto?! Quero saber o que lá está escrito exactamente!

8. VoLtArC

VoLtArC Banido

Segundo sei, tens, no caso do equipamento ser desbloqueado tens 2 anos de garantia de assistência técnica contra defeitos de fabrico, e, nos primeiros 30 dias, caso encontres algum defeito, poderás fazer a troca do equipamento, desde que este, se apresente na caixa original com o seu conteúdo completo e não contenha marcas de uso, nomeadamente, riscos e vestigios de quedas.

Se o equipamento for Vodafone dispões de 14 dias para a troca, 15 dias se for Optimus, e 30 dias se for TMN.

9. Boa tarde, pus á umas semanas um caso para fazer resolução de contrato na *****, escrevi a minuto através de uma pré-feita que aqui me foi indicada, fiz questão de entregar em mãos e não aceitaram, lá tive que enviar por correio, tinha 10 dias como resposta por parte deles , demoraram 20, e com tudo isto estou na mesma, eles apenas aceitam dar um voucher para a loja deles tendo eu pago e exigido agora em dinheiro, á algo que possa fazer ?
    obrigado e cumprimentos

Partilhar esta Página