Dúvida Gargalo - CPU ou GPU?

smartalves

Membro
Tenho um Ryzen 1600 (overclocked a 3.9 GHz) numa Asus x370 com 16 GB a 3200MHz e uma GTX 1080. Mudei para monitor Gigabyte 34 ultrawide (3440x1440). Ao correr os benchmarks do Division 2 dá 52-55 fps, GPU com 99% de uso e CPU entre os 35-42% de uso. Já no GR Breakpoint dá 55-58 fps, GPU com 99% de uso e CPU entre 35-52% de uso.
A minha dúvida aqui é que estou nitidamente com gargalo de gráfica, certo?
Tenho um upgrade a caminho (Ryzen 5900x, asus x570 e 32 MB ram a 3600MHz), mas pelo andar da carruagem, upgrade de gráfica ficará para mais tarde.
Acham que a GTX1080 aguenta?

Obrigado pelo comentários e pela ajuda.
 
Estás a jogar a 1080p?
Uma 1080 ainda é mais que capaz para qualquer jogo, (equiparável com uma 3060 em alguns casos, embora que na maioria perca), fazes o upgrade que dizes (5900x) e vais ter aumentos significativos em fps.
Também não esta na melhor altura para comprar gpu's, manter essa 1080 e esperar que o mercado estabilize em preços é a melhor jogada.
 
Os preços nos classificados também não são melhores.....
O upgrade já te vai dar um salto, não compres gráfica nesta altura, pagas muito e ficas com pouco
 
Bem, por partes.


para 1080p, tens uma gráfica que chega perfeitamente. No entanto, como indicas, passaste para 1440p ultrawide.

Ora, em 1440p normal, que são 2560x1440p, independentemente do cpu que tenhas, a gráfica vai começar a acusar, pois quanto maior a resolução, menor peso terá o cpu.

Ora, em 1440p ultrawide ainda pior, como reparas, tens a gráfica a 99% e o cpu sempre abaixo dos 50%

Obviamente que o cpu já começa a acusar o peso da idade, mas para a resolução que estás a utilizar mais depressa precisas trocar de gráfica.

Uma 3060ti já daria para ganhos porreiros de performance, ainda que pelo facto de estares em ultra wide, uma 3080 seria o ideal para estares à vontade. Claro que os valores que pedem por uma 3080 tornam esta hipótese absurda :/

Isto porque uma 3060ti (que é practicamente uma 3070) tem uma performance superior à tua 1080, mas nada de extraordinário a meu ver que justifique a troca.

Com isto, podes trocar o cpu como indicam, mas a gráfica vai continuar a 99%.. e se ganhares 10fps, secalhar é uma sorte. Para esta resolução podes meter o melhor cpu que puderes, que a 1080 vai continuar a limitar a performance uma vez que já está bem no limite.

Não gastes dinheiro, aguenta a máquina até conseguires fazer um upgrade.

Comprares agora um cpu, sem saber quando poderás comprar gráfica é uma má jogada. Mais vale meter o dinheiro de parte, sim, mas quando chegar a altura fazes um upgrade geral ao sistema (gráfica + CPU e o que isto acarretar):)
 
Isto porque uma 3060ti (que é practicamente uma 3070) tem uma performance superior à tua 1080, mas nada de extraordinário a meu ver que justifique a troca.

Com isto, podes trocar o cpu como indicam, mas a gráfica vai continuar a 99%.. e se ganhares 10fps, secalhar é uma sorte. Para esta resolução podes meter o melhor cpu que puderes, que a 1080 vai continuar a limitar a performance uma vez que já está bem no limite.

Não gastes dinheiro, aguenta a máquina até conseguires fazer um upgrade.

lol, estas, errado, o upgrade de um 1600 para um 5900 por exemplo é bem mais que 10 fps.. Bastava 1 minuto de pesquisa da tua parte:


FC-o.png

RSS-o.png


F1-o.png


Em grande parte dos casos a diferença entre uma 1600 e um 5900 é de centenas de fps... Dizeres que se ganha só 10 fps com este upgrade e "com sorte" é muito facepalm inducing. :D

Mesmo com uma gráfica mais fraca, os ganhos de um 1600 para um 5900 não vão ser só 10 fps "com sorte"...
 
1 minuto de pesquisa da minha parte... Certo.

Podias pelo menos ter lido o que o user escreveu na sua primeira intervenção, podia evitar debitares dados que não servem em nada para a discussão. Verias, por exemplo, que ele está a jogar a Ultra Wide 1440p, e não a simples 1080p como os dados apresentados nessa tua extensa pesquisa.

Se fores pesquisar um pouco, vais ver que consoante sobes a resolução, os cpus vão ter muito menos impacto na performance. Estar a falar de ganhos de performance de cpus a 1080p, 1440p e 4k tem muito que se lhe diga e não é algo linear.


Vê apenas a comparação entre um 5600x e um 5900x com uma RTX 3080 onde a 1440p chegam a ter exactamente os mesmos fps.

Claro que é um 5600x e estamos a falar de um 1600x

Mas à resolução que o user pretende, 3440x1440, superior ao 1440p do vídeo, dúvido haverem muitos jogos onde tenha ganhos significativos.

Reitero a minha opinião, para jogar a 3440x1440p, fazer upgrade agora ao cpu e manter a gtx1080, é deitar dinheiro ao lixo pois vai gastar dinheiro num cpu e possivelmente numa motherboard (caso a asus dele não suporte o cpu), para ganhos irrisórios de performance.

@smartalves Sem gráfica nova não consegues melhorar a performance nessa resolução de modo significativo.

edit: apenas para acrescentar mais um vídeo

A 1440p aqui tens por exemplo o Assassins Creed Odyssey, Far Cry new Dawn e Need For speed Heat a conseguirem cerca de 20fps de diferença entre um 2600x e um 5600x.

Subindo a resolução para Ultra Wide vai ver estes 20 fps reduzidos a possivelmente uns 15.

depois tens jogos como o Red Dead Redemption 2, division 2, R6 Siege, Metro Exodus - Moscow com practicamente os mesmos fps.

Mantendo a gráfica não compensa minimamente o upgrade de cpu para já. Se fosse jogar a 1080p, sim, valeria a pena, para essa resolução é a gráfica que te estará sempre a limitar a performance.
 
Última edição:
Esses benchs digo eu, forma feitos com um GPU bem mais rapido que a 1080, e o 1600 limitava a grafica.
No caso do user é a grafica que limita o sistema.
Duvido que veja aumento nos frames tão drasticos
 
1 minuto de pesquisa da minha parte... Certo.

Podias pelo menos ter lido o que o user escreveu na sua primeira intervenção, podia evitar debitares dados que não servem em nada para a discussão. Verias, por exemplo, que ele está a jogar a Ultra Wide 1440p, e não a simples 1080p como os dados dessa tua extensa pesquisa.

Se fores pesquisar um pouco, vais ver que consoante sobes a resolução, os cpus vão ter muito menos impacto na performance. Estar a falar de ganhos de performance de cpus a 1080p, 1440p e 4k tem muito que se lhe diga e não é algo linear.


Vê apenas a comparação entre um 5600x e um 5900x com uma RTX 3080 onde a 1440p chegam a ter exactamente os mesmos fps.

Claro que é um 5600x e estamos a falar de um 1600x

Mas à resolução que o user pretende, 3440x1440, superior ao 1440p do vídeo, dúvido haverem muitos jogos onde tenha ganhos significativos.

Reitero a minha opinião, para jogar a 3440x1440p, fazer upgrade agora ao cpu e manter a gtx1080, é deitar dinheiro ao lixo pois vai gastar dinheiro num cpu e possivelmente numa motherboard (caso a asus dele não suporte o cpu), para ganhos irrisórios de performance.

@smartalves Sem gráfica nova não consegues melhorar a performance nessa resolução de modo significativo.

Eu sei que ele joga a 1440p e mesmo assim o que dizes nao vai de encontra a realidade...

E esses benchs dizem 0, claro que uma 5600x e um 5900x vao ter performance igual a 1440p, mas isso nao é verdade para um 1600 e um 5900...

Em 1080p uma 5900x tem ganhos de centenas de fps a comparar com um 1600, a 1440p a 5900x nao vai ter "só mais 10 fps", estas completamente errado... Aliás, tu podes ver que a 5600x e 5900x até em 1080p tem a mesma performance, achas que que dizer que tem a mesma performance a 1440p é novidade para alguem..?
 
A 1440p aqui tens por exemplo o Assassins Creed Odyssey, Far Cry new Dawn e Need For speed Heat a conseguirem cerca de 20fps de diferença entre um 2600x e um 5600x.

Subindo a resolução para Ultra Wide vai ver estes 20 fps reduzidos a possivelmente uns 15.

depois tens jogos como o Red Dead Redemption 2, division 2, R6 Siege, Metro Exodus - Moscow com practicamente os mesmos fps.

Mantendo a gráfica não compensa minimamente o upgrade de cpu para já. Se fosse jogar a 1080p, sim, valeria a pena, para essa resolução é a gráfica que te estará sempre a limitar a performance.


Primeiro, o 1600 não é testado nesse bench, segundo, há jogos como nsf heat, far cry, ac odyssey que tem ganhos significativos de fps a 1440p, e isto é com um 2600, um cpu superior. Mas curiosamente só mencionas o que ajuda ao teu argumento e fazes dismiss aos 20 e 30 fps de diferença nesses títulos, e de notar outra vez, isso é com um 2600x, nao um 1600....

Tu nao podes dizer que com um upgrade de um 1600 para um 5900 vai-se ganhar 10 fps com "sorte", mesmo a 1440p, ponto, há n fatores e no geral ele vai sentir ganhos significativos de fps em muitos casos, entao se jogar jogos como cs:go, esses ganhos vai ser gigantes.
 
Última edição:
Ele pode gastar o dinheiro que quiser no processador que quiser.

A GTX 1080 em 1440p ultra wide vai limitar e muito a performance. Isto é um facto, não uma opinião.

Dar mais de 500€ por um cpu + X€ por uma board board se necessário (e sabe-se lá se precisa de fonte também) para um ganho tão irrisório, a mim parece não fazer muito sentido.

Isto porque se quando o user puder comprar a gráfica, já tiverem saído novos cpus (seja intel ou amd) mais vale comprar o melhor que conseguir na altura.

Claro que um 1600x é pior que um 5900x, isto não é preciso ser-se um matemático a fazer contas. Mas em 1440 ultra wide com uma gtx1080... Não há milagres.

Tenho um amigo com um 5900x com uma 1080ti, que joga a 1080p e sei o nível de fps que ele consegue.

Com uma gráfica inferior, e a uma resolução "tão mais alta" como a que está em causa, é ingénuo achar-se que vale a pena o upgrade e esperar ganhos altos.


Vá, mais um vídeo, a comparar o 1600x com o 5600x.

Numa RTX 3070 a 1440p a Medium quality (e atenção, 1440p é mais leve que 1440p ultra wide):

Cyberpunk 3 fps de diferença. (de 77 para 80)

Rainbow Six Siege 34fps de diferença (passando de 291 para 325) até uma tostadeira corre o jogo, estes 34fps têm pouco peso na discussão

Horizon Zero Dawn 27 fps de diferença (de 94 para 121).

Shadow of the Tom Raider 23 fps de diferença (de 96 para 117)

Watchdogs legion 34 fps de diferença (de 80 para 114)

Assassin's Creed Valhalla 1 frame de diferença (de 88 para 89)

Jogos que aqui se mostram com frame rates absurdas (tipo CS, Rainbow Six etc) não devem, a meu ver, ser tidos em conta. Até uma tostadeira os corre, e não tem nada a ver com o problema do user.

Mas, assim já coloquei um vídeo a comparar um 1600x com um 5600x e outro a comparar o 5600x com um 5900x. Dá para o user tirar as conclusões que quiser

Jogos onde o user anda com cerca de 58fps pode perfeitamente colocar um 5900X. Na resolução em causa, não vai ter um ganho que justifique, a meu ver, o investimento.
Vá, peço desculpa pelos 10fps, em alguns jogos se calhar vai conseguir ganhar uns 20 fps (vá, 25fps quiçá). Em muitos vai ficar exactamente igual.

Compensa o investimento de mais de 500€ só pelo cpu ?(ignorando a possibilidade de ser aconselhável a troca de board) Continuo a achar que não.



Está aqui a comparação de uma 1080 com uma 3060ti.


Se for para aconselhar algo, numa óptica geral sem ser "demasiado" overpriced para o que temos actualmente no mercado, um 5600x + uma 3060ti seria a "go to" build de momento para o user notar um valente improvement.

Um 5600x numa board com uns aninhos parece-me mais "exequível" do que um 5900X com os seus 105w TDP. Assumindo que a board aguenta.

Uma 3060ti vai ser o complemento perfeito.

Isto numa óptica de já se apanharem 3060ti abaixo de 600€ e um 5600x custar cerca de 290€.

Comprar gráfica sem mudar o cpu, ou cpu sem mudar a gráfica, é uma "meia solução", sendo bem possível haver um sabor agri-doce de conseguir mais fps, mas nada do que se pretendia.
 
Última edição:
Repara, eu nunca disse que tipo de ganhos é que ele ia ter, só disse que ia ter ganhos significativos.. tu é que dizeste que ele ia ter ganhos de 10 fps com sorte e essa afirmação é errada, acho que informação sobre isso é que já não falta por aqui... Em alguns jogos vaiu ser igual, noutros vai ter ganhos de mais de 30 fps, noutros vai ter ganhos de centenas de fps, o que faz a tua afirmacao errada.

Mesmo nesse que puseste agora... Há jogos como o legion, shadow of tomb raider etc.. que tem ganhos significativos de fps.. Depende do jogo, tu no geral não podes dizer que um upgrade de um 1600 para um 5900x é um aumento de 10 fps com sorte, ainda para mais, quando existem jogos como cs:go, valorant, dota 2 etc no mercado que adoram cpu... jogos essas que são os mais populares do pc que jogos AAA por isso tens que os por SEMPRE na equação.

E repara, ele é que disse que ia fazer upgrade ao CPU para um 5900x, concordo que secalhar nao é o mais indicado, ainda para mais com o 5600x mais barato e com performance igual em gaming more or less. E no que toca á board, ele disse que ia comprar um x570 e 32 gb de ram, epa, não vejo nenhum problema nisso se ele quiser uma build nova. (apesar que sugeria uma b550 em lugar das caras x570)
 
Acho que estamos aqui a chover no molhado e isto não ajuda ninguém.

Exemplos de jogos que até uma tostadeira corre não me parece fazer sentido, quando o user se está a queixar de jogos específicos onde corre abaixo dos 60fps.

Dizer que um 5900X vai dar mais 100fps num jogo que já corria a 200, não me parece o propósito. Jogos competitivos até num 5500u com gráfica integrada corres sem stress.

Posso assumir ter errado ao não ter em consideração a indicação de ter o upgrade a caminho. No entanto, nos jogos em questão na origem da queixa, não vai ter um upgrade significativo que justifiquem o investimento. Se ele voltar aqui a dizer que passou de 60 para pelo menos 90, sou homenzinho para assumir o erro.

Em trocando, totalmente de acordo, o 5600x seria melhor escolha. Um 5900x apenas para jogar é pointless, principalmente numa resolução que está muito mais dependente de gráfica.

Honestamente, face ao que o user indica, era preferível agarrar, como indicas, um 5600X, uma board B550,mas manter os 16gb de ram, e com o que poupa tentar agarrar uma 3060ti por mais uns cobres.

Mais tarde aumenta a ram se necessitar.

Mas isto garantidamente faria uma diferença digna do investimento


Edit: apenas para colocar mais um vídeo, muito pretinente


1440p ultra wide vs 1440p tem uma diferença de performance grande
 
Última edição:
Epa, a falar é que uma pessoa se entende.. Mas acho que já entendes-te que mesmo em 1440p há jogos que tem ganhos significativos a fazer upgrade de um 1600, pode não ser todos mas eles existem, já para nao falar dos mínimos, tambem ajuda bastante nessa vertente.
E quanto aos jogos que correm numa tostadeira :D, vão ser sempre relevantes para conversas destas, porque efetivamente são os jogos mais jogados de longe em PC, e jogar cs com 200 fps e jogar cs com 499 fps é um grande diferença, para quem n sabe. ;) Mesmo com monitor de 60hz...
E tendo em conta a situação das gráficas se alguém quiser fazer upgrade ao CPU para ter mais frames, é algo que compreendo.
 
Só para mandar achas para a fogueira. Jogo com um 2600 e uma 5700XT a 1440 Ultra Wide. O que mais jogo é Flight Simulator, onde estava limitado pelo CPU ( pela arquitectura do jogo em si, com 30 / 35 fps ). Entretanto com o ultimo update do jogo, houve arestas limadas e um grande boost de frames ( 1440p UW + tudo em High e com 50 fps +-).

Um 5600 ia ajudar-me nos 0.1 lows, e mais algumas frames claro. Mas isto para dizer que o mesmo jogo, com um update resolveu muita coisa. O Cyberpunk inicialmente também nunca foi grande coisa em performance em sistemas bons ( agora não sei como está ).

Acho que as vezes depende mais do jogo em si do que outra coisa. Gastar centenas de euros para algumas FPS a mais também não me parece racional.
 
Acho que as vezes depende mais do jogo em si do que outra coisa. Gastar centenas de euros para algumas FPS a mais também não me parece racional.

Isso já é com o OP e nem todos os jogos são o ms simulator. Dito isto, concordo que um 5900 é overkill.

edit:

E para concluir, deram sugestão de em vez de fazer upgrade ao CPU fazer upgrade á gráfica para uma 3060ti, ora vamos ver, arranjar uma abaixo de 700€ pode-se provar impossível, (uma 1080 é semelhante a uma 3060, sem os extras de dlls e rtx claro), algo como uma 3070/3080 seria ainda mais bem vindo.. E o preço dessas roça os 1000€..

Já um 5600x e uma MSI MAG B550M BAZOOKA fica por 350€ e o op nem precisa de mudar a ram, 16 gb são mais que adequados...
Fica a ganhar frames na maior parte dos jogos... Tem frametimes mais consistentes... E tem 0.1% lows melhores.. Sem mencionar, um cpu muito mais capaz em qq workload..
Ora, dum lado temos um upgrade que se está a pagar o dobro de msrp que sabe mal a qq um, pricipalmente quem já tem uma gráfica capaz como a 1080. Do outro, temos preços normais que vão dar um uplift á performance e um CPU que vai durar anos a fio para jogar a 1440p ou 4k.
E isto é para não falar de soluções da intel, um 11700f (8 cores) e uma b550 faziam um trabalho igualmente decente.

E dou esta sugestão da board porque deduzo que o OP tem uma x370, ou b350 (apesar que há alguns modelos asrock que suportam 5000 series em x370) .. Porque se tiver uma b450 decente a parte da board nem é necessária..
 
Última edição:
Mas uma 3060ti é na prática uma 3070, e malta estava a apanhar a 550 nos nuestros hermanos penso eu. Sendo que o preço original começava nos 450, não é muito mau dentro da tragédia que se vive. A non ti é para esquecer, pois os ganhos seriam 0. Penso que a 3060ti mais o 5600x seria o que melhores resultados iria apresentar para já. E não comprando os 32gb de RAM, passando do 5900 para o 5600 e de uma x570 para uma b550, secalhar não fica muito mais caro.
 
Still, pessoalmente acho que fazer um upgrade duma 1080 para um 3060 ti é um bocado curto, os grandes extras claro que são bastante importantes (rtx e dlls) mas rtx pode nem ser para toda a gente e mesmo dlls já começam a aparecer as alternativas.
Em rasterizacao "pura e dura" a diferença não vai ser assim tanta quanto isso, quer dizer, pode ser significante em alguns títulos, mas numa situação normal ele por esse preço ia buscar uma 3080 que seria um update muito mais substancial (apesar que parece que estes preços vão durar até 2023..).
E o preço que falas, confesso que nunca as vi com disponibilidade a esse preço, mas não ando propriamente dentro do assunto, um 3060 ti a msrp ou lká perto para aqui e era o homem mais feliz do mundo. :D

E se me permites, podes ver que para jogar a 1440p uma 1080 nem é assim tão má quanto isso (ainda mais a considerar tendo em conta o mercardo atual, isto é com um 9900k:


E sim, eu sei que o op vai ter um penálti em frames por jogar ultrawide mas descer um bocado a fidelidade gráfica deve resolver na grande parte dos casos, não temos nem podemos todos que jogar a ultra.
 
Back
Topo