[Home Cinema] Garantias, extensões de garantia e Seguros - Tópico Oficial

Que eu saiba em qualquer seguro daqueles vendidos nas lojas, traz nas condições a informação clara que não cobre burn in (desgate do painel ou retenção de imagem), antigamente há uns anos não havia essas menções e os seguros que recusavam eram obrigados a assumir se fossem para os centros de arbitragem.
Condições do seguro que fiz à minha G4:
seguro.png

Não vejo qualquer menção a burn in ou retenção de imagem no resto do texto das condições.

A minha interpretação é que o burn in se enquadra em "avarias ocorridas em resultado do uso" ou em "avarias ocorridas em resultado do desgaste", logo estaria coberto.
Contudo, qualquer seguro poderá alegar que pode ser provocado por "negligência, mau uso, dano intencionado" e baterem o pé por aí. Nuns casos terão razão, noutros não.

Condições do seguro que fiz à minha G4:
seguro.png

Não vejo qualquer menção a burn in ou retenção de imagem no resto do texto das condições.

A minha interpretação é que o burn in se enquadra em "avarias ocorridas em resultado do uso" ou em "avarias ocorridas em resultado do desgaste", logo estaria coberto.
Contudo, qualquer seguro poderá alegar que pode ser provocado por "negligência, mau uso, dano intencionado" e baterem o pé por aí. Nuns casos terão razão, noutros não.

Não é nessa parte que costuma dizer, é nas condições abaixo, se poderes partilhar as condições todas era bom para que possamos ajudar.

Entretanto, estar escrito que cobre avarias ocorridas em resultado do desgaste, para mim isso é novo... até pode ser burn in, mas não sei se burn in pode ser considerado uma "avaria" já que a tv continua a funcionar.

Essa história das extensões de garantia cobrirem burn in não é nova e é uma treta, em que eles pegam na questão do desgaste para darem a volta ao cliente.
Se fosse eu, ia à loja e pedia a devolução da extensão de garantia (caso a tivesse feito exclusivamente por causa do burn in) e se mantivessem a mesma conversa, então, obrigava alguém a contatar a seguradora para que estes enviassem um documento em que, claramente, assumiam a reparação em caso de burn in.

Pequeno spoiler...
A não ser que as coisas tenham mudado muito, não o fazem. Ou então justificam isso com algo muito dúbio e quando chega à hora da verdade, esquivam-se.

Nota:
Há relatos de users aqui do fórum que conseguiram a reparação em garantia/extensão em painéis com burn in, no entanto o painel apresentava outros problemas.
Eu por exemplo, não consegui. Nem com reclamações no livro, por isso, diria que é um risco que convém ponderar bem se o querem correr.

Depois de me terem dito aquilo, fui na mesma ver a apólice. O que tenho lá nas exclusões é isto:

IMG-2141.jpg

O que são "causas internas"?

Isso, no limite, parece um seguro simples e não uma extensão de garantia.

Aliás, salvo melhor interpretação, a simples avaria do equipamento não estará coberta com base nas exclusões mencionadas.

No entanto, o roubo, desde que não facilitado, está.

Isso, no limite, parece um seguro simples e não uma extensão de garantia.

Aliás, salvo melhor interpretação, a simples avaria do equipamento não estará coberta com base nas exclusões mencionadas.

No entanto, o roubo, desde que não facilitado, está.
Mas isso não é o princípio básico de qualquer garantia, e respectiva extensão?

Não, a extensão de garantia cobre avarias "naturais" dos equipamentos.

Não cobre roubo, danos acidentais, etc.

Por outro lado, a coberto de danos acidentais...
Mas então o burn in não é uma avaria natural? Não é por mau uso do equipamento.
Se em 5 anos essa avaria acontecer, tem que cobrir.
Já foi preciso alguém meter advogados nisto? É que para mim é claro como a água.

Existe algum documento oficial da LG a dizer que a garantia deles não cobre burn in?

Mas então o burn in não é uma avaria natural? Não é por mau uso do equipamento.
Se em 5 anos essa avaria acontecer, tem que cobrir.
Já foi preciso alguém meter advogados nisto? É que para mim é claro como a água.

Existe algum documento oficial da LG a dizer que a garantia deles não cobre burn in?
O burn-in é atirado para má ou incorreta utilização da TV, sem as precauções recomendadas.

A própria extensão de garantia da LG exclui burn-in.

E a garantia "normal" (2 anos) da LG cobre?
Não.

Mas, querendo acionar meios legais, é provável que se tenha decisão favorável.
Pessoalmente, acho que em 2 anos o aparecimento de burn-in é improvável numa utilização normal, exceto por avaria do painel ou uma utilização propositadamente abusiva e danosa, como acontece com os famosos testes de burn-in do Rtings.

Eles dizem ali que não está coberto qualquer avaria, defeito, etc, reconhecido pela garantia da marca, só por aí, acredito que já excluíram o burn in, e sim, concordo que não deveria acontecer burn in em 2 anos de uso ou até mais, mas depois que vi relatos, inclusive aqui no fórum de burn in em 6 meses numa Oled G3, que teoricamente tem o maior painel de todos e deveria durar para cima de 4 anos… já nem digo nada.

A minha deu burn in com 3 anos em utilização normal, mas eu nem sabia o que isso era, o seguro assumiu porque a minha garantia na altura não tinha essas cláusulas, comprei a CX em 2021 e até hoje (3 anos) sem burn in, a ver até quando.

Estive a pensar em comprar uma G4, mas depois destes relatos… vou aguardar pelas novas telas oled dream ou tandem oled que já estão nos IPads Pro e segundo rumores, vão chegar aos notebooks a partir de janeiro de 2025 (próximo mês), resta saber quando chegam nas tvs (a previsão é 2026). Para quem não sabe, estes novos ecrãs tem duas camadas oled o que reduz o consumo pela metade ou mais, diminuindo o desgaste do painel, reduzindo assim em muito a chance de burn in.

Depois de comprar uma lg c4 tou na duvida de fazer ou não extensão de garantia da lg. Isso vale realmente a pena?
É que ainda por cima tem as 2 opções de garantia. A premium e a normal

Depois de comprar uma lg c4 tou na duvida de fazer ou não extensão de garantia da lg. Isso vale realmente a pena?
É que ainda por cima tem as 2 opções de garantia. A premium e a normal
Prefiro a extensão de garantia das lojas.

A da LG desvaloriza a TV anualmente, enquanto nas lojas vale sempre o valor original da compra.

Desvaloriza em que sentido? A extensão de 5 anos , não é como se fosse a garantia normal de 3? Nesse período não existe qualquer desvalorização.
10% ao ano.
No último ano da extensão a TV vale apenas metade do preço que pagaste.

Já leste as condições da extensão da LG?

Se uma reparação do dispositivo já não for comercialmente viável, será substituído por um dispositivo aproximadamente equivalente em termos técnicos. Não é possível efetuar pagamento em numerário. O valor antigo do dispositivo é o preço indicado no recibo de compra original menos 10 % por ano civil decorrido. O preço máximo do dispositivo de substituição é o valor do dispositivo antigo, incluindo-se eventuais indemnizações já pagas por danos anteriores (por exemplo, várias reparações).

Última edição:
Back