Techdoctor
Power Member
Olá,
Normalmente os selos de garantia são colocados nos computadores de hipermercados ou outras lojas do género.
O que acontece é que os fornecedores/fabricantes ou onde são assemblados os computadores colocam os selos para evitar que as pessoas abram e mexam no interior do mesmo. E podem mesmo recusar o RMA, o que pode gerar conflitos com o vendedor ao cliente final e com o cliente. Mas por outro lado, na empresa onde estagiei, os técnicos nem se queriam chatear com os selos e reparavam os PC's na mesma, excepto se tivessem componentes trocados claro.
Outra situação: a empresa também assemblava discos externos, o problema é que não colocava selos de garantia nos mesmos, apenas o selo com o número de série no local onde a caixa se abria. Ora, estava eu a testar discos externos quando me aparece um suposto disco de 300GB que apenas acusava 40GB. Verifiquei no gestor de discos e realmente o disco era mesmo de 40GB. Abri a caixa, e para meu espanto estava lá um Maxtor de 40GB. Ora, alguém ficou com 2 discos de 300GB e uma caixa externa pelo preço de 1! Não acompanhei o caso até ao fim, não sei se o problema ficou resolvido com o hipermercado nem se não, mas se os mesmos tivessem um selo e não fossem aceites pelo hiper já não havia estes casos.
Cumps
N vamos aqui confundir 2 problemas distintos:
Uma coisa são selos nos componentes outra são os das caixas q impedem q os clientes as abram.
Todos os componentes devem ter selos das lojas. Aliados ao nº de série são uma forma eficaz de identificar esse componente como vendido por determinada loja e assim poder controlar-se a garantia.
Mas os selos nas tampas laterais das caixas de PC ou, como no teu exemplo, nas caixas de Discos externos, de modo a impedirem a sua abertura, n tem qq legalidade. Podem colocá-los mas ninguém é obrigado a respeitá-los.
A título de exemplo: Eu compro uma caixa dessas com 1 Disco de 200GB. Passado algum tempo dáva-me jeito trocar esse Disco por outro q tenho no PC de 80GB. Tenho todo o direito de fazer a troca pois eu comprei 2 componentes distintos e ambos são meus. N me podem obrigar a manter o Disco original e muito menos recusar a recepção do meu Disco de 200GB para "reparar" caso ele avarie.
Claro q se 1 dia o Disco de 80GB avariar n me vou "armar" em espertinho e levá-lo à loja q me vendeu o de 200GB à espera de usufruir da garantia desse. Vou ficar mal visto e ninguém vai cair na "cantiga". Mas se for o Disco de 200GB a "pifar" no meu PC tenho toda a legitimidade para o ir entregar para RMA, accionando a garantia do mesmo.
No caso q contas, DinhaBoy, nessa loja foram muito ingénuos se n colocaram selos no Disco nem ficaram com o nº de série do mesmo registado...
Eu já trabalhei em lojas de computadores e sei o quão importante é uma boa organização (como em tudo).
Eu tenho todo o direito de trocar componentes de 1 PC sem ser obrigado a ir à mesma loja onde o comprei.
Claro q se fizer asneira e a loja conseguir verificar q foi por culpa minha (ou de outra loja) q algum componente avariou, perco a garantia do mesmo. Mas, mesmo a ser isso q aconteceu, eles n consigam fazer prova, então n se preocupem q eles tb n vão ficar prejudicados, pois mandam aquilo para o fornecedor e este manda para o fabricante.
Última edição: