Garantia

jncfa

Membro
Boa tarde, queria tirar uma duvida sobre uma questão de garantia.

Há coisa de 8 meses comprei um Clevo N850HK numa das revendedoras portuguesas. Quando chegou notei de imediato problemas de sobreaquecimento (chegando perto de 95~100ºC com loads pesadas e algum throttle), mas como tinha instalado Ubuntu pela primeira vez, e depois de falar com alguns conhecidos, presumi que fosse algum problema de otimização e como ocorria apenas em situações muito pontuais não achei que fosse nada de mais.

Com o passar do tempo o problema foi se agravando, chegando ao ponto em que nem atingia sequer a frequência de clock de base. Contactei a loja em questão, e depois de acederem remotamente e fazerem alguns testes notaram de imediato que o PC teria algum problema e pediram para proceder com a recolha (e asseguram me que seria um problema rápido de resolver, máximo de 1~2 dias uteis + envio).

Passado quase 2 semanas de o enviar, comecei a ficar preocupado porque nunca mais de informaram do ponto de situação e disseram me que era apenas acumulação de pó nas ventoinhas mas que notaram também que tinha 2 suportes de parafusos partidos (algo que nunca notei sequer no tempo todo que tive o computador, nem compreendo como é possível acontecer).

Enviam me o computador de volta passado 3 dias, a questão da temperatura ficou mais do que resolvida mas por minha surpresa não consertaram os suportes dizendo que estava fora de garantia por mau uso (mas isto nunca foi um problema até enviar o computador).

A minha questão é, com o computador tendo 3 parafusos de cada lado para segurar a tampa de baixo, como é que é possível partir os 2 suportes dos parafusos que estão mais longe da dobradiça apenas a abrir e fechar a tampa do computador?!?! Posso apelar a questão do mau uso? Porque eu nunca tive problema com isso e só agora depois do computador ser reparado é que ele surgiu.

O que é que posso fazer nesta situação?
 
Última edição:
O mais difícil vai ser provares que já ia assim sem fotos. Tira sempre fotos antes de enviar o que quer que seja, como estava de todos os ângulos possíveis e imaginários e depois é mais fácil provar. Digo isto porque já tive casos no passado em que me vi lixado porque me partiram a tampa do LCD do Asus k50AB e me vi tramado para repararem mas repararam após os chatear muito. Agora tiro fotos a tudo antes de enviar. É chatear a loja para que te dêem uma tampa nova e substituam a que está partida. Para eles isso fica barato. É a frame do LCD não é? Isso fica em 50 euros para a loja se tanto.. É chatear a loja. Boa sorte
 
O mais difícil vai ser provares que já ia assim sem fotos. Tira sempre fotos antes de enviar o que quer que seja, como estava de todos os ângulos possíveis e imaginários e depois é mais fácil provar. Digo isto porque já tive casos no passado em que me vi lixado porque me partiram a tampa do LCD do Asus k50AB e me vi tramado para repararem mas repararam após os chatear muito. Agora tiro fotos a tudo antes de enviar. É chatear a loja para que te dêem uma tampa nova e substituam a que está partida. Para eles isso fica barato. É a frame do LCD não é? Isso fica em 50 euros para a loja se tanto.. É chatear a loja. Boa sorte

Acho que os suportes partidos estão mesmo na tampa de baixo do portátil, o maior problema que tenho é que agora sempre que abro o portátil a tampa abre um bocado e saí do sitio e tenho a certeza que com o tempo o resto dos suportes vão ceder com a pressão adicional...

Por isso é que não entendo de todo... Como é que esses suportes partem, se o parafuso que está mesmo junto da dobradiça não cede...
 
Algumas séries dos n850hk tiveram problemas de chassis mais fraco, deves contatar a loja (desde que ainda esteja dentro da garantia claro, o que pelos vistos está) para ver se resolvem isso. Há sempre a hipótese de mau uso (abrir a tampa só nas pontas, etc), mas sendo esse modelo, insistia mais um pouco. Aconteceu a 2 amigos meus com n850hk comprados na Inph Tech e as tampas foram substituídas dentro da garantia (foram ambos mais ou menos no primeiro ano ainda).
 
Algumas séries dos n850hk tiveram problemas de chassis mais fraco, deves contatar a loja (desde que ainda esteja dentro da garantia claro) para ver se resolvem isso. Há sempre a hipótese de mau uso (abrir a tampa só nas pontas, etc), mas sendo esse modelo, insistia mais um pouco. Aconteceu a 2 amigos meus com n850hk comprados na Inph Tech e as tampas foram substituídas dentro da garantia (mas foram ambos mais ou menos no primeiro ano ainda).

Claro, eu percebo essa questão do mau uso, mas faria mais sentido que o parafuso a ceder fosse o que estivesse junto da dobradiça, e não os que estão ao pé da zona do touchpad...
 
Ui não tinha percebido que era nessa zona! Aí só mesmo a abrir e fechar o interior do portátil.
xTqeAsA.png


Desculpa, não é bem no touchpad, os parafusos que cederam são os que estão marcados a vermelho, mas como assim abrir e fechar o interior do portátil? Estás a referir-te a tirar mesmo a tampa?
É de referir também que a tampa está a abrir do lado esquerdo, até acho que os parafusos nem vieram bem apertados...
 
xTqeAsA.png


Desculpa, não é bem no touchpad, os parafusos que cederam são os que estão marcados a vermelho, mas como assim abrir e fechar o interior do portátil? Estás a referir-te a tirar mesmo a tampa?
É de referir também que a tampa está a abrir do lado esquerdo, até acho que os parafusos nem vieram bem apertados...
Provavelmente a rosca deles moeu o plástico e agora ficam soltos. Como disse o @Mav, houve umas falhas de design nos primeiros HK por parte da Clevo e alguns parafusos acontecia isso. Fala com a loja a ver se te arranjam uma carcaça das novas e ficas com isso resolvido
 
Na pior das hipóteses se não quiserem assumir (que acho estranho) tens aí 60€ de gasto para uma carcaça nova. Falta só saber se o problema está só na tampa de cima, se a de baixo também está danificada. Sim referia-me a abrir a tampa para aceder ao interior, ou seja, pode ter sido na loja a fazerem a limpeza.

O processo é simples, a loja onde compraste manda o Portatil para o distribuidor e eles lá assumem a troca ou não das tampas, podem é não o querer fazer. Ou então esse Portatil ja era stock antigo da loja e ja não tem garantia do distribuidor... à 8 meses já estava bem descontinuado.
 
Bom dia.
O problema em questão foi na minha loja e acabei de te enviar um mail.

Mas já agora para os outros possíveis possuidores deste modelo aqui fica a explicação.
Esse modelo tem efectivamente um chassis que podia ser mais resistente na zona das dobradiças, o "batente" do parafuso (que é o próprio plástico da tampa) podia ser mais rígido.
Nós regra geral nunca perguntamos nada ao cliente, simplesmente trocamos pois temos stock confortável das peças e elas até nem são nada caras.
No entanto o problema não foram os parafusos das dobradiças.

O portátil é dividido em duas partes, a tampa de baixo e o chassis superior (onde tem o teclado). As dobradiças apertam no chassis superior e esses parafusos estavam todos bem.

Os parafusos com roscas ou plástico partido eram dois da frente, que nem sequer estão sujeitos a nenhum tipo de pressão.

Regra geral só existe uma maneira de partir isso, apertar os parafusos em demasia. Até mesmo portáteis com problemas nas zonas das dobradiças muitas vezes o problema é mesmo o mau aperto dos parafusos, apertas demais e parte a rosca, apertas de menos e a folga vai acabar por empenar tudo.

É óbvio que recebemos muitos portáteis em que por vezes é um filme até para tirar a tampa de baixo (roscas partidas onde o parafuso fica sempre a rodar), e 99% dos casos foi o cliente ao instalar um HDD ou a adicionar RAM que comprou algures. Basta olhar para as marcas, cabeças dos parafusos todas riscadas, parafusos apertados até partir, bocados de plásticos dos clips de fixação partidos no interior do portátil, etc.

As instruções que dou aos técnicos é que se for possível reparar então que reparem, até soldar o plástico fazemos se necessário (ficam bem melhor que de origem). No entanto máquinas abertas onde até parafusos soltos lá dentro encontramos não costumamos perdoar. Um parafuso é suficiente para fazer curto na board toda (e a garantia não cobre).

Pode argumentar que nunca abriu o portátil, compreendo, mas que alguém o abriu lá isso abriu, posso perguntar ao técnico como ele chegou a essa conclusão (normalmente são tiradas fotos assim que recebemos o portátil e o começamos a desmontar).

Da nossa parte estamos dispostos a efectuar a reparação, mas apenas por um motivo, que me deixou bastante irritado com a situação.
As instruções que dou é que o cliente TEM QUE SER CONTACTADO, é preciso conversar com o cliente, explicar o que se detectou mal na máquina, justificar o porquê de algo ser coberto ou não, perguntar ao cliente se quer reparar ou não, apresentar o valor da reparação (que é bastante baixo), tudo isso tem que ser feito de maneira cordial e 100% clara.
O cliente precisa de ter noção do que pode ter feito mal até para não repetir. O cliente tem que ter a oportunidade de contra-argumentar. Isto não foi feito, foi necessário o cliente confrontar-nos através do apoio ao cliente. Não gostei, muito menos de ter que ser eu a escrever um email ao cliente. Não temos clientes insatisfeitos, ou se temos nunca vi uma única manifestação disso. Por isso, como não estou satisfeito com a maneira como foi tratado, temos todo o gosto em reparar o portátil.
 
Bom dia.
O problema em questão foi na minha loja e acabei de te enviar um mail.

Mas já agora para os outros possíveis possuidores deste modelo aqui fica a explicação.
Esse modelo tem efectivamente um chassis que podia ser mais resistente na zona das dobradiças, o "batente" do parafuso (que é o próprio plástico da tampa) podia ser mais rígido.
Nós regra geral nunca perguntamos nada ao cliente, simplesmente trocamos pois temos stock confortável das peças e elas até nem são nada caras.
No entanto o problema não foram os parafusos das dobradiças.

O portátil é dividido em duas partes, a tampa de baixo e o chassis superior (onde tem o teclado). As dobradiças apertam no chassis superior e esses parafusos estavam todos bem.

Os parafusos com roscas ou plástico partido eram dois da frente, que nem sequer estão sujeitos a nenhum tipo de pressão.

Regra geral só existe uma maneira de partir isso, apertar os parafusos em demasia. Até mesmo portáteis com problemas nas zonas das dobradiças muitas vezes o problema é mesmo o mau aperto dos parafusos, apertas demais e parte a rosca, apertas de menos e a folga vai acabar por empenar tudo.

É óbvio que recebemos muitos portáteis em que por vezes é um filme até para tirar a tampa de baixo (roscas partidas onde o parafuso fica sempre a rodar), e 99% dos casos foi o cliente ao instalar um HDD ou a adicionar RAM que comprou algures. Basta olhar para as marcas, cabeças dos parafusos todas riscadas, parafusos apertados até partir, bocados de plásticos dos clips de fixação partidos no interior do portátil, etc.

As instruções que dou aos técnicos é que se for possível reparar então que reparem, até soldar o plástico fazemos se necessário (ficam bem melhor que de origem). No entanto máquinas abertas onde até parafusos soltos lá dentro encontramos não costumamos perdoar. Um parafuso é suficiente para fazer curto na board toda (e a garantia não cobre).

Pode argumentar que nunca abriu o portátil, compreendo, mas que alguém o abriu lá isso abriu, posso perguntar ao técnico como ele chegou a essa conclusão (normalmente são tiradas fotos assim que recebemos o portátil e o começamos a desmontar).

Da nossa parte estamos dispostos a efectuar a reparação, mas apenas por um motivo, que me deixou bastante irritado com a situação.
As instruções que dou é que o cliente TEM QUE SER CONTACTADO, é preciso conversar com o cliente, explicar o que se detectou mal na máquina, justificar o porquê de algo ser coberto ou não, perguntar ao cliente se quer reparar ou não, apresentar o valor da reparação (que é bastante baixo), tudo isso tem que ser feito de maneira cordial e 100% clara.
O cliente precisa de ter noção do que pode ter feito mal até para não repetir. O cliente tem que ter a oportunidade de contra-argumentar. Isto não foi feito, foi necessário o cliente confrontar-nos através do apoio ao cliente. Não gostei, muito menos de ter que ser eu a escrever um email ao cliente. Não temos clientes insatisfeitos, ou se temos nunca vi uma única manifestação disso. Por isso, como não estou satisfeito com a maneira como foi tratado, temos todo o gosto em reparar o portátil.

Agradeço a resposta e por ter tirado tempo para responder ao thread. Eu sei que não vale de muito, mas posso garantir lhe que o portátil nunca foi aberto por ninguém para fazer o quer que seja. Quando comecei a ter problemas de sobreaquecimento achei que seria melhor contactar-vos antes de fazer o quer que seja porque não tenho muita experiência com tal.
 
Back
Topo