1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Garmin ou TomTom? Até 200/230€

Discussão em 'Digital Life' iniciada por scorpio93, 16 de Dezembro de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 3640)

1. scorpio93

scorpio93 Power Member

Boas, estava a pensar oferecer no Natal um GPS aqui para a família e à medida que fui comparando reviews, testes e comentários, tenho-me apercebido que realmente as melhores marcas (e neste caso as mais conhecidas) são Garmin e TomTom. Ora, como o orçamento não estica muito, estou disposto a dar entre 200 e 230€ (até 250 se se justificar).

As principais características que o aparelho deve ter são:
    Bluetooth (para atender e realizar chamadas)
    Transmissor FM (para ovuir nas colunas do carro as direcções e a música)
    Ranhura SD
    Ecrã grande (4,3''):D
    TMC (e aqui surgiu-me uma grande dúvida):rolleyes:

- Afinal, esta funcionalidade está ou não disponível em Portugal? Já há alguma emissora que transmita informações de trânsito por este canal? Já ouvi dizer que o GPS do amigo do outro faz isso mas nunca vi com os meus olhos...:(

Os aparelhos em que tinha pensado são:
    Garmin nuvi 760 Europa - 259
    Garmin Nuvi 710 Europa - 199
    TomTom Go 730 Europa - 259
    TomTom New XL Europa (31 países) - 233

A informação do trânsito era uma característica muito importante e pelo que vi o TomTom tem opção de ser recebida por RDS e não por TMC (caso esta não exista em Portugal).

Gostava que me dessem a vossa opinião tendo em conta este último factor. Desde já obrigado.

2. _radeon_

_radeon_ Banido

O tomtom one xl europa não tem emissor fm nem bluetooth.
    Só o 730 tem desses.

Não te metas num garmin, vai mesmo pelo 730. É mesmo muito bom.

Quanto ao TMC, ainda não existe cá.

3. scorpio93

scorpio93 Power Member

Porque não Garmin? um dos últimos comparativos que vi: http://aeiou.turbo.pt/canal.aspx?ch...ontentid=2FB6B03F-189F-40C7-97A5-62317B8DA976 diz muito bem deles... em todas as gamas.

Pensei que os Garmin fossem dos melhores. Ah realmente o XL não tem emissor fm nem bluetooth.

4. _radeon_

_radeon_ Banido

Porque out-of-the-box são todos equivalentes.

Eles diferenciam-se é quando descobrimos o maravilhoso mundo das interwebz e as possibilidades que os tomtom têm e começamos a instalar os avisadores dos locais onde a policia costuma fazer operações stop, dos radares, das cameras de segurança fixas, das cameras moveis, and so on.
    Tudo isto de borla via o programa que os tomtom têm (tomtom home).

Esquece o resto e compra um tomtom.

5. scorpio93

scorpio93 Power Member

Ok. E dentro dos TomTom's qual é que me aconselham? o Go 730? E afinal de contas é possível um GPS livrar-nos de um caminho com trânsito em Portugal ou essa função do trânsito está apenas disponível noutros países?

6. dio_123

dio_123 Power Member

nao sei se funciona em portugal mas para fazeres isso tens de emparelhar o teu telemovel e depois o gps vai a net do telemovel buscar essa informação.

7. anjo2

anjo2 Power Member

Tenho TomTom no pda e vejo que o software garmin é muito superior ao tomtom...

8. scorpio93

scorpio93 Power Member

Ok... decididamente, qualquer um que compre é bom, certo?
    Acho que o melhor é ir à loja, pegar em vários, ver o que gosto e não gosto, esclarecer uns pormenores com o funcionário (espero que saiba mais que eu) e optar...

O Go 730 também dá para atender chamadas com o telemóvel emparelhado, certo?

9. _radeon_

_radeon_ Banido

E eu trabalho numa loja e vendo dezenas de GPS todos os dias, daí saber +/- do que falo.

Os Tomtom para além de terem o software mais simples, mais fácil de usar e user friendly, também são os mais fiáveis, os mais sensiveis aos satélites, e os que têm mais funções.

Num tomtom podes partilhar as alterações que fizeres no mapa se por exemplo encontrares um erro. E recebes essas mesmas alterações que os outros users façam (por exemplo novas rotundas, novas estradas, etc), podes receber as localizações dos satélites pelo que mal os ligamos já estão prontos a funcionar (não precisam de procurar os satelites), etc.

Tudo gratuitamente via tomtom home.

Sim, o 730 tem mãos livres para o telemovel. É praticamente o topo de gama. O 930 tem poucas diferenças.

10. _radeon_

_radeon_ Banido

Esqueci-me de dizer que o tomtom também é o unico a dar-te uma rota diferente dependendo da hora.

Por exemplo: dá-te uma rota se passares por um sitio populado à noite, e na hora de ponta já te dá outra rota para fugires do transito e assim poupares tempo.

E podes navegar para um local por voz. Dizes o local em vez de teres de o escrever.

11. scorpio93

scorpio93 Power Member

O 730 permite isso tudo, certo? e as mudanças que os outros fizerem nos mapas, podem ser maliciosas (ou seja, podem por coisas que não correspondem à realidade?) ou isso é revisto por alguém ou temos de confiar uns nos outros?

12. _radeon_

_radeon_ Banido

O 730 faz tudo o que disse.

E as mudanças antes de serem postas a partilhar aos outros users, têm de ser aprovadas pela tomtom. Nunca deu raia.

13. scorpio93

scorpio93 Power Member

Ok, assim é mais fiável sem dúvida...

Este fim-de-semana vou ver se compro, mas desde já obrigado...

Estive a ver e os mapas do 730 são TeléAtlas e do que estive a ver, os Navteq são mais detalhados, isto é mesmo só em detalhes mínimos ou notam-se grandes diferenças nas terrinhas perto da serra da estrela? (tipo faltas de estradas ou nomes errados)

Última edição pelo moderador: 16 de Dezembro de 2008
  14. _radeon_

_radeon_ Banido

Sempre às ordens ;)

Se precisares de mais dicas/conselhos sobre GPS's apita :P

15. scorpio93

scorpio93 Power Member

Thanks, é capaz de dar geito.:D

16. MANAGER

MANAGER Banido

Tenho o XL iberia custa menos que isso nesta altura , tem tudo o de bom ecran grande , bluetooth para emparelhar com o telemovél e receber informaçoes da internet .
    Já tive garmin e Ndrive e TomTom dá 10 a 0.

17. _radeon_

_radeon_ Banido

Se tens um One XL com bluetooth, é porque tens um V2. A partir dos V3 deixaram de trazer BT e cartões de memoria (agora é memoria interna), para serem mais baratos.

E isto tanto nos ONE normais, como nos ONE XL (só diferem no tamanho do ecrã)

18. MANAGER

MANAGER Banido

Mas ele arranja um V2 a um bom preço a venda.

19. _radeon_

_radeon_ Banido

V2 não arranja de certeza. Não se vendem há mais de um ano.
    E mesmo os V3 já vão sendo dificeis de encontrar.
    Actualmente só mesmo os V4.

20. boas, ja agora, ando a procura de 1 gps 4,3, e alem da tom tom e garmin, tb tenho visto os Ndrive. Os da Ndrive n prestam?

Partilhar esta Página